Elio Gaspari > De AdolfHitler@Reich para Lula@gov Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Caro Gaspari, em coluna antiga, cometeste uma bela derrapada ao se meter a comentar assunto que não domina (ciências jurÃdicas), acabando por, voluntária ou involuntariamente, "passar pano para golpista". Não vi nenhum "mea culpa" (homenageando sua escolha em abordar personagem tão "ilustre" da historia) nesse sentido. Agora, aproveita-se da sua erudição para tripudiar sobre um homem simples como o presidente Lula. De que lado da história você está, afinal???
Canal no You Tub do Bob Fernandes.
Pra quem tem saudades Janio de Freitas tah no canal do imperdÃvel . Avante proguessistas contra o nazifacosmo Prende o bozo.
A verdade que os dólares semitas são mais fortes para qualquer tipo de compilas:
Na mosca.
Caro ELIO GASPARI se o presidente Lula dissesse que os judeus foram os reis do trafego de escravos negros o presidente Lula estaria dizendo verdade ou mentira?
O Sr Elio Gaspari é um dos colunistas mais Lucidos desse paÃs. O que ele só não entende, é que qdo o Lula fala, se dirige a uma seita sem filtros. Então contrapo-lo é perda de tempo.
Devolvo para seita original. Detalhe;facista.
Escrever cartas em nome desse senhor me parece de um terrÃvel mau gosto, e não deixa de ser uma forma de banalização da Shoah.
De HeinrichHimmler@Reichsfüher para Elio@Folha: "O experimento do Gueto de Varsóvia foi aperfeiçoado no Gueto de Gaza".
Para o articulista as palavras do presidente tem um peso maior que o genocÃdio em curso. Já a carnificina, passa despercebida ao seu sarcasmo. Lula disse tudo! Que decadência seu Elio!
Uma aula de História de graça para os pseudos intelectuais, que por não assimilarem a leitura, investe contra o Jornalista.
Decadência total do seu Élio!!! Constrangedor.
Caro AO o jornalista ELIO GASPARI tema famÃlia para alimentar ele pende para quem tem grana?
O Führer escutava Wagner. Lula cai no samba, dá passinho de sambista e leva a porta estandarte nas mãos. Um gênio!
O fato de terem sido vÃtimas do regime nazista não isenta os israelenses de crÃticas e muito menos lhes da o direito de matarem outras pessoas
Os israelenses todos são passÃveis de crÃtica pela matança? E os russo? E ucranianos? Nós brasileiros somos todos possÃveis de crÃtica pelas matanças que ocorre em nosso paÃs? Generalizações sobre um povo todo pode e provavelmente irão refletir em erros.
Repulsivo. Ironiazinha de quinta categoria para trazer de volta uma fala, como se ela fosse mais relevante do que o que acontece de fato no inferno provocado por Is a hell em Gaza, e isto depois da matança da fila da farinha. Até nunca mais, senhor Elio Gaspari!
Tem gente que cai nessa conversa furada
Seu comentário será analisado , eis a resposta da folha , não pode postar o que acontece na Palestina
O que acontece na Palestina é gen ocÃdio , o resto é conversa pra boi dormir
Caro Elio. Desde que eu era relativamente jovem, gosto de seus artigos. E muito do Eremildo! Desde a época de assinante do Correio do Povo. Deixei de ser assinante após ter sido comprado pelo "bispo" E.M. Nunca considerei esquerda ou direita. Nós dias de hoje tanto bolo loides como lulope tistas criticam escritores, articulistas, jornalistas. Com venda nos olhos.
O pessoal carece de instrução. Vê o nome do Boiadeiro e não consegue ler o resto do artigo e investe contra o articulista.Lê, mas, não assimila. Imagino que deve ter diploma, mas, passou sem ter uma base intelectual, porque lê artigo e não absorve o conteúdo. Ou seja, tanto o snowflaque de um boiadeiro quanto o do outro é igual: não consegue assimilar o artigo. Gosto do Élio desde a época do estadão.
