Poder > Índices de educação, saúde e economia avançam em 1º ano de Lula 3; contas públicas pioram Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Frederico Goulart

    Tá tudo certo: educação, saúde e economia avançam. Prefiro contas públicas piores (desde que sob certo controle, que acho que está) mas estes índices de qualidade de vida melhorando.

    Responda
  2. Rafael Alves Albuquerque

    contas públicas melhoram também - descontados os precatórios pagos nesse exercício (calateados por Paulo Guedes, JB), as contas estariam muito melhores. contas no azul a base de calote é facil

    Responda
  3. Luiz Norberto

    Em todo o caso como sou mineiro , desconfiado vou fazendo economia e me preparando para o pior.

    Responda
  4. Luiz Norberto

    O vôo de galinha é sempre um perigo , a festa de hoje pode ser a ressaca de amanhã . Cuidado!!

    Responda
  5. Roberto Pimenta

    A Folha tinha que arranjar uma ressalva... A manchete diz que educação, saúde e economia avançam. Ou seja, o Brasil está melhorando sob o governo Lula. Mas aí resolveram escolher a dedo um ponto negativo: as contas publicas (que fazem parte do item economia).

    Responda
  6. Pery Pedro

    Essa Manchete é muito perigosa. Implica que temos que gastar mais para melhorar os indicadores. Como um país que já gasta mais de 50% do orçamento co juros da dívida deve continuar aumentando seu endividamento até que teto? Ou não há teto? Se a metade é pagamento de dívida e vinte e cinco por cento para pagar o funcionalismo, quanto sobra para todo o resto? Em um país com quase metade da população sem esgoto? É matemática, não é ideologia. Ou damos calote na dívida como fez a Argentina? Explique

    Responda
  7. Wilson Luiz Antonio

    Alguns setores são fissurados (eu usaria outro termo) em superavit das contas públicas se esquecem que muitas das nações desenvolvidas do mundo ostentam déficits crônicos muito maiores que o nosso. De toda forma, os “especialistas” poderiam indicar em que setores poder-se-iam efetuar os cortes, sem comprometer definitivamente a sobrevivência dos mais pobres. Plano Safra? Pagamento de juros?

    Responda
    1. Carlos Telles

      Forças armadas

  8. Olavo Cardoso Jr

    Matèria passa pano. Está tudo ruim.

    Responda
  9. Valdir Costa

    O ex presidente do instituto Lula é presidente do IBGE. Eu vejo muita gente dura , o movimento caiu e o poder aquisitivo diminuiu. Sairam mais de 300 bilhões de investimento. Eu gostaria muito de ver o país que o IBGE retrata, talvez só esteja ruim para mim que fiz patrimônio no governo Lula 1 e 2 e no 3 estou gastando pra sobreviver.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      se a oposição tivesse aceitado o resultado das urnas em 2014, não boicotando o governo eleito e o país, certamente hoje as coisas estariam melhores. Mas apostaram no pior, deu no que deu... perdemos uma decada

  10. José A dos Santos

    É assim mesmo, normalmente o que é bom para o povão, é ruim para o "mercado".

    Responda
  11. João Batista Tibiriçá

    Recomendo ao Sr. Rubens Carvalho que deu um hahahaha, a leitura do livro Teoria Monetária Moderna, A chave para uma economia a serviço das pessoas, de Fabiano A. S. Dalto e outros; também existem vários livros de André Lara Resende, como: Taxa de Juros, Consenso e Contrassenso e Camisa de Força Ideológica; existem vários livros de Stephanie Kelton e de Randall, que são americanos. Ver outras ideias é praticar a democracia e também a técnica do Pensamento Lateral de E. De Bonno.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Pery, vc agora acredita e defende o respeito ao teto dos gastos? aposto que quando bolsonaro furava ele em 795 bilhões por 4 anos vc não se preocupava com isso.

    2. Pery Pedro

      Esse raciocínio é muito perigoso. Os livros citados defendem uma política fiscal mais frouxa, mas o que ninguém defende é que um país que já gasta mais de 50% do orçamento deve continuar aumentando seu endividamento até que teto? Ou não há teto? Se a metade é pagamento de dívida e vinte e conci por cento para pagar o funcionalismo, quanto sobra para todo o resto? em um país com quase metade da população sem esgoto? É matemática, não é ideologia.

