Mercado > Modelo de negócios de apps de entrega é 'altamente explorador', diz ministro do Trabalho Voltar
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Dos três envolvidos, passageiro, motorista e plataforma, - esta um ser anônimo, é a maior beneficiária da relação dos dois primeiros. O trabalhador sem proteção social é imagem perfeita e acabado dos tempos do escravagismo.
1,2 milhão de trabalhadores serão beneficiados... Será? Se é tão bom, por que não é opcional?
AuxÃlio maternidade todos os brasileiros, pagando ou não INSS recebem. Oque deveria acontecer é cobrar pagamento do sus dessas pessoas. Até estrangeiro que nunca fez nada aqui, que acabou de chegar tem direito ao nosso SUS
Não tivemos, aqui, nenhuma manifestação de um motorista, sequer, de aplicativo. Só dos passageiros, indignados, porque pagarão mais por suas viagens e entregas. A casa grande está preocupada...
Me preocupo com a desproteção social dos trabalhadores de plataformas. Já vi o desespero de alguns ao ficarem impedidos de trabalhar por doença ou acidentes. É desumano não protegê-los!
Socialista de boutique...
Aposto que muitos q estão aqui condenando o projeto, tem emprego seguro, desconta p o inss, tem férias regulares e 13terceiro conforme legislação. Se acaso alguns forem autônomos ou PJ também tem seus direitos garantidos. Muitos não pensam q os motoristas e motociclistas dos apps não tem nenhuma garantia, nem seguro pessoal e se acaso sofrerem algum revés em sua vida e não puderem trabalhar, quem vai sustentá-los até q possam voltar à ativa? Isso é essencial à todos os trabalhadores, garantias.
Olá Maria Irene. Agora que cada motorista será um custo fixo para a Uber, acredito que irá reduzir/limitar o quadro de acordo com a receita. Ou seja, motorista que não gerar lucro tende a sair.
Sempre votei no PT e na esquerda. Mas começo a me preocupar com essa excessiva intervenção do estado nestes aplicativos. O custo vai aumentar bastante para os passageiros, podendo tornar até inviável as operações. Talvez seja necessária uma regulação, mas mÃnima, apenas pra evitar abusos e estabelecer regras gerais. Querem impor uma série de regras que vai mais atrapalhar que ajudar. Não concordo com este projeto, tem mt Uber q tem seu trabalho e faz isso apenas como trabalho extra.
O Estado brasileiro tem de exercer coercitivamente seu poder de proteção social ao trabalhador, sim!
É só não financiar obra no exterior q vai sobrar emprego aqui. Aà poderemos mandar o Ifood pra aquele lugar. Eqt, isso...
Porque o tal marinho e lula nao Vao cuidar dos milhares de problema destroiem pais. Fica se metendo no que ta dando certo. Querem e dinheiro pra rubarem mais.
Graças à "maravilhosa" CLT, 60 por cento dos trabalhadores brasileiros vivem na informalidade. É muito complicado e oneroso formalizar trabalhadores no Brasil. Os encargos trabalhistas representam mais de 100 por cento do salário e a burocracia para cumpri-los à risca sufoca as empresas. Viva la libertad, carajo!
90 por cento dos motoristas de aplicativos que conheço são contra. Uma emissora de rádio fez uma pesquisa entre eles e deu esse mesmo percentual. Viva la libertad, carajo!
Esses poderiam assinar um termo em cartório abrindo mão de qualquer benefÃcio concedido pelo Estado no futuro. Aà está valendo. O cara em idade produtiva, prefere enriquecer os donos do Uber, e não colaborar com absolutamente nada; e aà quando fica velho e não serve mais, vem correndo pra se beneficiar do Estado. Não dá né Colombo?
Cada um que decida se paga ou não o INSS. Cada um decida quantas horas trabalhar, quantos dias de folga tirar, enfim, cada um tome conta de sua vida. Quando o governo interfere, acaba destruindo o que está dando certo. Viva a liberdade, carajo!
Mas quando a velhice chegar vão querer se passar por inocentes "explorados" e vão querer desfrutar das garantias do Estado.
Cadu um de vocês que está reclamando, segue um experimento básico; seria o barato uma ilusão? Começando: O que você acha que acontece com esse trabalhador se ele adoecer? E se esse mesmo trabalhador tiver uma doença infecto contagiosa? E se esse mesmo trabalhador sofrer de dores crônicas que faça ele consumir medicamentos que tirem a capacidade dele de condução?
