Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. alex schirm

    Que sacrilégio, comparar GV com esse ver me. A sola do sapato de Getúlio enxerga mais longe que o inelegível.

    Responda
  2. Laerte luiz Nascimento

    No caso de Tiradentes nem sequer houver a conspiração contra o governo.Mas o coitado sofreu as consequências de maneira dramatica

    Responda
  3. Joao Benedito de Almeida

    Sr colunista que vergonha em ler a coluna do Sr tentando limpar a barra destes falsos militares a serviço de um golpista de carteirinha.

    Responda
  4. Joao Benedito de Almeida

    Sr colunista que vergonha em ler a coluna do Sr tentando limpar a barra destes falsos militares a serviço de um golpista de carteirinha.

    Responda
  5. Fernando Dias Campos Neto

    Como não se deu, mas e as causas? Uma seria bastante: o relatório final da CNV. Mas, sabemos, a verdade é como azeite...

    Responda
  6. neli faria

    Ler a coluna do Elio é ter aula de história. Na minha avaliação o golpe fracassou por causa de abnegados Servidores Públicos, militares,ao não aderir à insurreição.O capitão não tinha uma liderança como no passado remoto, Getúlio, ou em 1964, como apontou aqui numa das colunas, o General Olimpio Mourão. e outros tiveram. Tanto lá, quanto cá, os militares que aderiram ao golpe foram péssimos servidores públicos e não respeitaram o que deveria honrar e respeitar:a Constituição Nacional.

    Responda
    1. neli faria

      Célia aqui e agora não estou a discutir a semântica, mas sim lato senso . Fiz-me entender?

    2. Celia Moura

      O abnegado, por definição, é aquele que abdica de sua vontade; ora, o servidor público, quando exerce seu cargo/função, não possui vontade; deve apenas cumprir seu dever, sendo leal ao juramento que proferiu quando de sua posse. Por isso digo: não esperava nem mais, nem menos desses servidores.

    3. neli faria

      Célia: abnegados sim. Se a insurreição tivesse saído vitoriosa, hoje estariam na rua da amargura sem número.

    4. Celia Moura

      Não foram abnegados, simplesmente cumpriram seu dever. Nada mais que isso...

  7. Benedito Claudio Pacifico

    Bolsonarista tentando minimizar a trama do golpe , seria mais decente ser rótular como bolsonarista e dizer que apoia o mito do que tenta convencer alguém com estes argumentos pífios.

    Responda
  8. Tadêu Santos

    Como meu comentário postado pela manhã foi desviado para a moderação passo a concordar que o senhor Gaspari é adepto ao militarismo do Jair Bolsonaro , do Braga Neto, do Heleno, do Pazzuello, do Mourão, do Paulo Nogueira, o coronel Bernardo R C Neto, o major Rafael M de Oliveira e o coronel da reserva Marcelo C Câmara, todos do Exército, do...

    Responda
  9. Claudio Roberto Marigheto

    Acreditar que Jair Bolsonaro tenha se inspirado em Getulio Vargas já é demais para nós. Será que ele conhece Getúlio e sua história ? Bolsonaro é um ignorante que graças a certo tipo de Mídia, colunistas e "patriotas" desinformados chegou ao (des)comando da Nacao . E quase deu o golpe. Nao podemos "minimizar" o ocorrido Sr. Elio Gasperi. Bolsonaro foi o indutor do golpe. E ponto.

    Responda
    1. CRISTIANO ANEAS

      Ele não precisava conhecer ou saber, até pq ele nunca fez nada sem ter uma base. E estes que lhe inspiraram conheciam sim

    2. neli faria

      O único Ditador que teve foi Getúlio .Os de sessenta e quatro tiveram mandato certo. A Ditadura era Militar e civil não entrava. Como Pedro Aleixo quando Costa e Silva morreu.

