Ruy Castro > Cagões em silêncio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Maus exemplos para a tropa.
Crianças em 64 e infantis pelo resto da vida. Aliás, mimados: Me dá o poder que eu quero! Se não der vou dar golpe! Ih titio Sam avisou que se eu der golpe vou em cana! Buá, deixa então quebrara tudo, quem sabe aà me chamam....
Sei que não é o foco em questão. Mas torturar passarinho já demonstra a falta de caráter e malignidade do futuro adulto. Só mais uma coisa: odeio passarinho em gaiola. Nem entro em lojas que ainda vendem passarinhos.
"esprit de corps" = cabeça dinossauro, pança de mamute, espÃrito de porco...
Cabeça, cabeça, cabeça dinossauro. Pança, pança, pança de mamute. EspÃrito de porco. EspÃrito de porco. EspÃrito de porco. Obrigado por me trazer de volta esse tempo bom.
Essa gurizada dos anos sessenta que sentou praça nos setenta foi criada na estufa da ditadura, como dizia o Brizola. alguns aprenderam que aquele calor só poderia fazer mal, outros torraram as idéias e o cérebro no mesmo ambiente. Deu no que deu..
O Heleno quando estava no poder era de uma estridência só. Agora calou-se. Sentir o bafo da justiça no cangote faz essas coisas.
É isso aÃ, Ruy, bando de cagões! (rs!)
Eram crianças em 64, mas herdaram os mesmos preceitos, privilégios e soberba de seus antepassados. Seguem comemorando e considerando a deposição do presidente Jango e as atrocidades que sucederam como se fosse fruto de uma memorável revolução para salvar o paÃs do comunismo. Qual é o custo e quanto recebe um professor das escolas militares? Quanto passaram a receber ao atuarem no governo do inelegÃvel? Seguem tutelando e amedrontando os civis, suas reivindicações soam como uma ordem.
"Pelo menos nós não estamos roubando e matando". Bem, nóis mente um pouco, isso é verdade.
Ôôô, seu RuyCastro, que mardade... Eles apenas são educadinhos: pô, os caras tão lá se KHagando todos, e cê quer que falem? É muito descortês ficar na prosa KHagando. Tem que ter muitÃssima intimidade pra fazê-lo, e os milicos não tem nenhuma com essa tal de justiça. Fôra numa sessão de tortura, KHagavam sem o menor pobrema, Ãntimos que são da coisa. Falta de consideração, meu caro... Hahahahah!
Benassi, às vezes você arrasa! (No bom sentido, por favor)
Ruy te adoro, mas discordo. O Direito ao Silêncio é preconizado na Constituição Nacional. Não concordo, mas, é direito do Investigado silenciar. Antes da Constituição de 1988 o Silêncio era interpretado como confissão.Quem se cala , devendo falar, consente. Hoje, não mais existe. Então, pode criticar, com veemência, os militares, menos sobre o Silêncio . Direito Constitucional do acusado:falar ou silenciar. Particularmente, acho um absurdo isso,mas,Est in lege constituitionis!
No Tempo do ustra não vigorava a Constituição de seis de outubro ,mas a de mil novecentos e sessenta e nove .O Direito ao Silêncio começou a vigorar no Brasil pela Constituição Nacional de seis de outubro de oitenta e oito.
Carlos Alberto Ofuscante Ustra discorda.
Agem como gangues: em ban do, no escuro e sem serem identificados, são valentões, maçhões ,fazem e acontecem, mas quando pegos com as calças nas mãos, se borram todos e ficam pianinhos, pedindo colinho da mamãe. Sem anistia ou algo parecido e sem regalias nas prisões pra estes projetos de golpistas.
Com relação àquele anão de jardim, para conhecer bem o (mau) caráter dele, é só lembrar da missão brasileira no Haiti e dos muitos crimes cometidos pelos comandados do dito cujo, que só fazia lavar as mãos.
Com relação àquele anão de jardim, para conhecer bem o (mau) caráter dele, é só lembrar da missão brasileira no Haiti e dos muitos crimes cometidos pelos comandados do dito cujo.
