Ilustrada > Livro 'O Avesso da Pele', de Jeferson Tenório, é recolhido de escolas públicas no PR Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jardel Sander

    Concordo com vários comentários que vi aqui: hipocrisia da falsa moral brazuca. Aqueles que não são hipócritacas, devem estar alucinando o que é a adolescência. Meu único consolo é que pelo menos assim - proibindo - talvez a moçada tenha algum interesse em ler um livro - e tô torcendo aqui que o Felipe Neto compre milhares e distribua gratuitamente nas ruas das cidades paranaenes

    Responda
  2. Jose Antônio Mechaileh

    Esse livro não é adequado às crianças e adolescentes, cuja formação moral, intelectual, sexual ainda está em desenvolvimento. Simples assim. Não é censura, é apenas adequação à realidade dos fatos.

    Responda
  3. JAILSON DE BEZERRA

    Vejo aqui um manancial de hipocrisias validando a ação da secretaria de educação. Quando eu tomei conhecimento do livro e das críticas, adquiri-o e li em dois dias. Um livro bastante rico na temática da discriminação dos negros no sul do país. Talvez esteja aí a real motivação da retirada pelo ministério. Quanto às palavras de baixo calão, não diferem do que assistimos das reuniões ministeriais do ex presidente e do que ouvimos nas ruas. Os alunos do Ensino Médio não estão em redomas de vidro.

    Responda
  4. José Flávio Santos de Carvalho

    A hipo-crisia reina solta por aqui. Critica-se o autor e sua obra, mas nenhuma palavra sobre a preconceito e a discriminação racial sofrida pelos negros. Quando esses fatos acontecem os brancos e de direita, ou extrema-direita enterram suas cabeças na areia feito avestruzes, e fingem que nada aconteceu, ou então dizem que tudo "mi-mi-mi".

    Responda
  5. ARY OLIVEIRA

    Martin Luther King Jr nunca precisou utilizar de baixarias toscas para transmitir suas ideias. O bom caráter era a sua referência!

    Responda
  6. ARY OLIVEIRA

    O escritor considera uma violência inconstitucional a retirada dos livros, violência E' o que ele escreveu em certos trechos do livro só para causar polêmica. Absurdo maior foi esse governo federal indicar esse livro como material didático no ensino médio. Não E' a toa que Brasil nunca recebeu um prêmio Nobel em quase cento e vinte anos de história!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Não podia esperar outro tipo de posição da parte do Ary. Aliás, Ary, como não espero nenhuma coerência de sua parte, sei que vc não vai defender a proibição da leitura da Bíblia para menores de 18 anos, uma vez que lá têm histórias de muito mais "baixo calão".

    2. Ricardo Knudsen

      Vc se acha melhor do q os professores de literatura e lingua das escolas do Paraná, q escolheram e solicitaram o livro ao MEC. De onde vem essa sua arrogância? Vc estudou pedagogia, psicologia de adolescentes ou literatura moderna? Acho q é só autoritarismo mesmo, como o do governo do Paranã, q acha q pode confiscar os livros e violar a autonomia das escolas.

  7. ARY OLIVEIRA

    O escritor considera uma violência inconstitucional a retirada dos livros, violência E' o que ele escreveu em certos trechos do livro só para causar polêmica. Absurdo maior foi esse governo federal indicar esse livro como material didático no ensino médio. Não E' a toa que Brasil nunca recebeu um prêmio Nobel em quase cento e vinte anos de história!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Seu comentário é pleno de hipocrisia e ignorância. Jorge Amado foi indicado ao Nobel, e seus livros eram plenos de trechos sobre sexo. No meu ensino médio, um dos livros escolhidos foi O Cortiço, também com trechos sobre sexo. O seu problema então qual é, a crítica ao racismo? Violência constitucional sim, pois há censura contra a escolha dos professores, por razões políticas.

  8. Jean Arakawa

    Quem fala em censura se equivoca, pois a discussao é se é adequado como material didático para jovens. Nem tudo que é boa literatura é adequado para formação escolar. E nessa temática sobre racismo, Ghost Boys é um melhor para jovens porque não tem a linguagem chula e conteúdo sexual que O Avesso da Pele tem.