    3. Andrey Lucas

      Terraplanismo econômico.

  12. Nilson Gabriel

    Foi pra isso mesmo que eu fiz o L. Detalhe: o rombo foi proporcionado exatamente pela tentativa frustada do governo anterior, do futuro presidiário, de comprar a eleição, o que não deu certo. Vocês se lembram?

    Responda
  13. Edson José Neves Júnior

    Embora seja muito positivo o que governo Lula fez em apenas um ano, vai levar um tempo para arrumar o que Temer e o bolsonarismo fizeram no Brasil.

    Responda
  14. Marcelo Silva Teixeira

    Progresso, e boa economia são incompatíveis com contas públicas saudáveis, todos os países do mundo são extremamente endividad0s, precisamos alocar nossos recursos para desenvolvimento e aumento de renda do povo e nã0 remunerar capital impr0dutivo estacionado nos bancos , quando se lê contas públicas saudáveis o verdadeiro significado é dinheiro aos mais ricos e quase nada para os mais pobres

    Responda
  15. julio alves

    Falha dr São Paulo, na trilha antipetista. Apesar da boa matéria, a manchete sempre tem que trazer o toque do pessimismo. " Educação, saúde e economia melhoram" em seguida, o ponto e vírgula significando o tal do "mas" , que sempre vem com algo negativo pinçado.

    Responda
  16. julio alves

    Falha dr São Paulo, na trilha antipetista. Apesar da boa matéria, a manchete sempre tem que trazer o toque do pessimismo. " Educação, saúde e economia melhoram" em seguida, o ponto e vírgula significando o tal do sempre, que sempre vem com algo negativo pinçado.

    Responda
  17. João Batista Tibiriçá

    Só de não ter uma polêmica, sem sentido toda semana, já foi uma melhora significativa. A questão das contas públicas é uma obsessão dessa gente. Gostaria de lembrar aqui um princípio da MMT: Quando o setor público tem déficit, o setor privado tem superávit, quanto o setor publico tem superávit o setor privado tem déficit. É uma questão de escolha. Déficit zero é a meta ideal. Mas nem sempre o ideal é factível. Não existe mercado saudável sem renda digna.

    Responda
    1. Milton Cohen

      MMT hahahahaha

  18. NEY HAMILTON MICHAUD

    No tocante a essa cuestão aí desse negócio dos resultados, a Folha não menciona que o atual governo acabou com as motociatas, que eram o maior indutor da economia nacional e fator de integração social. Também acabaram os passeios de jet ski, marchas religiosas, e visitas diárias a quartéis. Governo medíocre. Selva!

    Responda
  19. Luiz Guilherme Barbosa

    "Só funcionam em Cuba: educação e saúde"

    Responda
  20. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O que ainda sofre influência bozeira vai mal. Queimada no serrado , e acidentes rodoviários. As polícias rodoviárias sao ausentes nas estradas. E o agro ogro segue 'expsndindo' suas fronteiras. Quanto ao gasto público, , isso eh uma questão que contapie liberais e progressistas há séculos e no Br os liberais sempre retiveram a riqueza gerada para enriquecer banqueiros, mas de forma acintosa , se nenhum escrúpulo.

    Responda
  21. maria gouvea

    Um dado interesssante, mesmo com os indicadores demonstrando melhoria na maioria dos itens, o empresariado manteve estavel sua avaliacao ( ruim) do governo. Tal avaliacao deste segmento nao tem conexao com dados, ou compromisso com o pais, mas e puramente ideologica. O governo pode ter 100% melhoria dos indicadores, ainda estarao contra, afinal, essencialmente os incomoda qualquer politica de inclusao ou combate desiguldade, conduzida por um ex operario

    Responda
  22. wilson mazza junior

    Muita sorte de novo desse Lula é impressionante como tem sorte em ser presidente..pela terceira vez como o melhor presidente...