A muitos militares brasileiros, parecem faltar propósitos reais e objetivos de vida profissional. Passam boa parte do tempo fazendo cursos, muitas vezes inúteis, para obter promoções muitas vezes não merecidas. Boa parte passa cedo para a reserva, com salários integrais, e procura logo uma boquinha para aumentar ainda mais os seus ganhos. Na falta de ameaças externas reais ao paÃs, elegeram parte da população brasileira como inimigo interno a ser combatido. Estamos todos cansados desse filme.
Bando de gente com freada na cueca , golpistas
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Somos todos gratos ao Bolsonaro pois conseguiu desnudar esses generais de cuecas marrom
Essa milicada é vidrada num holerite gordo.
Esses senhores com intestino desarranjada deveriam perder seus cargos e patentes , perdendo seus soldos por traição a pátria.
Um cara bom pra fazer esses ca gos falarem seria o Ulstra.
Já dizia o poeta: General de 5 estrelas que fica atrás da mesa com o c# na mão.
Novamente a 'moderação'. O meu texto utiliza as palavras do Ruy. Apenas digo que a falta de punição para os abusos cometidos durante o regime militar explica a tentativa de golpe pela cambada bolsonarista, militares e civis.
Sprit de porcos.
Os responsáveis por torturas, sumiços e execuções durante a ditadura militar ficaram impunes. Tivessem sido punidos como os militares argentinos e chilenos, não ficariam tramando trair a Constituição, sob a liderança de um sujeito que já era arruaceiro no seu tempo no Exército. Agora, os desordeiros golpistas falam em anistia. A anistia de MCMLXXIX (ah, o algoritmo!) veio para garantir que torturadores não fossem punidos. A impunidade passada explica a tentativa de golpe atual.
Infelizmente a impunidade vem de muito antes: remonta, pelo menos ao golpe militar, que implantou a República (não sou monarquista). Massacres como Canudos e Contestado, vendidos como ações pacificadores, extermÃnio de camponeses, camponeses e camponesinhos. Daà prá frente esta tutela, que, infeleizmente, muitos na sociedade desejam.
Importante que as FFAA relate a justiça tudo que sabe sobre a tentativa de golpe e puna os culpados de sua corporação para recuperar prestÃgio. IncrÃvel como os que aproximaram do inelegÃvel se enroscaram, ex juiz, militares e outros: ministro, diretores, povo da quebradeira e financiadores; todos pagarão preço alto, financeiro e privação de liberdade. Sem anistia. Atenção Srs. Governadores!!
O gene do Golpismo é recessivo ou dominante? Pelo pouco que entendo de Forças Mamatas, pude constatar que o fenótipo nepotista das Capitanias Hereditárias são uma tradição perpetuada por gerações. Mauro Cid, filho daquele desaparecido polÃtico cuja última imagem foi um reflexo no vidro, está ai para não me deixar mentir...
São uma vergonha para as Forças Armadas.
Impecável. Voto com o colunista.
Quando o governo vai intervir na formação de oficiais e sargentos das forças armadas? Chega de criar monstrinhos inúteis.
É inaceitável que oficiais saiam das academias militares com a cabeça no tempo da guerra fria. O anticomunismo tardio desses oficiais superiores que apoiaram Bolsonaro só se explica pelo atraso na formação acadêmica. Muitos se puseram a falar bobagens, como invocar o artigo 142 da Constituição para justificar o golpe. Não sabem o que é pluralismo polÃtico. Por isso, aderiram à ideia do golpe.
Estranho, Ruy. Não deu um pio quanto ao general que virou senador. Vale lembrar. Erros crassos lulo-petistas em 2014/18 que nos trazem até aqui. Dilma em 4 anos provara não ser do ramo. 2014 era hora do "volta, Lula". Lula preso impôs Haddad no auge do anti-petismo. Não faltavam fora do PT quem vencesse a chapa militar puro-sangue de quadrúpedes solÃpedes filhotes da ditadura, com total apoio dos estamentos militar e policial. Eram "cagarolas em silêncio", mas "em silêncio armado".
Votou em Bolsonaro quem concordava com as suas ideias e gostava delas. Havia vários outros candidatos de direita concorrendo à presidência. Bolsonaro tem incontáveis defeitos, mas nunca escondeu quem ele é. Sempre se declarou admirador da ditadura militar brasileira e tem como Ãdolo um militar que torturava grávidas.
Embora não tenha sido intencional, muito oportuno esse trocadilho de "spirit" por "sprit(e)".
Bem posto, nada a acrescer.
