Tec > ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras: magras, bronzeadas e com acessórios coloridos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que matéria estúpida.
São as mais bonitas mesmo.
Inteligência Artificial tá prejudicando tanto o espÃrito humano que dá a sensação de sermos puramente carcaças.
Vai vendo, papo errado esse, n sabem de nada!
Então, a Vanessa Camargo é o nosso protótipo ! Que inusitado!
Ou seja, todas Ãndias.
Aparentemente o próprio pedido da jornalista ao ChatGPT para apresentar "mulher brasileira" ou "uma mulher para cada Estado" já induz a máquina a buscar estereótipos. Caso contrário a busca seria apenas por "mulher".
calçadão do Leblon na frente do Pão de Açúcar é dose
Hahahahaha
Que conversa chata. A população brasileira é fruto da miscigenação de diversos povos. A mulher média brasileira é mais "carnuda". Pode-se usar dois argumentos: um é que esse biotipo é mais frequente entre as africanas; o outro, é que a maioria da população, de homens e mulheres, está acima do peso, devido aos alimentos industrializados.
A denominação IA é um conceito equivocado, que o seu seus criadores utilizam como forma de marketing para enriquecimento de uma determinada empresa. É uma máscara que muitos profissionais usam para mostrar o que há de sensacionalismo, uma vez que não são criadores, e sim leigos nos códigos de programação de software. Um profissional de plataforma sabem que pós trás disso existem entre outros códigos, o (if's), testando dados e condições, num fluxo intermináves de estruturas endentadas.
Tá faltando trabalho para os jornalistas da Folha....
Tragicômico!!!!
Sem dúvida não é o retrato da mulher trabalhadora, que é a maioria no Brasil.
Sim, a que faz o café da manha para a famÃlia, vai pro trabalho nem sempre remunerado de acordo e volta para casa em tempo de fazer a janta... Sobre essas nenhum colunista escreve, nem mesmo as colunistas mulheres feministas.
Deixem de chorumelas.. assim como as italianas com coxas grossas, labios carnudos.
Todas parecidas com a Sofia Loren e a Gina Lolobrigida!!!
Infelizmente, a mulher brasileira continua sendo vista como objeto sexual. Precisamos mudar essa imagem com urgência.
Semana passada eu pedi que o Chat calculasse a probabilidade de serem sorteados dois números consecutivos na mega sena. Ele devolveu uma explicação detalhada (e totalmente equivocada) terminando em uma fração com 5 multiplicações no numerador e cinco no denominador. Pedi para ele calcular o valor da fração e para meu espanto, o resultado de uma simples conta veio errado (confirmei com a calculadora do Windows e com o Excel). O Gemini foi ainda pior, nem mesmo entendendo a questão.
Vale lembrar que os criadores são americanos e como tal a inteligência artificial carrega em seus algoritmos os princÃpios americanos. Isso incluindo os esteriótipos que os estadunidenses tem de cada paÃs. Pode colocar pra ele fazer uma pintura representando a nação brasileira e a máquina vai desenhar um quadro onde tem uma mulher fantasiada no carnaval e um homem jogando futebol. Pra eles o Brasil é só isso.
Exatamente esse o ponto Paulo. A IA usa dados da rede para Machine Learning. É justamente esses dados que retornam um resultado esteriotipado. Qual o maior produtor de dados e de mÃdia no mundo a mais de 100 anos? O maior produtor de conteúdo audiovisual e que cria os esteriótipos para cada paÃs? Só fazer uma pesquisa rápida no Google que a maioria dos resultados vem de fontes norte americanas. Isso sem incluir as diretrizes implantadas na IA que obviamente tem que seguir um padrão americanizado
Leia a matéria com atenção. O problema são os dados existentes em maior abundância na rede, não importando a cultura pessoal dos desenvolvedores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tec > ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras: magras, bronzeadas e com acessórios coloridos Voltar
Comente este texto