Celso Rocha de Barros > Bolsonaro atirou na democracia e errou; agora é a vez dela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RICARDO SANTOS

    Texto redondo, objetivo e correto! Parabéns Celso Rocha de Barros!!!

    Responda
  2. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Antes da posse do governo anterior, um general da reserva em todas suas entrevistas afirmava que não teria a mínima chance de atentar contra a democracia. Na prática fizeram tudo contrário e tentaram o golpe. Se falou a verdade naquela época, tenho dúvida, então foi corrompido pelo mandatário. Punição pra todos com pena máxima. Ficou feio né general. A democracia usa as leis, essa é a diferença, não tanques. Ah, sem anistia.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Não vou me alongar, mas lembro que Tiradentes também não tentou, só planejou, então... que estes tenham o mesmo destino de Tiradentes

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Tentaram sim, Perry só que são tão incompetentes, que nem sabiam como fazer, a mobilização de pessoas para pressionar os militares, arebanharam empresários para o financiamento, convenceram membros da alta cúpula de militares e políticos, discursaram e propaganderam sobre a necessidade da mudança, nos sete de setembro principalmente, uma data cívica histórica.

    3. Pery Pedro

      Não, não tentaram. Planejaram mas não tentaram. Não é a mesma coisa .

  3. Alberto Melis Bianconi

    E até agora tem acertado na preparação do tiro. Mas precisa ficar atenta, porque ainda pode errar, se achar que já ganhou.

    Responda
  4. Marcelo Fernandes

    Celso Rocha de Barros é sempre bom, com exceção das vezes em que ele está ótimo, como na coluna de hoje. Mas talvez seja sempre oportuno lembrar que, sem anuência do velho Tio Sam e do grande capital, ninguém brinca pra valer de golpe no Brasil. Para nosso alívio, evidentemente. Sim ou com certeza?

    Responda
  5. francisco xavier de azaredo neto

    O texto é bom, mas o título é ótimo.

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    ... o trecho ...' você errou, filhos,. Blá, blá,..., Blá' é a ilustração mais consistente que se tem do naipe do cabaret da Folha!... Sempre estão a passar pano de seda nesta lama podre que Estes anhangueras-verdes-amarelos, -fgv,-agro,-'S',... ,-fakejew-Puppet-broadcssting jogaram na atmosfera pública!!!...

    Responda
  7. humberto cavalcanti

    comum, a censura burra,já reclamei INTERACAO arroba grupofolha com br e setores do UOL e da FSP. Embora esteja escrito q é o comentarista o responsável pelo comentário. Tudo indica q há viajantes interpretações pela incompetência da equipe/pessoa q faz a moderação, q parece confundir seus próprios valores,crenças morais, religiosas,individuais com as dos comentaristas-não sei como ainda há,como eu,quem se arvora a enviar comentários. As Seções S e x o : hipocrisias contraditórias, ridículas

    Responda
  8. humberto cavalcanti

    Ótimo, Celso!!!

    Responda
  9. José Cardoso

    Acho que nem aconteceriam tanques na rua. Um auto golpe não precisa disso. Mas precisa de um razoável apoio na elite política, jurídica, empresarial e jornalística. Uma perspectiva de aprovação internacional também ajuda. Muito disso havia em 64, e nada disso agora.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Errado Pery, José Cardoso disse que os tanques não eram necessários, eu disse que ajudariam, mas ninguém disse que eram imprescindíveis para caracterizar a tentativa de golpe. A ordem foi dada, a baderna no oito de janeiro aconteceu... mas o governo não pediu os tanques aos militares. Lamento, deu ruim. O mito tem que acabar no xilindró.

    2. Pery Pedro

      Exato Alberto. O empurrão Zinho nunca veio. Não houve tentativa. Lamento.

    3. Pery Pedro

      Um golpe precisa de evidências de que houve tentativa de golpe. Não é o caso aqui. Há evidências de reuniões, minutas, planejamento. Em nenhum momento houve uma ordem. Apesar do nosso colunista acreditar que uma minuta é igual a uma ordem de golpe, duvido que os tribunais assim o verão. A não ser que apareça mais alguma evidência de tentativa, e não de planejamento, acho que vocês não terão a satisfação de ver o bolso atrás das grades. Uma pena. Eu vi o de vocês na cadeia, e foi muito bom.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Quer me parecer que tanques nas ruas ajuda muita gente a se convencer a apoiar o golpe, ou auto gole, especialmente aqueles que poderiam ter uma tribuna no Congresso ou no STF. Aposto que muitos só estavam esperando um empurrãozinho.

