Elio Gaspari > Há mais gente na fila de ricos coitados do 8 de janeiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há nÃtida vigência da máxima formidável de Nelson Rodrigues, o "Bruxo" da Aldeia Campista: "A imparcialidade só merece a nossa gargalhada". O paÃs da burla a princÃpios da administração pública-estatal é o mesmo estado-juiz que mantém presa Angélica, 18 anos. A jovem afrodescendente furtou um pote de manteiga de R$ 3,20. Jurou que era apenas para passar no pão da filha abandonada pelo pai. E ainda encontra-se enjaulada.
"A justiça aos ricos. A polÃcia aos pobres". (Oliveiros Ferreira)
Não foi só Figueiredo que teve mais de 4 anos de mandato, Sarney teve 5.
É simples, muda para a próxima, não estende ninguém e respeita a expectativa de quem foi eleito pela regra atual.
A censura dos comentários na fsp não segue uma lógica. Parece seletiva.
Lá embaixo tem uma galera falando de mandato presidencial. Quem esculhambou tudo foi o prÃncipe Reeleição. Faça me o favor oi
Jeferson Miola: "O Golpe foi diretriz institucional das cúpulas das Forças Armadas. As provas coletadas nas investigações da PolÃcia Federal fornecem informações importantes para a reconstituição do plano golpista. E confirmam o envolvimento institucional das Forças Armadas com o golpe. São fartas as evidências de que não ocorreram apenas atitudes isoladas de alguns indivÃduos fardados, porque foi um empreendimento arquitetado e cadenciado na hierarquia militar"
fui censurado
No regime atual, de renovação bienal e sucessiva dos nÃveis de governo local e, depois estadual e federal, as escolhas do eleitor são duas no primeiro pleito (vereador e prefeito) e cinco no pleito seguinte (deputados estadual e federal, senador, governador e presidente. Acumular as sete escolhas numa data única é ideia digna de um mokorongho das alterosas. Ou de quem tem horror à urna e a eleitor. Deixa do jeito que está. Não mexe nisso, Pacheko!!!
Constituinte ?
Reeleição é uma coisa, eleições simultâneas outra coisa. Estão semeando a confusão deliberadamente, os que desejam o mÃnimo possÃvel de povo na fila de votação. Argumentos do Pacheko são inconsistentes. Que o paÃs gasta muito com a justiça eleitoral. Que as administrações vivem em sobressalto. Que as restrições de ano eleitoral criam dificuldades. Nada disso resiste à análise. Trata-se de um atentado à democracia, um casuÃsmo monstruoso pra atender as conveniências lá da turma dele.
O regime de eleições bienais sucessivas, contemplando o nÃvel local com seus problemas concretos e imediatos e, em seguida, dois anos mais tarde, os nÃveis estadual e federal, com sua pauta de problemas mais gerais, faz muito bem à administração pública, ao produzir ajustes e reajustes quase automáticos no âmbito do planejamento e da execução. É um minueto dialético altamente positivo para as cidades, os estados e a união federal. Não mexam nisso!!!
Artigo de Jeferson Miola publicou agora no brasil247. revelando a cronologia do golpe. Ele juntou todos os dados. Extraordinário trabalho jornalÃstico.
Elio poderia pensar em uma feliz e tranquila aposentadoria depois de uma bela carreira jornalÃstica, até há pouco tempo. As matérias recentes, infelizmente, têm sido carregadas de informações pouco exatas, como esta. O histórico das durações dos mandatos presidenciais aqui apresentados não correspondem com a verdade e este é o ponto central da matéria.
Elio vc é mesmo gás!
Dutra governou 5 anos, Vargas se matou não completou os 5. JK governou 5 anos...Castelo e Costa e Silva tiveram mandatos curtos por que não conseguiram completar. Os generais mudaram tempo de mandato, Figueiredo foi de 6 anos. Na constituinte tiraram 1 ano do Sarney queriam tirar dois. Collor e FHC foram eleitos para 5 anos...depois fizeram a emenda da reeleição. Quando a esquerda ganhou 4 mandatos seguidos cassaram a presidente, agora quando a esquerda volta querem novamente mudar. Mais jabutis
Penso que existe um equÃvoco aà ! Os mandatos presidenciais eram de cinco anos! Collor foi eleito para cinco anos e FHC também ! Depois d emenda da reeleição é q se passou a quatro anos!
De onde tirou isso?
Estamos à espera de uma lista um pouco mais robusta dos patrocinadores do golpe: parlamentares, fazendeiros, empresários de peso, coitados...
Não tem pobre coitado e nem rico coitado temos aà golpistas, não tem anistia, quer goste ou não todos tem que se submeter ao peso da Lei, ou queremos ser um paÃs onde a democracia estará sempre em perigo, que sejam punidos dentro da lei para que ninguém mais pense em golpe.
O fim da reeleição, eleição de presidente a vereador no mesmo ano é fundamental, esse mandato tampão não é o problema, o fundamental é por fim a reeleição.
As eleições intercaladas mandam recado aos detentores do poder
a RF , a JF e o MPF precisam tratar essa turma com o carinho que merecem .
Penso que o mandato de cinco anos para todos não prejudica, agora dez anos para senadores é um atentado ao eleitor e por favor é preciso acabar com os suplentes, ter votos para ter mandato é fundamental.
Surpresa nenhuma. Quando alguém fala em mudar a data de eleições, entenda-se: prorrogar o próprio mandato.
Na Assembleia Nacional Constituinte - 1.986/1.988 -, o então presidente, José Sarney, queria que fosse fixado o mandato de 6 anos para presidente da República. Ao final, foi aprovado o mandato de 4 anos para os futuros presidentes e de 5 anos para o então ocupante do cargo.
Se não me engano, Presidente Sarney teve seu mandato acrescido em um ano , tendo presidido o Brasil por cinco anos.
Só complementando, mais tarde, os mesmos que brigaram para reduzir o mandato presidencial pensando em Collor e Sarney, subiram ao poder e aà (só aÃ) cpnstataram que 4 anos pode ser pouco, e implementaram a dita cuja reeleição, jogando o Brasil no caos que vc vê
Nao, Marcelo. Quando Sarney assumiu na chapa eleita com Tancredo, o mandato original era 5 anos. Na constituinte, tentaram reduzir para 4 anos, sob o regime parlamentarista. Como Sarney nao abria mão do ano de mandato ao qual fora eleito, moveu céus e terras para isso, enterrando o parlamentarismo junto. Posteriormente, tivemos a revisao constitucional, prevista, e ali reduzimos o mandato para 4. Única obra da revisao constitucional. Um desperdÃcio de oportunidade
Elio, Sarney espremeu cinco anos de mandato para si durante is trabalhos da Assembleia Constituinte que nos deu a Carta de 5.10.1988. Ele governou do começo de 1985 a março de 1990 e a sensação foi de um mandato interminável, especialmente por conta da crise econômica, dos sucessivos e desastrosos planos e da inflação indomável.
Eu fico aqui acabrunhado pensando que o pessoal do Pior Atacadista ainda está solto por aÃ, armado e com bombas.
O atentado a bomba ao aeroporto foi organizado no acampamento. O acampamento era abastecido por eles. Não tem nenhum inocente meu caro.
O fim da reeleição e a a prisão em segunda instância estão pareias com corrupção e mordomia: neste paÃs não acaba nunca!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Há mais gente na fila de ricos coitados do 8 de janeiro Voltar
Comente este texto