Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Josimar Soares

    A Folha afirma que a Vaza Jato mostrou proximidade entre juiz e acusadores. Melhor por mais tinta. Mostrou que integravam uma organização criminosa que buscava poder e dinheiro.

    Responda
  2. Flávio Fernandes Marinho

    Que tal publicar os avanços das investigações da tentativa de golpe do inelegível. #Sem anistia ao inelegivel e seus seguidores.

    Responda
  3. Fábio Salvador

    Corruptos tentam apagar a história. A corrupção não deixa dormir direito.... além de terem ganhado a praga eterna de defender o indefensável.

    Responda
  4. Daniel Raviolo

    Que tal atualizar a história do triplex para os leitores, com link vísível, e não escondido, além de desatualizado, nas entrelinhas.

    Responda
  5. Raymundo Itareru

    a fsp deveria pedir desculpa para os brasileiros, especialmente para lula, ter apoiado um juiz e um procurador políticos

    Responda
  6. Carlos Amorim

    FSP nunca publicou integralmente o conteúdo da Vaza Jato. Preferiu fingir que ali havia um grande escândalo, com trechos selecionados a esmo. Proximidade das partes ocorre quando Toffoli julga a empresa da qual a esposa é advogada, não quando um juiz diz que se não há tempo de processar todos os acusados da lista da Odebrecht, a procuradoria deve começar pelas acusações maiores. Lula foi defendido por advogados que viraram presidente de estatal? Inocentado por firulas técnicas e prescrição.

    Responda
  7. Rubens gonçalves

    Os limas com xororo ao expor o lava jato que elegueu o bolsonaro.

    Responda
  8. André Silva de Oliveira

    Estou com o lavajatismo, hoje e sempre.

    Responda
    1. José Antônio

      Na Câmara: Dez anos da operação Lava Jato - Fiscalização Financeira e Controle (no YouTube).

    2. Raymundo Itareru

      os idi o|tas nunca enxergaram o projeto político

    3. Rubens gonçalves

      Idem para os frias.

  9. mario de jesus sumioni

    Com tantas provas o cara e seus comparsas continuam soltinhos!

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      provas de que? de Carlos Zucolloto cinco milhões por fora?

  10. Robson J Oliveira

    A folha devia destacar a realidades da lava jato que juntou interesses da direita americana com juizes e procuradores corruptos, que buscavam fazer do Brasil um satelite americano governados pelas eleites da Faria Lima. Como fazem em varios paises. Por exemplo o Japao alem de ter sua politica economica, dependente dos interesses americanos, tem por exemplo 11.500 lojinhas da Seven Eleven algo completamente nonsense.

    Responda
  11. leonardo oliveira

    A Lava Jato fez a diferença, pena que o judiciário pôs em liberdade os corruptos nas ruas .Baseados em leis distorcidas e mau formuladas.

    Responda
  12. leonardo oliveira

    A Lava Jato fez a diferença, pena que o judiciário pôs em liberdade os corruptos nas ruas .Baseados em leis distorcidas e mau formuladas.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Qual lei distorcida Leo? A que diz que juiz não pode fazer conluio com a acusação? Que o juiz ajudar a promotoria a forjar testemunhas e provas é crihme? Que condenação por "atos indeterminados" não existe?

  13. Nelson Vidal Gomes

    Fossemos um povo sério comprometido com os interesses nacionais acima dos individuais menores e a cada 05 anos a Lava Jato seria homenageada, a exemplo do que se faz ao Plano Real como um grande feito nacional, mas o que assistimos é o contrário disso. Seus maiores expoentes (Moro e Dallagnol) sendo perseguidos tanto à extrema-direita bolsonarista como à esquerda lulopetista. Certo estava quem um dia disse que Deus iria compensar as belezas naturais de nossa terra com a qualidade de nosso povo.

    Responda
    1. José Antônio

      Na Câmara: Dez anos da operação Lava Jato - Fiscalização Financeira e Controle (pelo YouTube).

