Mercado > Lula fala em aumento de gastos do governo após melhora na arrecadação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É daqui para pior.
Apreciador de homens vestidos de mulheres para falar que não se realiza Copa do Mundo com hospitais.
Inclusive levaram até o careca dentuço.
Foi igual nas OlimpÃadas e Copa do Mundo, hospitais caindo aos pedaços e o Governo Federal investindo bilhões nesses eventos.
Governo que não produz quase nada, quer aumentar gastos às custas do contribuinte, o retorno não está condizente com o arrecadado, cortem mordomias e gastos desnecessários que a situação vai melhorar.
Ano passado, Brasil gastou R$ l,9 tri para pagar juros e rolar divida. Brasil paga mais de 2O% de juros por sua divida, pois juros foram pre-fixados. Eh a maior taxa do mundo. Nenhum pais do mundo sai do 3o mundo com gastos como esses. Querem diminuir os gastos, saquemos o presidente do BC, reduzamos a selic para dois% que sobrara dinheiro pra tudo. Outra coisa, investimento em saude, educacao, esportes, ciencia e tecnologia nao eh gasto. Tem retorno garantido.
Para mensurar a causa, há técnicas estatÃsticas mais sofisticadas para descobrir o que leva a tal fenômeno. Neste caso, para o crescimento de longo prazo, o fenômeno econômico, sugiro a você estudar as teorias do desenvolvimento econômico, pode ser qualquer autor, um dos mais recomendados é o Charles Jones, economista americano.
DionÃsio, eu pesquisei os dados no our world in data, é um site bem legal, mas correlação não é a mesma coisa que causalidade. Há mais morte por afogamento no verão e também mais consumo de sorvete, mas não é o sorvete que causa morte por afogamento. Da mesma forma, maior gasto do governo não implica maior PIB per capita, há correlação mas não significa que uma causa a outra, isso é deixado bem claro livros de estatÃstica. E o texto no site não afirma que mais gasto leva maior PIB per capita.
Vinicius, a Folha nao me permite colocar dados aqui. Mas ha estudos nesse sentido. De uma olhada no site "ourworldindata . org" Procure por "government spending". Ha estudos interessantes que correlacionam gastos governamentais com pib. Existem poucos pontos fora da curva, mas a grande maioria dos paises segue uma tendencia.
Depender de aumento de capital (incentivar obras públicas sem analisar se isso é viável) para manter o PIB crescendo não se sustenta no longo prazo e chega um momento em que isso tem retornos decrescentes. É o que está acontecendo com a China agora ao continuar apostando nesse modelo: crescimento bem abaixo do esperado. PaÃses que ficaram ricos, antes de atingirem esse estado, tiveram baixa carga tributária e baixa dÃvida pública. O Jones mostra isso em seus artigos.
O grande engano é achar que aumentar gastos e baixar juros traz crescimento de longo prazo. Esses instrumentos são usados para incentivar a economia no curto prazo. No longo prazo, a economia cresce com incentivos vindos de melhora institucional (Leis, regulamentos, etc.) conforme Acemoglu e North constataram ao analisar a prosperidade dos paÃses ricos hoje. E Charles Jones viu que mais de 70% da diferença de renda entre paÃses rico e pobre é devido à PTF e não a capital e trabalho.
Oque importa mesmo é que o amor venceu....
O que afirmei para você, logo abaixo, pode ser encontrado no livro "Porque as nações fracassam e instituições e mudança institucional, de Douglass North e Daron Acemoglu. Em The Fact of Growth Economic, Jones deixa bem claro que 80% do crescimento econômico dos EUA entre 1948-2013 é atribuÃdo à PTF, que é a eficiência com que a economia utiliza seus recursos. Os outros 20% é capital e trabalho. Ou seja, a economia cresceu com ganhos de eficiência e não com aumento de capital e trabalho.
e como você me prova isso, Dionisio ? qual estudo que você consultou que prova que paÃses ficam ricos com alta dÃvida pública ? Você me pede dados mas não se dá o trabalho de fornecer dados para provar o que está afirmando.
Tá pintando o desespero né sapo barbudo!
Lula está certo!!!
Está errado!! Deveria estar apoiando a sua equipe econômica, já basta os deputados e senadores quererem gastar além do razoável!! Infelizmente, Lula 3, não está aos pés do Lula 1 e 2!! Parece que o tempo fez mal ao presidente Lula!!
