Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adenilson peneli

    Entre outras consequ√™ncias, ainda.nais grave, √© sua d√ļvida a sabida e irrevers√≠vel vit√≥ria de Trump e o complemento fracasso de Biden, incr√≠vel como um colunista pode falar de Zelenk, um zero a esquerda, que conseguiu apenas destruir a Ucr√Ęnia, veremos com Trump, o atual presidente dos EUA e amigo de Putin, vai reagir em rela√ß√£o a guerra da Ucr√Ęnia. Ironia da hist√≥ria.

    Responda
  2. Adenilson peneli

    Zelensk √© tudo que os EUA e a NATO precisava para alimentar seu instinto imperialista e alimentar sua ind√ļstria armamentista, por conta di incompetente Marionete ucraniana o mundo ficou mais inseguro. Zelensk √© t√£o incompetente que apesar da bilion√°ria ajuda ocidental, ali√°s a guerra √© entre o ocidente e a R√ļssia, o bobo do Zelensk s√≥ atrapalha, tanto em assim que cansou os apoiadores ocidentais, s√≥ pseudo democracia europeia defendem a manuten√ß√£o da Guerra.

    Responda
  3. Adenilson peneli

    Algu√©m pode me informar onde est√£o os refugiados palestinos, sabemos que o direito a ref√ļgio √© inegoci√°vel no direito internacional, ser√° que ningu√©m v√™, os crimes horrendos, praticados por soldados israelense, ou como ser√° a Ucr√Ęnia nos p√≥s guerra, ou poder√° defender as ideias nazistas defendida pela principal opositora de Putin e de seu finado marido. Putin √© bem melhor e muito mais humano que Bibi, a R√ļssia √© muito mais humana que Israel, que mant√©m o maior campo de concentra√ß√£o do mundo.

    Responda
  4. José Cardoso

    Foi mesmo uma surpresa. Acredito que os russos achavam que o nacionalismo ucraniano era mais fraco do que se mostrou. E que a elite local aceitaria a implanta√ß√£o de um t√≠tere russ√≥filo diante do ex√©rcito abrumador na fronteira. √Č o tipo de jogo em que todos est√£o perdendo, pois tamb√©m o Putin gostaria de algo 'limpo' tipo Crimeia.

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    O H√©lio deveria pelo menos constar no texto que n√£o foi a Ucr√Ęnia quem iniciou, criou a guerra e sim o tirano Putin da R√ļssia, n√£o se esque√ßam que a Crim√©ia foi tomada pelos russos muito antes!

    Responda
    1. Adenilson peneli

      A tá, tirano Putin e democrático Trump, não sei se dou risada ou choro. Vivemos no mundo da desinformação e da ditadura das redes.

    2. Albertino Farias

      Sem esquecer que o programa de m√©dio prazo do Zelenski , que seria a ades√£o √† OTAN , abrindo as fronteiras da Ucr√Ęnia com a R√ļssia, com cujos fins √© do conhecimento de todos.. Parab√©ns H√©lio, pelos seus texto sempre bem aprumados - D√° gosto ler as coisas desse jornalista... Abra√ßo

  6. Joao Cantarelli

    Zelensky conquistou a confian√ßa do Ocidente com sua lideran√ßa e surpreendeu. Impressiona o apoio recorrente dispensado a ele pelos mais importantes mandat√°rios do mundo livre. O lugar da Ucr√Ęnia √© na Uni√£o Europeia e, quando isso acontecer, Zelensky ser√° reconhecido pelo seu povo como um dos mais importantes atores no processo.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Sugiro que procure informar-se qual consequência a "aposentadoria" de Vitória Nuland terá na guerra.

    2. Orasil coelho pina

      Parabéns, pensei que só tinha Cantarelli craque no futebol!

  7. Valter Luiz Peluque

    Não dá pra ter simpatia a Zelensky. Poderia ter evitado a tragédia da guerra simplesmente convivendo em paz com os russos, mas, deixou-se encantar pelo canto da sereia OTAN e aderiu à direita nazista do exército ucraniano. O resultado desastroso é agora perder a guerra e territórios, ou levar a Europa à guerra nuclear .

