Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sergio ribeiro

    Solidariedade a você, Giovana. Gente infeliz, rancorosa e covarde.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Putz, que barbaridade, hein, Giovana? Credo. Mas eu gostei do "sovaco peludo, fumando um béque": que imaginação do sujeito... Quem raspa o sovaco é uma pessoa melhor? Talvez ele devesse experimentar o método, quem sabe dava uma melhoradinha? Se fumasse um baseadinho, antes ou depois da higienizada, era capaz de ficar mais tranquilo e nem mandar mensagens eixcrotas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Numa tripa com mais de cinquenta comentários, sempre vai ser fácil achar para bater e se manter isento.

  3. Ana Claudia Santos

    Seu texro é otimo,toda minha solidariedade e compaixão. O machismo é perverso. Força ai!

    Responda
  4. antonio brito

    Falem de mim. Sou mais uma vítima de homem alpha. Vá saber se não é um bando de mulheres negras invejosas que te atacam?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Peça ajuda urgente, para evitar de se suicidar.

  5. Ricardo Schiavon

    Sou teu fã e lamento muito que as mulheres sejam vítimas de tanta violência. Os comentários aqui, na maioria de homens, mostram isso. Um monte de bobalhões achando que podem te olhar de cima.

    Responda
  6. FLAVIO ZOLETTI

    Mas desliguem a internet e vao cuidar de uma hortinha, carpir um lote. Esse conselho é pra ambos os sexos. Sofrem de varde

    Responda
  7. Alexandre Pereira

    Homens brancos? Todos as grosserias foram perpetradas somente por um grupo? Sério? Desperdiçou o espaço ressaltar suas narrativas ao invés de abordar seriamente um tema importante. Lamentável. Se alguém se propõe a manifestar sua opinião, especialmente rasteira, em público e não está preparada para todo tipo de contraposição, sugiro que volte a escrever quando tiver maturidade suficiente para isso.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Alberto, leia com mais atenção, talvez entenda.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Há, a alegação de ironia! É a arma preferida dos pilantras. E homens são estuprados também, diga menos bobagens por favor.

    3. Alexandre Pereira

      Sensacional, Ricardo!!! Pois é, cute indeed, mas não corrobora sua incapacidade argumentativa. Pena, não? Quem sabe se você tentasse a Folhinha? Só cuidado, pois a gurizada não é fácil e os questionamentos podem ir além das narrativas. Boa sorte!

    4. Ricardo Knudsen

      Fico contente em te divertir. Pq não usas tua imaginação para fazer o tal desenho? Como vc aprendeu na escolinha! So cute!

    5. Alexandre Pereira

      Kkkk isso e que é falta de imaginação Ricardo!!kkkk

    6. Ricardo Knudsen

      Alexa, cade seu desenhinho?

    7. Alberto Melis Bianconi

      Será que estou lendo errado? Eis o subtítulo: À frente das redes sociais, homens brancos são insensíveis ao linchamento e se mostram reticentes em criar um ambiente seguro para usuários. Mesmo que todos os Ceos de redes sociais fossem homens brancos, com certeza muitas mulheres estão em cargos de direção, e duvido que sofram por compaixão pelos usuário.

    8. Marcos Benassi

      Olha, você tem razão, Alexandre: o Sundar Pichai, do Gúgol, é indiano - meio preto, portanto. Então não são todos homens brancos, viu Giovana? Tem um meio pretinho!

    9. Alexandre Pereira

      Ave ilimitado Ricardo!!! Kkkk!!! Ó grande onisciente, pena ter uma interpretação de texto tão ruim!!!kkkk. Quantos anos você tem camarada? 10?

    10. Ricardo Knudsen

      A gente sabe que alguém tem a inteligência limitada qdo ele se propõe a desenhar no espaço de comentários de um jornal. Fica o desafio: desenha aí, meu!

    11. Alexandre Pereira

      Se não entendeu, Tadeu, lamento. Discriminar grupos é tão ruim como ser discriminado por eles e a mídia está repleta de generalizações rasas que só pioram o problema. Outros colunistas sofrem bastante com críticas mal educadas e nem por isso são mulheres. Há machismo? Claro, mas chamadas propositalmente preconceituosas não prestam um bom serviço à discussão, só demonstram alinhamento à narrativa e projeção de recebimentos. Estar na moda não é estar correto. Posso desenhar se quiser.

