Dora Kramer > O centro no vácuo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ficamos entre o tosco e o sem caráter, entre o negacionista e o populista, entre o golpista e o mentiroso, entre o simpatizante da ditadura e o simpático aos ditadores; estamos muito mal e sem que ninguém nos represente, ficamos entre o bolsolula e o lulanaro, triste destino.
O centro, melhor dizendo, a direita, o PSDB foi engolido pela extrema direita. Muitos deles não ofereceram resistência, sentaram confortavelmente ou raivosamente no colo de Cunha, Temer, Moro, Dallagnol, Guedes e Bolsonaro.
Falou muito e não falou nada.
[a sençura começou bem hoje. Como todos os dias, já tá enchendo o saco, achando pêlo em ôvo, na velha, na nova e na reacionária ortografia.]
Dona Dora, eu fico impreCionado com essa busca pela "terceira via", como se fosse a salvação da lavoura. Não precisa ser, absolutamente; "a virtude está no centro" é uma frase de cunho moral, não polÃtico-econômico-administrativo. A terceira-viagem virou a busca pelo santo graal, a arca da aliança contendo as tábuas da (salvação) Lei. Claro que tem um vácuo: o PSDB virou pó (sem trocadalho com o Aecim), desfez-se, com seus atores, em sua maioria, seduzidos pela Bozofrenia ou arredores.
Os esquerdistas criticam o texto porque não aceitam nada que não seja a esquerda no poder. Para eles, a oposição representa o neoliberalismo, o fascismo e é contrária ao povo. Percebe-se a falta de letramento democrático nessa turminha.
A falta de letramento democrático veio da turminha que não aceitava a vitória de Dilma nas urnas. Foram 6 anos de amargor. Sem falar dos direitos trabalhistas e previdenciários que mandaram pro espaço.
Antigamente era a Globo TV com sua censura e novelas que mantinham a sociedade brasileira esclerosada em alienação total. Essa nobre tarefa hoje foi retomada em grande pompa pela Falha de São Palha que pública todos os dias Fake News com os seus condés, kramers e hélios que não deixa nada a desejar ao tempo da ditadura militar. Isso é um amostra de como a vida intelectual no Brasil está cada vez mais pior. Vamos rezar para o futuro.
Os artigos da Dora sao sempre muito bons e didaticos. Tao bons que enfurecem a esquerda toda, que prefere ofende-la a critica-los. Isso prova que ela esta alcançando o objetivo a que se propôs: causar, causar e causar, ficando em evidencia e gerando ibope que faz dela uma das colunistas mais lidas. A esquerda ingênua não percebe, e so joga lenha no fogo. E eu so me divirto vendo isso tudo de camarote.
O Camarotti é da Grobo, né da phôia não...
Parte da imprensa apostou todas as suas fichas e perdeu. O time perdedor tinha Guedes, Moro, depois Torres, generais e pastores. Afundou. O chefão tá inelegÃvel e todos apostam que será preso. Agora a imprensa sonha em recauchutar a terceira via. Quem seria o azarão que receberia novas apostas da banca?
Eis aà um exemplo de democrata da esquerda...
Comparar Brasil com SuÃça é brincadeira de mau gosto.La existe o que chamamos de civilização e aqui p que resta é barbárie.Nao falo apenas de polÃticos com espÃrito público que não existe aqui. Considero também é principalmente o povo, conformista como ele só. Enquanto tô estiver se beneficia do de alguma forma do sistema nada a fazer. Resumindo: quem poderia mudar esse quadro, nada faz porque não quer perder nada.Quem quer mudar , não tem poder para tanto.
Já pensou em complexo de vira-lata? A SuÃça é a Europa em geral são o que são hoje à s custas dos povos colonizados e explorados. Sabia que banqueiros suÃços foram gdes financiadores do tráfico de escravos? Lucraram horrores em cima do horror. E não é só isso. Sempre ganharam muito tendo clientes de seus vários os grandes traficantes e cortuptos de todo mundo. Essa é a gde civilização suÃça.
Corrigindo, o centro se acomodou seguindo a extrema direita. Pra tentar ter mais votos acabou engolido pela extrema direita. Não consegue aparecer bem, porque ajudou a insuflar o radicalismo de extrema direita. Pensou que herdaria o espólio do antipetismo, esse ficou com a extrema direita.