Não sei os motivos do Lula, mas ou ele é teimoso ou tem assessoria fraca. O cara pode bater forte sem dar brecha desse tipo. Vamos ao resultado. Na geopolÃtica de conflitos, ou se faz parte comoda da turma do deixa disso, ou se escolhe um lado e recebe o ônus e o bonus. Já li dezenas de opiniões sobre a dita polêmica, quase todas não detectei a escolha de um lado, só a análise semântica da fala. Entrar nessa seara governando paÃs atrasado de pobres e belicamente insignificante é complicado.
Seu comentário foi bom Paulo. Temos problemas demais neste paÃs de pobres, financeira e culturalmente. Principalmente relevante pela mal dita polarização. Em relação a outro comentário: em se tratando de nações, tudo é geopolÃtica.
É verdade Ricardo. César, corro o risco de acharem que o texto é vira latas... São só quinhentos caracteres, fazer o que ne?
Paulo, cuidado, ou você será chamado de vira-lata, pois, não sei se você sabe, mas "o Brasil voltou". Ironias a parte, Bozo foi nulidade em polÃtica externa. Depois dele, qualquer coisa será melhor. Só que Lulão não consegue controlar a notória lÃngua de trapo. Aà os sabujos correm para traduzir a filosofia do "estadista".
Também tem gente q se opõe a genocÃdios. Nem tudo é geopolÃtica.
Poxa Adolfo, que mancada! Se botar a escrever do além sobre o que fez e nem comparou a sua Solução Final com a do Bibi? Acho que só queria nos enrrolar né, passar pano em si mesmo. Não cai bem em alma penada, de quem se espera ao menos honestidade.
Votei no Lula, mas as falas dele de hoje em dia mostram claramente "anti Jud.., eu sabia que em mais um mandato Bolsonaro conseguiria enquadrar o STF, tirando 2 ou 3 ministros com a ajuda do Congresso de extrema, mas curiosamente, quem eu ajudei a eleger em 2022, sempre critica democracias e procura aumentar laços com ditaduras...Tenho a impressão que Janja e Gleise são as fortes influências ideológicas de Lula 3, um Lula com muito mais ojeriza às Democracias ocidentais....
Recomendei, como um contraponto, a coluna da Dorrit Hazarim, publicada hoje no Globo. Meu comentário não foi publicado. Estranho... O Globo é censurado aqui?
Os fatos nos mostram quem são os animais nessa agressão assassina.
Tadinho do Führer, quer dizer que ele só foi um bode expiatório?
Não sr. Celso. Ele, o Adolfo fuhrer, foi nada menos que o chefÃssimo general de todos os "bodes" da Alemanha anos 30 e 40. cuja guerra provocou unipessoalmente, segundo Kissinger.
Kd as palavras do lula sobre nossos Ãndios mortos?
Confundir crÃticas ao que Netanyahou faz em Gaza com qualquer outra coisa é incompreensÃvel. Depois dessas declarações de Lula a ministra May Golan declarou estar pessoalmente orgulhosa das ruÃnas. Civis famintos reunidos em torno de caminhões de farinha foram mortos pelo exército, o ministro Itamar Ben Gvir chamou a ação de excelente e motivo para suspender a ajuda humanitária. Quem sabe o colunista não lhes escreve uma carta.
De @leitor para @jornalista: Prezado jornalista, o Lula jamais terá seu profundo conhecimento histórico, assim como o senhor jamais se tornará Presidente deste paÃs, ainda que uma única vez. Mas quero reconhecer que cada um, em sua estera, cumpre bem seu papel: o senhor o de esclarecer e contextualizar e o Presidente de ser uma autoridade a levantar a voz contra as atrocidades (ou seja lá qual a palavra correta) cometidas na faixa de Gaza. Nós, os avessos ao genocÃdio, somos gratos a ambos.
Ghost writer do próprio promotor de um genocÃdio? Vale a pena fazer isso para tentar tirar a importância da fala de Lula? Principlamente depois de saber que a crÃtica ao genocÃdio feita por ele, repercutiu tanto, a ponto de outras vozes se levantarem contra o massacra perpetrado em Gaza contra o povo Palestino?
