Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DANIEL ROUSSO

    Qualquer pessoa razoável chega a essa conclusão sem muita reflexão. Criticar Is rael é legítimo, contudo estender o comentário dizendo que nunca viu algo igual (demonstra ignorância completa e/ou má fé) e comparando com o Holo causto (demonstra ignorância e antis semitismo). Pena o Brasil, "gigante por sua própria natureza", ter um presidente desse naipe, reforçando a tese de "anão diplomático".

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O pr anterior era muito pior do que o atual, apoiava Israel acima de tudo (sem saber, claro que acima de tudo em alemão, Uber alles, é do nazismo). Ignorâncias incluídas, o ex pr não conhece nada da Segunda Guerra, apoia Israel apenas porque lá, como na Rússia, tem um autocrata que queria, como ele, controlar a Suprema Corte. Como aqui, não conseguiu. Então, a guerra é seu motivo para não ser preso, como o ex daqui. Mentirosos, violentos, eles se merecem. Dizer isso não é antissemitismo.|

  2. Robson J Oliveira

    So podiamos esperar isso do tio sam. afinal eles fornecem as armas e são cumplices do olo casto!!!

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    A função dessa senhora é expor quem tem a coragem de denunciar o genicidio do povo palestiin! Querem calar qualquer líder ou pessoa importante que não reza a cartilha deles.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    A Folha não mostra o que realmente acontece nos States e Europa, manifestações com milhares de pessoas pedindo cessar fogo e denunciando ambos países e seus líderes pelo extterminio de um povo. Em frente da embaixada de ISreael montaram um protesto permanente, mas isso a Folha omite.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    E quem é essa Maria Salazar que nem sabe o nome do presidente e ousa criticar quem falou a verdade?

    Responda
  6. Henrique Richter Caron

    A critica deu resultado. Os responsáveis pelo mass acre pales thino, obrigando-se a montar esse teatrinho significa que o grupinho “sentiu no fígado”.

    Responda
  7. FRANCISCO PUCCI

    Excelente. Criticas vindo do governo Biden são elogios.

    Responda
  8. JOSE CAMPOS

    A ação de Israel contra os palestinos em Gaza é nazismo. Não precisa de muita análise para chegar a essa conclusão.

    Responda
  9. Marco A Moreira

    Concordo com os lulapetistas nosso presidentes é um sucesso na política externa - em especial nos discursos improvisados, lembra o grande estadista Britânico! O presidente já havia criticado duramente o governo Israelense, ação correta vide os inúmeros crimes de guerra , não satisfeito fez a ignóbil comparação.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Para lembrar, Einstein, na época dele, pouco depois da II Guerra, fez comparação igual. Hanna Arendt, também judia, filósofa, que assistiu o julgamento de Nuremberg, também fez comparação semelhante em relação a um governo israelense de sua época. Eles são ignóbeis? Ignorantes? Ou apenas avaliam a ação de um governo (não de um povo) em relação a um outro povo sem exército e sem defesa? Menos bile ajuda.

  10. antonio brito

    Qual a diferença entre o gueto de Varsóvia e o de Gaza? Qual a diferença entre os famintos dos campos de concentração e as crianças com panelas vazias na vingança da terra prometida? O reich queria que os alemães fossem uma raça superior. O que pensa o povo escolhido sobre os gentios?

    Responda
    1. Henrique Richter Caron

      Excelente

  11. Sergio Saraiva

    O problema do jornalismo brasileiro cobrindo política externa é a eterna alma de cachorro vira-latas sempre abanando o rabinho.

    Responda
  12. Ricardo D'Matos Nunes

    é por causa do BRICS , o assunto nem sempre é o assunto - com esse pessoal toda ação tem sempre um motivo econômico por trás... realmente, "genocidas econômicos" !

    Responda
  13. Marina Gutierrez

    O presidente Lula fala por mim! E podem me chamar do que quiserem.