Como Figueiredo, anos atrás, o Bozo se acovardou na hora de transmitir o cargo ao seu sucessor. Também fugiu. O primeiro, como medo de encarar Sarney; o segundo, com pavor do Lula. Eleito democraticamente, o Bozo deveria homenagear a Democracia, cumpri-la e respeitá-la, até o momento final. Confiava num golpe, mas, por precaução, armazenou dólares nos States.
Que estes ... paguem por seus crimes.
Há que se considerar que, mesmo tendo sido ina pto em quase tudo, o notório apr endiz do go lpe conseguiu ao menos um feito notável para seu nÃvel de inteligência: logrou lançar os amiguinhos amestrados no lod açal do qual, com tempo e muito esforço, as F A tentavam se libertar após partic ipação ativa naquela lo nga no ite de tr evas.
o fim do mundo está próximo- Apocalipse. cap. vinte e cinco, verso quinze .
Formula Milico=Piada
Meu pai era militar, do tempo do Realengo. Apesar de sua geração não ser lá muito politizada, era de uma integridade absoluta. A turma de 64, com sua cegueira administrativa e social, seguia esta linha. Hoje dá vontade de chorar. Jogaram na lata de lixo o eventual passado de respeito.
O que fazem as forças desalmadas neste paÃs? Além da sua inutilidade funcional, pois o Brasil é um paÃs onde a nossa diplomacia respeita a Paz Mundial, a Autodeterminação dos Povos, suas Soberanias, os Direitos Humanos, os Valores da Justiça Ocidental etc., já os militares que são adestrados na contra mão desses Valores Universais, ficaram silentes já que têm os sistemas digestivos invertidos.
Esses kgões são generalecos à altura do Guampa, assim como o Paquita da Ditadura!
Ruy, digo, a contragosto, que a melhor nomeação do estrupÃcio foi a do general Feire Gomes, mas naquela reunião, kgão mesmo foi todo o corpo ministerial que, cientes da inexistência de fraudes, foram covardes em não manifestar restrições! Tic-tac!
Obrigaram-me a servir o EB em setenta e quatro. Demorou anos até eu me livrar da fala "revolução de sessenta e quatro" para GOLPE de sessenta e quatro. Duvido que nesses quartéis de hoje (para quê servem essas enormes áreas urbanas que os abrigam?) não haja instrução enaltecendo o trinta e um de março.
Excelente artigo! Fiquei surpreso. Ruy não foi tão combativo quando massacraram Dilma.
Perfeito Ruy. Parabéns. Ca, de minha parte, creio que será muito esforço por mais de uma geração para que nossas FAs tornem-se algo que preste minimamente
Vamos acabar com as forças armadas e, com a economia desses 101,6 bilhões de reais, gasto destinado a pagamentos de despesa com pessoal das FA, O Brasil poderia investir na educação ensinando matemática português inglês biologia computação quÃmica e fÃsica. Logo logo serÃamos a SuÃça das Américas
Com isso voltamos à necessidade de revisão dos currÃculos das academias militares. Se crianças há 60 anos cometeram hoje o mesmo que seus antepassados fardados, é porque há um desvio profundo na sua formação. Afinal essa classe ainda crê no comunismo. Se fosse numa academia de arte eles aÃnda estariam debatendo os perigos do expressionismo abstrato! Santo Zeus!!
A principal decisão das 'aman's da vida' seria, logo de inÃcio, detectar e começar eliminando o maus soldado antes de chegar a capitão. Mesmo que seja um mequetrefe!
Ótima análise.
Como nunca houve, e não há, uma polÃtica civil para a defesa, os milicos novos aprendem com os velhos. Nesse sentido, 64 foi ontem.
Ruy Castro, o historiador Ruy Castro... sempre cirúrgico em suas constatações.
Um texto que resume muitÃssimo bem o que são nossas forças armadas. A nossa sorte é que não temos guerra com ninguém e que nossos vizinhos, aparentemente, não têm interesse em invadir o Brasil, caso contrário, estarÃamos perdidos.
Carlos Zéfiro foi o herói mais idolatrado pelos adolescentes de banheiro dos anos sessenta. Nosso Ãdolo. Agora tenha calma Barnabé, o ET vai te salvar. Conte uma piada e acenda um pneu por dia!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Cagões em silêncio Voltar
Comente este texto