  14. Nelson Vidal Gomes

    Vai ficando cada vez mais preocupante a hipótese da reeleição de Lula por sua longa permanência de exposição em confronto com outras lideranças ausentes. Urge ao Congresso Nacional, pôr fim à reeleição já para o atual mandato, porque não há direito subjetivo à reeleição como não havia para FHC, a contrário sensu, o da obrigatoriedade de um único mandato. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  15. Renato Vieira

    A república de Curitiba. Um estado paralelo foi criado com propósitos políticos e com apoio do Departamento de Estado dos EUA. O Procurador aquele tá trilionário e o Juiz e a mulher também. Destruiram a indústria de engenharia nacional desempregando milhares de trabalhadores. Abriram caminho para o Impeachment da Presidente e a eleição do coiso. Se não fosse pouco um golpe foi gestado e que por pouco não se concretizou.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Nao foi impichsment. Foi golpe de estado do parlamento apoiada pela grande midia. Tv radio jornal e a web.

  16. Daniel Marques

    Meu maior receio é que o aprendizado dos corruptos no método, o afrouxamento da legislação anti-corrupção, a politização das instancias superiores da Justiça, uma PGR asfixiada pelo executivo e os controles desmantelados pós-LJ impeça que uma nova operação de combate à corrupção surja novamente. Empreiteiras, Campeões Nacionais, Petrolíferas, partidos e caciques políticos agradecem em dobro pelo PAC recebido.

    Responda
  17. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Corrupção não é um problema (só) dos políticos. É um problema cultural. Quão próxima a corrupção está de cada um de nós? Que tal uma pesquisa, Folha? Procure que vc acha em todos os cantos públicos e privados. Olhe nas nossas residências, em nossos condomínios, em nossas construções, nas reservas técnicas de arquitetos, nas receitas médicas, nas próteses ósseas, nos preços de remédios, nas licitações, nos setores de compras das empresas, nos planos diretores das cidades, nos juros, etc.

    Responda
  18. André Silva de Oliveira

    Apoiamos a Lava Jato.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      apoiam a safa/deza da província agrícola de Curitiba

    2. Marcos A T Garcia

      Cola o adesivo na testa.

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Coloca o adesivo no carro

  19. Laudgilson Fernandes

    Esqueceram de citar a relação de Moro e Dallagnol com a CIA e extrema direita brasileira.. A relação da Globo e imprensa corporativista , inclusive a Folha todas macumunadas com esta ação nefasta contra a democracia brasileira.

    Responda
  20. Tadêu Santos

    CONT... Discordo que houve golpe com o mandato da Dilma, houve sim uma cruel e perversa "manobra política partidária" permitida pela Constituição, da mesma forma ocorreu com a eleição do pífio dep do baixo clero jmb, que mesmo inelegível é ainda uma forte ameaça à "esperança democrática"!!!

    Responda
  21. Flávio Fernandes Marinho

    Militares e minions chamaram o general Freire Gomes de traidor após depoimento a PF. Fonte G 1.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Isso diz muita coisa, o temor do que foi dito e ainda não revelado pela PF.

    2. Sam Duart

      Com toda certeza já estão cientes que o General entregou a paçoca. Agora usam da velha tática de denegrir a imagem para desacredita-lo. Aguardemos mais desdobramentos. O cerco está se fechando.

  22. Luiz Alves

    O de 64 faz 60 anos. Dois golpes contra a nossa democracia e a folha sempre promovendo. Atualmente passa pano para a tentativa em curso.

    Responda
  23. CARLOS LOPES

    Não sei de que a Folha tem saudade, se dos falsos heróis, dos prejuízos causados, do atraso imposto, das arbitrariedades, das ilegalidades, dos protestos antipetistas, da misoginia contra a presidente, da violência política, da corrupção de agentes públicos ou do pacto da imprensa paga. O combate a corrupção de verdade estava no caminho certo, dentro da lei.

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Dos dólares da CIA, claro.

    2. César A C Sanchez

      Rs, o combate de mentirinha, sem responsabilizar ninguém, só quem denunciou, incluindo a imprensa.

  24. João Vergílio

    É engraçado. Vocês contam a história da Lava Jato sem dar nenhum papel à imprensa. É duvidoso que teríamos chegado à prisão de Lula sem o bombardeio diário do Jornal Nacional, ecoado por toda a imprensa. Histeria motivada pela crença de que Dilma e Mantega estavam quebrando o país e que, diante disso, valia qualquer coisa. Embrulha o estômago só de lembrar.

