Opinião > Lava Jato, 10 anos depois Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil existe apenas para sustentar PolÃticos e Poderosos:é o princÃpio implÃcito da Constituição Nacional.Na hora de se beneficiar não existe esquerda,direita,lula e bolsonaro: todos se unem como irmãos para Jamais construir uma Nação. Exemplos: descaracterização da lei da improbidade. Enquanto a justiça atingia os três Ps ,era perfeita, bastou atingir mais dois Ps: polÃticos e poderosos, inventou o Juiz de Garantia. E o  STF aplica o PrincÃpio implÃcito ao julgar.
Ministro: meus cumprimentos. Acompanho o STF há quase 50 anos e digo: o senhor é um dos melhores nos últimos tempos. Lava jato sem entrar nos méritos dos erros, que foram corrigidos! Foi aplicado o princÃpio implÃcito inserido na Constituição Nacional: o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação ,oposição e autoridades: todos se unem para Nunca construir uma Nação.Descaracterização da Lei da improbidade.
Em suma, a bandidagem venceu ...
O fato social diz outra coisa. O lava-jatismo pariu o anti-petismo, o golpismo e um paÃs irreversivelmente bipolarizado, antagonizado e em transe intermitente. Com a volta dos filhotes da ditadura à ribalta e o STF posto à berlinda. Sem falar na politização das polÃcias estaduais e no bulÃcio dos militares. O principal efeito-lÃquido da Lava-Jato foi a ascensão da extrema-direita que fez o Brasil dobrar à direita inspirado em pulsão autoritária, vocação pretoriana e valores fascistas.
Quem elegeu bolsonaro, em dezoito, foi lula. Tanto que elegeu seu seguidor,em vinte e dois, em São Paulo com o mesmo candidato.
A Polarização começou com lula e pt! Expulsou parlamentares que votaram no tancredo . Deu vitória a Jânio em São Paulo. Expulsou ou convidou a sair, a Erundina quando ela foi ser Ministra do Itamar.Idem os deputados que votaram contra a draconiana Reforma da Previdência do lula: origem do psol. Votou contra o Plano Real! Votou contra bolsa famÃlia do FHC.Votou contra todas as Reformas da Previdência. Quem elegeu bolsonaro foi lula e elegeu seu seguidor em São Paulo:com o mesmo candidato.
Didaticamente esclarecedor para a leitura geral da população, que pode-se afirmar que seus princÃpios éticos e constitucionais de cidadania são protegidos pela instituição do STF. Pena que a "classe polÃtica partidária" deste paÃs é formada basicamente por elementos de idoneidade questionável, que entram facilmente nesta atividade, considerada facilitadora do mercantilismo ideológico, com farras de verbas públicas e com blindagem dos cargos que ocupam!!!
Fachin tenta passar pano na operação desmonte da lavajato. Apresenta alguns números exuberantes de resultados como se tentasse amenizar a culpa por ter sido o principal algoz da Operação e soltado o autor do maior esquema contra os cofres públicos. Não consegue dissimular preocupação quando a História for Implacável com o STF e ele próprio por terem sido os pricipais protagonistas da impunidade.
A Lava Jato merece mesmo reflexões e o ministro trouxe interessantes observações. Está claro, porém, que muito mais informações são necessárias para uma avaliação histórica das compensações e descompensações do que causou. Falta destrinchar o ver gonhoso papel da imprensa, as perdas econômicas do paÃs , o estrago jurÃdico e institucional e a ceva da extrema direita com todas as consequências que vimos nos anos que se seguiram à operação.
Quanto a " a imprensa cumpriu seu papel investigativo", tá de brincadeira, né? A imprensa nada mais fez do que ecoar o que o Batman e Robin ( ops, moro e delta ) mandava. Nunca se preocupou em questionar a motivação de expor e liquidar o PT, o moro deixou isso bem claro na eleição de 2022, ao responder a uma pergunta da repórter da Globo, "estamos aqui para acabar de destruir o PT", ele disse isso. Agora toda a imprensa ver a perseguição desumana contra o Lula, e nunca sequer questionar? Falsos
O Min. Fachin é um bom juÃz. Mas ele disse muito pouco sobre a operação Lava Jato e o seu ocaso. O nominado “sistema” - politico-empresarial-corrupto - venceu a disputa quando passou a influenciar as decisões de outros ministros. O Min. Fachin, relator natural, passou a ser voto vencido. A velha e conhecida impunidade prevaleceu. Restou o aprendizado.