    12. Tadeu Roberto Corbi

      Teu comentário só vem comprovar tudo o que foi dito na matéria.

  8. Gustavo Mendes

    Lamento pela falta de educação, cordialidade e respeito que sofrestes. Assim como lamento profundamente quando fui, por ti, chamado de nazista, pelo simples fato de ser catarinense. Ainda esperando o pedido de desculpas, diga-se.

    Responda
  9. Gildázio Garcia

    Segundo Humberto Eco, "As redes sociais deram voz a uma legião de imbecis que, antes, só falavam nos bares, após um copo de vinho e não causavam nenhum mal para a coletividade".

    Responda
  10. paulo werner

    O misógino é só um homem bem educado, criado por pais bem intencionados, responsáveis e cuidadosos em ensinar aos filhos o que honestamente aprenderam em família. Assim tbm com o racismo e a homofobia. Basta a ausência de enfrentamento para que eles se reproduzam com naturalidade. O problema dos liberais de boa intenção é acreditar na regulação pra contenção do ódio. Não existe enfrentamento desses males fora da esquerda. Exagero? Experimente fazer uma breve levantamento histórico.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Exagero, claro. A falta de educação ( essa que vem de berço) não é uma falha de caráter da direita ou da esquerda. É do ser humano incivilizado.

  11. Tadeu Roberto Corbi

    Comentar o que? Só resta a vegonha por comentários aqui postados e prestar toda a solidariedade à Giovana e, por extensão a todas que são, diariamente vítimas destas agressões. Agressões que se tornam ainda mais virulentas quando a vítima é mulher.

    Responda
  12. Wilson Roberto Theodoro

    Giovana, tudo que posso fazer é manifestar a minha irrestrita solidariedade às mulheres, que sofrem essa misoginia absurda que você relata. Curiosamente, dos 26 comentários ao seu artigo (incluindo o meu), até agora, apenas dois foram postados por mulheres. Você tem alguma mínima ideia de por que isso acontece?

    Responda
    1. Giovana Madalosso

      Estamos juntas, querida Marcia. Obrigada pela resposta.

    2. Marcia Alves de Pinho

      Wilson e Giovana, acredito que um dos inúmeros possíveis motivos, um deles ainda possa ser pelo medo da exposição feminina, de se mostrar, de sentir capaz de usar sua voz. Ter coragem para se sujeitar ás pedrinhas, pedradas ou até mesmo uma resposta um pouquinho mais dura… São tantas feridas ainda abertas… não tenho dúvidas, estamos aprendendo!

    3. Giovana Madalosso

      Oi, Wilson. Muito obrigada pela sua solidariedade, isso conta muito para mim. Não sei o motivo de termos mais comentários escritos por homens por aqui. Adoraria saber - em geral, mais homens comentam colunas, mas aqui a média subiu. Se eu descobrir o motivo, prometo outra coluna a respeito :) Bom restinho de domingo.

  13. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    E dentro de um país como o nosso, onde o que vale mesmo é o grito e o tacape (razão inversa de Educação de qualidade), esse quadro só vai piorar, se não houver medida. Tristes Trópicos.

    Responda
  14. Israel Rojtman

    O enunciado da matéria não é racista e sexista? Dá a entender que se os líderes das Big Techs não fossem homens brancos não seriam insensíveis ao linchamento e nem reticentes a criar um ambiente seguro na web? Será? Pessoalmente acho que o que move esses comportamentos são ganância e ambição que não dependem de gênero nem cor da pele. Se você, leitor(a) fosse um homem branco, cis e hétero, diante desse tipo de comentário, você votaria na esquerda novamente?

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Está precisando ler mais para compreender racismo estrutural, misoginia,...

    2. Ricardo Knudsen

      Esquerda? Quem falou em esquerda ou direita? Vc assume q qquer um q denuncie a misoginia é de esquerda? Vc, obviamente sendo de direita, é quem está dizendo q a direita é misógina, não a colunista. Não q não seja frequentemente assim, vide bozistas, mas eles só estup ram quem merece.