Esses mesmos que hoje defendem os aplicativos, que constroem bilionários à s custas da exploração desumana do trabalho, foram os mesmos que diziam que o paÃs ia quebrar com o fim da escravidão, e que geraram a guerra de Secessão na América. Os trabalhadores que hoje lutam para sobreviver nesses trabalhos precarizados, serão aqueles que consumirão a previdência do amanhã; serão aqueles que sofrem ataques hoje por conta de programa assistencialistas, que os liberais chamam de migalhas.
Vamo voltar a era de táxis, com superfaturamento na corrida!
Os motoristas não são obrigados a cumprir horário, assim que forem obrigados , começa a debanda!
Ficaremos sem Uber e sem Ifood.
A contribuição facultativa inicial que existe no INSS é de R$ 155,32 Agora se o motorista do Ulber ganhar R$ 4.000,00 ele vai ter que pagar 7,5% ou seja R$ 300,00.
A contribuição facultativa inicial que existe no INSS é de R$ 155,32 Agora se o motorista do Ulber ganhar R$ 4.000,00 ele vai ter que pagar 7,5% ou seja R$ 300,00 e depois vai aposentar com o mesmo valor do mÃnimo da facultativa, e ainda vai ter que declarar imposto de renda. Esse Lula é um estadista mesmo, tanto que deu até um estádio para o Corinthians.
Daqui pra frente é só pra trás. Assim é o PT!!
Lula é mesmo um visionário.. já está vendo lá na frente uma legião de trabalhadores sem aposentadoria pq passaram a vida inteira sem contribuir com o inss e, sem mais serventia aos aplicativos de corrida, estarão na rua totalmente desamparados.
Quem quiser pagar, paga. É tão simples.
Há quarenta e três anos - desde maio de oitenta e um- tenho desconto previdenciário na minha folha de pagamento . Se eles também tiverem, acho justo .
O que esse sem vergonha quer, é mais dinheiro para surrupiar o erário e comprar funcionários públicos para continuar votando na gangue dele.
quando esses trabalhadores ficarem velhos, sem aposentadoria, e forem descartados pelos app de carros, vamos manda-los para sua casa. Pode ser?
afirmação rÃdÃcula . digna de um bolsomito .
O Uber revolucionou e popularizou o transporte em um perÃodo de total estagnação provocada pela pandemia. Nunca antes os menos afortunados tiveram acesso ao transporte bom e barato. Salvou muita gente do desemprego. Agora o povo vai voltar a andar de ônibus lotado.
Fico no aguardo de algum "desafortunado" que concorde que é um meio de transporte barato.
Agora sim, o descondenado se superou ao fazer do Lulinha Gamecorp um bom exemplo a ser seguido.
Uma certeza na Papuda o menu será padrão xilindro para os patri arios golpistas.
Foi uma boa ideia. Parabéns.
De girico.
mas que paÃs é este? para aprovar um piso salarial para os enfermeiros foi um deus nos acuide, e existe um movimento de prefeitos querendo eliminá-lo. enquanto isso, deixa pra lá.
E porquê os enfermeiros têm que ter piso salarial? Ninguém tem. O piso é o salário mÃnimo. Trabalha de enfermeiro pelo salário oferecido quem quiser, não é obrigatório.
E você acha que essa proposta vai passar fácil assim?!
"acuda"
Quem é contra deveria pagar o dobro de recolhimento previdenciário e renda para financiar quem não paga. Chega de benesses para essas multinacionais e igrejas.
A multinacional se quiser vaza no momento q achar conveniente desse paÃs!
Adeus Uber e Ifood, eu não uso mesmo e vai melhorar até o trânsito com motoqueiro parando de cair. Geração preguiçosa vai ter que ir na esquina pegar a comida e restaurante de longe vai deixar de vender. Mais uma brilhante ideia das organizações Tabajara.
Analfa que não entende ironia não deveria comentar. É básico saber interpretar uma sátira. Deve ser um papa burguer preocupado e pensando com o estômago.
Ir na esquina para ser assaltado pela tua turma de traficantes e trombadas. Deixa de ser hipócrita e deixa as pessoas trabalharem, girico.
Se o uber ficar no mesmo preço do taxi comum já tá bom. Não pode é ficar maior.
Nosso governo está acertando mesmo. A tralha bozeira está desesperada.
Felipe, deixa de infantilidade por favor, mesmo sem os precatórios esse rombo chegou acima de 200 bi. Vamos pensar com o cérebro, a razão, menos com a emoção.