Fico penalizada por essa órfã dos programas neoliberais. O pior q não está atualizada no debate. A polarização entre esquerda e extrema direita e o desaparecimento do tal "centro" é fenômeno.mundial E se dá pelo fracasso total das polÃticas neoliberais. Aqui, efeagace deixou desemprego e inflação acima de 11%, enorme divida com o FMI, reservas internacionais quase zeradas, nenhuma obra de infeaestrutura, fome generalizada no Nordeste etc. E a Dora queria o quê? Natural q virassem pó.
Prezada Dagmar, no critério destruição da economia sua querida Dilma eh imbatÃvel . Apesar da gestão catastrófica, foi premiada a peso de ouro. De bom, so nos resta o glossário de besteiras com as quais ela continua nos divertindo.
Esse comentário é superficial e só toca a ponta do iceberg.O Brasil padece de uma desigualdade social crônica desde a época da escravidão e essa situação só de tornou mais e mais escandalosa hoje onde temos condições econômico-polÃticas de erradicar a pobreza mas uma parte da população se agarra aos seus privilégios. É contra essa situação que lutamos e não somos petistas. Enquanto o Brasil não se tornar como a SuÃça, onde a maioria da população vive bem,então vai ser difÃcil mudar o cenário
O discurso da dora é igual a de um ton..to do mbl
Dora é o ser que apoiou o golpe, apoiou Cunha e Temer, apoiou a prisão de Lula, apoiou Gedes Bolsonaro, agora vem se dizer em cima do muro, depois de meio milhão a mais de vidas pela covid, privatizações fraudulentas, reformas pra biliionários e o maior juros do mundo, que enche o bolso do bilionário patrão. Está nos primeiros lugares de jornalistas contra o povo.
Mas só fala bobagem esse rapaz.
Dora, tu és uma pessoa de direita, teu trabalho na imprensa liberal leva para esse caminho, tudo certo! certamente não compactua o autoritarismo e se constrange com a ignorância do bolsonarismo, provavelmente tu se enxerga como uma pessoas de centro, moderada, que não comunga dos valores de esquerda, justiça social, polÃticas públicas estatais para o auxÃlio dos mais vulneráveis, essas pessoas devem lutar por seu lugar ao sol como o privilegiado herdeiro dos jardins. Centro é um eufemismo.
O artigo toca no ponto certo. Nós, que não somos nem Bolsolula nem Lulanaro, estamos órfãos. Não temos um centro democrático forte que possa nos representar; vide pelos comentaristas rasteiros da esquerda que pululam aqui.
Dagmar, quem deixou mais de onze milhões de desempregados foi o desgoverno dilma.
Sabe por que? Porque a polÃtica neoliberal fracassou em todo mundo. Os governos q adotaram essas polÃticas aqui (não posso citar o efeagace pq sou censurada) deixaram o paÃs com doze por cento de inflação, 11 por cento de desemprego, enorme divida com FMI, não fez qq obra de infraestrutura, etc Dá para entender, não é?
Centro? Kramer e os setores da sociedade por quem fala são de direita. Se aliaram à extremistas e fundamentalistas religiosos porque se tornaram inviáveis eleitoralmente. A polarização na polÃtica reflete a sociedade, absolutamente e cada vez mais desigual.
Exato, o centro não quis ser centro, se alinhou aos pensamentos da direita, mas são desnecessário lá, a direita já tem seus extremistas tresloucados. Lula não é esquerda, é centro esquerda, Dora procurou e não achou. Tadinha dela.
Enquanto a imprensa estimular a polarização não vai ter centro nenhum.
Errado. A polarizacao exteema direita X esquerda é mundial. Por que? Porque os programas neoliberais fracassaram em todo mundo. Aqui efeagace deixou desemprego e inflação acima de 11%, nenhuma obra de infraestrutura, enorme divida externa, fome generalizada no Nordeste etc Natural que virassem pó.
Foi o comentário mais lúcido!
Isso mesmo! Eles entram na onda depois critica.
Dora, sugiro a você a leitura dos editoriais do Estadão. São o que há de melhor, disparado, na imprensa brasileira atual.