    Responda
  9. Erica Luciana de Souza Silva

    Perfeitas as palavras de Tenório! E eu emendo: o q causou a aversão não foram as tais palavras e cenas, mas ver o racism#o de cada dia confrontado. Quem transita no ensino médio ou convive com adolescentes sabe q o q está no livro não é, nem de longe, desconhecido da mol#ecada. Eles são expert no assunto. Não precisam de serem poupados de lerem sobre isso, mas eles precisam muito discutir as práticas racistas na sociedade brasileira.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Isso não justifica indicar livro com conotação sexual explícita como material didático.

  10. Edson de Souza

    Tá bom... O cara projeta no livro suas taras depravadas. Para adolescentes. E depois se esconde atrás do racismo. Não entendi o que tem a ver suas taras sexual depravadas com o racismo. Credo ainda possa como escritor... Hahahahha. Piada só mesmo Brasil...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Já seu comentário, infelizmente, nem como piada da para levar, tamanho a náusea que provoca. Aliás Edson, vc vai defender a proibição da leitura da Bíblia para menores de 18 anos, uma vez que lá têm histórias sobre sexo explícito até entre filha e pai?.

    2. Celso Ribeiro

      Vc sabe ler ? Muuuuuu

    3. LUTHERO MAYNARD

      Francamente, Edson, você está abusando do direito de ser desinformado. Leia um livro. Qualquer um. E tome nota, já chegamos ao século XXI, inclusive o Paraná…

    4. GINO AZZOLINI NETO

      Cara, estou lendo o livro e é literatura de primeira linha. Você leu? Não sei porque tanta polêmica.

    5. Erica Luciana de Souza Silva

      Vc leu o livro?

  11. Edson de Souza

    Tá bom... O cara projeta no livro suas taras depravadas. Para adolescentes. E depois se esconde atrás do racismo. Não entendi o que tem a ver suas taras sexual depravadas com o racismo. Credo ainda possa como escritor... Hahahahha. Piada só mesmo Brasil...

    Responda
  12. César de Oliveira lima

    O autor resume bem o furdunço: "O mais curioso é que as palavras de 'baixo calão' e os atos sexuais do livro causam mais incômodo do que o racismo, a violência policial e a morte de pessoas negras".A tentativa de censura dos negacionistas do racismo estrutural brasileiro tem o efeito inverso à escuridão: sabia da existência do livro, agora, para apoiar as ideias do escritor acabei de adquirir um exemplar.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Logo vão fazer uma fogueira de obras que não conhecem, nunca leram e nem lerão. Preguiça mental destes críticos de araque.

  13. Pedro Albuquerque Neto

    É uma demonstração do atraso cultural da elite dirigente dessa parte do Brasil. Uma prova de que essa gente gostava mesmo de um presidente inculto, tosco, machista, homofóbico, misógino, violento. Viva o Nordeste e a maioria das capitais que deram vitória à democracia.

    Responda
    1. CLEUZA GEBER ANASTAZI

      Sou da esquerda. Mas prefiro que meu neto, no ensino médio, tenha contato com outro tipo de vocabulário... Acredito que exista, sim, outras obras literárias que transmitam a igualdade de cores e gênero de maneira mais educativa ...

  14. Flavio Leal Rodrigues

    É como age essa direita reacionári. O problema na educação no Paraná deixa de ser salário de professores, qualidade das escolas, número de vagas e passa a ser censura de um livro. Ao invés de tratar questões reais se elegem pautas vazias: mamadeira de p..., cloroquina. É triste.

    Responda
  15. ANDRE BARRETO

    Ô... bolsominions, vcs precisam decidir: adolescentes de 16 anos já são passíveis de punição pela lei ou ainda não são capazes de ler sobre sexo e falar palavrões?

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      O livro é bom, mas para adultos.

  16. José Marques Mendes

    Já li este livro. É um livro forte, duro, mas ótimo. Tenho certeza que esta diretora nunca ouviu seus alunos do ensino médio conversando, certamente teria uma síncope ao descobrir que nenhuma das palavras "chulas" é desconhecida deles.

    Responda
  17. Vinicius Branco

    Sugiro ao MEC distribuir gratuitamente as obras do Marques de Sade aos alunos do ensino médio.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Ótima ideia Vinícius. Saúde é um autor indispensável para uma boa formação cultural

    2. ANDRE BARRETO

      A obra de Sade é certamente é menos nociva do que as mentiras e agressões que a extrema direita comete diariamente.

  18. Raymundo de Lima Lima

    Recomendo a leitura deste livro, para esclarecer como agem os racistas ao estilo jeitinho brasileiro. A extrema-direita q necessariamente é racista, anti-imigrantes, anti-democrática, age censuranto, retirando livros p publico. O Paraná do Ratinho Jr, assim se revela um estado -e dedurismo- q reprime a autonomia docente.