    Responda
  8. Claudio Loredo

    Zelensky teria salvo seu pa√≠s da destrui√ß√£o se tivesse detido a guerra contra os falantes de russo que estava ocorrendo no leste do seu pa√≠s. Al√©m disto a Ucr√Ęnia n√£o podia ter entrado na OTAN e nem armado a parte leste do pa√≠s. Se Zelensky tivesse evitado tudo isto, a√≠ sim ele seria um her√≥i. Teria salvo milhares de vidas e evitado uma guerra e perdas territoriais para a Ucr√Ęnia.

    Responda
  9. Bruno vasconcelos

    A Ucr√Ęnia √© o Paraguai de 1 s√©culo atr√°s, sem popula√ß√£o masculina, arrasada e abandonada no final.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Poxa, capaz de ser bem interessante... Preciso mapear meus amigos mais contumazes na leitura de novidades - creio que ser√£o amigas, ali√°s - e ver se pego emprestado daqui um pouco. Comprar, num compro n√£o: boto mais uma merreca e tomo uma excelente vodka polonesa, evitando as russas.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Tamo junto Marc√£o!

  11. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Artista, grande l√≠der e com garra. Os filhas da putin ficam desesperados aqui na folha pra atac√°-lo e puxar o saco do genocida russo. Mas no passar√£o. At√© a vit√≥ria Ucr√Ęnia!!!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      De pleno acordo S√≠lvio, se a R√ļssia do Putin n√£o for contida teremos a terceira e mais desastrosa guerra mundial!

    2. Sílvio Luís Guimarães de Mello

      Paulo C√©sar est√° igual C√Ęndido o otimista de Voltaire com nada de geopol√≠tica. A culpa das ucranianas estupradas e mortas pelos mercen√°rios nazistas russos da wagner √© dos EUA e otan!!!! A culpa do opositor de putin envenenado era dos EUA e otan. O outro opositor de putin envenenado j√° sabem de quem √© a culpa. Putin tadinho que est√° jogando bombas em creches e hospitais n√£o tem culpa de nada. Os filhos do putin no Brasil s√£o de um mundo paralelo ...

    3. Paulo César de Oliveira

      Ainda acho que as coisas estaria melhores para todos se Zelenski tivesse aceito a carona americana e entregado a Ucrania para os russos.No longo prazo tenho esperança de que Ucrania e Russia façam parte da União Europeia e da Otan, com ucranianos e russos de posse de um passaporte europeu, podendo morar e trabalhar onde bem quiserem, inclusive russos na Ucrania e ucranianos na Russia.A Europa ganharia uma fonte barata de energia e, com uma Russia prospera, um grande mercado para suas exportaçoes

    4. Paulo César de Oliveira

      Ainda acho que as coisas estaria melhores para todos se Zelenski tivesse aceito a carona americana e entregado a Ucrania para os russos.No longo prazo tenho esperança de que Ucrania e Russia façam parte da União Europeia e da Otan, com ucranianos e russos de posse de um passaporte europeu, podendo morar e trabalhar onde bem quiserem, inclusive russos na Ucrania e ucranianos na Russia.A Europa ganharia uma fonte barata de energia e, com uma Russia prospera, um grande mercado para suas exportaçoes

    5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Samuel: então em caso de invasão estadunidense ao nosso país, já que tem ogivas nucleares, só podemos mesmo nos esconder embaixo da cama. A pergunta sobre ogivas nucleares é a defesa da lei do mais forte. No fundo o que chamo de direito do estuprador: tem mais força tem direitos.

    6. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Vit√≥ria Anete, que n√≥s, que torcemos contra o invasor, seja que seja, desejamos. De nossas cadeiras s√≥ podemos torcer. Mas como polaco-descendente sou Ucr√Ęnia futebol clube.

    7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não é casual que o ex-presidente, que morou na Flórida, tenha horror ao Zelenski. Ele não abandonou seu povo no momento de dificuldade.

    8. Anete Araujo Guedes

      Que vitória?

    9. SAMUEL COSTA NETO

      Silvio, ex√≠mio estrategista militar. J√° pesquisou a√≠ quantas ogivas nucleares a R√ļssia possui?