O que ele não pode dizer abertamente por respeito aos colegas, deixa claro entrelinhas. Seria bom saber o que ele pensa do bacharel reprovado em concurso para juiz.
pantomina fedorenta de esgotos ancestrais e atávicos...vergonhosos...e hoje a corrupção se alastra como nunca e do outro lado, sorridente e sádico a impunidade chama...
Bom era o boso, corrupção zero, paÃs crescendo, saúde e educação sendo cuidados com esmero. Precatórios e aposentadorias sendo pagos, investimentos em infra estrutura. Resumindo, tÃnhamos uma projeto para o Brasil, não era um governo que apenas incitava o ódio, violência e intolerância. Não tinha apenas ideologia, se continuasse serÃamos uma grande nação...., de mortos vivos.....
Ele escreveu para se justificar, mas não explicou a libertação dos maiores corruptos, aquele dos 400 anos de cadeia, aquele dos 51 milhões, aqueles da Petrobras, etc. Moro denunciado ilegalmente por gravação mais que suspeita, como assim?
Ótima análise, Ministro Fachin. Ainda há juÃzes em BrasÃlia.
O conluio duradouro entre a imprensa e os banidos protagonistas, Moro, DD e cia, foi abjeto, vergonhoso, criminoso. No afã de criminalizar o PT, enganaram o povo. Ainda não vi o reconhecimento dos erros por parte da imprensa, inclusive desta Folha, mas não só. Especialmente a Globo e todos os seus veÃculos. Milhões foram enganados por eles e assim permanecem por falta de informação ou má-fé. Cobram eternamente o reconhecimento dos erros alheios, assentados sobre seus próprios erros.
Discordo apenas em um ponto, a imprensa não foi enganada, ela fazia parte do sistema. A lava-jato não sobreviveria caso a imprensa questionasse seus métodos, coisa que nunca fez. Gosto de pragmatismo, com a tabelinha lava-jato e imprensa os ricos ficaram ainda mais ricos, e os pobres, ainda mais pobres. Grande parte da riqueza do Brasil ficou nas mãos dos gringos. Pois vem, a estes interessavam a lava-jato, e foi eles quem a financiaram e a apoiaram.
Um mau militar. Em breve passará e será esquecido, nem tanto assim porque seu comportamento não foi positivo para o paÃs e suas ações ajudaram a mudar o curso da História que é implacável com malfeitores e teima em continuar registrando tudo. Não será diferente com esse senhor.
A operação Lava Jato não passou de um show midiático, tendo como protagonistas Moro e Dallagnol. O sucesso foi tanto, que uma multidão passou a aguardar ansiosamente as cenas dos próximos capÃtulos. Entretidos, nem percebiam, juÃz e procurador agiam ao arrepio da lei. Destruiram reputações, quebraram a economia, empresas de ponta e outras ao seu entorno. Soberbos e autoritários, tramavam em prol de seus interesses pessoais, polÃticos, financeiros e de poder.
Quando um juiz vem a um jornal se explicar tem alguma coisa errada, a justiça só fala através dos autos.
A lava jato foi a maior e talvez unica operação que poderia resgatar a nossa dignidade e foi jogada no lixo, somos e vamos continuar sendo párias no mundo onde cada vez mais nÃŽo se aceita corrupção. Balela esta historia que destruiu a economia entre outras que ja ouvi. Roubaram o estado de varias formas e foram liberados das penas por um processo jurÃdico discutÃvel , as penas não foram canceladas mas dificilmente voltarão a ser aplicadas..
Blá blá blá, tudo que o supremo passou com o ex pr varrido e abjeto, teve inÃcio com o tuite do general de cadeira de rodas, ali o supremo teria que ter sido enérgico e reprimido o general, fez o contrário se acovardou, não tô dizendo quem, mandou o presidente Lula para a prisão, passou pano para moro e cia, resposta tá aÃ, terra arrasada juntando cacos. Namastê
Sim, se acovardou mesmo. Minimizaram os estragos repondo os direitos polÃticos do presidente Lula, mas essa cicatriz e divisão ideológica causados pela covardia tão cedo não nos deixará. As viúvas da lava-jato estão aÃ, como mortos vivos. Não conseguem, ou não querem, aceitar que a lava-jato foi uma organização criminosa de toga.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Lava Jato, 10 anos depois Voltar
Comente este texto