    Responda
    1. Caio Brandão

      A preservação de valores éticos e morais é construída no lar e na escola. Logo, a abordagem deve ser cautelosa ao longo desse trajeto, com a escolha correta da didática . Depois, na idade adulta, o indivíduo faz a escolha que quiser. Contudo, educá-lo na vulgaridade não é uma boa decisão.

    2. Silvio Mendonca

      Não sei porque ser de direita é necessariamente racista. Nesta visão, todos os de esquerda no Brasil seriam necessariamente corruptos.

  19. Maria Isabel Martinez Pons

    Querem fazer do Brasil um país de direita, evangélico e fundamentalista.

    Responda
  20. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Lá vamos nós a caminho da Alemanha 1933

    Responda
  21. Marcelo Silva

    Concientizar crianças e jovens sobre a questão do racismo é louvável, sobretudo nos lares, agora, ficar adotando livro oficial não da.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Ninguém "adotou livro oficial". Falta leitura a você!

  22. André pedrosa

    O pessoal adolescente vê coisas muito mais pesada na internet do que palavras impróprias num livro, cambada de fascistas, só podia ser no sul mesmo.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Caro André, deixe der preconceituoso, o autor foi até ameaçado em Salvador, caso você não saiba!

  23. Marcelo de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Silvio Mendonca

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. André pedrosa

      Essa parte do país devia virar um grande pasto para cria de gado, só pra isso que serve essa região.

  24. Fatima Marinho

    Oh! Bendito o que semeia; Livros... livros à mão cheia... E manda o povo pensar!; O livro, caindo n'alma; É germe – que faz a palma, É chuva – que faz o mar! (Castro Alves.)

    Responda
  25. Sam Duart

    Primeiro passo é censurar. Segundo passo e começar a queimar livros. Já vimos esse filme com o protagonista de bigode.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Mas sugiro comentári mais direto, para atingir leitor obtuso: Primeiro passo é censurar. Segundo passo é começar a queimar livros em praça pública. Já vimos esste filme[realidade brutal] com regime nazista. Grato.

  26. Andre Moraes

    Vivemos um pesadelo. O fascismo se recusa a voltar pro armário. Perseguição generalizada. Meu temor é que hoje a democracia conta com pouco ferramental para combater o modus operandi de desinformação e ódio de fascistas.

    Responda
  27. SERGIO DIAS CANELLA

    Tudo esse imbróglio só faz aumentar a curiosidade sobre o livro entre os adolescentes. Não por acaso vemos notícias sobre o aumento de vendas de O AVESSO DA PELA nas livrarias. O tiro acaba saindo pela culatra.

    Responda
  28. maria gouvea

    Essa turma não vê menor problema no palavreado do ex presidente , inclusive em cerimonias oficiais. Já num livro que trata de racismo, aí não pode

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É bate boca para as plateias de babões.

    2. Regina da Silva Mariano

      Exato. Ver o Geno.cida gritando por ra dez vezes a cada duas palavras deve levar esses hipó.critas ao org.asmo!

  29. Valderi Silveira Pinto Júnior

    "Minha Luta", provavelmente não seria censurado na Gileade brasileira.

    Responda
  30. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Crianças e adolescentes são expostos a todo tipo de conteúdo na internet: violência, pornografia, discurso de ódio. Isso passa, finge-se não saber. Já um livro que expõe a sociedade racista, não. Perigosíssimo, leva a reflexão e ajuda a compreender a realidade. Tudo o que as pessoas "de bem" não desejam a seus filhos.

    Responda
  31. carlos couto

    Provocar a ira do cidadão de bem não tem preço.

    Responda
  32. Tiago Vieira Weber Barreto

    Proibir livro é um ato autoritário e fascista.

    Responda
  33. wilson barbosa

    O presidente da República da Extrema-direita fala palavrões na TV, nas redes e por onde passa, cheios de racismo, xenofobia, misoginia e outros preconceitos e as diretoras e deputados bolsonaristas não veem nenhum mal. O que essa gente não se importa, e quer quer é manter, é o racismo que o livro denuncia. Palavrões são pretextos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não, meu caro ! Querem é polêmica maniqueísta.

