Maria Herminia Tavares > Os sonhos sonhos são Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Professora, não seria mais plausÃvel a leitura de que é exatamente a incapacidade desse "centro" - ano após ano depois de 1988- de concretizar uma amálgama para solucionar os 3 grandes gargalos brasileiros- saude, educacao e segurança publica- que levou não ao surgimento mas à redescoberta dos extremismos brasileiros, que ficaram enterrados no pós ditadura?
O atual governo faz em escala menor (e bota menor nisso) o que outros regimes de esquerda fazem pelo mundo. O mais extremo é o chinês, onde toda a estrutura comunista de partido único sustenta uma ditadura e um regime econômico capitalista. O PT tem em seu DNA alguns traços de partido leninista, mas está inteiramente devotado à administração de uma economia capitalista.
O vies é tamanho que nem em tese admite falar em um extrema esquerda, no máximo é radical. É ridÃculo. Isso vindo de uma das melhores colunistas da FSP desse lado do espectro. Extrema é um adjetivo reservado só para a direita. Aparentemente extrema esquerda é um impossibilidade, mesmo teorica.
Pensei exatamente isto. E também não existe mais "direita" virou tudo extrema direita.
É um problema global, um zeitgeist hegeliano. Vai muito além de possÃveis (talvez prováveis) erros de lÃders locais. Vivemos em tempos sombrios e temo que vá piorar muito antes de uma nova sÃntese.
A ascensão da extrema direita está diretamente ligada a crise do capitalismo. Como o individual é o centro e o capital já não mais fornece os meios , sobressai o ódio fascista . Também o mundo multipolar está em evidência , contribuindo para uma nova ordem vinda do sul Global.
Acreditou no Sul Global! Rsrsr
O Brasil não tem esquerda, o centro =PT tem que conversar com a direita civilizada, como aconteceu na última eleição, isolando o extremista de direita e suas teorias mortais.
Parabens pelo texto! A imprensa tem que decidir de qué lado está, do mundo real ou da terra plana; das noticias como os fatos sao, ou das fake news; das conquistas civilizatorias ou do fundamentalismo medieval! Do lado da extrema direita as fake news estao bombando! Os EUA estado na inminencia de ter sua democracia desmoralizada... que nao brinquemos com fogo!
Parabens pelo texto! A imprensa tem que decidir de qué lado está, do mundo real ou da tela plana; das noticias como os fatos sao, ou das fake news; das conquistas civilizatorias ou do fundamentalismo medieval! Do lado da extrema direita as fake news estao bombando! Os EUA estado na inminencia de ter sua democracia desmoralizada... que nao brinquemos com fogo!
Moderação? De novo? Será que o algoritmo aprendeu a ler algarismos romanos; que utilizei para me referir à data da próxima eleição presidencial? Acho que o jornal precisa atualizar o algoritmo.
Boa a análise da professora HermÃnia. A começar pelo tÃtulo, evocando Calderón La Barca. A esquerda e o centro precisam conversar, até buscando algum diálogo com a direita civilizada; aquela que sabe que a população pobre também precisa comer diariamente. Isso é impossÃvel com a extrema direita. Ao contrário do que boa parte da esquerda pensa, MMXXVI não está “no papo”. Será preciso lembrar que Lula bateu Bolsonaro por menos de dois por cento dos votos? É preciso consolidar a democracia.
Nós nos livramos de Bolsonaro, sua gang de milicos e pastores endinheirados, até aqui, graças a Lula com sua capacidade de arregimentar apoios polÃticos possÃveis, ao STF e ao TSE. O nosso jornalismo permanece incentivando uma polarização de FlaxFlu que só interessa aos polÃticos, de ambos os lados, que vicejam nessas futricas de pé de ouvido. Parece à espera de Godot, o herói do centro, que virá dos céus
A professora teme que a esquerda faça exigências exageradas ao governo, mas esse é o menor dos problemas, se é que existe. Curiosa essa frente ampla, muito poucos a defendem, não me ocorre ninguém fora da imprensa dita alternativa. Seu principal apoio parlamentar vive ameaçando deixar o governo, como chant.(autocensura) e boa parte dos antigos Tucanos aderiram ao bolsonarismo, via Novo e (autocensura) do tipo. Lula tentou, mas está mais para frente Ãnfima.
É verdade que "centro poderoso ou esquerda radical não são respostas à extrema direita". Mas quem disse que partidos polÃticos ou correntes ideológicas têm de aparentar ser respostas a outros partidos ou outras correntes ?
Obrigado Paulo, lembrou da minha intenção original. O bolsonarismo, como corrente antidemocrática, precisa ser respondido pelas instituições da democracia, excluÃdo do jogo polÃtico. Claro que a direita trroglo. (autocensura) permanece, mas seu jogo é zerado. Tristes tempos estes, podemos estar vivendo os estertores do regime democrático, sob a liderança americana.