  10. José Augusto Bernabé

    Pois é, os ativistas como vc também atiraram no Bolsonaro e erraram, o estrondo da Paulista e em outros lugares que ele aparece mostra absolutamente isso, só não vê quem está entretido comendo o seu sanduíche.

    Responda
  11. Leandro de Oliveira Galastri

    Caro Celso, parabéns por esse e outros textos que sempre acompanho. São reflexões lúcidas, objetivas e afiadas contra o reacionarismo desse país. Por fim, aproveito sempre suas dicas anuais de livros.

    Responda
  12. MARIO RAMIRO

    Melou capitão... Vai separando o chinelão que combine com um conjuntinho amarelo, laranja ou listrado. Afinal, seu destino prisional é só uma questão de tempo. Os rojões estão à postos!

    Responda
  13. APARECIDO MARIANO

    Mandou, ordenou … apenas não foi acolhido. Conspi r ou , então , cadd Déia já

    Responda
  14. Nelson de Paula

    Disse que para haver golpe seria preciso tanque na rua. Tanto na proclamação da República como no golpe de 64 não houve um único combate, apenas tanque (ou tropas) na rua. Parece que faltou pouco para acontecer de novo. Mas desta vez as reações previsíveis, nacionais e internacionais, seriam bem indesejadas; e o mandatário natural, em caso de golpe, tinha demonstrado capacidades apenas para desgovernar.

    Responda
  15. José Eduardo de Oliveira

    epa, esse recruta zero promovido por incompetência como os seus chegados, não conspirou não, continua conspirando à céu aberto e ninguém faz nada e o capital, as igrejas, os colegas de fardas aplaudem...

    Responda
  16. Luciani Aubin Kehl

    Que se cumpram às leis.

    Responda
  17. CLAUDIA ROVERI

    "É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar". Sem anistia!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "sem anistia, com poesia". Graças!

  18. Ivan Bastos

    Sem anistia. Cadeia para todos os golpistas vivos, e pena proporcional à responsabilidade e o crime. Dos mentores, aos executores aos inocentes que só enviaram dinheiro por Pix. Para estes, sugiro multa de cem vezes o dinheiro enviado para a festa da Selma.

    Responda
  19. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Sempre ensino a meus estudantes, que o único crime de guerra, que Hitler cometeu, foi: perder a guerra.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Suponho que você também ensine que Yzrraeu pode fazer o que quiser enquanto tiver todo o apoio dos EUA e, consequentemente, das "democracias ocidentais".

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Estou lidando com adultos. Gente adulta tem de estar preparada prá saber que em relações internacionais o jogo é de perna forte.

    3. Dagmar Zibas

      Relativismo cínico prejudicial aos estudantes.

  20. Marcos Benassi

    Ôta, Cersão, mano ilustre, os Bozolóide sabe que gorpista, se continua com a cabeça sobre os ombros, vorta: taí o Bozo de exemplo, uai. Vortô por fora das Armas, mai vortô. Tanto que gritam por anistia, sequer sussurram - tá lá na Ccj a Bozolóide neófita e neo-troglodita botando a "boquinha" no trombone. O Caiado e o Tarcizão do Massacre tão bancando: não bastasse o palanque do Bozo, o último não tá nem aí com o Bozolóide comportamento do Derrete, nem com os cadáveres do litoral. Dobrou a aposta

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O único crime de guerra é perder a guerra.

  21. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Que o rigor da lei, impere! Golpista, não é um Democrata!

    Responda
  22. VALDIR SAVIOLLI

    Sempre achei meio "louca" a hipótese de militar dar golpe para empossar um capitão (aliás expulso). Quando milico dá golpe é para que mande um general. Pelo bem do Brasil aconteceu o que deveria: eleições, ganhador, posse....

    Responda
  23. SERGIO saraceni

    Brilhante como sempre, Celso Rocha de Barros!!

    Responda
  24. Pery Pedro

    Então este será o salto triplo carpado com o qual irão à justiça? Para vocês discutir a minuta do golpe é o mesmo que mandar os tanques irem pra a rua? Como diria o PF: waaal. Pra mim, mandar os tanques às ruas é o mesmo que mandar os tanques às ruas. Este exercício de retórica é paralelo à esquerda admitindo: não houve tentativa de golpe, apenas planejamento e conspiração. E isto não é crime. Existem projetos de lei, mas não é crime. Vocês não terão a satisfação de vê-lo na cadeia. Eu tive.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Muitas ofensas pessoais. Esta é a elite financeira e intelectual do país, aquela que assina jornal. Pobre país. O gado anterior discutia mas as ideias, e também ficava bravo quando eu criticava seu Messias, mas dificilmente me atacaram pessoalmente. Esta seita, neste quesito, é bem pior.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Olha, o Tribunal Superior Eleitoral já deu dois saltos triplos. Nosso MicoJoia acreditava que reunir embaixadores para falar mal do sistema eleitoral não era crime. Muitos othários também acreditavam e hoje estão na Papuda ou carregam tornozeleiras. Cuide-se companheiro!