  34. Joel Domingos

    Se a adesão ao PNLD é uma opção de cada escola, mesmo supondo-se que a escola aderiu ao referido programa, por que ela não pode voltar atrás? Nada indica que a escolha de qualquer obra do PNLD seja irreversível. Ninguém é obrigado a consumir o que não gosta. Quando se pleiteia até mesmo que alunos elejam reitores e diretores de escolas, querem empurrar goela abaixo a leitura de um livro. Ditadura de esquerda que tanto criticou a ditadura militar.

    Responda
    1. SUELI Iossi

      Quem inscreveu a obra no PNLD foi o ex presidente Bolsonaro em 2022, o livro só está sendo distribuído agora, mas não teve a participação do PT, então espalhem faje news, que é a unica coisa que sabem fazer.

    2. Ricardo Knudsen

      As escolas não voltaram atrás, querem usar o livro. É a Secretaria de Educação do Paraná q está confiscando os livros, contra a vontade dos professores q os solicitaram. Isso está claro no texto, vc quer é passar o pano para fascistas com sua mentira.

    3. Marco Diotaiuti

      Marcelo de Souza , você já leu sobre a história de Davi? Como pode ser tão cultuado?

    4. Marcelo de Souza

      O livro em questão foi incluído no PNLD no (des) governo Bolsonaro. As escolas o adotaram de livre e espontânea vontade, sem ao menos ler a obra, que não tem nada de mais. Na Bíblia tem coisa muito pior

  35. Márcia Meireles

    Trevas.

    Responda
  36. José Marcelo Guimarães Moreira

    É um tipo de linguajar que não é adequado aos estudantes adolescentes, apenas aos discursos do presidente anterior.

    Responda
  37. Edson Muniz de Araujo

    Os nobres políticos tão maravilhosos e coerentes a partir de hoje tbem irão proibir adolescentes ter e de usar celulares e redes sociais( menos os próprios filhos) ,afinal, esse livro perto do q a molecada acessa nas redes é brincadeira de criança!....

    Responda
  38. Daniel Vitorazzi

    Vão recolher os celulares da rapaziada? Perversões explícitas à distância de um clique.

    Responda
    1. Edson de Souza

      Aqui no sul,.nas escolas privada. Já está sendo proibido usar celular. Ótima ideia,.pois vai ao encontro da neurociência Que afirma o quanto e prejucial célular momento dos estudos ;)

    2. filipe moura lima

      isso mesmo; toda censura é bur ra

  39. Ricardo Knudsen

    A direita faz aquilo q acusou mentirosamente o governo federal de fazer, e interfere na autonomia das escolas, censurando e recolhendo o livro. O governo fascistóide do Paraná quer impor aos professores de literatura e às associações de pais e mestres aquilo q pode ser ensinado nas escolas. Decerto vão substituir por um livro inspirador, com um título assim como Minha Luta! Depois vão fazer grandes fogueiras para os livros "imorais".

    Responda
  40. Jorge Ceretta

    É política do Paraná. Não precisa dizer mais nada.

    Responda
  41. Paulo Augusto

    Os abes tados do governo passado é que o colocaram na lista. Agora os seguidores dos abes tados é que pedem para tirá-lo.

    Responda
  42. Ricardo Knudsen

    O site da Gazeta do Sul apresenta a ata da reunião da escola, na qual o Avesso da Pele foi escolhido pelos professores de literatura. A diretora e o vereador mentiram ou se enganaram qdo acusaram o governo federal de enviar o livro sem solicitação e fazem uma sórdida exploração política da mentira.

    Responda
    1. Dorgival Pedroso

      Vamos Professores.....se manifestem. Não vão aceitar isso não. Censura não.

    2. DANIELA Krause

      É que a tal diretora nao leu o livro, claro. Ela está fazendo politicagem, só isso.

  43. Renato Polli

    Ótima medida do governo do governo do PR. Afinal, quer incentivar a leitura de certa obra pelos jovens? Diga que o livro é proibido para menores. Um salve ao brilhante Jeferson Tenório!

    Responda
    1. wilson barbosa

      Ricardo, você está certo, mas Renato só ironizou dizendo que os jovens são aguçados no interesse em ler o livro quando são proibidos. Vou ali na livraria da esquina comprar um dicionário de palavrões. Essa gente da extrema-direita não sabe o que é bom. Pena que não posso falar nenhum aqui na FSP: @ &$%#@!?¥£€

    2. Ricardo Knudsen

      Vc está errado. O livro foi retirado das bibliotecas e professores não poderão usa/lo em aula. Particularmente estudantes pobres não terão acesso.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.