  10. José Roberto Mathias

    O momento não é de resgate histórico.O cheiro da tentativa de golpe é o mesmo do "atentado do Rio-Centro", segundo se afirma, com a participação do Inominável.DEU NO QUE DEU.Por sorte,nesta nova tentativa,os"bolsominions patridiotas"só ficaram na tentativa de provar que havia"infiltrados".Todos foram filmados e identificados.É muita burrice junta.

    Responda
  11. AUGUSTO CESAR QUARTAROLI

    Elio Gaspari, tenho muita admiração por sua histórica credibilidade. Todavia, com todo respeito, talvez até por não ser da área do direito, destes uma "patinada", uma "escorregada" neste caso. Existem crimes em que os meros atos preparatórios para sua consecução já são suficientes para sua consumação. E mesmo se assim não fosse, não subestime o ocorrido: tenho certeza que você sabe muito mais do que nós ainda, infelizmente, sobre o desejo de uma parcela da população e das FFAA...

    Responda
  12. FREDERICO LUIZ BARBOSA DE MELO

    Elio Gaspari continua sua tarefa histórica de defender, sub-repticiamente, os seus amigos militares. Ele inova na abordagem que a defesa (oficial) dos implicados no golpe vai adotar, a de que não houve golpe. Os acampamentos eram parte do golpe, a bomba no aeroporto de Brasília era parte do golpe, a balbúrdia e a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal era parte do golpe.

    Responda
  13. Lisandro Signori

    Ótimo resgate histórico !

    Responda
  14. Salvador Pereira Vicente

    Que coisa feia tentar diminuir a gravidade do delito, senhor colunista. Ajuda a absolver esse golpista, que logo ali na frente ele tenta de novo.

    Responda
  15. luiz antonio nolasco de freitas

    Quanto esforço pra limpar a barra do bozo...Em vão. Sem anistia!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Na verdade é dos camaradas militares

  16. Dartagnan Santos

    Comparar esse ser inominável com a figura de Vargas - mesmo que enquanto golpista - é de uma bondade com o inelegível jamais vista.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Elio é o mais velho jagunço da bilionária elite do atraso, se mantém graças a sua habilidade em tentar distorcer os fatos, como fez com seus livros sobre 64, onde não cita o papel de empresários, como do patrâo Frias pai, o mega papel americano, Geisel trabalhando depois para multinacional que ajudara quando presidente...

    Responda
  18. MARCIO Gionco

    Muito chatos esses petistas da boca, patrulhando aqui.

    Responda
  19. MARCIO Gionco

    Lembro do gal. Geisel dando entrevista à Celina, contando como desmontou o Sylvio Frota, de quem o Heleno foi ajudante de ordens ... "Esse negócio de golpe, já vi muitos". Não houve golpe do Bolsonaro, o comandante pediu uma ordem por escrito que nunca veio. Vão condenar o Bolsonaro por intenção? Quero ver. E os petistas patrulhando aqui, que coisa mais chata.

    Responda
    1. neli faria

      Segundo golpe fracassado. No terceiro pede música no Fantástico.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Não houve golpe graças a imensas covardia e incompetência de Bolsonaro e militares. Caso fossem eficientes, ninguém estaria aqui discutindo isso. Estaríamos todos presos ou mortos.

  20. claudio andrade alves

    Helinho Gasparinho minimizando a tentativazinha de golpinho. Tome jeito, sujeito.

    Responda
  21. José Bueno

    O tal Élio não se constrangeu em inventar um 'golpinho' para tentar aliviar a culpa dos que estavam preparando o cumprimento do prometido publicamente por Bolsonaro, simulando uma arma na mão: o fim de mais de trinta mil brasileiros! Que vergonha, j or n al is ta!!!

    Responda
  22. MARIA APARECIDA MARTINS

    Não finja que não sabe, Elio Gaspari. Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!