    Responda
  23. André pedrosa

    Falar que a culpa foi do governo anterior que destruiu as contas públicas, comprou ate a mãe pra tentar se reeleger, isso, o jornal não fala.

    Responda
  24. Carlos Artur Felippe

    Contra fatos, não há argumentos. É verdade que superar a inépcia antes instaurada não é grande mérito, mas inegavelmente agora temos um governo atuante. Ficam evidentes as trevas em que estávamos imersos, nesses 4 anos de desgoverno... Não apenas uma questão político ideológica, que já não seria pouco. Ha reflexos agudos na qualidade de vida. A política ruim custa caro, a aventura autoritária teve seu preço. Que a Folha repense seu papel nisso. Com a democracia não se brinca.

    Responda
  25. Paolo Valerio Caporuscio

    Folha com este tema que não condiz com a realidade.

    Responda
    1. Marcelo Seraphim

      Mas a realidade paralela do bolsonazismo de vocês nunca vai ser condizente com nada.

  26. Jose Roberto X de Oliveira

    Realmente o Golpe de 1964 entre tantos outros já manejados pela nossa elite agrária nos relegou ainda mais atraso no desenvolvimento social. Essa manchete jamais seria escrita com esse viés de sabotagem aliás nem teríamos tantas crises se Jango fizesse uma reforma agrária. Gente com poder demais costuma abusar dele e eles fazem isso faz séculos por sua descendência.

    Responda
  27. José Augusto Bernabé

    Magnífica explanação afim de exaltar ou glorificar esse tal de Lula 3, porém, há sempre um porém, tudo que ocorreu de bom no País no primeiro ano desse governo medíocre, indubitavelmente, foi e é reflexo direto das ações da Equipe do governo anterior, gostem ou não.

    Responda
    1. Roberto Pimenta

      Bernabé só quer causar... Negacionista típico.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Sério, seu José? Essa sua tese delirante poderia até fazer algum sentido se acompanhada de ao menos três realizações do desgoverno anterior, além da revogação do horário de verão, é claro.

    3. Ricardo Andrade

      Piada engraçada! Kkkkkk

    4. wilson mazza junior

      Saudades do tempo da terra plana,gasolina a $10,sem domésticas nos voos da Disney, vacinação sem vacinas,salário mínimo sem aumento por 4 anos,Jesus na goiabeira,Queiroz e seus cheques para Micheque aquela das joias ..militares vendendo rolex e outras coisinhas.. cocaína no avião presidencial...

    5. Marcelo Seraphim

      Tudo de ruim que acontece é culpa do governo atual. Tudo de bom que acontece é resultado do governo anterior. É verdade esse bilete.

    6. Bruno Macho

      Bernabé, por favor, páre de espalhar essas Fake News

    7. Flávio Fernandes Marinho

      Chora que dói menos , o governo anterior deixou um saldo de quinhentas mil vidas perdidas, dívidas que estão sendo pagas pelo governo atual. Florestas devastadas, povo yanomani dizimado, política internacional nula, fora os atos anti democráticos.

    8. jose carlos toledo junior

      com vocês, barnabé, provocador oficial da FSP, buscando o engajamento e fidelização do seu assinante. Também atende pelos nomes de NoLombo Levo entre outros.

    9. André pedrosa

      Kkkkk...não tem nem vergonha na cara, boi...

    10. Samuel Fagundes

      Meu amigo, graças a Deus nos.livramos da quadrilha de band!dos milicianos. Se o chefe da quadrilha ainda estivesse no poder a SELIC estaria hoje acima de 18% ao ano, nenhum desses progressos teria ocorrido, ele estaria andando de jet sky e moto, acorda pra vida.

    11. Jaqueline Orda

      Fostes irônico, certo?

    12. Eduardo Rocha

      Acho que descobri o objetivo central dos seus comentários: você é um humorista! Dizer que é "foi e é reflexo direto das ações da Equipe do governo anterior" é engraçadíssimo. Realmente desfazer m* do governo do Bozo não será fácil. Continue assim! Para a esquerda, bons humoristas são sempre bem vindos.