Nunca deixei de dizer, mesmo sob censura, que o que ocorre em Gaza é desumano, tratam a todos como culpados , estão dizimando aquele povo, no entanto em respeito à s vÃtimas de uma e outra tragédia não se pode fazer comparações. Fui petista, mas nunca cultuei personalidade, é doentio , estive atenta à s propostas progressistas, decepcionada nas duas últimas eleições mudei para projeto de paÃs e honestidade. É vergonhosa essa idolatria ela tira das pessoas o senso critico e o dever da cidadania.
Esperamos do colunista que use sua sarcástica criatividade para reproduzir na fala de Netanyahu os elementos perversos que sustentam a violência em Gaza.
Alguém perguntou o que aconteceu com a IBM durante e após o Holocausto? A história é sempre contada de forma conveniente. Enquanto um exército extermina um Povo, ainda tem aqueles coitados que se incomodam com uma frase; um desabafo diante da carnificina.
Lula tá certo.
Lendo os comentários dos leitores não há como não ficar perplexa com os antolhos ideológicos que impedem uma visão um tiquinho mais ampla. Gaspari está colocando fatos históricos - e ele nem mencionou os habituais progrons dos russos. A realidade é complexa, diciil, fora dos esqueminhas que permitem enquadrar, cancelar, insultar.
Colocando fatos históricos para desviar a atenção sobre o genocÃdio em Gaza hoje, q é negado histéricamente por Demétrio e Gaspari, em seu apoio incondicional ao geógrafo. Como esses fatos são mais relevantes do q dois milhões de civis morrendo de fome, doenças, fuzilamento e bombardeio no campo de concentração em q se transformou Gaza?
É interessante ver como na grande mÃdia brasileira o massacre imposto aos palestinos (que também não é novo) nunca recebe a mesma atenção. Palestinos são tratados como não merecedores de direitos, inclusive os direitos de guerra negados por Israel, e as suas mortes são apenas "casualidades".
Concordo. Ninguém extermina um povo sozinho.
Élio Gaspari fez a sÃntese do que é o sistema capitalista. Nada mais.
Então é assim: stalin, pol pot e outros da mesma caterva massacraram populações... logo podemos fazer o mesmo.
Isso é que são antolhos. Quer falar algo sobre Stálin? E há outros, a lista é grande. Eu me inclinaria a dizer que fala muito sobre a capacidade da espécie para a destruição e, por que não?, o mal mesmo. Como M maiúsculo.
Sério? Qualquer "sÃntese do capitalismo" deveria ter mencionado o grande pensador Marx, que descreveu o sistema com maestria.
Acho que não. Não vi menção ao papel da mercadoria, do dinheiro, do processo de produção, do comércio...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O debate q importa e do qual vc foge.
Muito a dizer, como já disse em outras ocasiões com o assunto em tela, mas nada que enalteça o palpiteiro inculto megalômano. Esta sua pergunta é feita o tempo todo com a intenção de barrar qualquer outro debate.
Sobre o genocÃdio em Gaza, algo a dizer?
Peter, sua bussola moral descalibrou de vez. O artigo é sobre relativizar, e negar como faz o citado Demétrio, o q ocorre hoje em Gaza. Em nenhum momento o colunista coloca o q há em comum entre o passado e o presente - tratam-se de genocÃdios. Para quem está perto de morrer, era o q importava ser dito, o resto é arrogância intelectual. Vc acha q é sobre Lula pq se tornou incapaz de enxergar o q de fato importa.
Ricardo. O artigo trata de Lula. A intenção era apenas mostrar a credibilidade de suas pérolas.
Lula abre a boca e a turma de vassalos ideológicos tem que correr para fazer malabarismo argumentativo, "traduzir" o que ele teria dito. Patético.
Cada qual tem seu Ãdolo de juventude. Mas ainda não tinha visto alguém escolher essa figura como referência. Coisa rara.
Mas Lula quer holofotes, daà solta pérolas como essas. Nenhum protagonista que tenha influência na crise em Gaza o leva a sério.
OK, deu sua mensagem, mais uma critica ao Lula. Mais fumaça para distrair a atenção sobre o genocìdio em Gaza. Como isso é mais importante do q dois milhões de pessoas morrendo de fome aprisionadas em Gaza? Sendo bombardeadas e fuzilafas arbitráriamente. Noventa por cento das crianças com alguma doença. Seu ódio por Lula é tão gde q foi a única coisa q vc pensou em comentar sobre este artigo?