    Responda
  14. Marina Gutierrez

    Essa mulher acabou com a carreira de um inglês.

    Responda
  15. Marina Gutierrez

    Imaginem , o governo norte-americano criou um posto/emprego para monitorar o anti- - - - - - - - mo. ! E saibam que já existem muitas organizações privadas que monitoram isso há décadas.

    Responda
  16. Aderval Rossetto

    Hipocrisia desses genocidas físicos e econômicos!!

    Responda
  17. ana marques

    Que tal os americanos pararem de falar do Lula e se esforçarem por um ces sar fo go e abastecer Ga za com alimentos, água, combustível e medicamentos? Não importa com que palavra se referem à ma tança. É preciso socorrer urgente os pales tinos.

    Responda
  18. SAMYR AUAD

    Semita são os povos originários que habitam a Pa lestina histórica . Não essa horda de suprema cistas e racistas europeus que invadiram a Pa lestina histórica e implantaram um regime de apar thied e limpeza étnica. O resto é conversa para boi dormir. O jornaleco subserviente e lambe botas de milico não passa de um papagaio caipira do que diz a grande mídia americana.

    Responda
  19. CHEDES PACHECO DA SILVA

    O tempo vai afirmar, que LULA tem razão.

    Responda
  20. Hugo Oliveira

    O jornalão golpista-lavajatista-guedista e sua interminável fabriquinha de desgastes e crises artificiais, sempre sonhando com o "terceira via de 2026" que venha executar o programinha austericida pró-mercado financeiro

    Responda
  21. Celso P

    Estamos com Lula.

    Responda
  22. Mauricio Borborema de Medeiros

    Ainda com essa conversa tola. Qualquer pessoa com um mínimo de informação sabe duas coisas sobre Lula: 1. Ele historicamente sempre defendeu a causa palestina; 2. Ele nunca foi antissemita. A declaração del foi certeira: Israel comete genocídio em Gaza. A comparação com o Holocausto, embora supérflua, não é qualitativamente falsa: genocídio é genocídio não importa o povo exterminado. Requentar isso eternamente é uma manobra de um lobby poderoso para desviar o foco da verdadeira tragédia.

    Responda
  23. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    EUA sendo EUA…simples assim

    Responda
  24. Ivan Zacharauskas

    Muito simples de entender, cara senhora diplomata, "just follow the money" - basta seguir o dinheiro, e fica muito clara a sua postura. O governo israelense não pode massacrar o povo palestino. Assim como os judeus não odeiam os palestinos. A briga é entre os extremistas nas cúpulas. E quem paga a conta são os dois povos.

    Responda
  25. Humberto Giovine

    Começo a desconfiar que a Folha "joga" algumas reportagens para testar a reação do leitor. Sugiro aos "colegas comentaristas" a não publicar qualquer comentário sobre certos assuntos, como este, por exemplo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Discordo, acho bom que comentemos, nõa existe mais polêmica, é quase unânime, mostra que não estamos caindo mais nessa balela falsa de genocidas Is ra el e EUA.

    2. Marcelo Magalhães

      Eu percebo um déjà-vu de 2014, em que a imprensa corpo rativa se mobilizou junto com o mer cado para dar o gol pe na Dil ma. Os comentários atuam como engajamento, mas não estou convencido de que não comentar seja uma boa decisão. A C N N acaba de apresentar o programa do Wil liam Wa Ak em que na metade do programa falou mal da pessoa do Lula e na outra metade falou mal do governo Lula. Óbvio que é tudo comprado, mas a pressão está muito grande. Com certeza pelo sucesso internacional.

    3. Dionisio DeBarros

      Concordo. Isso eh uma isca para provocar polemica. Folha virou um jornalzinho arrumador de brigas. Especialmente aquelas que podem denegrir o governo Brasileiro. Folha parece trabalhar para alguma entidade fora do Brasil.

  26. Humberto Giovine

    Ainda este assunto. E a Folha de São Paulo dando notoriedade a isto!

