-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Desde as cartas de Clarice à Olga Borelli, Mirian. Ao final ela diz "mas às vezes tenho esperança". Esperança pois você é a Revolução! Proclamadas por Beth Goulart, Elisa Lucindo e agora Simone de Beauvoir, por você: a esperança viva.
-
Anete Araujo Guedes
Não se nasce mulher, a feminilidade há que ser conquistada, construída.
-
Mirian Goldenberg
É uma construção e uma luta
-
-
Alfredo Gomes de Azeredo
Mirian, sua propagada, justa e sincera admiração por Beauvoir é de uma importância difícil de ser mensurada. Sua postura frente a autora do Segundo Sexo, certamente será um despertar para incontáveis leitoras suas, aqui na Folha. Suas oportunas referências a Sartre, enriquecedor da convivência com Simone, sobremodo ao final triste da vida dele ,tornam essa mulher um farol a guiar os passos das que a sucederam - quiça para sempre. Parabéns!
-
Mirian Goldenberg
Alfredo, fico muito feliz de saber que você gostou
-
-
Galdino Formiga
Todo homem nasce livre: torna-se aprisionado.
-
Alexandre Marcos Pereira
O Segundo Sexo é uma obra fundamental no campo do feminismo e da filosofia existencialista. Publicado pela primeira vez em 1949, este livro audacioso foi um divisor de águas por questionar a construção social do que significa ser mulher. Beauvoir explora a ideia de que a mulher é considerada o Outro em uma sociedade patriarcal, onde o homem é visto como o sujeito padrão. A famosa frase Não se nasce mulher: torna-se mulher resume a essência do argumento de Beauvoir, como bem salientou a Mirian.
-
Mirian Goldenberg
Paloma, gostei muito do seu comentário
-
Paloma Fonseca
Agradeço à Mirian por não adjetivar essa escritora como grande, gênio, imortal, eterna, ao modo das hagiologias. Melhor apresentá-la como alguém como nós, de carne e osso, com pensamentos e sentimentos, com desejos. Ela pode ser descrita como um ícone intelectual das feministas, sem dúvida, alguém que abriu portas. Mas, por favor, não a transformem em um ser supra-humano. A Mirian se reconhece nela nesse aspecto: extraiu seus escritos de sua história de vida, justificando sua existência.
-
Mirian Goldenberg
Adorei Alexandre
-
-
Carla C Oliveira
Muito bom! Parabéns por sua libertação!
-
Mirian Goldenberg
Sempre juntas, cada vez mais
-
-
Amarildo Caetano
Parabéns para as mulheres, guerreiras,mas muitas vezes sem o devido reconhecimento.
-
Mirian Goldenberg
Verdade
-
-
Amarildo Caetano
Mulher,sou forte mas não chegou aos seus pés.Na escola que você estudou jamais tiro dez .Bela canção.
-
Mirian Goldenberg
Eu também nunca tiro dez
-
-
Elizabeth O Costa
Adorei o texto! Estou na faixa dos 70 e o movimento feminista em que me engajei, no início dos anos 80, tinha a liberdade e a libertação da rigidez dos papéis masculino e feminino estabelecidos. O empoderamento da mulher, subjetiva e socialmente. Que bom que você relembrou Simone de Beauvoir!!
-
Mirian Goldenberg
Fico muito feliz Elizabeth
-
-
Tersio Gorrasi
Não sabia que a mulher tem que se libertar de alguma coisa, pois é livre pra fazer o que quiser. Se está confinada a uma redoma de vidro, está porque quer, ninguém a obriga a ficar ali
-
Paulo Araujo
Vc deve ser daqueles que acham que a Delegacia da Mulher é desperdício de verba pública.... ou admirador de Henry Ford, que pregava que o cliente podia escolher a cor do carro, desde que fosse preta...
-
-
Jorge Oliveira
Nenhuma mulher nasce livre: torna-se livre Para a mulher, não há outra saída sem de trabalhar pela sua libertação? É vero. Is true! Mas tudo tem exceções e como muitas mulheres judias sempre tem apoios especiais, mesmos muitas não terem dom. mas tem o especial o quem indicam ou mandam?
-
Cintia Klein
E brasileiros, são protegidos? Suécos têm um quem te indique? Portugueses? Espanhóis? Generalizações sobre populações e etnias poderá reproduzir estigmas, ignorâncias, mitos e préconceitos, sem chegar perto da realidade complexa e heterogênea do comportamento de grupos formados por seres humanos .
-
-
Enoque Sabino
Foi por sua causa que comprei e li o livro O Segundo Sexo.
-
Mirian Goldenberg
Que bom, espero que tenha gostado
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.