Juliana de Albuquerque > Autora reflete sobre reducionismo de movimentos 'woke' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Renato Athias

    Obrigado Juliana pelo seu texto. Pela leitura desse texto eu já me interessei pelo livro, que pessoalmente acho um pouco complicado em termos, do que me pareceu , as possibilidade de enormes generalizações sobre a esquerda. Na realidade, as esquerdas estão inseridas em diversas sociedades que se expressam a partir das representações e memórias de um tempo e lugar. Fiquei bastante curioso na criação de um grupo social que a autora vai chamar de "acordados". Enfim, esperemos para ler o livro.

    Responda
  2. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Juliana, a ideia de razão alargada proposta pelo maior dos iluministas- KANT- deveria ser levada em conta no combate aos irracionalismos que correm hoje desavergonhadamente. A esquerda, ao assumir sem crítica as pautas identitárias desvinculou-se da ideia de razão universal, tão cara aos pensadores do século das luzes. Convivemos hoje num apagão geral da razão e do pensamento- à direita e à esquerda. Recomendo a leitura do ótimo texto do Pratinha. Ponde? presença sempre incomodante.

    Responda
  3. Cleon Bassani

    Muito boa essa leitura, Ju. Tempos difíceis esses de pouca racionalidade.

    Responda
  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A "esquerda" pós moderna na verdade não é esquerda, é corporativa, anti universalista, se pauta pelo irracionalismo e é segregacionista, reporta à pensamento mais regressivo que o liberal, é a face de uma nova direita que busca inserção privilegiada no capitalismo, não é anti sistêmica, agrega revoltados e carece de revolucionários!

    Responda
  5. Hernandez Piras

    Gostei muito da indicação. Sempre fui muito apegado à história e ao pensamento do Século das Luzes e sempre tive dificuldade em compreender a crítica da Escola de Frankfurt ao Iluminismo. Difícil mesmo será aguentar o Pondé!

    Responda
  6. Cintia Klein

    Parabéns Juliana. Esse tópico é fundamental, para a vitalidade do grupo. O que pretende a esquerda hoje e qual o papel da agenda woke dentro da esquerda? Sempre me identifiquei com os pilares estruturais da esquerda, como reflexões sobre humanismo e justiça. No entanto, vejo que falta espaço para um debate onde várias perspectivas sejam analisadas para abordagem de problemas complexos, em detrimento as pautas pré-fabricadas e discursos hipócritas.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Obs: felicidade ter a filósofa passando em SP para lançar o livro que vem causando elogios e reflexões.

  7. Sérgio Silva

    Os woke passaram qualquer limite do eidiu

    Responda
    1. Sérgio Silva

      *ridiculo

    2. Sérgio Silva

      *ridiculo

  8. Antonio Costa

    Pondé . AFF!!

    Responda
  9. Antonio Costa

    Pondé . AFF!!

    Responda
  10. Gregorio Amarante

    O "movimento" woke está caindo no ridículo a ponto da esquerda que o inventou tentar agora se descolar dele. Rindo muito!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.