    Responda
  27. Arthur Danton

    Ou seja, para o Estado norte-americano, um juízo da IHRA é a expressão absoluta e inquestionável da verdade. É a verdade absoluta! Quer dizer: questionar o ge nocidio perpetrado pelo Estado teocrático (a única democracia blá blá blá) configura anti ssemitismo. É aquela história: uma mentira repetida incontáveis vezes...

    Responda
  28. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Não foi antissemita. Por que essa requentada na fala de Lula?

    Responda
  29. César A C Sanchez

    O lulopetismo parece se importar muito com as declarações do "ex-number one", "decadente", "que já ficou para trás", Império norte-americano, rs. Ora, se dão tanta importância a qualquer coisa que dizem ou fazem ... e olha que todo dia o que os EUA respiram, todo o Planeta repercute. Chato isso, heim? Chato viver ressentido com o que ainda vai levar várias gerações para mudar.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Engraçado vc caracterizar todos que discordam da posição norte americana de luloperista. Se isso é verdade, tem milhões de luloperistas espalhados pelo mundo (inclusive em Ixhaell). Além disso, qquer pessoa minimamente lúcida se importa com a posição de uma grd potência mundial como os EUAs. Mas enfim caro César: qual sua posição acerca da morte de mais de 30 mil civis (até agora) na faixa de Gazzzza?

  30. Paulo Junior Silva

    Nota-se que os EUA estão em franca campanha para queimar a imagem de Lula, devido ao seu crescimento cenário político internacional.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Lula se queima sozinho com sua indignação seletiva e linguagem chula de um despreparado para o cargo que ocupa. Ex-presidiário e descondenado por um golpe jurídico.

    2. Gilberto Rosa

      Sim, a imprensa mostrou o fogo nos últimos dias, imagina o que não está rolando nos instagrans e X, ferramentas americanas de atuação geopolítica. Veja a quantidade de cristãos jewdeus na Paulista com o Malafaia, insano.

    3. César A C Sanchez

      Rapaz, não delire. Lula? Who?

    4. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Pode ser por aí mesmo.

  31. fauzi salmem

    Biden é coautor da chaSina; O Trampa também seria? Acho que sim, pois os CEonistas estão tanto entre os democratas quanto entre os republicanos, e sempre ficam no poder. Mas, daí a falar que condenar a matanSSa é ser antiCCemita, o próprio genro do trampa que é jwdeu não falaria pq comprovaria a cumplicidade.

    Responda
  32. silvia ramos

    Já foi, Falha de SP. Cansamos da sua campanha pró Ismael. Vira a página, que caiu a ficha do mundo.

    Responda
  33. fauzi salmem

    Posição ridícula do governo biden. Acho que nem o trump diria tanta imbecilidade.

    Responda
  34. Ettore Fellini

    OS EUA ainda pensam que são donos do mundo como no século 20

    Responda
  35. Werley Silva Abreu

    Eita Folha! Coloca no título uma mensagem que traz a ideia de que o que a diplomata diz é incontestável! Até quando teremos que engolir o que os representantes de países ricos ditam para nós? Cadê a capacidade de desnaturalizar essa colonização moderna?

    Responda
  36. Gilberto Rosa

    Tá bom Folha, já sabemos o que o dono Frias acha do genocídio em Gaza, já sabemos que a Folha está do lado da força do mal, foram uns 20 colunistas se repetindo, e existe apenas um país no mundo que a Folha não deixa escrever, como diriam, é o dinheiro estup. O maior inimigo dos jewdeus é o sionazismo, como foi dito pelo Breno Altman, jedew perseguido pela Conib. 10 mil crianças, mil mutiladas segundo a Cruz Vermelha.

    Responda
    1. silvia ramos

      Agora, dirão que a Cruz Vermelha, ou instituição equivalente, não é fonte confiável.