  15. Pedro Luis S C Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Edson José Neves Júnior

    E boa parte dos comentários masculinos aqui reproduzem exatamente a essência do texto. Quanto à regulação das big techs, o atual governo tem tentado, mas o lobby das grandes corporações foi bem mais eficiente, até o momento.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A regulação das Big Techs nunca conseguirá impedir de todo a misoginia, nem a real, nem a suposta. Nem mesmo impedira que qualquer um seja vítima de uma multidão de linchadores virtuais. Mesmo de perfis não anônimos. Mas precisaríamos ser um pouco menos delicados ou vulneráveis. Posso estar errado, mas não vejo tanta dificuldade.

  17. Alberto Melis Bianconi

    A web é democrática. Ela protege a nos, ogros brancos, impunes, atrás de nossas telas de realidade virtual. Verdade! Mas igualmente protege, atrás de suas telas, fisicamente, o mimimi de todas as tribos que se vingam de nós, fazendo-nos ogros. Sempre achei que o benefício fosse maior que o custo para todos. Mas é claro que nunca recebi uma pedrada com a força extra da misoginia, até julgava que a expressão da misoginia enfraquecesse o golpe virtual, pelo menos moralmente. Mas vai saber, né?

    Responda
  18. Nelson de Paula

    Só vou ver as respostas quando faço algum comentário que acho realmente importante. Até agora não foi preciso.

    Responda
  19. José Ricardo Braga

    Não vejo Magnoli reclamar de misandria por conta dos comentários em sua coluna e ele apanha muito, até de mim. A associação imediata entre não gostar do que falou uma mulher a uma psicopatia anti-feminina é uma capa de proteção a argumentos ruins. E o pior, associada à 'fragilidade feminina' que é estrutural no modelo patriarcal.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Há, a alegação de ironia! É a arma preferida dos pilantras. E homens são estuprados também, diga menos bobagens por favor.

    2. Ricardo Knudsen

      Não, Alberto, não vão te ameaçar de estu pro, pq vc é um homem. Foi uma ironia, deveria ter imaginado q vc não ia entender. Essa é toda a razão do artigo q vc se recusa a aceitar. Vc não será ameaçado de estupro, nem chamado de p. de m., só seria se fosse uma mulher. Mas tens uma sensibilidade frazilginha, não?

    3. Alberto Melis Bianconi

      Comentários iracundos revelam o incomodo, a raiva, de quem os faz, Ricardo. Para mim seriam engraçados. Alguém vai me ameaçar de estupro, jura? bobagem pouca é bobagem, né não?

    4. Ricardo Knudsen

      Alberto, iracundo? Quase me faz sentir culpado por ferir sua sensibilidade, que, sendo masculina, não é doentia, né? Imagine então se vc tivesse sido chamado pelo q vc considerou frases soltas, por ex. ameaçado de estupro ou xingado de p. de m. Vc iria classificar o comentário de iracundão? Iracundãozão?

    5. Alberto Melis Bianconi

      Foi mal, respondi duas vezes o mesmo comentário iracundo do Ricardo Knudesn, ainda bem que chamei de bobo, se usasse uma palavra dura teria que levar a seu terapeuta. Mas queria aqui concordar de novo com José Ricardo, há um debate útil aqui, para mim inclusive, sem luvas de pelica, mas quem está desafiando alguém para um duelo? Entendo que busque avaliar suas posições com outras de pessoas ideologicamente próximas, mas falar em esquerda e direita, pode prejudicar o debate.

    6. Alberto Melis Bianconi

      Fica a vontade para bater Ricardo Knudsen, diga o que vier a cabeça, Mas nem eu, nem o comentário sob o qual conversamos, disse que interessa às mulheres manter o patriarcado. José Ricardo, acima, afirma que estão subjulgadas ao patriarcado e possuem motivos legítimos de protestar. Foi o que li. O que faz a discussão mais difícil. Seria bom tomar um epocler ante de sair batendo.