Muito bom e oportuno artigo. Na verdade, esta extrema direita bolsonarista é o resultado do radicalismo da esquerda petista (principalmente) do passado. Esta provado que as mudança necessárias da sociedade brasileira, não se fazem com os extremos. E o melhor regime polÃtico-econômico para realizá-las ainda é o capitalista. Marx deixou claro que o problema não é o capitalismo em si, mas o modo de produção capitalista, que gera a ganância por lucro e a mais valia.
Não é verdade que a extrema direita é resultado do radicalismo de esquerda petista. Também não é verdade que as mudanças necessárias não se fazem com os extremos no governo. Max definiu o capitalismo a partir do modo de produção que até hoje é o motor para dar resposta ao lucro desmedido e a ganância. Muitas crenças, muitos viesses…
Não consigo imaginar o pé sujo em que Humberto foi ouvir falar de Marx. Deve ser frequentado por olavistas.
Marx era comunista anti-capitalista. Toda a sua obra é para mostrar que o capitalismo é contraditório e inviável e que ele abre espaço para o comunismo. Citar Marx para defender o capitalismo é algo sem nenhum sentido. É virar Marx pelo avesso
Errado! A extrema direita é resultado da crise capitalista, da (des) informação digital , da aclamação da ignorância e do ódio como virtudes e, por ultimo, mas primeiro, da ganância rentista.
Eu vivi para ver esta articulista festejar o novo teto de gastos ("arcabouço fiscal" é marketing petista) e "o começo da regulamentação do trabalho por aplicativo". Que fase!
Poderia ter escolhido a alternativa. O mundo não se importaria nenhum pouco.
No projeto do PT esses 'avanços' são periféricos, o que interessa é ficar no poder. Daà compactuam com a corrupção do centrão do Lira com as emendas de relator, não reformam nada (pior, ressuscitam projetos ruins) e aparelham tudo com os companheiros. Fora PT
Mais uma ativista polÃtica de Esquerda travestida de jornalista na Folha. Quando se refere a Esquerda é "só Esquerda". Quando se refere a Direita só diz "Extrema Direita". Mas não é só ela. Todos os jornalistas da folha sãoxtendenciosos contra a Direita assim.
Em primeiro lugar, não é a articulista uma "ativista" e tampouco jornalista. Trata-se de uma das mais respeitadas cientistas polÃticas do paÃs. Obviamente o texto é opinativo, lê quem quer e concorda quem tem afinidade mÃnima com princÃpios civilizatórios.
Bem diferente do que escreveu, vários jornalistas da Folha de São Paulo, assim como da imprensa em geral, são simpáticos à direita, e contra a esquerda. É só ler com mais atenção as matérias publicadas neste jornal.
Você está passando pano pra extrema direita e tendenciosos são os outros? Volte para a 8a série, talvez você perdeu o básico de polÃtica.
Marcos Benasse tocou num ponto importante. Alguns horizontes de futuro precisam ser considerados a sério, como enfrentar a questão ambiental e o quadro perverso de desigualdade e concentração de renda fruto da barbárie capitalista, o que não significa acabar com o capitalismo mas com certeza desafiá-lo nas suas formas mais "brutas". De resto, assino embaixo do seu artigo e considero uma realista e precisa resposta aos devaneios " saflatianos" de uma esquerda voluntariosa porém anêmica.
Poi Zé, Dona HermÃnia, sonhos... Mas há de se convir que existe uma esquerda que não quer acabar com o capitalismo, mas com a barbárie capitalista, e isso não é tão onÃrico assim, em alguma medida. Não estamos sequer próximos disso, portanto utópico, mas dá pra tentar algo enquanto o planeta não explode e queima. Fugir do pesadelo é necessariamente um sonho? Não creio... Acho que o sonho é querer o tal de "centro" idÃlico, no qual todas as paixões são debeladas e o bem comum avança por gravidade
Realmente são duas posições diferentes e irreconciliáveis. A esquerda saudosista do modelo soviético e os neoliberais radicais jamais se entenderão. A parcela de apoio ao governo de coalizão, da qual faço parte, porém, percebe com nitidez que a extrema direita vem se fortalecendo temerariamente, cevada pelos liberais que detém o monopólio da comunicação e da grana e que pouco se importam que o poder caia na mão de fascistas.
Seria preciso um rumo comum, ao menos um caminho com uma essencialidade comum. Enquanto as igrejas sacaram o poder da comunicação e apropriaram-se de grande parte da mÃdia, nem rádios comunitárias foram lembradas como alternativa. Isso é só um exemplo, dentre muitos, de como estamos dormindo.