    Responda
  23. Antonio Catigero Oliveira

    O golpe começou na LJ e Congresso, quando destituíram Dilma. Se é para dizer que um 'golpe' foi 'golpinho' porque não teve êxito, pode-se dizer que houve 'golpão' anterior, com o impedimento de Dilma em 2016, tendo continuidade quando Lula foi preso por um conluio judicial. Lula era favorito à eleição de 2018 e com a farsa para impedir sua candidatura, o caminho ficou livre para o capitão e cia miliciana ilimitada subir a rampa. Isso que é ''Golpão'' com consequências gravíssimas: 700.000Mortos.

    Responda
  24. roberto barbosa de castro

    Realmente, teatro do absurdo. Intenta-se punir severamente por um "golpe" que, no final das contas, não houve. Pergunta-se: não será essa sanha punitivista parte do verdadeiro golpe? Em política e em teatro do absurdo cabe de tudo!...

    Responda
    1. Jailson Batista

      Se o golpe tivesse ocorrido, não haveria punição, não é? Quem iria investigar e punir o novo ditador no poder? Houve crime no planejamento, no aliciamento, na construção de um decreto, enfim tudo para dar o golpe. Num país sério ele seria preso pelos Generais que sofreram aliciamento. Tem que punir para que nunca mais ocorra esta ameaça em nosso país.

    2. maria araujo

      Se houvesse dado certo o golpe, não haveria punição, pois não haveria democracia, nem justiça, nem instituições funcionando , nem jornal, nem imprensa livre

    3. Rodrigo Pereira

      Uma vez consumado não se pune o golpe

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Se tivesse ocorrido um "verdadeiro golpe", ou este jornal estaria sob censura ou quem estivesse debatendo esse assunto seria preso.

  25. Guilherme Torres Godoy

    O golpinho mostrou que depois do 64, o Brasil não entra nessa aventura de novo. Generais sabem que o preço é alto demais. Derrubar um governo legalmente constituído não é facíl, mais quando o capitão do golpinho não tem ideia de como se governa um país. Agora, a gaiola está esperando os donos do golpinho, falta pouco.

    Responda
  26. MILTON DOLL

    A mesa não virou porque o Sr. Biden demorou - apenas - 28 minutos para reconhecer a vitória de Lula. O troco para os 32 dias que o Bozo demorou para reconhecer a vitória de Biden...

    Responda
  27. Alberto A Neto

    "Já tarde demais para tudo e também pensei: em que momento ficou demasiado tarde?". (Roberto Bolaño). A verdade factual: o golpe não foi consumado só por um triz e nem foi um 'golpinho'. Elio estaria obrigado a refazer sua coluna, não fosse o reconhecimento imediato, de pronto e instantâneo, por Joe Biden da voz das urnas. Fosse Donald 'tramp' Trump no salão oval da Casa Branca lá pelos idos de dezembro de 2022, os filhotes da ditadura ainda estariam perambulando no Alvorada e Jaburu afora!

    Responda
  28. Felipe Araújo Braga

    Não dá pra comparar Vargas com Bozo. Vargas, com todos os defeitos, modernizou o país, nós tirou, em parte, das oligarquias e coronéis atrasados. Bolsonaro trazia o pior atraso possível: é o país da ignorância, onde nosso modelo econômico é agrícola, atrasado, com uma população sem estudo e um povo muito pobre que se consola em uma religiosidade primitiva e manipuladora.

    Responda
  29. COLOMBO MELO

    Não seria inteligente enfrentar o sistema naquele momento. As urnas e todo o sistema eletrônico de votação são uma grande fraude, mas só o tempo mostrará isto claramente a toda a população brasileira. O esquema montado pelo consórcio de veículos de imprensa, alguns supremos, PT, alguns tucanos e outras pessoas e instituições, que tirou Lula da cadeia como única alternativa para derrotar Bolsonaro, também vai ser desmascarado com o passar do tempo. É só esperar.

