Muniz Sodre > As igrejas neopentecostais e a consolação a varejo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nilton Silva

    Onde a razão entra a fé sai e por serem excludentes, não vale a pena discutir.

    Responda
  2. José Cardoso

    A crença é um fenômeno fascinante. Se não acreditarmos na moeda, papel pintado totalmente arbitrário, seja lá qual for, o comércio desaparece, e com ele o que entendemos por civilização. A fé religiosa, incluindo a ideia platônica do Bem, mencionada pelo colunista, é da mesma ordem. Tenta construir um círculo de confiança entre um grupo de pessoas.

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Muitos são vendilhões do templo, como diz o evangelho de Mateus (21:12-13) Fundam estas seitas religiosas em benefício próprio e usam da política para angariar mais poder . Na Constituição Federal, no artigo 2º no parágrafo 2 está escrito que o estado é laico . Usar da religião , em comício, lembra mais um país asiático teocrático , onde a liberdade foi praticamente abolida . É esta democracia que querem implantar no País ?

    Responda
  4. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Os políticos e as políticas deveriam ver essas igrejas tão fortes entre massas deseducadas e ressentidas, como os melhores prestadores de atenção à SAÚDE MENTAL dos desassistidos que temos no Brasil e por aí a fora. Quando se tem dinheiro, o "dízimo" vai para as farmácias, para a aquisição de ansiolíticos? Um governo que se guie pela ciência deve pensar na saúde mental da população, aquela que elege esses podres messias.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Aliás, com o perdão dos colegas pela nova postagem de primeiro nível, uma observação adicional: "desamparados" encontramo-nos aqueles que buscam alguma compreensão e diálogo. O bom behaviorismo desenvolveu o conceito de "desamparo aprendido", assim qualificando o rebaixamento de emissão de comportamentos após inúmeras frustrações em condições diversas. Se nunca funciona, o organismo simplesmente pára de se comportar. Ficamos assim com a surdez Bozozóica aos argumentos Bípedes.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      E de behaviorismo entende o gado Bozó!

  6. jose carlos toledo junior

    Os católicos que estavam lá eram apenas poucos ricos defendendo seus privilégios-julgam o governo atual uma ameaça- e, muitos da classe média que pensam que são ricos e pobres de direita. Todos encantados pelo bozó. Impressionante, encantados pelo bozó! Para o malária, digo malacraia, foi uma derrota.

    Responda
  7. ADONAY ANTHONY EVANS

    Ópio do Povo. Boa frase, o buraco, porém, é mais embaixo e mais profundo. O Auto Discernimento e o Livre Arbítrio, dados de graça pela Graça do Criador, é uma pegadinha, na forma de Cavalo de Tróia. Carga insuportável para a imensa maioria dos espíritos, expulsos um dia do conforto e calor do útero materno. É aí que entra o pastor. Em lugar de dúvidas, certeza. Em lugar de solidão, acolhimento. Em lugar de caos, disciplina . E dízimo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, compadre, diguemos que, se fôra só questã de "certeza, acolhimento e disciplina", em si, não era ruim. Quais certezas, disciplina em que contextos, acolhimento a quais sentimentos? A tortuosidade das respostas a estas questões é que é Soda. Acolhe-se os sentimentos de inferioridade, dá-se a certeza da injustiça Terrena, disciplina-se para a guerra. Aí, Sodeu. E fica igualzinho ao exercício milicar, reparou?

  8. Francisco Neto

    A religião faz o contrário do que deveria, cria guerras quando deveria criar a paz, basta ver a região de Israel, a "Terra Santa", berço das 3 principais religiões, cristianismo, islamismo e judaísmo, vivem em constantes confrontos.

    Responda
  9. sergio boccia

    Perfeito colunista. Pena que no Brasil apenas 3% lêem e poucos sabem interpretar textos!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Sergio, e os textos do sêo Muniz dão trabaiêra pra miolo, hein? Que nem os do sêo Janio de Freitas, corrido daqui da phôia.

  10. Cleomar Ribeiro

    ... o Estado virou amante da Igreja! A infidelidade de ambos mostra que eles tem a obrigaçåo de se separar, de imediato!... Bizarro demais!... Usam como escudo o velho testsmento, bandeiras de Estado de Israel, pastor Malafaia era o presidente de fato, bozo, puppet, os militares, o braço armado dos pastores!!!...Church Disestablishment Now!!!...Tem-se que implentar Muro de Separação Radical para parar o coito destes amantes no cio por ouro e escravos...Duas instituições corruptas bizarras!!!