  28. Marcos valerio André da silva

    Bom dia, boa reportagem, tem dados e podem ser avaliados. Lendo este longo, mas instrutivo texto. Entendo que o governo optou por fazer uma PEC no início do governo para saldar débitos do governo anterior e injetar dinheiro na economia, bem como optou por iniciar o pagamento dos precatórios que estavam para 2027 , bem como a compensação do ICMS dos combustíveis, que elevou as despesas em aprox 110 bilhões. Entendo que este ano o governo precisa persistir no déficit zero e inflação.

    Responda
  29. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Contas públicas pioram? Só na opinião de obsessivos agentes do mercado financeiro. A realidade dos fatos mostra o assunto tratado com seriedade, como é marca dos governos do PT. Quem arrebentou as contas em mais de um trilhão foram Temer e Bolsonaro, que ainda deixou seu inexequível orçamento para o ano passado.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Esse vive no mundo magico de Brasilia. Dilma era do PFL né? Sem crise internacional, sem pandemia, sem subprime, ela arrebentou esse país, levando a pior recessão da historia ainda não recuperada. E o Lula, maior rombo da historia em um unico ano de mandato, em 23. A unica seriedade do PT com o dinheiro publico é na distribuição de benesses entre os apadrinhados e na ajudinha aos empresarios amigos. Fala serio!

  30. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

    O resultado das Contas Nacionais Trimestrais veio ligeiramente abaixo da mediana das estimativas de 66 consultorias e bancos ouvidos pela reportagem do Valor, que indicava alta de 0,1% nos últimos três meses do ano. As projeções iam de queda de 2,2% a alta de 0,5%. fonte: Valor Econômico

    Responda
  31. Mario Donizete Pelissaro

    E olha q Lula herdou um país quebrado e desorganizado e com um rombo de mais de 300 bi. Toda essa evolucao nos indicadores de todos os setores, é só o comeco do que vem por aí. A reforma tributaria e fiscal e o arcabouco nos colocará num outro patamar de desenvolvimento.

    Responda
  32. Felipe Macedo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. Mario Donizete Pelissaro

    Agora temos governo

    Responda
  34. JEFFERSON ROZEIRA

    Pra isso fizemos o L, pra o estado destinar dinheiro público aonde deve destinar(saúde, Educação, entre outros), que as contas públicas piorem, é sinal de que as Hienas do mercado vão ganhar só um pouco menos.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Jefferson, infelizmente as hienas ganham mais, pois o governo precisará se financiar. Se vc tem algum dinheiro no banco, vc está financiando o governo. Não tem para onde correr.

  35. Henrique Cavalleiro

    Sou crítico de Lula e do PT mas qualquer coisa seria melhor do que o de sarte bo zo lóide. Pelo menos o bar budo nunca tentou impedir a PF de investigar suas lam banças, não despreza a questão social e não tenta dar gol pe de estado.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Sou do mesmo pensamento seu, o governo Lula tem seus problemas, o Lula precisa se modernizar.

  36. Alexandre Cunha

    Precisamos avançar também na diminuição da criminalidade, escola integral com muitos esportes para meninos de doze a dezoito anos é uma opção de solução.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Concordo com a escola integral mas será que estamos num.bom caminho quando ensinamos nossas crianças que o valor maior é o lucro, a riqueza? Precisamos tratorar florestas, jogar pesticidas no lençol freático, comprar carro de milhão? Cada vez que uma pessoa se torna milionária quantos pobres geramos? Bastam uns 3 dias sem coleta de lixo para termos uma ideia do problema. Quantas espécies vamos extinguir para nosso lucro? São questões outras.

    2. Carlos Artur Felippe

      Fiz essa conta. O orçamento para Educação em tempo integral aumentou 14 vezes, talvez o maior aumento proporcional desses indicadores todos. A diferença entre ter um governo ou um bando de ineptos ignorantes...

    3. Marcos valerio André da silva

      Paulo, vc está correto e função dos governos estaduais e municipais, mas a espinha dorsal o norte deve ser nacional. A gestão deve ser tripartite

    4. Paulo Augusto

      Quesitos da esfera municipal e estadual, cobre prefeitos e governadores.