    3. Edison Luciano

      Veremos ele na cadeia SIM! E seria muito bom ver você também, mas isso talvez não seja possível! Você não serve prá nada, a não ser para lamber as botas do ex-trupício...

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E sim, planejar um crime é crime. Quando alguém tenta estuprar uma mulher na rua e fracassa tem de ser punido pela tentativa.

    5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Até concordo que o ex-presidente, que morou na Flórida, não será preso. Quem quis explodir quarteis e ganhou uma promoção por isso, mostra que tem costas quentes. O atual presidente não tinha.

    6. Marcos Benassi

      Que será waal? Marca de produto de cabeleireiro? Eu diria urrúúú!, mais um bbboobo a crer em milagre do Malafeio. Vai que vai. Depois do encarceramento, cê vorta de cabeça baixa ou vai continuar dando pinta?

    7. Davi Ferraz

      Não entendi nada nesse comentário.

    8. Jose Roberto de Souza

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Cleomar Ribeiro

    ... e no Sagrado Palácio da Justiça no Planalto é iniciado o julgamento! ... E todos a olhar Madame Justice, Madame Historiographine e Madame Guilhotine que caminham juntas, suavemente, quase deslizando, quase voando, em fila para alcançar a Tribuna De Honra!!!... Tem-se que drenar as asas destes insurrecionistas-conspiradores e também banir da vida pública!!!...

    Responda
  26. ana marques

    Texto magnífico. Papuda está de braços abertos para recebe-los.

    Responda
  27. Rosa Soares

    Discurso de estudante. Sem profundidade e panfletário

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Onde está o erro no texto? Profundidade é concordar com os golpistas?

    2. Marcos Benassi

      "Estudante" de Oxford, flor... Cabou com a segunda metade do seu arju-mento.

    3. Anete Araujo Guedes

      Tem razão. Não vale uma rosa.

    4. Jose Roberto de Souza

      Já o seu é como o de todo extremista de direita, vazio e mentiroso.

    5. SERGIO saraceni

      Rosa Soares, não Passos.

    6. SERGIO saraceni

      Rosa Passos, Paulo Figueiredo, Heleno, Braga Netto, tudo gente boa!!

    7. SERGIO saraceni

      Faz mais um P Y X pro Jair que passa, Rosa Soares.

  28. jose fernandes de lima junior

    Celso parabéns, foi cirúrgico. Agora é com a lei, que se faça justiça. Sem anistia.

    Responda
  29. Fábio Cesar Cristiano

    Que estilo delicioso seu texto, Celso, parabéns. Pela forma como desencadeia seu pensamento, preciso ler seu livro.

    Responda
  30. raul neto

    Num sei, não. A reação dos fascistas mostrou uma enorme parte da população quer uma ditadura com tortura, assassinatos etc. Vejo jornais como este aqui, tratando o golpista, criminoso, como um ser humano normal.

    Responda
    1. Davi Ferraz

      Pery, não aceitar não é o problema. O problema é não aceitar a Democracia. Lula foi eleito. Aceita logo que doi menos.

    2. Pery Pedro

      É mesmo Raul? Todo mundo que não quer Lule é fascista e torturador? Pueril.

  31. Lazaro Cunha

    A FSP é um jornal de direita, inegável isso, por vezes flerta com a extrema direita, e isso nos faz odiar a FSP por isso, mas pelo menos de vez em quando nos dar oportunidade de ler artigos perfeitos no conteúdo, na forma e na essência como esse aí, vale muito a divulgação ad infinitum

    Responda
  32. CESAR PAES

    Para pensar: Os generais que não aderiram ao gol pe são democratas ou simplesmente não quiseram submeter-se ao comando de um bo çal?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A pergunta é excelente, Cesar, e provavelmente não tem resposta simples. Nem errada, como a do coleguinha Bozolóide.

    2. Pery Pedro

      Não houve comando, não houve tentativa. Houve planejamento e minutas, mas há nenhum indício de que não tenha sido engavetado. Isso não é crime, apesar da retórica do missivista, e vocês não irão vê-lo preso. É pena. Eu vi o Lule preso e curti cada um dos inventos e oito dias. Foi pouco, mas satisfatório. Recomendo. Quem sabe pelas rachadinhas, estás sim fartas em provas?