    7. José Ricardo Braga

      (tit)A zoação do 'Nem Todos' causa problemas... (dedicado a) Giovana Madaloso (do) "Machista" recém-empossado... kk

    8. José Ricardo Braga

      Giovana, aqui deu debate. Um debate diferente porque entre pessoas da esquerda (posso atestar). Puxei um ponto de vista, cinco manifestaram concordância, virou chat também. Cheio de homens comentando na sua coluna, porque será? Ressôo a pergunta que você já comentou e prometeu coluna se... Uma hipótese para isto, afeta os meninos não por defesa, mas por uma urgência de contrapor o 'nem todos'. Essa tábula rasa (esse 'cala a boca') causa problemas...

    9. Ricardo Knudsen

      Vá em frente Alberto, afunda o pé. Boa essa: mulheres não são vítimas de misoginia, elas tem é uma sensibilidade doentia. Ficam chorando pq, segundo vc, foram chamadas de bobas (desconsiderando todos os descalabros q a colunista informou). Descobrimos: a vítima é a culpada! Acho q a sensibilidade doentia, e põe doentia nisso, é sua.

    10. Alberto Melis Bianconi

      Quais exemplos Ricardo? Aquelas frases soltas? Quer dizer que se alguém disser que você é bobo ou feio você vai chorar? Pode ser, cada um é cada um, mas me parece uma sensibilidade doentia. O que a Web pode propiciar é uma baita multiplicação de agressores, um linchamento virtual. No início até pode assustar, mas é apenas porque não estamos acostumados a essa concentração de gente... devem apenas ser ridicularizados de volta.

    11. Ricardo Knudsen

      Então, é um poder, né? O q dizer de alguém q diz q as meninas tem interesse na manutenção do patriarcado? (Meninas! Claro, elas nunca amadurecem, são sempre crianças, quem liga para idéias de crianças, né?). Vou então exercer meu poder e dizer q vc é bastante machista. Vc pode até dizer q é fake, ma né não!

    12. José Ricardo Braga

      Alberto, chamar de machista é um poder! Não abrem mão mesmo que fake...

    13. José Ricardo Braga

      Ricardo e Luiz Fernando, é filtragem dos comentários. No Magnoli também daria pra fazer se ele tivesse objetivo parecido. Vocês (o Ricardo tenho certeza, leio muito por aqui) cansam de ver esses comentários que o melhor é passar para o próximo. Selecioná-los parece vontade de reformar o comportamento de seus emitentes, afinal eles são indubitavelmente patriarcais e parece haver interesse das meninas de que alguns aspectos do Patriarcalismo permaneçam...

    14. Ricardo Knudsen

      Alberto, antes de passar o pano para ataques misóginos, leia o texto! Vc leu os exemplos se referindo a estu pro, chamando de p. de m. e outras aberrações? Não existe sequer algo análogo em relação a homens, ninguém é ofendido simplesmente por ser homem: Seu pros tituto de m. . Nunca vi. Possivelmente vc é como tantos outros machistas q sequer lêem o texto de uma mulher, antes de critica-la. Fica a dúvida, né?

    15. Ricardo Knudsen

      Vc leu sem atenção ou não entendeu. Ela deixou claro, com exemplos, q as ofensas ocorrem simplesmente por serem mulheres, sem aterem-se aos argumentos. Magnoli é criticado por posições racistas ou de apoio ao genocídio em Gaza, entre outras coisas, e as críticas se referem a isso, não por ser homem. Há estudos mostrando q em entrevistas e debates mulheres são interrompidas muito mais vezes, e com mais agressividade, do q um homem. Ameaçar de estupro e chamar de p. não lh parecem psicopatias?

    16. Alberto Melis Bianconi

      Concordo. Dizer genericamente que críticas de homens a mulher envolve misoginia, o que ocorre quando se trata o assunto de forma genérica, como na coluna, é um absurdo.

    17. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Só que ele nunca é criticado, ou até ofendido, por "ser homem". Diferente do que ocorre com colunistas mulheres que são atacadas por isso, ser mulher.

    18. José Ricardo Braga

      Aí fica naquela doutrina ruim: "Sou favorável à igualdade, desde que não perca meus privilégios"...