  37. Alexandre Cunha

    Precisamos avançar também na diminuição da criminalidade, escola integral com muitos esportes para meninos de doze a dezoito anos é uma opção de solução.

    Responda
  38. Adriano Souza

    Noves fora a pandemia se esperava isso de um governo progressista e com toda sabotagem da extrema direita, que não tem decência e tenta impedir o governo Lula de todas as formas. Que venham melhores indicadores em 2024!!

    Responda
  39. Felipe Araújo Braga

    Sem entrar nos meandros de direita e esquerda: muita incompetência de quem apoiou e elegeu Bolsonaro. Todos sabíamos que uma pessoa daquele nível nos enfiaria no atoleiro, é pior que tem quem apoie. Há uma frase que diz que cego guiando cego os dois vão ao buraco, agora, imagine, todos sendo guiados por um tolo de coração mau?

    Responda
  40. Almir Alves

    Sem anistia, GOL PIS TAS na cadeia!!!!

    Responda
  41. Marcelo Silva Teixeira

    Estado existe para garantir o bem estar do povo sendo incompatível com contas públicas saudáveis para garantir a gorda remuneração dos papéis da dívida pública. O.Estad0 tem o.poder de produtor riqueza e moeda para seu povo principalmente a partir das riquezas reais produzidas e não de ativos financeiros fictícios. A riqueza é os bens tem que ser do povo e não dos banqueiros bilionários

    Responda
  42. Edison Gonçalves

    É o Brasil saindo do atoleiro! As contas se equilibraram com a queda dos juros. O BC demorou demais. Bob Fiel vai na contramão do governo.

    Responda
  43. Fernando Alves

    Não existe melhora na economia se as contas públicas pioraram. É como comprar no cartão de crédito. A conta chegará, e chegará com força.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eh. Vamos deixar que os banqueiros guardem toda riqueza gerada, e vamos esperar que papai Noel faça os investimentos progressistas com o que tá no saco dele.

    2. Paulo Augusto

      EUA tem uma dívida de 129% do PIB. Japão tem 217%.

    3. Marcos valerio André da silva

      Fernando bom dia, se vc aceitar que temos um governo que pensa e faz as coisas diferentes do governo Bolsonaro, vc vai entender. Precisamos fazer os cálculos expurgados a compensação do ICMS dos combustíveis e os precatórios. Se fizermos a conta desta forma está dentro do plano do governo. Vamos acompanhar este ano, as despesas terão que se ajustar.

    4. Flávio Fernandes Marinho

      Resultados excelentes no primeiro ano deste inédito terceiro mandato do presidente Lula, de fato reconstruindo o país depois de quatro anos de governo da extrema direita terrorista que deixou um rombo nas contas que estão sendo pagas pelo governo atual, não é um governo belicoso como o anterior que passava uma imagem de desrespeito e insegurança a população e a democracia.

    5. Flávio Fernandes Marinho

      Resultados excelentes no primeiro ano deste inédito terceiro mandato do presidente Lula, de fato reconstruindo o país depois de quatro anos de governo da extrema direita terrorista que deixou um rombo nas contas que estão sendo pagas pelo governo atual, não é um governo belicoso como o anterior que passava uma imagem de desrespeito e insegurança a população e a democrática.

    6. Marcelo Silva Teixeira

      Fábio Saraiva fez um.excelente comentário com o conteúdo do meu que foi cens urad0.

    7. Marcelo Silva Teixeira

      Resposta completamente absurd@ de quem acredita em neo liberalismo . O estad0 cria moeda nunca precisa pagar a fatura

    8. fabio saraiva moura

      Comparação infeliz, desde quando contas públicas de um país que emite sua moeda, é igual a economia doméstica? O governo tem a capacidade de emitir títulos públicos e se refinanciar Ad eternum...tem vários instrumentos de política monetária para evitar inflação. Olha o endividamento de Japão e USA...um país deve fazer o possível para o seu povo e não se limitar às amarras da dívida pública. Macroeconomia não é microeconomia!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.