    3. Bento Brito Teixeira

      O broxanaro.

    4. Bento Brito Teixeira

      César. O importante é que o resultado tenha sido a contenção do golpismo e a manutenção da legalidade. O bro c%al nharo e seus asseclas eram o suprassumo da estupidez: estavam fadados ao fracasso.

  33. Maria Lúcia Bergami

    E muitos aliados do congresso precisam entender que apoiar golpista é ficar debaixo da mira do ditador, sempre rastejando e temendo ser derrubado se não rastejar.

    Responda
  34. Elaine Rizzuti

    Parabéns, Celso! Ler sua coluna vale a assinatura!

    Responda
  35. Luiz Sergio

    Perfeito! Aqui está o que se esperava pelos lunáticos. Parabéns, Celso!

    Responda
  36. Spartaco Almeida

    Uhuuu!! (palmas, muitas palmas!) Arrasou, Celso Rocha de Barros! Esse artigo foi pra lacrar. Pra resolver. Quem não gostou, que defenda golpe de estado. O conservadorismo brasileiro na política nunca foi honesto nem prezou pela democracia. Resta assumir, coisa que não farão. O cardápio de assunto cortina de fumaça nesta semana é censurar livros. Falem sobre isso ou outra bobagem qualquer.

    Responda
  37. João Ramos de Souza

    Não há motivo para moderação. Meu comentário está rigorosamente na linha do do artigo comentado, e faz referência a fatos acerca da repressão havida durante a ditadura militar. Daí que a referência histórica obriga o emprego de palavras fortes. Mas o comentarista não pode mudar a história. É mais razoável "ensinar" um pouco dela ao algoritmo.

    Responda
    1. humberto cavalcanti

      isso é comum, a censura burra,já reclamei email INTERACAO arroba grupofolha com br e setores do UOL e da FSP.Embora esteja escrito q é o comentarista o responsável pelo comentário.Tudo indica q há viajantes interpretações pela incompetência da equipe/pessoa q faz a moderação,q parece confundir seus próprios valores,crenças moraisreligiosas,individuais com as dos comentaristas-não sei como ainda há,como eu,quem se arvora a enviar comentários. As Seções Sexo: hipocrisias contraditórias, ridículas

    2. João Ramos de Souza

      Você tem razão, Marcos. O jornal precisa fazer alguma coisa, urgente, para que o algoritmo considere o lado dos simples mortais; nós, humanos. Criar um espaço para que os leitores se manifestem, mas impedi-los de se expressarem conforme padrão universalmente aceito, parece mais algo como um-sete-um; no mínimo hipocrisia. É evidente que devem ser estabelecidos critérios. Mas não poder escrever datas, quantidades, valores, etc., parece demais. Alô, ombudsman! Obrigado pela força, Marcos!

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, João, prezado, é dureza: pra não botar algarismos arábicos - inovação excessiva pra phôia - Vossa Espertência botou-os em Romanos. Tá bão, só que o script sençurofrênico folhomático não aceita maiúscula! Hahahahah! Nem em acrônimos. Se nóis escapa da topada no dedão, acerta a cabeça no batente da porta!

  38. João Ramos de Souza

    A sociedade deve ter presente que só houve a tentativa de golpe que resultou no VIII/I porque os golpistas de MCMLXIV, muitos dos quais torturaram e sujaram as mãos com sangue, saíram ilesos. Anistia prévia garantiu que os criminosos de então não seriam processados. Fosse vencedor o golpe de Bolsonaro, não apenas os militares legalistas seriam passados nas armas, como afirma o articulista; muitos democratas também. Teríamos voltado às trevas de uma ditadura. O Brasil não pode repetir o erro.

    Responda
  39. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Está correto sim. Aliás, quem não se lembra da humilhação que os três chefes das Forças Armadas passaram quando foram sumariamente demitidos? Isso deve ter acendido o alerta entre eles.

    Responda
  40. frederico barbosa

    Artigo tão retrô!!! Petista triste com a que vertiginosa queda na popularidade…relaxem Que vai piorar.. Que o Bozo seja julgado e pague se for condenado. Enquanto isso, maior rombo nas contas publicas, prejuízo na Petrobras sobre o comando de senador do Pet, aproximação com ditadores etc… é o Lulocausto em atividade..

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Prejuízo da Petrobrás? O mais bonito nos seguidores do nosso MicoJoia é que não se envergonham de exibir a própria norância.

    2. Marcos Benassi

      Mizifio, retrô é chamar-se "Frederico", espero que já tenha passado dia sessenta. Isso posto, é "retrô" mêmo: olha pelo retrovisor o gorpismo vvvaagaba de 2O22 inteirinho, cujo píncaro foi a pataquada de oito de janeiro. Felizmente, olha-se pra trás, coisa passada.