Ary, culpa da herança maldita do ladrão de jóias que deu calote nos precatorios e deixou de pagar 255 bilhões de despesas previstas para 2023
Realmente está acertando. Primeiro ano de governo já deu um rombo de 280 bilhoes. Tem gente que não tem cérebro!
Cuidado com o canto da sereia, quero dizer, da picanha com gostinho de abóbora...
Canto da sereia foi nos acampamentos em frente aos quarteis onde a picanha era de graça onde o patri arios foram premiados com estadias na Papuda.
Você caiu no canto da sereia de Bolsonaro e acha que todo mundo é igual a você.
Só está restando as piadinhas sem graça, o sorrisinho amarelo, tá difÃcil pro g@do.
12 horas de trabalho diário pra uma plataforma viola a Constituição, que garante limite em 08 horas, sujeito à negociação coletiva que não pode exceder as 10 horas. E o trabalho de motoboys e bicicleteiros? É trabalho semi-escravo pra servir senhores e sinhás dos condomÃnios. Governo vai cumprir promessa de campanha?
Isto não é CLT, ninguém é obrigado a trabalhar as 12h. Trabalha quem quer. Aliás, não tem que cumprir horário nenhum!
Qdo o estrupicio facista demolia o BR vcs festejaram em motociata, e etc. Agora deu cinco minutos de sentido de justiça , né?!
A folha e a dor de cotovelo. Quero ver os deputa rejeitarem
O que vai acontecer é que os usuários desse setor é que vão pagar esses benefÃcios aos motoristas igual ao que aconteceu com os impostos cobrados pelo Remessa Conforme. A Janja disse que os impostos seriam pagos pelas empresas, e não pelos importadores, porém isso não aconteceu. Vamos pagar mais caro pelas corridas de aplicativo e vamos voltar ao passado, quando táxi era utilizado por pessoas ricas apenas.
É necessário chegar a um ponto de equilÃbrio. Inviabilizar o modelo de negócio não é o caminho, porém deixar esses trabalhadores em condições totalmente insalubres, mal remunerados e vulneráveis sem direito a nada não é sensato.
Sempre com o pensamento arcaico, gerando uma solução arcaica. Dá a impressão que o aplicativo manda açoitar o motorista para trabalhar.
Aqueles que criticam a proposta, sugiro que baixem o aplicativo e comecem a rodar Uber, no mÃnimo umas 10 horas por dia em nosso trânsito maravilhoso das grandes capitais. Depois vc s voltam aqui para contar a experiência.
Uber não é pra ser emprego eterno. É só um quebra galho. O que o governo acabou de fazer foi inviabilizar o serviço e aumentar o preço das corridas.
Uber era uma opção para desempregados e complemento de renda, para outros. E agora? Haverá processo de seleção para contratar?
Ninguém aguenta mais esses petistas babando para tudo o que o Lula faz, é ridÃculo. Folha, qual o impacto no preço dos serviços ???
Me toca profundamente a empatia dessa turma da direita.
Que lindinho o chorinho do g@do!
A gente não tá babando porque sabÃamos que ia ser um grande governo. Mas vcs devem parar de babar de raiva. A inveja mata. Aprendam a votar e aà a gente vai invejar vcs.
Vai ser mais barato às custas do trabalhador? Francamente...
O negócio é gritar mito, mito, mito.
Obrigado Presidente. Por isso somos a melhor nação do mundo para se trabalhar. Daà termos que impedir a entrada de pessoas que vem dos paÃses em que são explorados, para aqui alcançarem a terra prometida. Só não entendi o que está impedindo os Correios de fazerem um aplicativo mais inclusivo e justo, conforme o ministro do Trabalho havia prometido. Temos que estatizar o Uber.
Não entendi nada, esse ser fumou a erva marvada?
?
Governo de parasitas. Destroem o ambiente de negócios. Por isso não saÃmos da renda media
Ambiente de escravidão bem ao gosto da extrema direita terrorista.
Para alguns, só mesmo a volta da escravidão seria aceitável.
Você não quer ambiente de negócios, quer sistema sem nenhuma regra, selvageria da exploração disfarçada de liberdade de exploração. O condutor tem toda sua liberdade, mas precisa ter assegurado ao menos algumas garantias mÃnimas;
Temos um "ambiente de negócios" quando os dois lados estão em condições de negociar. Do contrário, temos um ambiente de exploração.
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