    Responda
    1. CAROLINA Peletier

      Essa mesma mídia, hoje fazem matérias como Viúvas da Lava Jato. Realmente da muito nojo.

  25. Josue Oliveira

    Não se pode combater o crime burlando o código penal. Fato e ponto

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      #Sem anistia # inelegível na papuda ponto. Lulaxem inédito terceiro mandato. Ponto.

  26. Josue Oliveira

    Onde um documento de propriedade SEM estar assinado e com o número do apartamento riscado, e o número 142 acrescentado à caneta, VALE COMO PROVA?? Somente na República de Curitiba.

    Responda
  27. Danilo Campos

    A maior condecoração que Moro poderia obter é a inimizade do Gilmar, que é o juiz mais detestável da história do Brasil, se é que se pode chamar aquele traste de juiz. Viva a Lava-jato!

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      #Sem anistia # Inelegível golpista na papuda.

    2. OZENILDO JOS costa

      "Juiz mais detestado da história do Brasil"! Sic... Foi com esse tipo de "discurso" de ódio que prenderem um ex-presidente, elegeram uma farsa messias, criaram uma multidão de desvairados e quase colocam o país na sarjeta do autoritarismo. Pensar a polícia, a sociedade e a vida, não fácil para quem não gosta de ler...

  28. marcela h t pereira

    Onde está o mea culpa da mídia ? “ Procuradores da operação tinham uma notória preocupação em obter apoio da opinião pública para a continuidade das investigações.” Procuradores só ?

    Responda
  29. Manoel Cardoso

    A Lava jato usou água suja. Sujou quem é limpo e limpou quem é sujo.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Marreco e Purganhol dois sujos da extrema direita terrorista e golpista.

  30. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A vaza a jato foi pouco reportada. Será por que ? A fundação com dois bi para dalanhaoro TB não explorada. O importante é manter o emprego

    Responda
  31. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Alô Mariante, pode isso ? Autoridades ?

    Responda
  32. Nelson Vidal Gomes

    Fossemos um povo sério comprometido com os interesses nacionais acima dos individuais menores e a cada 05 anos a Lava Jato seria homenageada, a exemplo do que se faz ao Plano Real como um grande feito nacional, mas o que assistimos é o contrário disso. Seus maiores expoentes (Moro e Dallagnol) sendo perseguidos tanto à extrema-direita bolsonarista como à esquerda lulopetista. Certo estava quem um dia disse que Deus iria compensar as belezas naturais de nossa terra com a qualidade de nosso povo.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Disse Moro, o juiz "imparcial": "Não seria apropriado da minha parte postular qualquer espécie de cargo político porque isso poderia, vamos dizer assim, colocar em dúvida a integridade do trabalho que eu fiz até o presente momento". Ele próprio já se declarou culpado.

    2. Paulo Augusto

      A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.

    3. Claudio Luiz da Cunha

      O seus "expoentes" foram causados....kkk

    4. Flávio Fernandes Marinho

      O Marreco e o Purganhol o segundo já inelegível e logo o Marreco perderá o mandato ,expoentes da extrema direita terrorista sendo que o primeiro fez parte do governo do inelegível e ainda deu assessoria ao bozzo no segundo turno das últimas eleições. O que mais dizer ?

  33. Ademberg MV

    O nome da operação deveria ser mudado para Operação Pizzaria.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      O golpe continuou por aí, com um juiz pra lá de suspeito e finalizou com a posse de um genocida que tanto prejudicou o país e extrema direita tentou mais um golpe sem sucesso.

  34. Josue Oliveira

    Moro foi escolhido a dedo. O processo foi desviado de Brasília, onde houve o crime no Lava-jato, e no Paraná, caiu em outro juiz. Tiraram dele e mandaram para o Moro dar seguimento no projeto. A partir daí é história.

    Responda
  35. MATILVANI MOREIRA

    O cercadinho do Lulad fará um grande festa de confraternização no Sitix de Atibaix e no triplex do Guarujá! Os participantes deverão portar um habeas-corpus. Observação: serão válidos habeas-corpus de qualquer instância!

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Pelo que se sabe quem gosta de cercadinho ê o inelegível e de Atibaia é o Queiroz e quem gosta de genocida é o gado. #Sem anistia aos participantes dos atos contra a democracia.