    3. Jose Roberto de Souza

      Você é daqueles que apoiou os quatro anos de trevas e obscurantismo capitaneados pelo psicopata ladrão de joias e agora vem com esse papo de grupo de tiozão de extrema direita de whatsapp. O "gente" inútil!

    4. Anete Araujo Guedes

      Barbosa quanta baboseira!

    5. manuel rodrigues

      Frederico, você deve estar com os pés em duas canoas. não fique dando munição para o inimigo.

    6. Julio Shiogi Honjo

      Uai, os acionistas estão bravos porque além dos dividendos normais queriam um extra. Não sabia que dividendos eram pagos mesmo com prejuízo. Tem um pessoal inteligente que esclarece tudo.

    7. Said Guimarães

      Pf, compartilha com a gente a fonte desse "prejuizo na Petrobras"? Brigado

    8. Said Guimarães

      Pf, compartilha com a gente a fonte desse "prejuizo na Petrobras"? Brigado

    9. Paulo Afonso Laurentis

      É "retrô" porque agora o teu Mito quer a pacificação né? Passar uma borracha no passado e ficar fazendo turismo com o PL mulher. Será que a idolatria aumenta a cada demonstração de "coragem" dessa? O Barba não foi tão K.Hão e encarou a cadeia.

    10. SAMUEL COSTA NETO

      Calma calabreso! Não apresse a História. A maré vai e depois volta. Anota aí

  41. mauricio silva

    Lula foi cirurgico quando disse que enquanto a gente achava que bolsonaro estava recluso chorando, na real ele estava conspirando o golpe, como fomos tolos! Ele nao deve ter dormido uma única hora... estava ordanando minuta ameacando muita gente! Salve xandao!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Fale por si mesmo. Bolsonaro não foi nada sutil, nem discreto. Inúmeras fontes indicavam que ele estava conspirando. Se Lula não percebeu, estava muito mal assessorado.

  42. Luís Bustamante

    Impecável, Celso

    Responda
  43. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    O Dilema de Bolsonaro se tornou um triste "clássico" da política brasileira. Uma daquelas catástrofes totalmente previsíveis DEPOIS que acontecem. E esse é o dilema: a esquerda continua a comportar-se "como se não houvesse um amanhã" e jamais raciocina sobre as consequências de suas falastrices, ou... entende que não deveria haver NADA de mais sério que cada oportunidade de estar no poder e... assim conquistar perenemente o eleitorado?

    Responda
    1. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

      Prezado psicólogo e educador Marcos de Toledo Benassi, tente responder ao argumento em vez expor sua inteligente sagacidade interpessoal. Fosse outro, desistiria de contra-criticar as credenciais.

    2. Marcos Benassi

      Depois? Qualquer um que tivesse um flósculo de matéria cinzenta acima do ombro percebia o desmonte institucional desde o primeiro dia da Era Bozozóica. Dali pro desfecho, foram milhares de passinhos bozolentos...

    3. Bento Brito Teixeira

      Sr. Flosculo. O Bolsonaro não foi um dilema dêle. Foi uma tragédia que atingiu o conjunto da sociedade. A esquerda moderada tem sim um projeto de continuidade; assim como foi praticado em outros países que evoluiram econômico e socialmente.

  44. wilson kfouri

    O miliciano psicopata genocida golpista deve ser preso pelos seguintes crimes: charlatanismo na pandemia onde se prestou ao ridículo serviço de garoto-propaganda da cloroquina,disseminação de fake news contra a vacina, urnas, STF etc, falsificação de cartão de vacina, roubo e conturbando de jóias e tentativa frustrada de golpe com destruição do Palácio do Planalto, Congresso e STT. Agora pede arrego mas anistia jamais. Que apodreça na prisão

    Responda
  45. Maria Lopes

    Aplaudo e espero que acabem em cana mesmo. Mas temo muito a vocação de pizzaiolos dos políticos .

    Responda
  46. Michelle Fialho

    Celso sempre nos informando dados precisos e brilhante nas análises .

    Responda
  47. Davi Ferraz

    Esse golpe, se tivesse ido em frente, poderia ter tido muitos cenários. Um dos cenários, o mais provavel para mim, seria o próprio bolsonaro, e os bolsonarinhos, presos. Os militares, com a força que teriam, não iriam querer ficar sob a tutela de um tenente que virou capitão por ter sido expulso do exercito.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Golpe é sobre boquinhas. Os coronéis só são promovidos quando há vagas. Aliás, o Brasil tem generais demais para um país pacífico.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.