Contra a extrema direita só a extrema unção!
Estas - felizes - ocasiões justificam a assinatura na F.P..
Parabéns à autora. Renomada cientista polÃtica, sempre foi grande crÃtica dos governos petistas. Muito assÃdua no antigo programa de W Waak na Globonews, sempre deixava clara sua simpatia pelos tucanos. Agora reconhece que, sem liderança de Lula, extrema direita vence. Q Folha aprenda tb. 3a via é passado enterrado. Sem PT, teremos fascismo.
Hahahah, desculpem-me, Dagmar e Valdomiro, sem dúvida alguma vocês têm razão. Foi só pra dar uma pedrada adicional na nossa especificidade facinorosa. Mas que o Bozo é "feio, sujo e malvado", ele é!
Marcos, não existe fascismo bonito, que ande e cheire bem...
Pior que fascismo, Bozismo: fascismo feio, cambeta e fétido.
Certo . A resposta é Maria Tavares. Viva ela !!
A folha é a maior fomentadora da extrema direita, não tem dia sem colunas mantendo vivo Bolsonaro, comparando Lula com Bolsonaro, promovendo passeatas ou passando pano para tudo o que aconteceu, como por exemplo, meio milhão de vidas se foram a mais do que a média mundial permitiria no covid, meio milhão de pessoas, por desumanidade e incompetência.
Falou o extremista de esquerda...
Com a licença do Gilberto, ô Marcelo, sei lá, meu caro: tendo visto tanto ridÃculo na vida, talvez ela fosse abatida por algum terninho verdamarelo do filhote, ou uma estauta da liberdade inflável. Nunca se sabe a hora que fará o copo transbordar...
Se não fosse o Bozo até a mãe do veio da Havan estaria viva!
Não fosse o golpe pelo Temer e Guedes, da folha e seus jagunços, quantas destas pessoas estariam vivas?
Distinção infeliz em se falando de América Latina e até mesmo de América do Norte. Vare-se os opositores de direita ou esquerda nas Américas com as ditaduras artificiais implantadas. Artificiais por conta de ideais subservientes defendidas pelos algozes. A esquerda foi dizimada mataram sequestraram e outras coisas mais. Não esquecer que os ditadores não passavam de cadelinhas domadas. Subservientes e sem identidade que são e foram. Direita esquerda, está distinção de jornalista, coisa infeliz.
Como diz o professor Michael Hudson, o neoliberalismo já mostrou ser uma grande farsa para enriquecimento de uns poucos, nos últimos 4 anos as 5 maiores fortunas do mundo mais que dobraram, enquanto a maioria esmagadora empobreceu. Com a piora da situação o neoliberalismo precisa da extrema direita com seu fascismo.
Uma hipótese para a professora aventar: ao contrário do que diz o texto, a democracia liberal não cumpriu suas promessas e foi justamente isso que pavimentou o caminho para a ascensão da extrema direita no mundo.
Volunista torcedora de arquibancada é duro de engolir
Pior é comentarista com deficiência de cognição querendo lacrar posições sem fundamentá-las…
O que a extrema-direita precisa é de um inverno russo. Afora isso, é difÃcil calar a cadela fascista, que sempre está no cio.
Stalin curtiu...
Os liberalóides da extrema direita são apoiadores do capitalismo selvagem: os pratriotários às avessas. Os extremistas de esquerda são totalitaristas ou anarquistas. O Lula é um social democrata, um verdadeiro patriota e mediador nato de conflitos.
Ainda me espanta que os ataques e promessas de ataque da extrema direita (que conseguiu um nome fantasia bonito pela mÃdia) sejam encarados como pautas..E, historicamente no Brasil, a direita "dura", "raiz" se provou uma ameaça a democracia, pela ditadura. Então não entendo como colocam a esquerda "raiz" como ameaça maior. Realmente não entendo
Imagina se a tal "esquerda raiz" tivesse feito metade dos absurdos e atrocidades que a extrema direita fez e faz. Imagina que espaço teria na mÃdia.
A esquerda tem q perder a vergonha. Lula não vai na manifestação. Pq não vai ? Os caras esfregam nossa cara no chão e a gente de boas. Temos q confrontar. Fora isso seremos uns bbcas
extrema direita precisa manter a polarização, lula não. Ele está eleito e não tem tempo para esse tipo de coisa. Lembrando que polÃtico é empregado, não Ãdolo, como pensam os patriota (rios)
Não seria extrema esquerda … petista ignóbil.
Que bobagem de gaiato!
"O pior cego é aquele que quer ver". (Millôr Fernandes)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Os sonhos sonhos são Voltar
Comente este texto