Comparando um dos personagens mais marcantes da História Universal, mesmo sendo pelo mal, a ... quem mesmo?
Gaspari perdeu totalmente a vergonha. Parabéns, ganhou o apoio dos nazistas e racistas, como podemos ver nos comentários. Karma difÃcil de lidar...
A moderação a serviço do presidente. Acabei de publicar uma frase dita por ele e publicada em vários jornais. Mais nenhuma palavra. Inclusive teve uma crÃtica publicada de Reinaldo Azevedo. Foi removida por um moderador partidário. Por quê?
César, desqualificar ponto de vista diferente de forma tão primária? Oops, acho q já vi esse comentário hoje.
É o patrulhamento lulopetista atuando. Leitores que denunciam seu comentário como "ofensa" à honra (que eles não tem).
Ótimo artigo
Ah!, sim. A defesa do Adolf feita pelo Gaspari foi maravilhosa. Fiquei encantado.
Ótimo para passar o pano para o genocÃdio promovido por Bibi e seus generais, usando a fala de Lula pata distrair a atenção sobre a tragédia em Gaza.
Com isso tudo o Brasil esta bem melhor,plagiando as manchetes dos jornais mais vai piorar mais a frente
Será que pensa esse senhor, que com esse contorcionismo pode justificar o gen@cidio de Gaza. Talvez para ele sim, falta perguntar aos pais das crianças assassinadas. Não há justificativa para a violência, contra ninguém.
A maioria dos pais dessas crianças também já foram mortos e, também há muitos órfãos e amputados.
Decompor falas enquanto muitos estão mor rendo não ajuda em muita coisa... Senão para a busca de sensacionalismo...
E de eufemismos em eufemismos os privi legiados ignoram a questão mais delicada... Que bom que ainda há quem tem coragem de jogar o holofote às margens...
Epa, trata-se de crônica, maravilhosa aliás. Sensacionalismo é a tônica do discurso lulista, ou não?
O que são milhares de crianças e mulheres palestinas assassinadas????
Esqueçam as palavras e foquem no massacre de crianças em curso! Holocausto e genocÃdio pelo jeito só existe para os brancos! Infelizmente, a origem árabe e o fato de serem pobres determina o fim trágico dos palestinos. Ninguém vai defendê-los contra o estado colonialista, supremacista e de apartheid de Israel. Estado que envergonha o povo judeu!
Bem escrito, engraçadinho, mas errado. Geno ci dio é Ge no ci dio. E é isso que observamos, impassÃveis, em Ga za . Seu txt, engraçadinho, fala de Lula mas não toca no ponto principal que é o que acontece nesse momento em Ga za. Ser relapso a isso lhe transforma, de certa maneira, em cúmplice de His ra el. Sobre o Sr. Magnoli, ele precisa melhorar muito para recuperar o crédito perdido.
Ótimo artigo! Parabéns
Em primeiro lugar, Hitler, com sua onipotência e narcisismo exacerbado jamais daria qualquer confiança a Lula que, certamente, por seu biotipo, seria um dos primeiros a ser enviado a um campo de concentração. Em segundo lugar, inocentar Hitler pelo holocausto diluindo a matança entre várias épocas, autores e paÃses, constitui uma altissonante declaração de anti semitismo e desprezo por princÃpios básicos de humanidade.
Texto muito bom, Faz de Lula um tolo , ignorante da história. A compaixão seletiva e obscura faz de nosso mandatário um perverso.
Só não fala do genocÃdio em Gaza, q virou um campo de concentração. Civis morrem em bombardeios, fuzilados pelas IDF, de fome ou das doenças q se estão propagando. Não fala que os perversos Netanyahu e seus generais são cultos o bastante para saber o significafo de dizer q os palestinos são Amalek, o povo bÃblico a ser "esquecido", pela morte de todos os homens, mulheres, crianças e neonatos. Não fala q os soldados das IDF cantam: não há civÃs inocentes em Gaza.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > De AdolfHitler@Reich para Lula@gov Voltar
Comente este texto