Solange Srour > Os riscos por trás do PIB de 2023 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Antonia Di Felippo

    A inflação dos alimentos, serviços e combustíveis está alta demais. Ao menos, onde estão os estoques reguladores do governo? Presidente Lula, do jeito que estamos indo, o povo vai passar fome e o senhor não vai se reeleger. No meu ponto de vista, os pobres devem ser priorizados, não esquecendo que o senhor deve governar para todos. Isto não está acontecendo.

    Responda
  2. Amarildo Caetano

    Acabei de ler. coluna de Flávia Boggio .Está mau porque está bom .A previsão destes economistas se igual â de horóscopo.

    Responda
  3. Márcio D'Avila Ribeiro

    Reduzir gastos com educação e saúde. Nova reforma da previdência. O que mais? Chibata?

    Responda
    1. Luis Nunez

      O texto não fala em reduzir gastos com saúde e educação, pare de inventar. A previdência deveria ter déficit zero.

  4. José Cardoso

    'Nossa força de trabalho tem nível de educação baixo.' Isso é muito repetido, mas duvidoso. Na minha experiência na indústria, onde a companhia onde trabalhava tinha várias plantas fora do Brasil, não via os trabalhadores americanos por exemplo como mais produtivos, tivessem ou não maior escolaridade formal. Os japoneses sim, mas eles são um ponto fora da curva mundial.

    Responda
    1. Rafael Guarda

      Eu concordo com você sim, esse sempre foi o mantra, mas não acho que seja tão diferente por exemplo da China também fora México, EUA, e o Leste Europeu. Acho que a questão da produtividade está em relação a automação, ou seja a produção de mais produtos (ou mais PIB), com menos mão de obra, que é uma das formas de enfrentarmos a redução da população ativa nos próximos anos.

  5. Rodrigo Castro

    Texto muito coerente, uma pena que os apoiadores do governo automaticamente te associarão com uma bolsominion vendida ao capital por defender reformas, segurança jurídica e aumento da produtividade como único caminho pra escaparmos da armadilha de renda média que nos metemos. Considerando a orientação do atual governo e a pobreza do debate público em geral, tenho zero esperança de evolução significativa do Brasil nos próximos muitos anos.

    Responda
  6. Marcos valerio André da silva

    Bom dia, suas preocupações são pertinentes, vejo como centrais o baixo investimento, economia fechada (empresário no Brasil gosta do mercado cativo) e baixa qualidade da mão de obra. Tenho receio que o governo opte por medidas de curto prazo de incentivo, que acabem em mais endividamento e por tabela eleve ou impeça um juro mais baixo.

    Responda
  7. MATILVANI MOREIRA

    Rossangeela, isso tudo é muito complicado! Marque mais uma viagem internacional. Não esqueça do nosso cartão corporativo. É bom demais!

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      E complicado e vc pelo jeito não entendeu nada do texto que por sinal e merece ser levado em consideração.

  8. Marcelo Magalhães

    E voltar à insegurança alimentar de 125 milhões de brasileiros e a fome de 33 milhões? A segurança jurídica dos investidores implica na insegurança jurídica dos trabalhadores, como demonstram as reformas implantaras no pós golpe da presidente Dilma.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.