  12. wilson kfouri

    N√£o precisa ser especialista em geopol√≠tica para vaticinar: A Ucr√Ęnia nunca teve condi√ß√Ķes de ganhar a queres e Zelensky est√° fazendo a guerra pelos EUA por procura√ß√£o. Quanto mais a guerrra demora todo mundo ser√° prejudicado em especial a Ucr√Ęnia. J√° a Palestina a limpeza √©tnica promovida h√° d√©cadas n√£o ir√° conseguir acabar com seu povo e a queda de Netanyahu √© quest√£o de tempo

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Concordo com sua √ļltima frase, at√© o C.Schumer, deputado judeeu do escal√£o, mais alto e ceonista de carteirinha declarou publicamente que chegou a hora do Netanyahu desocupar o posto...

    2. Marina Gutierrez

      Concordo com sua √ļltima frase, at√© o C.Schumer, deputado judeeu do escal√£o, mais alto e ceonista de carteirinha declarou publicamente que chegou a hora do Netanyahu desocupar o posto...

    3. Sílvio Luís Guimarães de Mello

      Quer a rendição do Oprimido pros invasor russo do genocida? Esse sobrenome seu é pra defender opressores? Os russos que estupraram e mataram ucranianas? Jogam bombas em hospitais e creches? Zelenski virou agora americano por defender seu país? Está preocupado com a guerra por que ? Se não está nem ai pelo povo ucraniano que sofre??Dai vai pra Palestina como tática diversionista? E a guerra do Sudão , culpa dos americanos? Tem mercenários nazistas russos da wagner lá.Ninguém liga por serem negros

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O mafioso-genocida-psicopata do Kremlin também quer exterminar o povo ucraniano. Este também resiste a séculos de opressão das botas czaristas. Não é tão simples assim: o Vietnam também parecia ser uma vitória fácil para o imperialismo estadunidense. Viva o povo ucraniano e sua heroica resistência.

  13. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Dizia-se, no passado , que aqui o Chico Anízio casou com a piada, nos dias de hoje , aqui o humor negro virou tragédia na figura do bufão Bozo , e lá o palhaço virou general. O mundo está se tornando triste.

    Responda
    1. francisco e c viola

      A crítica não eh a profissão, mas a pretensão de converter uma profissão digna , como QQ outra, em ganas de poder destrutivo.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quando se critica Zelenski por sua profissão, repete-se a acusação, que o ex-presidente, que morou na Flórida, puxa-saco do mafioso-genocida-psicopata, que está no Kremlin fazia.

  14. antonio roberto lambertucci

    Faz o jogo dos EUA e destr√≥i a Ucr√Ęnia para isolar a R√ļssia da Europa. Joguete do partido da guerra ocidental.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Resiste ao invasor defendendo seu povo.

  15. FLAVIO CALICHMAN

    Ele lidera um país invadido, agredido , a quem a guerra foi imposta. Tem defeitos, como qualquer pessoa, mas assomam sua coragem física e moral, sua galhardia, sua liderança inequívoca na defesa do seu país e da sua gente. Previu-se a queda de Kiev em 2 dias, resistem há mais de dois anos. Jamais vou entender como alguém pode criticar Zelensky de modo tão ácido e silenciar sobre quem é e o que faz o outro lado dessa guerra terrível.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Criticam Zelenski e chamam o ex-presidente, que morou na Flórida de genocida. Mas o ex-presidente que morou na Flórida, foi lamber as botas de Putin.

  16. César A C Sanchez

    A pergunta que n√£o quer calar: por que o populista Lula inveja tanto Zelensky? Ser√° pelo fato dele ter muito mais prest√≠gio internacional, por ser recebido tantas vezes, de bra√ßos abertos, por tantos l√≠deres importantes, sejam eles Presidentes, empres√°rios, acad√™micos, artistas? √Č bem capaz de o ucraniano ser realmente agraciado com o Pr√™mio Nobel com o qual Lula tanto delira poder obter para tentar apagar a pecha de corrup√ß√£o que tem carimbada na testa.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Embora seja eleitor do presidente Lula h√° 25 anos, discordo radicalmente da postura dele, de defender, ainda que por vias transversas, o mafioso-genocida-psicopta, que mora no Kremlin.

    2. César A C Sanchez

      Niemyer, Lula é populista. Fato inquestionável. Eu digo que nosso Lula, e consequentemente o lulopetismo, tem ranço com Zelensky. Entendi muito vem o Artigo.

