Opinião > BNDES precisa resistir a tentações dirigistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O BNDES só financiam os grandes. Pequenas e médias empresas que se virem.
Mentira. E das grandes. Era assim no governo passado.
O Dilmo está de volta
teses petistas provocam temores. Faltou dizer que são na Faria Lima, do medo de não poderem mais explorar nossos recursos e trabalhadores indefinidamente.
O medo dos rentistas, infundado, de faltar nosso dinheiro para lucros exorbitantes.
Quanto mais muda, mais fica igual. Lá vem chumbo
A Folha prima por editoriais rasos, ocos, e vassalos das cadavéricas teses do consenso de Washington. O medo de um banco público de desenvolvimento ofertar crédito não está, na verdade, vinculado ao alegado risco de insucesso das iniciativas fomentadas, mas, sub-repticiamente, que tenham sucesso e invalidem a ideologia hegemônica que a Folha insiste em reverberar. Resta saber, a soldo de quem?
Pago pelos que vivem de exploração e rentismo.
E esta dinheirama vem da onde? Do bolso do trabalhador. Ou o BNDES tem uma maquininha para gerar grana?
Os textos da FSP voltados para a economia, principalmente os que contem a sigla BNDS, tem um destino comigo: não os leio
O governo passado perdeu, bem como sua polÃtica econômica.
Todo paÃs de primeiro mundo teve o governo injetando dinheiro na economia produtiva. Parabéns, BNDES!!
E a economia crescida e fomentada é a nossa também, Gino. Pagamos e volta para nós.
Só faltou vc mostrar que o dinheiro que o BNDES gasta é o nosso né
Talvez alguns ''liberais'' esqueceram o significado da palavra Fomento. Apesar que possa ser de forma diferente, acontece em todos os paÃses civilizados e competitivos. Aliás, a Embraer é um de nossos maiores exemplos.
O que é tentação direitista, Folha? Aquela que vai contra o grupo capitalista a que os seus editores obedecem? Não serve nenhum projeto de desenvolvimento conduzido por um governo comprometido com um, não importa qual seja (e que foi eleito para isso). Por isso que vocês apoiaram Temer: não houve projetos. O Bndes virou nada. Vocês militam pela inércia e, quando ela acontece, fazem o velho jornalismo de fofoquinha, golpista.
"Tentação dirigista", foi o que quis dizer.
A quantidade de recursos no BNDES se bem direcionada seria fantástica para o desenvolvimento no paÃs, uma pena que sempre ocorre favorecimento a determinados grupos
Na raiz do golpe branco da deposição de Dilma havia a percepção do mercado (repercutida pela imprensa e capitalizada por Eduardo Cunha) de um desastre iminente que precisava ser evitado a qualquer custo. Deu em Bolsonaro, né? Se o liberalismo quiser se reconciliar com a democracia (e isso não é fácil num paÃs pobre como o nosso), tem que aceitar que existem outras formas de governar o paÃs e que, de vez em quando, um representante do outro lado ganha a eleição. E que isso não é nenhum desastre.
Não deveria ser nenhum desastre. Infelizmente, a última presidência foi uma catástrofe.
Embora sendo de esquerda, eu não concordo com as ideias econômicas do PT no sentido de muito intervencionismo e desprezo ao liberalismo econômico. Porém, o PT foi o único partido no poder - ao lado de outros na esquerda - que investiu no social. O PSDB e por fim Bolsonaro nunca se importaram com as questões sociais a fim de que o povo tivesse a chance de sair da pobreza. Guedes reclamava de doméstica usando avião, uma jornalista da Folha esta semana disse que lugar de pobre é no ensino técnico.
O inominável distribuiu o nosso suado dinheiro a caminhoneiros taxistas e a todo mundo sem critério como único objetivo de se reeleger e depois dar um golpe. Nós livramos disto por muito pouco.
Prezado Marco Antonio, o Paulo Guedes liberou um trilhão e duzentos bilhões de reais aos bancos, ou seja a meia dúzia de famÃlias, que são seis principais acionistas. Pode somar todas as outras ajudas emergenciais que ficam muito longe disso.
Não entendi seu comentário Marco! Bolsonaro era contra o auxÃlio sabia?
Vc se esqueceu de quanto dinheiro vc recebeu na pandemia?
Em geral o petista é um asno, mas roubar é do dna, e sempre é engolido pelo centrão. Em breve quem estará no BNDS, será um, pelo que parece do MDB.
Muito interessante a comparação entre o BC e o BNDES. O primeiro promove a transferência de renda para alguns poucos milhares de bilionários, dinheiro estéril parado em bancos, mantendo as maiores taxas de juros do planeta ou através das operações compromissadas. O segundo favorece a distribuição de renda, a criação de emprego, o desenvolvimento do paÃs, a educação, o saneamento, moradias para milhões de pessoas. A folha elogia o o primeiro e ridiculariza o segundo. Nada mais claro!
Vcs ainda tem dúvidas sobre o dilmismo desse governo medÃocre atual? Foi criado um Tribunal da Inquisição no STF para apoia-lo e essa crÃtica de vcs não passa de arrependimento pela responsabilidade direta de colocarem este traste no poder.
Foi criado tribunal de inquisição, Vc é um iludido totalmente direcionado pelas mÃdias do inominável não tem pensamento próprio.
Pelo visto sente saudade de Bolsonaro atacando o Judiciário e barbarizando o paÃs né?
Pronto: a Folha estendeu a autonomia do bc para o bndes. Agora também se escrevem leis nessa redação.
Sempre há crÃticas à s polÃticas econômicas petista: vai dar errado, desastre etc. Depois, quando tudo funciona bem e a vida das pessoas melhora, os crÃticos se surpreendem e arrumas desculpas esfarrapadas. Já vimos esse filme.
Chamem o Mantega, aà a filosofia da polÃtica do Mussolini fica completa.
A crise do segundo governo da presidente Dilma foi fabricada pelo mercado. A vitória do corrupto Aécio era dada como certa e ele estava cercado dos megainvestidores para assumir o comando da economia. Mas isso não aconteceu e o plano B foi acionado através do Eduardo Cunha, pautas bombas no congresso, reportagens mentirosas na mÃdia corporativa e a da lava jato criaram um ambiente hostil, que tornou o paÃs ingovernável. “É só tirar a Dilma que o paÃs decola”. Sim, para a fome e miséria.
Prezado Felipe. O debate é sempre bem vindo. Você já percebeu que eu sou convencido de que o impeachment da presidente Dilma foi um golpe. O mercado se mobilizou objetivamente, não há nenhuma abstração de simples posicionamento polÃtico. Com certeza financiou a propaganda contra a mulher presidente, criando um personagem paralelo desconexo, que sobrevive hoje. E outras tantas medidas para transformar o paÃs, como foi feito pela dupla Temer/Bolsonaro e suas consequências como a fome e a miséria.
Marcelo, desculpe, mas mesmo sendo de esquerda, não devemos deixar de ser crÃticos: Dilma prejudicou sim nossa economia. Não dá pra negar isso é dizer que a culpa foi toda da entidade abstrata mercado.
Campeões Nacionais II (ou mais conhecido como dinheiro farto pros amigos do regime). O PT continua incapaz de aprender com os próprios erros. E a população segue sofrendo, financiando corruptos e corruptores.
Dilma cometeu erros horrÃveis.
A Folha deve muitas desculpas à Dilma e devia reconhecer isso.
Dilma, lula e o pt devem desculpas ao paÃs
E a Folha alimenta a extrema direita brasileira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > BNDES precisa resistir a tentações dirigistas Voltar
Comente este texto