    Responda
    1. Dartagnan Santos

      Rs... esse indivíduo é uma piada. Ainda bem que ele e seus iguais estão de volta ao limbo de onde vieram.

    2. Luís Bustamante

      Esse tomou cloroquina vencida...

    3. maria araujo

      Mas, então, se as urnas eletrônicas são uma frau de , o Bozo venceu 7 mandatos nela , como pode ?

    4. Luiz Oliveira

      Kkkkkkkkkkkkkk

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      Muito mais fácil e eficiente do que ficar reclamando aqui, Colombina, é reunir as provas da fraude do sistema eleitoral brasileiro e das urnas eletrônicas e levá-las ao STE. Os militares viraram as urnas do lado avesso e tiveram que admitir no seu relatório que nada havia de errado com elas. Bolsonaro teve quatro anos para apresentar uma mísera prova que fosse e não conseguiu. Vai lá.

    6. Paulo Augusto

      Esse fumou kilos de bagulho mofado.

  30. Luiz Carlos D Oliveira

    Inconfidência Mineira também foi "só uma tentativa de golpe" faça se o mesmo que fizeram com os inconfidentes, tipo Tiradentes.

    Responda
  31. Alexandre Marcos Pereira

    O pedido de decretação de estado de sítio feito por Jango fracassou devido a uma combinação de fatores políticos e militares. O Congresso, naquela época, estava fortemente dividido, e muitos parlamentares viam o pedido de estado de sítio como uma tentativa de João Goulart de ampliar seus poderes de forma antidemocrática. A proposta foi percebida como uma ameaça às instituições democráticas e à Constituição, que balizava direitos e garantias individuais. A falta de apoio militou também pesou.

    Responda
  32. moacyr da Silva

    Absurdo chamar o que houve de golpinho! Por gente que pensa assim é que somos o pais do golpe!

    Responda
  33. Roberto Pimenta

    O golpinho do Elio vai na linha da linha da ditabranda da Folha. Havia um golpe sim (e não um golpinho) sendo tramado na cúpula governamental e/ou militar. O golpe não aconteceu, mas o fracasso não pode servir para minimizar a tentativa. Como bem disse o Xandão, se o golpe tivesse dado certo, ninguém estaria hoje se manifestando contra a ditadura que teria sido implantada.

    Responda
  34. Hipolito Lima do Carmo

    Graças a deus temos bons militares que não iam ser comandado por um capitão corrupto o cara sendo general jogar a carreira fora ai deu ruim pra ex capita cana neles

    Responda
  35. Evando de Abreu

    Daniel e outros. Obrigado pela audiência, mas como vocês são da turma daqueles que nem estudam, nem trabalham, nem pesquisam, não tem argumentos e eu não tenho tempo. Seus pais jamais votariam no lesa pátria. Petrolão, mensalão, chega

    Responda
  36. Carlos Fernando de Souza Braga

    Lá vem seu Élio de novo fazer o papel de garoto de recado das elites e propor a velhíssina e mofada encenação da conciliação. Deixa prá lá. Não é pra tanto. Bolsonaro não é Getúlio Vargas. É só um bobo que achou que poderia dar um golpe. E de "deixa pra lá" a "deixa pra lá", Bolsonaro chegou à presidência e fez o que fez.

    Responda
  37. Max Morel

    Não, ele só está colocando os pingos nos iiss e indo ao É da Coisa, baseado sempre nos Tremas no uuss. Ele tem razão, foi uma tentativa frustrada de um golpe à la trinta e sete que não teve apoio militar. Como a vingança é que move a "justiça" atual, claro que ele será preso e condenado. Só lembrando que quem tem que julgar o ex PR é a primeira instância, mas não é isso que ocorrerá , porque o que vai contar é a vingança.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      O engraçado é quando há um monte de comentários esfregando fatos na cara do gado, eles ficam caladinhos. Também , né? Falar o que?

