Mundo > Parlamento da Itália analisa projeto que limita cidadania de descendentes; brasileiros seriam afetados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Irene de Freitas

    Acredito que uma das regras para se ter a cidadania de um país, seja ser conhecedor da língua do país que pretende ser cidadão. Portugal deveria exigir que se saiba a língua do lugar em que vão morar ou pelo menos querem a cidadania. Estive em Portugal ano passado e há muitos trabalhadores de aplicativos que falam o mínimo de português, e por vezes se comunicam via apps de tradução. Minha filha que mora em Lisboa por vezes tem que se comunicar com motoristas através de inglês. Um absurdo.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    Em votação, cientistas negam que estejamos no Antropoceno, a época geológica dos humanos. Mas é claro, ainda não saímos da barbárie, é só ler qualquer jornaleco ou olhar ao seu redor.

    Responda
  3. Lucio Borsato

    - A grande maioria dos Brasileiros que podem ter a Cidadania Italiana , tem , ao menos , um pouco de “italianidade” . Ja os “novos barbaros” , na sua maioria , nada tem de “ italianidade” . Foi assim o inicio do desaparecimento do Imperio Romano . E assim a história continuará.

    Responda
  4. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Posso ter nacionalidade espanhola e/ou italiana. Bah! Mal dou conta de ser capixaba!!

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Bolsonaro certamente não sabe falar italiano. Não sigo a ideologia ultra-direita, mas é coerente pedir saber falar italiano se quiser obter nacionalidade italiana. Quero ver estes brasileiros q bancam serem italianos de araque. E quanto estes brasileiros vão morar na Italia marcham nas ruas contra os imigrantes, como acontece com reacionários brasilerios em Portugal. Pena que Portugal não exige saber falar o português de lá.

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      Concordo com o senhor. Portugal deveria exigir que se saiba a língua do lugar em que vão morar ou pelo menos querem a cidadania. Estive em Portugal ano passado e há muitos trabalhadores de aplicativos que falam o mínimo de português, e por vezes se comunicam via apps de tradução.

    2. Luis Nascentes

      Tem muito italiano nascido na Itália que não fala italiano porque nasceu em bolsões que mantém suas línguas originárias ou até mesmo falam alemão. Parte relativamente significativa até renega a língua italiana em lugares muito nacionalistas. E aí, como ficaria isso? Rsrs

    3. Nilton Guedes

      Não precisaria exigir saber falar o português de lá. Bastaria exigir saber falar e escrever português que mais da metade não iria receber a cidadania.

  6. Vinicius Chaves

    Ooo Belo, Italiano Fluente? Não serve aquele sotaque da Mooca, o "mooques"? rs

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    Sou neto de casal alemão . Há cerca de dez anos, quando fui atrás de requerer a cidadania alemã , eu "gastei meu verbo" em alemão - falando por telefone e escrevendo, por email para paróquias luteranas e para registros civis em Bayern, para conseguir cópias de certidões de nascimento e casamento de meu avô . Eu o fiz para meus filhos, porque eu, idoso, não tenho a mínima necessidade disso . Minha filha mora na Europa há sete anos e fala fluentemente ALE- INGL e PORT.

    Responda
    1. Arno Costa

      Chic

  8. Julio Shiogi Honjo

    Como alguém disse aí embaixo, tudo consequência de uma certa família muito conhecida por aqui, cujos imigrantes vieram de Anguillara Veneta, e tencionaram obter a cidadania italiana. Vade retro!

    Responda
  9. Marcos Antonio Munari

    Sou neto de Italiano e poderia pedir a Cidadania. Não o fiz por não falar Italiano. Acho meio sem noção querer Cidadania de um país sem dominar seu idioma.

    Responda
  10. Marcos Antonio Munari

    Sou neto de Italiano e poderia pedir a Cidadania. Não o fiz por não falar Italiano. Acho meio sem noção querer Cidadania de um país sem dominar seu idioma.

    Responda
  11. Emilio Bazzani

    Certissimo. Tem de conhecer da Italia e falar italiano, pelo menos no nivel B2. Grazie mille!

    Responda
  12. Fabio Ruiz

    Certíssimo. O que é mais irritante é brazuca não saber que "Padova" é Pádua.

    Responda
  13. Gabriel Moura

    Errado não tá.

    Responda
  14. alex carvalho

    O Jair messias tava querendo mas agora aprender italiano? Ele não aprendeu nem português?

    Responda
  15. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Tem gente que nunca entrou num cinema para ver filme do Ettore Scola e ainda quer decidir quem é e quem não é italiano...

    Responda
  16. marcos fernando dauner

    Há gente querendo ser 'italiano" e sequer saber diferenciar a Juventus da Inter ! Nem sabe de que cidades são ! Meus avós paternos nasceram no estado do Bayern München . Eu sei que fica bem longe do Werder Bremen, do Hamburg e do Hertha Berlin .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      minha filha morou em Bremerhaven.e Hamburg . Ela sabe que fica bem longe de München .

  17. Matheus Lourenço

    Extrema-direita, lógico... e a brasileirada reaça que já possui cidadania reconhecida (ou prestes a) votou em peso achando que defenderiam a "italianidade". Durmam com essa, papudos.

    Responda
  18. Matheus Lourenço

    Extrema-direita, lógico... e a brasileirada reaça votou em peso achando que defenderiam a "italianidade". Durmam com essa, papudos.