  37. Henrique Marinho

    Brasil Passando vergonha no exterior, por causa de um des conde nado boqui rroto.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Estou longe de ser fã do Lula e tenho severas críticas a vários pontos de toda sua história política. Entretanto, como ser humano dotado de empatia e compaixão, nesse caso específico fico feliz com a posição que ele tem adotado.

    2. silvia ramos

      É uma honra para o Brasil ter um presidente como Lula. Vergonha é Bolsonaro, Trump, a escória da humanidade. Relaxa, em 26, Lula outra vez.

    3. fauzi salmem

      A sua vergonha é o meu orgulho! Quanto à política para Shael, viva Lula, o maior estadista que o Brasil já teve!

  38. Omar Lasso

    Como escreveu Glenn Greenwald na Folha os judeus Hannah Arendt e Albert Einstein em 1948 também fizeram a comparação dos métodos sionistas com o mazismo

    Responda
  39. alessandro souza

    Votei no Lula, mas a declarações dele foram sim escancaradamente antisse mita, o erro estratégico do Lula e do PT é impressionante, com tais atitudes só ganharam aplausos do Hamas e da Rússia, enquanto perdem votos aqui dentro, estão se queiman do à toa, conversinha de que estão defendendo os direitos humanos não cola porque ao mesmo tempo se omitem nas mor tess de civis ucranianos e aparece sorridente ao lado de Maduro..

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Um novo defensor do estado pária, Veio substituir os que desapareceram por falta de argumento.

  40. Omar Lasso

    Desconhecimento impressionante da diplomata. Albert Einstein tbém seria um antissemita? Ele. em 1948, também comparou os métodos de Menahem Begin e dos sionistas com o nazismo.

    Responda
  41. osmar pavani peres

    EUA, ninguém dá muita importância ao que voce prega. Fala uma coisa e daz outra ou o velho " faça o que digo não faça o que é meu suposto privilégio fazer".

    Responda
  42. Luiz dos Santos

    Antissemitis mo por caria nenhuma. Faz 70 anos que os sionis tas se utilizam desse subterfúgio. Eh um massacre ao povo palest I o. Tenho minhas discordâncias com o Lula. Mas nessa acertou em cheio. Parabéns.

    Responda
    1. alessandro souza

      Antissemitismo puro, nada sobre a Ucrânia e olhos fechados para Maduro...

  43. claudio sander

    Um pouco de informação: A IHRA é uma organização criada em 1998 que reúne 34 países e foi proposta pela Suécia, logo encampada por EUA (Bill Clinton) e Reino Unido (Tony Blair). Num universo de 193 nações no mundo, representa menos de 20%, e não inclui um único país árabe como membro. Suas definições de anti- sem itismo são engessadas e parciais, impedindo qualquer crítica às ações do Estado de Is rael, por pior que sejam. Não possuem, portanto, qualquer credibilidade. E a Folha passa pano...

    Responda
  44. Rogerio Siqueira

    É apenas mais uma tentativa de igualar a oposição ao governo de I.s.r.a.e.l ao antissemitismo... Só isto. O governo brasileiro tem que apenas ignorar.

    Responda
  45. Marcos Medeiros

    Não tem moral nenhuma, partindo de onde vem as críticas.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Quem tem moral? Lula, um ex presidiário, descondenado de vários processos por corrupção.

  46. Darci de Oliveira

    Os genocidas babando com a postura costumeira do governo americano, sempre defendendo o sionismo, mesmo quando esse país possui um governo corrupto e fascista. E a Folha parece estar tendo um orgasmo ao noticiar esse besteirol contra o Lula...

    Responda
  47. Marcelo pires

    Os americanos falando e um cachorro ka ga ndo é a mesma coisa....

    Responda
  48. Paulo Sales

    Eu sei que lula é frouxo, mas pediria retratação do governo americano, igual a diplomacia de I pediu ao Brasil.

    Responda
  49. Ricardo Andrade

    E daí?

    Responda
  50. MARIA BILCK

    Folha, vira a página

    Responda