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  1. Paulo de Cardoso

    Antes da discussão sobre a eficácia econômica de nossa "industrialização" há de se definir o que seja seu significado. Ora, o país é riquíssimo em minérios de todos metais, essenciais para a indústria. Entretanto deles não extrai nenhum metal, inclusive o ferro e respectivo aço,pelo contrário importa todos! Portanto, as máquinas também são estrangeiras, pois não se tem os metais, que são importados a custos que inviabilizam a indústria. Somos compradores de equipamentos e eletrônica, tudo!

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  2. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Excelente artigo

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  3. Graça Almeida

    Sempre uma festa sem mostrar a conta por inteiro. No final o país ganha alguma coisa ou não leva nada? Hoje li que um dinheirão.a será investido em estrada para ligar Amapá e Roraima a Venezuela, às Guianas e Suriname. E pensar que a mais de cem anos o mundo já investia em ferrovias, trens rápidos e metrôs e nos ainda não chegamos lá. Estradas que se degradam e carros com subsídios que ninguém consegue juntar em uma só conta. Falta coragem e boa fé.

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  4. JORGE MAGALHAES

    Prezado colunista, que matéria chumbrega, de acordo com tuas conclusões seria melhor não terem criado nem a roda. Li seus comentários porque a matéria "investimento" é relevante para nós brasileiros, mas teu texto é inviesado, tendencioso e chinfrim.

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  5. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    A bem da verdade é preciso investir em transporte público de qualidade e recuperar ferrovias por todo o país, diminuindo a dependência de carros e caminhões. Mas quem é que vai se atrever a isso?

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    1. Gilberto Rosa

      A Dilma tentou o trem bala, mas o lobby das aéreas e ônibus, derrubou.

  6. Nilton Silva

    Pode não ser recorde, mas já é uma boa "despiorada", pra citar o próprio colunista.

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  7. José Cardoso

    Não tem nenhuma dúvida que se trata de transferência de renda dos contribuintes para empresários. (e nesse caso estrangeiros!) Claro que tudo isso é muito antigo, mas sempre é hora de acabar a mamata. O que não deve acontecer nesse governo, que como disse o Safatle, não tem nada de esquerda.

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  8. armando moura

    os analistas precisam analisar isto sobre o efeito multiplicativo na economia, quanto cada bilhão investido gera de efeito multiplicativo. Assim é a questão também do petróleo, a margem final de uma empresa extrativa, tirar por no navio e despachar é bem maior do agregar os serviços de refinos pelos custos agregados. Mas o efeito multiplicativo na economia mostram outras coisas, bem diferentes e efeitos positivos que atingem uma distribuição muito maior que acionistas.

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  9. armando moura

    as pessoas precisam analisar isto sobre o efeito multiplicativo na economia, quanto cada bilhão investido gera de efeito multiplicativo. Assim é a questão também do petróleo, a margem final de uma empresa extrativa, tirar por no navio e despachar é bem maior do

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  10. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    ah, o ressentimento

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  11. Mauricio Borborema de Medeiros

    Nunca vi tanto contorcionismo para transformar uma notícia boa em ruim, ou neutra, nunca se sabe... A verdade é que os investimentos da indústria automobilística têm a capacidade de gerar empregos qualitativamente melhores e uma rede de indústrias e serviços satélites. Que isso esteja acontecendo fora do Sudeste é uma ótima notícia para o Brasil como um todo. Essa é a função estratégica de um governo que não fica esperando, com os braços cruzados, as decisões "dusmercaduz".

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  12. Carlos Rogerio Camargo

    O importante é falar mal, criticar qualquer iniciativa, não importa qual, menosprezar ou diminuir o impacto de qualquer medida! Melhor era fechar fábricas e seguir reduzindo a produção? Esse senhor precisa trabalhar no governo, fazer algo útil da sua vida, tratar suas neuroses. E deixar em paz quem está fazendo alguma coisa.

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  13. andre s cardoso

    Investimentos estrangeiros, em atividades fabris, sempre geram bons resultados para a atividade econômica. Agora, se a questão são os subsídios, o Plano Safra, tão "adorado" pelos direitistas do agro, que anualmente recebe muito mais recursos para a produção de commodities, gerando um efeito muito menor na economia, precisaria ser revisto.

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  14. Gilberto Rosa

    Pensando bem, Vicius me convenceu, tava melhor com a Ford fechando. Aff, que malabarismo circense! Além de ser um texto horrível.

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  15. Bruno Sebastião Neto

    E os 118 bilhões corrigidos faltou dizer ? Não sabe o que escrever fica falando bobagem !

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