  36. Rodrigo Castro

    A lava-jato e a prisão em segunda instância foram o último momento onde parecia que o Brasil ia superar seu passado centenário de impunidade, onde bastava ser poderoso e rico para nunca ir pra cadeia, independente do montante desviado. Mas o pior da forma como tudo acabou é a reabilitação de gente que foi pego com a mão na cumbuca (com fotos e fatos pra compovar) e agora andam por aí como se nada tivesse acontecido.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Prisão em segunda instância é contra a Constituição Federal. Eu sou a favor de que se mude a CF para isso ocorra.

    2. OZENILDO JOS costa

      Não se preocupe com a desonestidade dos incautos. Continue a ser um homem honesto que presume ser. No entanto, se for votar, é melhor fazer sua crítica no voto em branco, nunca num messias..

  37. CARMEN MUNARI SCHLESINGER

    Lava Jato faz 10 anos --e por que não 5, 6, 8, 9 anos -- e o "personagem" principal da Folha é o Lula. "Reportagem" do tipo: o que vamos escolher esta semana para dar outro pau no Lula?

    Responda
  38. Jorge Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. Neucir Valentim

    Interessante que momento nenhum a imprensa é colocada neste tabuleiro, ela foi a grande responsável pela exposição midiática e comprometedora da lava jato, que levou muitos inocentes à justiça e quebrou muitas empresas no país, eu acho que o artigo deveria colocar a imprensa como um papel relevante na lava jato, na destruição da lava jato na destruição de reputações e de perda de milhares de empregos.

    Responda
  40. César A C Sanchez

    Lemos hoje no UOL que 17 ministros de Lula acumulam salários em conselhos de grandes empresas estatais sendo a maioria do PT. Durante a pandemia, o consórcio da imprensa trabalhou informando e precavendo a população. Foi a verdadeira oposição ao negacionismo bolsonarista. São Paulo, através do Instituto Butantan, foi o que mais ajudou o Brasil, produzindo uma vacina. E o PT, qual foi a única preocupação que teve? Ora, soltar Lula, para "salvar" o Brasil. Piada!

    Responda
    1. Neucir Valentim

      Seu texto está muito mal formulado, sobretudo quando encerra colocando PT na história, mas fica uma dica, o portal transparência do Brasil está funcionando com todo vigor, permite a você e ao UOL e a quem quiser saber quem ganha quanto não como no tempo do seu mito quando havia orçamento secreto, e nada ia para o portal da transparência, incluindo 6 mil funcionários militares ganhando quase um milhão de reais por mês, este é um governo totalmente diferente, é difícil aceitar mas é verdade.

  41. César A C Sanchez

    Os petistas sabem da roubalheira do Mensalão e do Petrolão sob a batuta de Lula, coisas que aconteceram muito antes do advento da Lava-Jato. Sabem que esta Folha foi a grande opositora de Collor. Sabem que a Folha revelou o escândalo da aprovação da emenda de reeleição de meu querido FH. Sabem que o Estadão revelou o Petrolão e o Orçamento Secreto, e esta Folha, o Mensalão. Sabem que a Imprensa foi a grande opositora das doidices de Bozo, enquanto o PT só trabalhava para soltar o camaleão Lula.

    Responda
    1. José Antônio

      Santayana: Quem quebrou o País foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que ERA DE 534 bilhões de dólares, em 1994, CAIU PARA 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, OITO ANOS DEPOIS. E isso, apesar de o senhor FHC ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebrás, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pretexto de sanear as fina

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Cezar, governa que sabe e tembum terceiro mandato, a extrema direita terrorista teve só um mito genocida.

    3. César A C Sanchez

      Flávio aí embaixo segue a cartilha de recomendações do PT à risca: "a extrema direita geh noh ci da terrorista", ou seja, qualquer um que não se mostre sabujo, lambe-botas do "estadista" fanfarrão, é tudo isso aí. É o uso e abuso de chavões e lugares comuns sensacionalistas, típico do populismo messiânico lulista: "nunca antes na história desse país".

    4. Flávio Fernandes Marinho

      A extrema direita terrorista sabe que tem um genocida golpista que felizmente não teve um segundo mandato do terror.