    Responda
  11. Cleomar Ribeiro

    ... os partidos políticos radicais de igrejas de estabelecerem e os outros partidos se aglutinaram aos crentes para controlar o Estado em uma relação bizarra,conchavos, pautas sinistras contra a população!!!...as palavras destes crentes estão mais consistentes as palavras da escuridão do que de Deus! Eu Acredito em um Deus único mas a Minha mente é Minha igreja interna!!!...

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Sêo Muniz, caríssimo, que as igrejas vendam seus serviços de "consolação das múltiplas formas de desamparo", não acho um pobrema - pelo menos, é pobrema velho. Horroroso é que nós, os menos comprados com essa lógica, sejamos crentes ou incréus, não encontremos possibilidade de diálogo. Porque uma coisa é consolo, outras bem diferentes são as posições igrejéticas acerca do cuidado com a natureza, com as pessoas diferentes, nosso relacionamento com os concidadãos etc. Quedê concidadania?

    Responda
  13. Cleomar Ribeiro

    ... parte02 de meu ensaio:... Sugere-se usar as bases-canônicas contifas Nas ideias de Thomas Paine. Separação radical entre igreja e Estado!...Tem -se que ter o Estado Secular, De Facto!!!...tem-se que drenar as asas destes pastores e crentes corruptos-inúteis que alcancem o Estado, criar a legislação e Fazer cumprir!!! #church disestablishment já!!!!...

    Responda
  14. Cleomar Ribeiro

    ...tem-se que fortalecer as barreiras entre igreja e Estado! A barreiras amigáveis, os muros de separação amigáveis os insurrecionistas crentes-evangélicos destruíram na violência, fake news,..., conspiração, golpe de Estado! Então tem-se que implementar os muros de separação duros, legislação radical para proibir está conexão adultera entre igreja e Estado, duas instituiçMes corruptas, intrisecamente!!!

    Responda
  15. Carlos Victor Muzzi Filho

    Há certos preconceitos que são “chic” e, mais do que tolerados, são até recomendados, caso você queira ostentar a aura de alguém com “consciência social e política”. O preconceito contra as religiões neopentecostais é um desses. Experimente, porém, criticar, por exemplo, práticas de sacrifícios animais adotadas em algumas religiões e você será escorraçado. Aí, convém criticar pastores para recuperar seu conceito e sua reputação…

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Carlos, o sacrifício animal, eu costumo criticar até fora da igreja, e não abro mão. Mesmo ainda um comedor de cadáver, eu num güento essa história de morte industrial só pra felicidade do nosso bucho. Em um ritual de fé, acho menos pior, sabe? A pessoa tá ali, não se furta à morte do animal - pelo contrário, causa-a na caradura - e não crê que ele nasce na gôndola, já em pedaços. Meno male.

    2. Valéria Murad

      O que vimos foi a ligação de pastores com golpistas. Malacraia defendendo golpe de Estado. Ver isso não é preconceito, é ver os fatos. Se incomoda, procure sanar os problemas dentro dessas igrejas, extirpando delas a sanha de dominação do estado e não acusar os outros de preconceito.

  16. REGINALDO FERREIRA

    Lamento que todo o conhecimento que o autor da matéria possue, não seja capaz de lhe proporcionar a verdadeira felicidade que se encontra em Cristo.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mas quem foi que disse que necessariamente o autor precisa do que o senhor entende como felicidade? Na América o cristianismo foi introduzido a ferro e fogo para legitimar a conquista a escravidão e agrilagem de terras.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Reginaldo, que bom que tenha encontrado a felicidade em Cristo. Faço votos pra que se mantenha distante da felicidade em Bozo.

    3. Marcelo Fernandes

      Lamento que a sua "felicidade em Cristo", seja lá o que isso signifique, não seja capaz de lhe proporcionar a capacidade de entender nem mesmo um simples artigo de jornal.

  17. Valdir Teixeira da Silva

    O Brasil, com sua massa de gente carente de educação, pode ter graves problemas com essas religiões dominadas por bandidos da fé.