  20. Ricardo Knudsen

    Misoginia é praga antiga e as mídias sociais multiplicaram o veneno. Mas vale lembrar q a Folha a normaliza e alardeia. Uma de suas vedetes, LF Pondé já disse: q as mulheres são todas intrínsecamente prostitu tas, q causam autismo nos filhos por odia-los, q são egoístas e não cuidam da educação dos filhos, q sua virtude depende de qto vinho beberam (belo incentivo ao estupro de vulnerável), q feministas são azedas etc. Vende bastante jornal, né?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Vitimização compulsiva também é uma praga. Veja Netanyahu alegando antissemi... (auto censura)

  21. Alexandre Marcos Pereira

    As mulheres são alvo preferencial de ódio nas redes sociais, com discursos de ódio dirigidos especialmente a elas, incluindo linguagem abusiva, assédio e ameaças de violência sexual. Um relatório da Agência para os Direitos Fundamentais da União Europeia analisou milhares de publicações em redes sociais de países como Alemanha, Itália, Suécia e Bulgária, concluindo que as mulheres são as principais vítimas dessas agressões. Esse estudo também apontou para a necessidade de melhorias nas redes.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      É verdade, Cíntia. No Brasil, há estudos com conclusões similares. Eu citaria um levantamento da Agência Brasil e um estudo da SafeNet, que demonstram as mulheres são o alvo preferencial de ódio nas redes. Os números não mentem e contra eles não há argumentos. Concordo com Karl Popper: a democracia não pode ser destruída pelo abuso de suas instituições. Há necessidade de regulamentação para que tenhamos um ambiente virtual seguro e respeitoso.

    2. Cintia Klein

      Karl Popper e o Paradoxo da Tolerância.

    3. Cintia Klein

      Adorei Alexandre! Nada como um grande levantamento para termos clareza de que as mulheres têm muito mais chances de serem agredidas do que os homens. Os dois casos são possíveis, o que muda é frequência. Algumas comunidades têm regras claras para coibir o discurso de ódio já que limita que todos os participantes possam se expressar. Há um economista famoso que defende que a liberdade de expressão tem limites no momento em que fere a liberdade para que todos se expressem.

  22. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Que tal a Folha banir todo leitor que fizer comentários ofensivos ou ameçadores?

    Responda
  23. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Perfeito Giovana . Eu gosto de comentar aqui na FSP quando leio algo interessante como esse texto. E com muita frequência pessoas comentam meus dizerem xingando tb e atacando pedras. Nessa hora eu sempre penso nos colunistas, que tem isso como um trabalho , que couraça reforçada precisam desenvolver para não enlouquecer.....A invisibilidade das redes é o tacape dos covardes primatas

    Responda
  24. Florentino Fernandes Junior

    Aqui na secao de comentarios acumilo quilos de elogios e palavras carinhosas. Avostume se e curta

    Responda
  25. Carla C Oliveira

    Sem regulamentação das redes sociais, só saindo delas é possível ter paz.

    Responda
  26. André Jalles Monteiro

    As mulheres são mais vigiadas e agredidas de uma forma geral. São mais cobradas e exigidas. Somos uma sociedade de proteção ao menino e cobrança dobrada para as meninas. Com isso temos muito mais mulheres realmente inteligentes do que homens. Resta-nos aproveitá-las da melhor forma. Sugestão: na próxima eleição, vote em uma mulher.

    Responda
  27. Fabiana Menezes

    Até que as pessoas abandonem as redes, ou que as existentes não tenham algoritmos que amplifiquem o ódio . O LinkedIn anda crescendo exatamente porque a base da conversa é outra. Na rede ou em qq lugar o que te aconteceu é crime, o problema é que não há uma ouvidoria ou autoridade de integridade no Instagram, ou no X etc. Enquanto atuarem como foras da lei, as mulheres continuarão os alvos preferenciais.

    Responda
  28. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Até sempre, Giovana. Infelizmente. O racismo, por acaso, acabou ou diminuiu na face da Terra? Nada. Só aumenta. Eu não tenho mais esperança.

    Responda