Elio Gaspari > O golpinho de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Elio, infelizmente, esqueceu do fator maior nesta operação. O EUA não aprovaram o golpe. Se Trump tivesse vencido, acredito que vc não estaria escrevendo esta página. Aqui quem manda é o Tio Sam.
Um golpinho porque não ocorreu, caso contrário o colunista não teria liberdade para se manifestar sobre o assunto.
Envergonhe-se, Gaspari.
Do quê?
"...tanto a peça como o poema são obras-primas." Já o golpinho...
O beija-coturno com certeza sabe que vários dos santos generais que ele trata como reencarnações de São Francisco de Assis estavam chafurdados até o pescoço na lama do golpe e escreve coluninhas para tentar salvá-los.
Na mosca, Fernando
Meu senhor, leia a lei 14197 e 1802, por favor.
Se os chefes de Estado mundo afora, incluindo Biden, não tivessem dado o imediato "recado" a Bolsonaro parabenizando Lula e reinterando a importancia da Democracia no Brasil , bye bye, tomariamos golpe mais que certo. Ficaram constrangidos, pois ficariam isolados no mundo, talvez ao lado de Putin apenas, e seus filhos e netos poderiam não ter mais um Mcdonalds ou uma Nike para consumir no shoppings
O cavalheiro anda mal informado. Putin está do lado do atual presidente, não do anterior. Alias, se ler mais jornal, verá que alem de Putin, as companhias são outras e Biden nao está no repertorio de amizades dele
Gasparizinho, o golpista camarada!
Hahahhahaha! Exatamente.
O cara reúne a turma, estuda como invadir uma casa, consegue a planta, escreve um plano, coopta as autoridades para entrar junto, força a fechadura, ela não abre, tenta pular, mas o muro é alto, o alarme toca, os vizinhos estão olhando. Ele foge e a turma quebra tudo. E não foi nada?!
Só foi golpinho para esta colunazinha.
Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!
Caro Elio, vosmecê teve nova recaÃda verde-oliva. Há golpes que deram certo e golpes, sim, que deram errado. Se algo falta esclarecer pergunte aos generais e coronéis que gozam de sua confiança: eles têm todas as informações. Quanto a in competência e bo çali dades do Jair, nada mais há para se acrescentar. Elio, hoje vosmecê foi Elio na veia. JK
Sei lá. Não sei no que se passa na mente das pessoas. Mas escrever aqui que não foi tentativa de golpe beira a irresponsabilidade. Pode não ser irresponsabilidade, mas falha moral mesmo.
Vendeu-se.
Golpinho seu Élio? Em que mundo você vive? Provavelmente perdido nos manuais de história...
O articulista esquece algo: só dá para punir a tentativa de golpe. Nem Getúlio em 1937 nem os articuladores do golpe de 1964 foram punidos porque o golpe deu certo. Se o golpe tentado por Bolsonaro tivesse dado certo, provavelmente estarÃamos com ele no poder, o Congresso e o Supremo fechado e Elio sem a liberdade de escrever. Se liga, Elio!
Ok. Que seja. No entanto, algo assim não pode, sob hipótese alguma, ficar impune. Houve, no mÃnimo, gravÃssima insurgência comandada pela mão de gato do bozo, que, aliás, é um covarde por excelência.
Tudo muito confuso. O cronista faz uso de referências do passado como se o presente precisasse seguir os seus scripts para ser julgado criminoso. Na trama tosca bolsonarista, todos os detalhes precisam ser descobertos e todos os culpados punidos. De vez em quando se perde no seu raciocÃnio confuso o senhor Gaspari e ficamos com à sensação de ter perdido tempo lendo (e comentando) seus devaneios.
Está decrépito ou é apenas mais um ca nalha.
Explica melhor, Elio. O sujeito tentou de tudo para criar caos e cooptar o “meu exército”, a minha PM, e canalizar o que há de pior em alopracia (não confundir com calvÃcie) e não deve ser investigado e devidamente encanado?
Discordo do articulista em relação ao "não houve golpe". Houve, sim, a tentativa, e houve, sim, a participação dos militares. Sua tentativa de revisão da história para livrar os militares tão incompetentes quanto o golpista mandante é admirável, mas não cola.
O articulista sempre demonstrou certa complacência para com os integrantes das FFAA...
Ual! Tentativa de golpe de estado ou ruptura da democracia é crime tipificado na constituição! Glorificar golpistas do passado e ridicularizar golpistas fracassados do presente não muda nada. Tenha paciência.
Segundo Bolsonaro, se Deus quisesse haveria o golpe. Mas Ele, que não é bobo nem nada, pulou fora.
Bozo errou o timing. Não é que Deus não quisesse o golpe, mas domingo é dia de descanso do todo-poderoso. Se tivessem marcado o golpe para sábado, seria diferente.
Boa!!!!
Nilton Silva, nem Deus fica fora? Tem que ser considerado como "cúmplice"? Comentário desrespeitoso e de mal gosto!
Nilton Silva, nem Deus fica fora? Tem que ser considerado como "cúmplice". Comentário desrespeitoso e de mal gosto!
Cada vez mais faz menos sentido o que esse senhor escreve.
Tá difÃcil de aturar. E eu gostava. Acho que a ca nalhice superou as expectativas .
