-
Marcelo Ribeiro
Conti fala sério, "puxar fumo" não é se drogar, é remédio atemporal contra os males do mundo, drogas à exaustão mostra Holywood, em que é praticamente obrigatório beber e fumar o careta. Quanto a RC, o cara é highlander, tem que respeitar, porque é o mainstream musical em sua acepção máxima, Viva o Rei!
-
Adalto Fonseca Júnior
Tenho paciência não. Aceito que se tornou um ícone mas o que Roberto Carlos representa afinal? A matéria é saudosista e para por aí. Quanto ao uso das suas músicas em filmes vejo uma brincadeira com os clichês que ela representa. Nada além disso.
-
Jane Medeiros
RC carreira belíssima e única! Para além da sua música, sua forma de cantar e sua personalidade se impuseram!! Sugere um acordo com o tempo que não consumiu sua voz, que se mantém intacta e impactante nas canções românticas! Vida longa, Rei!
-
Manoel Cardoso
Quando ouço e lembro um Chico Buarque, Gilberto Gil, Gonzaguinha, não lembro do Roberto Carlos, mas não posso dizer que não gosto de ouvir algumas das suas canções e letras, pois faz parte da vida, do cotidiano mais simples.
-
eliete della santina
Lição de cinema, literatura, música, história e política num texto conciso e envolvente . Parabéns e obrigada.
-
José Costa
Puxa, Neli, possivelmente Roberto Carlos seja o artista brasileiro mais popular "nos últimos cem anos" , e isso tem muita importância, é nosso autorretrato em vários ângulos. O maior, acho que não Neli; assim teríamos que desconsiderar muita gente, mesmo apenas na música popular.
-
neli faria
Não estou menoscabando os demais. Digo que Roberto Carlos atravessou o tempo com muito sucesso.Analiso objetivamente, porque meu gosto musical é a música de Concerto, música popular conheço,Nenhum artista se equipara ao RC . Um exemplo singelo: Programa da Semana de Natal do Roberto Carlos na Globo. Qual artista, da MPB ou não, que atravessou o tempo com o sucesso? Sucesso sim, porque se não tivesse há muito teria se finalizado.
-
-
José Cardoso
Tinha a vantagem das letras em português. Lembro de ter decorado todo o disco 'Em ritmo de aventura'.
-
Regina da Silva Mariano
Roberto Carlos e rebeldia política, nada a ver!!!
-
Paloma Fonseca
A emergência da juventude nos anos sessenta, no Ocidente, com estilo etário próprio (roupas, cabelo, música), rebeldia e contestação política, luta armada, drogas alucinógenas e desbunde, ainda nos faz dela tributários, ela ainda nos diz algo, não conseguimos nos desvencilhar, seja porque existe um movimento conservador ou reacionário de amplitude política, o que requereria uma contraofensiva progressista, ou porque ela é, em certa medida, rejeitada pela classe média deslumbrada de hoje.
-
Paloma Fonseca
Classe média deslumbrada com os avanços científicos com impacto nas áreas de saúde e estética, na longevidade; deslumbrada com o que o dinheiro pode pagar (casa, carro, ar condicionado, plano de saúde, escola privada pros filhos, viagens para a Disney e outros resorts, aquisição de outros confortos etc.); deslumbrada com a internet e as redes sociais, seus afetos e influências. O senso de coletividade do socialismo e da sociedade alternativa da contracultura não vingaram, morreram na praia.
-
-
neli faria
Roberto Carlos! Ele foi em Cornélio Procópio,no início de 1964 e se apresentar no auditório da Rádio Cornélio. Minhas irmãs foram!Queria tanto ir. Os anos passaram e Deus me deu um presente!Vi um show do Roberto!, no meu aniversário, em 29 de abril de 2004, Theatro Municipal ,camarote. Gratidão ao passado no presente. Roberto Carlos: não digo que sou fã,gosto é de música Erudita,mas inegavelmente, é o Maior Artista brasileiro dos últimos cem anos.Atravessou, com muitos sucessos, o tempo.
-
neli faria
Em meados dos anos setenta, saia do Serviço, como dizia à época, pegava o ônibus no Parque Dom Pedro e ia para a Vila Gumercindo. Descia na avenida Cursino, e ouvia o Roberto Carlos cantando no Especial de Natal, cas casas, até eu chegar na Dom Bernardo Nogueira. Imagino que se hoje, atravessasse as mesmas ruas, em dezembro, ouviria Roberto a cantar. Um sucesso que atravessou o tempo. Na Música Brasileira existiram e existem , muitos ícones, mas, Roberto é Roberto !
-
-
SAULO LUIZ PINHEIRO DE FARIA
RC desafiou o tempo, fazendo sucesso em diversas gerações de vários países. Dedicou sua vida a essa arte, e, com sua verdade e dezenas de grandes canções, emocionou multidões. Pela forma, longevidade e intensidade, não há paralelo na história da música brasileira. Sua sensibilidade, afinação, timbre, e a capacidade de falar de amor com simplicidade, marcam uma obra insuperável. Vida longa ao Rei!
-
DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS
No filme Aquários de Kleber Mendonça a bonita O quintal do vizinho até então completamente desconhecida pra mim e nunca ouvida em shows ou rádio
-
Marcos Araujo
Muito bem situado. A importância de Roberto Carlos para a renovação da cultura parou nos anos setenta do seculo passado. Desde então é só mais do mesmo
-
Clayton Luiz da Silva Moreira
RC lançou bons discos, alguns bem interessantes, até 1978. Desde então, tornou-se repetitivo.
-
-
Regina Fonseca
Que texto maravilhoso pra iniciar o sábado.
-
Marcos Benassi
Conti, que texto lindo, Mano... Adorei as dicas, vou até ver se encontro os filmes e (re)vejo o brazuca e conheço o do italiano. Mai o Robertão, vulgo Rei, não me emociona senão o fígaro, e não é dos melhores afetos, não: fico tão enfastiado com o reacionarismo anódino que prefiro não ligar a tv ou o rádio. Todavia, parece que tem sabor aí nesses contextos, né? Vamunessa!
-
Joaquim Rocha
Muito bom! Deu vontade de assistir aos filmes novamente.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.