    Responda
  18. Cleomar Ribeiro

    ... pentecostais sempre estão esquemando um Ponzi schemes para abastecer de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas, e então sequestrar o Estado!!!...traíras!!! ... Operadores de sistemas de escravidão!!!...

    Responda
  19. Marina Gutierrez

    Artigo necessário, infelizmente acredito que os que se beneficiariam não leem esse jornal.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Apenas ironia foi o comentário sobre o demo. Rsrs Sem educação, sobra a violência. E essas igrejas neopentecostais são extremamente violentas, haja vista seus representantes no Congresso.

  20. Anete Araujo Guedes

    O ser humano, se comparado com os animais que já nascem quase prontos, necessita de um tempo para dar os primeiros passos, outro para aprender falar. Vem daí nosso sentimento de desamparo, que se avoluma ao apossarmos desse nosso linguajar. Fala que vem nos informar que caminhamos para a morte, somos seres mortais. Fato desconhecido pelos animais. Muitos de nós vão buscar amparo e consolo nas mais diversas religiões, são elas que prometem a vida eterna.

    Responda
  21. Helio Cardoso

    Correto, "ódio é veneno que se toma esperando que o outro morra". O ódio na política já ocorre até mesmo antes, começa com a 'inelegibilidade', o resto é consequência!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A inelegibilidade, se estamos falando do ex-presidente, que morou na Flórida, não é sinal de ódio, mas de justiça. O problema é que não gostamos da justiça, quando ela nos afeta. Daí os grupos evangélicos prometem o inferno para os que não partilham de sua fé.

  22. Raymundo de Lima Lima

    E se vivemos mais um eterno retorno, como aconteceu o período antes da 1a.GM, e antes da 2a.GM? Ou seja, e se isso só vai parar depois de uma catástrofe de extremismos na política, numa 3a.GM, ou no acirramento da mudança do clima, ou no fanatismo religioso, ou com nova pandemia, sem chances de invenção de vacina, pois o negacionismo made in extrema-direita é um fato, uma ativismo perigoso para toda a humanidade. O fanatismo religoso é um fato perigoso, vejo até novo Jin Jones brasileiro

    Responda
  23. Felipe Araújo Braga

    O Pentecostalismo mostrou a pior face da religião: um primitivismo muito grande, cultos cheios de gritos e vulgaridades, nenhuma leitura ou saber. Assistam aos cultos do Cláudio Duarte e vejam!

    Responda
  24. Lourdes Monteiro

    Nós, os católicos, somos diversos em nosso relacionamento com a Igreja Católica e com a política. Tem de um tudo entre nós, de direita, de esquerda, praticantes, não praticantes, ligados à Teologia da Libertação, ligados aos diversos movimentos carismáticos. Então, não acredito que dê para afirmar que aquele evento nefasto da Paulista tinha tantos católicos assim...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lourdes, prezada, acreditemos ou não, (salvo engano da minha memória) quase 7O% do peçoau que estava por lá se identificou como católico, seja lá o que pensam eles que isso seja...

    2. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. edmilson soares

    O Estado teocrático aproxima-se a passos largos de sua concretude. Misturar religião e política é como construir uma bomba-relógio. O Brasil já está no compasso de espera. Ainda há tempo para a reação. Depois não adianta chorar.

    Responda
  26. Enir Antonio Carradore

    Fazer referência ao deus bíblico para explicar ou justificar qualquer coisa soa para mim como o ponto final da conversa. É mais fácil cavar à unha uma parede de concreto do que redarguir aos ouvidos daquela cabeça.

    Responda
  27. LUIZ LEAL

    Precisamos de mais artigos esclarecedores como esse para desmascarar a ação predatória dos milionários Empresários do Dízimo, que aliás se tornaram milionários através desse empreendimento altamente rentável, e agora estão, aos poucos, tomando o controle do Congresso. Assustador!

    Responda
  28. Fabrício Schweitzer

    Não entendo de religião, mas tudo isso me parece coisa do demo, sem educação e reprimido.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Oi Fabricio , eu entendi que foi ironiaÂ… e boa!

    2. Marina Gutierrez

      Nada a ver com entes que não existem , isso é coisa de charlatães , não posso usar a palavra correta pois a censura não deixa.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.