A declaração do general Freire Gomes, confirmando as de Mauro Cid, enfraquece a narrativa de mero 'desejo' de golpe. Apesar de tabajara, parece mesmo uma tentativa de golpe, o que é crime. Deu certo com Getúlio não porque ele fosse tão mais esperto, mas porque a democracia estava fora de moda na época (Portugal, Itália, Alemanha, sem falar na URSS). Não é o caso hoje.
Sim, foi um "golpinho" se comparado ao golpe dado nas eleições passadas pelo Consórcio Nacional de Imprensa junto com o judiciário o qual criaram um novo Mussolini, um Tribunal da Inquisição e sua polÃcia de carabineiros. Coréia do Norte já.
E os ETs não ajudam nessa hora! E vá hino pra pneu. Nada diminui os votos no L. Pobre Barnabé.
Vamos esperar mais 72 horas.
Tenho elogiado seus comentários pelo humor e ironia, mas nesse você estava preguiçoso. Misturou Il Dulce com Kin Jon-Un e ficou confuso. Faltou o punch final da piada.
O golpe depois de cometido fica injudicável, a força não deixa a justiça agir, por isso mesmo o crime é de tentativa, provada a tentativa o crime está passÃvel de ser julgado. O código penal diz: Art. 366. Tentar, o funcionário público civil ou militar, depor o governo constituÃdo ou impedir o funcionamento das instituições constitucionais: Pena – reclusão, de quatro a doze anos.
Ele sabe disso. É can lhice mesmo. Quer livrar a cara dos milicos.
Ótimo texto, uma boa análise de uma situação que está extrapolando o razoável e atentando contra o que diz defender. Foi, sem nunca ter sido, está gerando contorcionismos em brasÃlia.
Prestação de serviços sociais pela massa de manobra civil, penalização pela inação das autoridades (incluindo a casa civil do momento) ou por atitudes, de fato. Especulação, caça à s bruxas, só vai levar a mais rancor e ao senso de injustiça, que acabará por catalisar novos seguidores da seita. Falsa moral é pior que moral alguma e disso brasÃlia está cheia.
E o que seria razoável em sua opinião?
Além dos motivos muito bem explicados por Gaspari, é bom recapitular o óbvio: os influentes, que poderiam decidir, recusaram o papel de tÃpicos golpistas cucarachos. Além disso (Gaspari por favor aprofunde): aquisições em curso e pesadÃssimas de equipamento militar. Entre 2015 e 2030 devem totalizar algo como um trilhão de reais, a maior parte de paÃses da OTAN. Agora seria o pior momento de ficar mal com essa turma.
Felizmente, nossa democracia venceu. Mas poderia ter sido o caos... Sem anistia de qualquer espécie.
Em votação, cientistas negam que estejamos no Antropoceno, a época geológica dos humanos. Mas é claro, ainda não saÃmos da barbárie, é só ler qualquer jornaleco ou olhar ao seu redor.
E o Supremo que impediu a impressão dos votos, descumprindo três leis aprovadas pelo Congresso, não deu golpe? Vamos deixar de conversinha
Provavelmente você não saiba, mas estamos na era tecnológica e quanto menos papel melhor, para evitar mais desmatamento. Vá cantar o hino para pneu.
Voto impresso de novo? O Congresso não aprovou nada disso. Mero pretexto de Nero para tentar virar a mesa, apoiado por sua multidão de intelectos brilhantes.
Relax. Jair é tão bur ro que não consegue fazer nem uma reunião de trabalho direito.
Também falaram que ele não se elegeria em 2018...
Se o golpe tivesse concretizado eu iria fazer terapia. Dificil para minha mente entender que um asno, como Jair que não faz nem uma reunião de trabalho direito, arquitetaria com êxito um ataque à democracia desse nÃvel.
Chico Ciência X Anderson Torres. É brincadeira... Ainda bem...!
No que li o tÃtulo, intuà o que vinha pela frente, a negação da tentativa de golpe. Não deu outra: o Gaspari usa todo o seu conhecimento histórico e erudição para passar o pano nos golpistas, argumentando que as coisas não poderiam dar certo como em 1937 - que coisa, né. Como alguém tem que pagar o pato, que sobre para a raia miúda que tentou criar o ambiente de "comoção social" para justificar a intervenção militar. Os milicos devem permanecer intocados, prontos para a próxima! Este é o Élio...
Gaspari omite o essencial: houve omissão dos comandantes militares diante de acampamentos golpistas pleo Brasil afora. Resta saber se Gaspari não vê isso como algo grave. Ou se continua a crer que o golpe fracassado fora coisa de meia dúzia de lunáticos. Não foi.
Por serem incompetentes a tentativa de golpe fracassou e ao que tudo indica o General do Exército Freire Gomes( bolsonarista) mas não golpista não aderiu a trama.
Elio: caluda! Golpinho é cafajestagem.
O diminutivo é uma passada de pano?! Sem anistia!!
Como assim não houve? A bomba na véspera de Natal foi detonada, dentro de um aeroporto lotado, toneladas de combustÃvel iriam queimar tudo em volta. A incompetência nos salvou.
Elio Gaspari: sem anistia!
Hélio, gol pe é gol pe . Se Vargas foi competente e o JB um inútil até pra praticar o mal, isso já é outra história. Sem anis tia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O golpinho de Bolsonaro Voltar
Comente este texto