    Responda
  19. Jorge Luiz

    Demográficamente justifica-se pois a população lá está em declínio. Historicamente mais ainda, pois nossos pobres avós e bisavós não só saíram de lá num momento crítico da economia aliviando o Estado Italiano, mas também muitos caíram no conto do vigário da imigração subsidiada, ilusória e mentirosa. Muitos pereceram..Assim que não seria este o mínimo??

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sim, saíram de lá e a Itália não precisou fazer reforma agrária.

  20. RENATA ALVES SILVA

    Se aprovarem perderão milhões de votos. Deve ter oposição no próprio partido.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Não perderão votos, capaz até de ganhar. Mas a Itália como um todo perderá, e muito.

  21. PAULO CURY

    Vieram para cá porque iam morrer de fome lá e agora com a barriga cheia se julgam superiores O brasil de b deveria recolher seu embaixador no mesmo dia que esta lei passar

    Responda
  22. marcos fernando dauner

    Sejamos honestos - o cidadão quer passaporte italiano, mas não fala uma palavra em italiano ! Ouvi dizer que a Suiça exige dos interessados responderem um questionário deo conhecimentos gerais sobre a Suiça, respondido num dos seus idiomas- alemão, francês ou italiano . Isso me parece mais correto . Minha filha mora na Europa, com passaporte de país europeu, mas fala fluentemente inglês, alemão, português e estuda o difícil idioma do país onde vive .

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Quantas vezes você vai repetir que sua filha mora na Alemanha? Que chatice. Ninguém quer saber disso

  23. Tattiana Salles

    Que tapa na cara de descendentes de italianos que apoiam políticos de pauta xenófoba achando que para esses fascistoides um latino-americano descendente de italianos é mto diferente dos imigrantes de outros lugares.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

      E essa caterva na época fez campanha para a Meloni e para o Fratelli D´Italia, dizendo que os "comunistas" (PD) iriam alterar a lei e prejudicar os ítalo-brasileiros...

  24. Evandro Loes

    Temos um país (Brasil) maravilhoso e muitos aqui querem morar. Sou bisneto de Italianos e os deputados tem toda a razão. Só faria a cidadania para transitar livremente pelos EUA (principalmente). Mas a Itália, onde estive há poucos meses, é um país sensacional também. Porém, sou mais Brasil.

    Responda
  25. Giovanni Giocondo

    Chamar africanos de "imigrantes irregulares" como se o mundo europeu fosse o centro da excelência quando mandou seus miseráveis tentarem a sorte no Brasil é um acinte. A italianada e os húngaros, atualmente o supra-sumo da xenofobia desta lástima chamada "União Europeia", foram bem recebidos aqui porque substituíram os negros na mão de obra. Mas eram pobres e sem perspectivas tanto quanto são os líbios, os sírios e os congoleses que morrem afogados na travessia. Hipócritas!

    Responda
    1. Giovanni Giocondo

      Homônimo de Mussolini é quem discorda dessa patifaria? Eu teria enforcado o desgraçado junto com os italianos

    2. Fabio Ruiz

      Sim, o italiano é o povo mais racista da Europa ocidental.

    3. Francisco Leitão

      Assino em baixo. Concordo inteiramente contigo

    4. Joel Domingos

      O homônimo de Mussolini em ação.

    5. Alek Benito

      Volta pra Itália, Giocondo.

  26. Marcelo Rocha

    Muitos são arrogantes e se julgam superiores aos outros brasileiros ,espero que estes sejam brevemente cidadãos siberianos para não cuspirem no prato em que comeram.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      há cidades que, em duzentos anos, não conseguiram o que Buracoville já tinha há cento e cinquenta anos atrás : jornal impresso, casa maçônica, igrejas católica e luterana, sociedade ginástica, pequenas e rudimentares indústrias

    2. marcos fernando dauner

      os europeus que aqui chegaram há duzentos anos tiveram acesso a terra e emprego formal . Isso aqui (buracoville-SC) era um manguezal, com direito a cobras, febre amarela, malária , enchentes . E com dez anos de fundação já tínhamos igreja, jornal, casa maçônica, clube de ginástica , indústria têxtil precária .

    3. Tattiana Salles

      Os bisavós e avós dessas criaturas imigraram para o Brasil porque não tinham 7 palmos de terra para ser enterrado se morresse na Itália. Trabalharam mto no Brasil e ajudaram na construção do país. Não nego, mas tiveram acesso a terra e ao emprego formal, coisas que o Brasil historicamente negou a população local, especialmente aos descendentes dos indígenas e dos africanos, abandonados a própria sorte após a Lei Ãurea.

  27. Iuri Abizares

    Nenhum deles pensava que cidadania era coisa séria ao vir para o Brasil nessa imigração eugenista. Vieram para cá para continuar sendo italianos fora da Itália

    Responda
  28. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Ser brasileiro tornou -se uma ameaça ao mundo civilizado . Ainda bem q temos a Venezuela, Cuba , Iran e outras ditaduras onde somos bem vistos .

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Hahahaha, verdade, Ricardo!

    2. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

      Desde quando os bolso-naros tentaram a cidadania italiana , pela ameaça do que isso poderia significar a aquela civilização , discute-se mudanças das regras lá na bota. ,

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.