Não há centro polÃtico. A profusão de partidos esconde uma discreta polarização. Os mais de 30 partidos derivaram, na maioria, do PDS e este da Arena. A esquerda ficou representada por minusculas agremiações, exceção ao PT. Os finados PMDB e PSDB existiram como centro enquanto oposição. Governando se aliaram à direita, tal qual o PT. O PMDB foi implodido pela admissão de Sarney. Para governar há a direita raivosa e a direita fisiológica. As pautas de esquerda sucumbem ao pragmatismo da reeleição
Dona Kramer, especialista em p.n., com mais um artigo vazio, para cumprir tabela, obrigando os assinantes a ajudar no pagamento das suas contas. Dureza mesmo! Ontem Pondé, hoje ela. A Folha poderia contratar o Tiririca também.
Boa. Ponde, o olavete; Dora, especialista como os que a folha contrata diariamente, sempre a escrever em seu diário de coisa alguma.
Cenário desolador. Não há nomes, não há nada no horizonte, e o que está aà só dá pro gasto.
Repetindo FHC, qualquer alternativa a dupla Bolsonaro-PT tem que ser propositiva. Nada adianta lamentar a polarização e se dizer nem nem. Há inúmeras oportunidades para melhorar o Brasil e ganhar adesão. Por exemplo: em 4 anos, nenhum brasileiro tendo que morar na rua. Agora, ficar na pauta dos outros é que não leva a nada mesmo.
Errado. Quem está órfão de voto é a direita dita democrática, apesar do golpismo explÃcito. Então, a alternativa ao bozó, assim com ó, é a direita dita democrática se unir incondicionalmente e desmascarar quem é a farsa bozó, um completo inapto e corrupto, e atacá-lo com todas as forças em todos os nÃveis e camadas existentes. Mas, essa direita está com bozó incondicionalmente por voto, vide tarcÃcio,castro,zema,caiado e toda essa gente.
Utopia
"O Capitalismo é incompatÃvel com democracia". É preciso ter um certo cuidado com essa frase, para não transforma la numa expressão desvirtuada. Pondé fez um texto recente que tem como base, o subtÃtulo "Um dos grandes truques deles é dar migalhas aos miseráveis, enquanto frequentam os coquetéis dos milionários", e está sendo criticado pela maioria.
Pondé é de um nÃvel tão rasteiro que só merece ser citado mesmo na coluna da tão rasteira quanto, Dona Kramer.
E o pior é que a polarização não é propriamente entre direita e esquerda. É entre uma direita pró-Ocidente e outra direita simpática ao radicalismo islâmico e ao expansionismo russo. Como disse bem o Safatle, a esquerda morreu.
Mas gente com nada a acrescentar, como vossa senhoria, continua viva e atuante no campo do zero à esquerda.
Presa a uma conclusão errada. A chamada centro direita foi golpista. Não soube perder e aderiu ao golpismo com gente do naipe de cunha, temer e aécio, atacou a esquerda-pt com cálculo de que o último seria eleito e na verdade atacou o sistema; A esquerda continuou forte, mas a direita golpista caiu no colo do falso apolÃtico da extrema direita violenta e anti democrática. Para sair dessa, a direita golpista precisa unida atacar bozó, mas ninguém ousa, covardes oportunistas que são.
Dora, a direita extrema é bem representada por aqui, na Folha. O centro, no brasil, geralmente tende para a direita. Houve uma excessão neste processo eleitoral aonde o Lula foi eleito, muito mais por se opor a figura grotesca do ex-presidente, por alguns democratas. Um grande número, se alinhou a direta bosolnarista.
É mesmo, tá difÃcil para os tucanos encontrarem um galho onde repousar suas almas em danação depois de abrigados no poleiro do nosso MitoJoia.
o ativismo politico fora do legislativo é perigoso e pode gerar monstros
O Capitalismo é incompatÃvel com democracia, afirma escritor Achille Mbembe Autor de 'NecropolÃtica' e 'CrÃtica da Razão Negra' dará aula magna sobre a relação entre democracia e internet na MITsp. Dora, acho que ouvir esse cara possa nos trazer algumas explicações dos motivos para que isso esteja acontecendo, não só aqui mas em boa parte do mundo.
So me diga onde o socialismo triunfou.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > O centro no vácuo Voltar
Comente este texto