Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ho Hsin Tsai

    O sistema político chinês tem mais de 5.000 anos e é baseado na meritocracia que na época era chamado de exames imperiais dos mandarins, o que o Ocidente copiou mais tarde como os concursos públicos. O conceito chinês conhecido como o "Mandato do Céu" é um contrato social entre o povo e o governante. A legitimidade do governo depende disso e o mesmo pode ser removido se não mostrar resultados. Isso permitiu que alguns povos invasores como mongois, manchus puderam governar a China.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prezado Tsai, era de você que eu falava abaixo. Seus comentários de "insider" são muito interessantes pra nós dar uma visão menos convencional do que seja a China. Muito grato por eles!

  2. João A Silva

    Gostei da abordagem, principalmente por mostrar que precisamos ajustar o nosso ponto de vista para compreender o gigante asiático.

    Responda
  3. José Cardoso

    Talvez a estrutura de partido leninista tenha se adaptado bem aos costumes tradicionais chineses de poder absoluto centralizado no imperador. A criação de Lenin é um partido disciplinado e centralizado, dirigido por um líder supremo.

    Responda
    1. Homero Feijó

      Se me permite fazer uma objeção, não, a ideia original de Lênin é a de que o partido tem que ser capaz de congregar e abrigar em seu seio todas as correntes divergentes de opinião da sociedade e, dentro de seus fóruns, ser capaz de estabelecer a convergência necessária ao estabelecimento de diretrizes de ação para a sociedade. Foi Stalin quem estabeleceu, pouco a pouco, o centralismo "imperial" monolítico que veio depois e que, com sua morte começou, lentamente, a se desfazer.

  4. Marcos Benassi

    Pô, Igor, haveria uma ou duas obras que você poderia indicar como fundantes nesse entendimento de base? Seria de uma utilidade imensa pros seus leitores. Seu texto de hoje dá indicativos de que você lê nossas repercussões de seus artigos, então você sabe dessa necessidade de "formação" do leitorado. Há um colega leitor de nome chinês - peço perdão a ele por não me recordar - que faz observações muito interessantes, que divergem da nossa ingenuidade. Ajude a gente a nivelar isso, meu caro.

    Responda