    2. Daniel Liaz

      Mas o mais irônico é ver um seguidor do Marreco chamar de vingança um chrime que está previsto já lei. Ao passo que apoiou e apoia uma condenação por "atos indeterminados" por um imóvel que supostamente seria comprado mas jamais foi. Daí, naquele caso, mesmo sem base legal nenhuma, tava tudo ok.

    3. Daniel Liaz

      É isso que dá viver de desinformação. Se houver tentativa de golpe meu caro, segundo a lei, houve crihime. Se houve chrime, não é vingança, é justiça. Outra: informe-se minimamente sobre o que diz a lei do foro especial e sua jurisprudência, isso evitaria de passar o ridículo de dizer que ele precisava ser julgado em 1a instância.

    4. MARIA APARECIDA MARTINS

      Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!

  38. mauricio silva

    Esse texto é prova de os covardes envelhecem e a covardia permanece a mesma... se Trump, que tentou um golpe, vencer as eleições, a democracia americana estará em perigo e o mesmo aconteceria aquí se esses golpistas nao forem criminalizados... até eliminar ministros do STF estava na mira dessa gente!

    Responda
    1. MARIA APARECIDA MARTINS

      Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!

  39. Evandro Loes

    A democracia e o estado de Direito tem que prevalecer e os candidatos devem vencer com o voto popular. Precisamos virar de vez essa pagina de 64. Militar tem sua nobre função constitucional e para o bem da própria instituição, deve se manter fora das questões partidárias, defendendo a democracia e a Constituição. Bolsonaro não precisava de golpe pra ter sido reeleito. Tinha que ter moderado o discurso e trazido a seu lado o eleitor moderado. Se não se conscientizar disso, ficará o que está aí.

    Responda
  40. mauricio silva

    Ese texto é prova de os covardes envelhecem e a covardia permanece a mesma... se Trump, que tentou un golpe, vencer as eleições, a,democracia americana estará em perigo e o mesmo aconteceria aquí se esses golpistas nao forem criminalizados... até eliminar ministros do STF estava na mira dessa gente!

    Responda
  41. SIMONS SILVA

    Cadeia nesse bandi do mili ciano e toda sua escumalha!

    Responda
  42. wilson kfouri

    De inelegível a encarcerado é uma questão de tempo. Culpado por: charlatanismo na pandemia, manifestações antidemocráticas, falsificação de cartão de vacina, disseminação de fake news, roubo de jóias, tentativa de golpe

    Responda
  43. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    O grande problema de muitos articulistas é o desconhecimento básico de Direito Penal. Os crimes "abolição violenta do Estado Democrático de Direito" e 'Golpe de Estado" são isso: crimes de atentado, no qual se pune os atos preparatórios para a derrubada do Estado de Direito. E por que? Ora ora ora... um golpe de estado se legitima a si mesmo, não na Constituição e nas leis...

    Responda
    1. MARIA APARECIDA MARTINS

      Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!

  44. Diva Negri

    Se Deus quiser? Ainda bem que ele não quis!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sim mas não fique contente logo logo acontece tic tac

  45. Evando de Abreu

    Urnas sem recibo não existe no mundo democrático. O descondenado não foi eleito. Foi ungido pelo tse. Estamos em uma ditadura onde nós não temos direitos

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Nos EUA as eleições são com votos de papel nas urnas. E bolsonaro ainda assim disse que foram fraudadas, obviamente, como é do feitio dele, sem apresentar uma mísera prova do que fala. Vcs do gado tem que se decidir: ou a urna eletrônica é fraude ou voto de papel é fraude. É que nem a tentativa de golpe, que vcs juraram que nunca tinha acontecido. Agora já mudaram e dizem que, sim, aconteceu, mas foi dentro das quatro linhas da Constituição. Qual será a próxima versão?

    2. Daniel Liaz

      Zzzzzz

    3. Eládio Gomes

      ...deixaram a porta do guarda roupa aberta de novo e o menino peralta foi parar em Nárnia...