  42. César A C Sanchez

    O lulopetismo prefere focar nos excessos da Lava-Jato e escolheram, compreensivelmente o bolsonarismo, outra forma de populismo, como o grande opositor. Aliás, qualquer um que não seja sabujo de Lula é bolsonarista, terraplanista, anti-vacina, negacionista, "patriota" e outros chavõezinhos que a pouco criativa mente deles consegue verbalizar. Negacionismo é não admitir que Dilma quebrou o país, após receber a herança maldita do populismo de Lula e que isso deu ensejo à ascensão de Bozo.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      César, parabéns pela lucidez. Infelizmente vivemos num país que premia seus algozes, vide a própria Dilma. Ao trazer esse absurdo à luz dos fatos (que estão aí pra quem quiser se dar o trabalho de analisar), ainda sofremos uma chuva de críticas como se a única motivação fosse fortalecer o outro extremo. Tempos difíceis...

  43. Custódio Contraponto

    Pena que Moro transformou esse legado da Satiagraha em seu instrumento pessoal para galgar poder ... Moro matou a Lava Jato e Bolsonero a enterrou. Uma pena.

    Responda
  44. Claudio Luiz da Cunha

    Fsp a eterna viúva do ex juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol.

    Responda
  45. Paulo Augusto

    A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.

    Responda
  46. José Filho

    Perguntinha aos seguidores amestrados de Lula e Bolsonaro: Porque gente supostamente honesta, que vive do próprio trabalho apoia e defende incondicionalmente essa gente nefasta, à direita e à esquerda, que nos rouba em plena luz do dia?

    Responda
  47. Elisabeth Beraldo Faria

    Grande operação com a cia envolvida junto com brasileiros juristas sem carater. Operação do toma lá da ca operação para por o maior líder político na cadeia... que o Brasil nunca mais volte a desbancar a lei e a democracia!

    Responda
    1. José Filho

      "que o Brasil nunca mais volte a desbancar a lei e a democracia" e que o roubo seja legalizado, defendido e apoiado por seguidores anestesiados à direita e à esquerda.

  48. José Filho

    Depois da legalização do roubo neste país, resulta que hoje rouba-se mais que há dez anos.

    Responda
  49. José Filho

    Pior que o "Direito ao Roubo" arquitetado e consolidado por políticos e a "justissa mequetrefe" é ver gente que apoia roubos à luz do dia.

    Responda
  50. Hamilton Octavio de Souza

    A corrupção tem sido danosa ao país: distorce o processo eleitoral, mantém parcela da população cativa de oligarquias atrasadas, contamina partidos e gestões públicas e, principalmente, desvia recursos valiosos que deveriam ser usados na educação, saúde, moradia, etc. A força-tarefa Lava Jato, integrada por centenas de funcionários da PF, MPF, Receita, COAF e Judiciário, desmontou o cartel que roubou a Petrobras, condenou grandes empresários, caciques políticos e foi destruída pelo STF. Fatos.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Poderia ter sido uma operação histórica para prender corruptos porém uma dupla quadrilheira - Pillantrol & Marreco - jogou fora da lei para tentar um projeto de poder próprio.

    2. Isaias Soares de Souza

      Só esqueceu de mencionar que naquela época, fake News só era revelada quando hacker divulgava a verdade. Você só esqueceu também a fala do Jucá: o golpe era com o Supremo com tudo. Depois, anos mais tarde, viram que o Messias, com a missão de salvar o país, levou do trono, literalmente a coroa e o Supremo quase foi para o beleleu. No final, o que se demonstrou era um cartel formado por juízes fake, procurador com objetivos eleitoreiros e milhares de brasileiros com a camisa amarela iludidos

    3. Isaias Soares de Souza

      Só esqueceu de mencionar que naquela época, fake News só era revelada quando hacker divulgava a verdade. Você só esqueceu também a fala do Jucá: o golpe era com o Supremo, com tudo. Depois, anos mais tarde, viram que o Messias, com a missão de salvar o país, levou do trono, literalmente a coroa e o Supremo, quase foi para o beleleu. No final, o que se demonstrou era um cartel formado por juízes fake, procurador com objetivos eleitoreiros e milhares de brasileiros com a camisa amarela iludidos