A melhora da arrecadação nem sequer garante o cumprimento da meta fixada pelo próprio governo. Imagine então se aumentar o gasto! Se a meta era para não cumprir, por que fixá-la?
Não há mais um dia sem que Lula não fale uma asneira. Todos os dias atravessa a rua para pisar em casca de banana. Faz o possÃvel para piorar as expectativas e sabotar a própria popularidade, que já não é lá grande coisa. Até parece que venceu as eleições por larga margem.
Concordo plenamente!! Lamentável!! Parece querer estar na agenda negativa diariamente!!
E vcs, espertalhões da Folha, acham que ele deveria fazer o que? Aumentar a cota dos Bancos, subindo o juros e usando o superávit para pagar a dÃvida impagável?
Essa é a única ideia do Lula sobre economia: aumentar os gastos públicos. Não podemos esquecer que ele disse que os livros de economia estão superados. Livros pra quê, se o homem sabe tudo???
Vinicius, mais dados e menos opiniao por favor. Todos os paises desenvolvidos devem bem acima do proprio pib. Alguns como Japao, Irlanda, Holanda, EUA, Italia, Suica, Canada, etc, devem tando que se fossem empresas ja teriam sido liquidadas. A diferenca eh que esses paises gastam (investem) em desenvolvimento, enquanto o Brasil gasta com o pagamento de juros que eh o gasto mais inuteis que poderia existir.
Você, DionÃsio, deveria estudar mais as diversas literaturas de economia do que ficar ouvindo polÃticos da vida ou panfleto de partidos polÃticos que não se baseiam em nada para afirmar o que dizem. Apenas falam o que vem a mente.
Maior eficiência da economia garante maior produtividade em todos os setores. E maior produtividade é o que o Brasil precisa para se desenvolver, não gastando mais dinheiro público e privilegiando certos setores da economia, isso só traz crescimento de curto prazo. São o ambiente institucional e a eficiência com que a economia utiliza seus recursos que dita o crescimento sustentado no longo prazo.
DionÃsio. Os paÃses que alcançaram altos patamares de renda per capita só conseguiram isso por meio do aperfeiçoamento institucional que garante segurança jurÃdica e um ambiente estável e previsÃvel para investimentos privados, que é o motor do crescimento econômico. Além disso, deixaram que o mercado garantisse a maior parte de alocação de recursos, garantindo maior eficiência e, com isso, maior produtividade.
O Brasil tem se endividado muito para financiar, não investimento, mas gastos correntes. Como uma carga tributária tão alta já deverÃamos ter serviços públicos de muito melhor qualidade. Que tal melhorar a qualidade do gasto, para variar? Gastar exclusivamente para ganhar eleições já produziu péssimos resultados: o PT ainda não aprendeu a lição?
Todos os paises que lograram atingir grau de alto desenvolvimento tiveram seus governos investindo muito em setores estrategicos para que isso acontecesse. Esse investimento se deu em forma de endividamento. Alguem aqui conhece algum pais desenvolvido que nao aumentou e alocou gastos governamentais para fomentar desenvolvimento interno?
Vamos falar em diminuir a dÃvida é garantir a baixa dos juros , isto sim vai garantir uma economia mais estável.
Folha continua pregando austericidio destruidor de economias. Chama investimentos governamentais de "gastos", como se fosse apenas esbanjamento de dinheiro publico, sem o menor objetivo. Governo pretende investir mais em educacao, saude, cultura e esporte. Midia acha isso desnecessario, para eles eh preciso manter juros altos e teto de gastos, ate o Brasil ter seu pib ultrapassado pelo do Paraguay. Ou sera nem isso sera suficiente para acabar com o austericidio?
Investimento, como qualquer contador sabe, é uma espécie do gênero despesa. Além disso, nem todo gasto público garante elevação do crescimento. Um bom resultado fiscal garante queda mais acentuada dos juros e, portanto, mais investimento privado e consumo. Foi ter não ter acreditado neste tolice de austericidio que o Uruguai cresceu muito mais que o Brasil nestas duas últimas décadas.
O cofre é um só, o que sai de lá é gasto. O governo tem um forte déficit primário (que não inclui os juros) e já fala em gastar mais. Haja voo de galinha!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Lula fala em aumento de gastos do governo após melhora na arrecadação Voltar
Comente este texto