    4. Márcio D'Avila Ribeiro

      Isso sem contar os chips chineses na vacina

    5. Márcio D'Avila Ribeiro

      Isso sem contar os chips chineses na vacina

    6. Humberto Isidoro

      Verdade. A ditadura é tão feroz que impediu o mito de fazer um ato publico para atacar a ditadura no ultimo vinte e cinco de fevereiro. Ditadura terrivel essa que tortura generias, deputados, fecha o congresso, deixou seu comentario passar na censura

    7. Celso Cotichini

      As urnas tem reconhecimento internacional há muitos anos já esgotou está história batida de fraude!

  46. Daniel Liaz

    Não sei se entendi. Élio tentando aliviar a barra de golpispas fascistoides?!

    Responda
    1. MARIA APARECIDA MARTINS

      SIM! ESTÁ. Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!

    2. Gilmar Maghenzani

      Éliozorro

    3. Rosa Alice Ferro Amaro

      Sempre foi "chapa branca".

    4. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Entendi a mesma coisa. Está querendo livrar a cara dos golpistas. Acho que a decrepitude bateu.

    5. Luís Bustamante

      Você entendeu certo. Gaspari entrou no modo salva-golpista

  47. Humberto Isidoro

    Os tempos tem se tornado estranhos. O colunista não conseguiu entender que a tentativa de golpe iniciou antes das eleições , inclusive com um generalzinho , aquele pequeno homem, dizendo que tinha que dar murro na mesa antes. Alias o golpe iniciou no dia em que Jair tomou posse, no primeiro discurso , já trazia a semente do mal. Se não foi bem sucedido, deveu-se a circunstancias outras que não a vontade de muitos fardados. Nao tente fazer seus leitores de bobinhos. por favor.

    Responda
    1. MARIA APARECIDA MARTINS

      Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!

    2. Celso Cotichini

      Quando o inominável declarou que aqui aconteceria algo pior que o capitólio, ele já estava planejando o 8/01, não foi profecia, sem anistia.

  48. Antônio Carlos

    Pergunto, se é para comparar, por que não o fazer com a Inconfidencia Mineira, que também não deu certo?

    Responda
    1. Luís Bustamante

      Ou podia ter comparado, num outro rasgo de falsa erudição pedante, com a tentativa frustrada de auto-golpe de Pompeu na República romana, impedido pelo contra-golpe de Júlio César...

  49. João Ramos de Souza

    Gaspari diz que a apuração deve se limitar aos "delitos concretos, comprováveis. Indo-se além, entra-se no teatro do absurdo, expondo um golpe que não houve". Isso significaria punir só os paus-mandados, invasores dos prédios públicos e executores da quebradeira generalizada. Os mandachuvas Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Paulo Sérgio ,oficiais golpistas, financiadores, etc., ficariam de fora. A tentativa foi real, com reuniões, fala de Bolsonaro a embaixadores, minuta de golpe tipo AI5, etc.

    Responda
    1. MARIA APARECIDA MARTINS

      Tipo penal está no artigo trezentos e cinquenta e nove - L da lei quatorze mil cento e noventa e sete de 1 de setembro de dois mil e vinte e um. O crime é a tentativa. Porque se se concretizasse, o suposto chefe de estado, resultante do golpe, não puniria ele mesmo!!!!

    2. Gilmar Maghenzani

      exatamente isso pq ele defende os militares

  50. Luís Bustamante

    Na pressa de inocentar Bolsonaro e normalizar a tentativa de golpe, Gaspari tenta mostrar falsa erudição com comparações históricas descabidas: "golpe bom foi o do Getúlio, não essa bobaginha do Bolsonaro". Quer que Bolsonaro seja visto como anedótico e fique tudo por isso mesmo. E assim vai passando pano pro bolsonarismo, como já passou para Golbery, Geisel e outros nomes da ditadura. Que vergonha, Gaspari...

    Responda