    3. NIEMEYER FRANCO

      "...por que o populista lula..." A reportagem fala coisa diferente de populismo. Vc n√£o entendeu, ou n√£o soube entender.

  17. José Augusto Bernabé

    Acho nosso Tiririca melhor, pelo menos não mata ninguém.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Meu av√ī matou um omem no interior do Paran√°. O cidad√£o puxou uma arma para ele e o velho se defendeu. Zelenski apenas procura defender-se das botas de uma invasor, como n√≥s, latino-americanos, tantas vezes sentimos a bota estadunidense em nossa cabe√ßa.

  18. Sam Duart

    Povo dos trópicos não está acostumado com a valentia dos ex-sovieticos. Acha que ao insistir na guerra estão sendo teimosos. Essa gente não está acostumada a perder. E diferente de nós, são eles verdadeiros patriotas dispostos a dar a vida por sua terra natal e contra qualquer invasor. A turma que nunca lutou uma guerra jamais vai entender.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Ap√≥s dois anos de invas√£o natural que haja desgaste e que uma parte do povo deseje o fim da guerra. Entretanto aceitar a derrota n√£o traz a paz. O que garante que o mafioso-genocida-psicopata, que mora no Kremlin vai se contentar s√≥ com mais um peda√ßo de Ucr√Ęnia?

    2. Wellington da Silva

      Você como um exímio combatente é que sabe das coisas não é verdade, cara pálida?!

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Parece que n√£o √© bem assim. A Ucr√Ęnia tem dificuldades em enviar soldados ao front. Ningu√©m t√° querendo ir. No come√ßo, quem pode fugiu para a Europa. Um milh√£o de homens em idade de recrutamento. Depois, os que ficaram l√° pagavam muito bem para conseguir um atestado de inepto ao servi√ßo militar. Os que restaram est√£o sendo obrigados a se apresentar. S√£o estes o que desejam defender a p√°tria?

  19. Peter Janos Wechsler

    N√£o sei at√© que ponto s√£o irm√£os. Fato √© que durante a segunda guerra mundial na Ucr√Ęnia os alem√£es foram recebidos de bra√ßos abertos com flores. L√° ocorreram os primeiros grandes massacres. Na R√ļssia os alem√£es foram combatidos.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Vanderlei. √Č verdade, mas implicitamente vc est√° justificando os massacres. Inclusive os ucranianos ajudaram bastante. Os assassinados n√£o eram stalinistas.

    2. Peter Janos Wechsler

      Vanderlei. √Č verdade, mas implicitamente vc est√° justificando os massacres. Inclusive os ucranianos ajudaram bastante. Os assassinados n√£o eram stalinistas.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A Ucr√Ęnia vinha da fome provocada por Stalin. Os inimigos dos meus inimigos s√£o meus amigos.

  20. Alexandre Tavares

    Mais interessante ainda √© que a Ucr√Ęnia perder√° a guerra de qualquer forma, todas as mais de quinze mil san√ß√Ķes aplicadas contra a R√ļssia(segundo o jornal Sputnik) n√£o apenas n√£o desestabilizou a economia russa, mas a fez crescer economicamente acima dos pa√≠ses do G7, Zelensky √© um perdedor e s√≥ vai aceitar que a guerra est√° perdida quando todo o seu territ√≥rio for tomado - legitimamente- pelos russos.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Direito do estuprador? Lei do mais forte?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Legitimamente por que?

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Legitimamente porque lutaram, morreram e venceram. A vitória lhes dá o direito.

    4. Hernandez Piras

      Gente como voc√™ dizia que a Ucr√Ęnia cairia em quinze dias e l√° se v√£o dois anos. Para um "perdedor" ele tem se sa√≠do muito melhor do que o valent√£o do lado, que mal tem coragem de sair do Kremlin.

    5. Marcelo Pires Santana

      Como assim legitimamente

  21. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Vejo o Zelensky na internet e n√£o consigo parar de pensar no meu cachorro querendo enfrentar o pitbull do vizinho.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Outra defesa da lei do mais forte.

    2. Hernandez Piras

      Se o pitbull do vizinho atacar sei cachorro voce preferiria que ele entregasse o pescoço logo, não é mesmo?