Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose batista

    Não se justifica é a pf aparelhada pelo pt!

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Blá blá blá de Milicos para aumentar os seus soldos, eles sabem que a Ditadura Democrática Soviética instalada por aqui vai sim dar o aumento dos salários deles e tudo vai ficar em paz, afinal, a Corrupção é a Paz do Brasil, ora ora.

    Responda
  3. jose fernandes de lima junior

    Texto e pesquisa espetaculares. Uma pena que os jovens se informem mais no tik tok e big brother do que no jornalismo profissional e na história.

    Responda
  4. Carla C Oliveira

    Tribunal militar é para boi dormir.

    Responda
  5. neli faria

    Tribunal Militar: desperdício de Dinheiro Público. Juiz Militar deve existir em tempo de guerras e não de paz.

    Responda
  6. Helio Cardoso

    Putz! Mais de duzentos e cinquenta tiros em "legítima defesa"! A Justiça Militar não julga nem sentencia, despacha condescendência. E ainda metem o pau na justiça comum!

    Responda
  7. Alberto A Neto

    No próximo dia 01 de abril de 2024, o S.T.M celebrará 216 anos de existência, desde a criação em 1808. A data talvez não seja mera coincidência, ainda que D. João VI não soubesse do significado da efeméride no imaginário coletivo do povo brasileiro.

    Responda
    1. neli faria

      E sessenta anos do golpe militar...

  8. Alexandre Dias

    Professor Conrado Hübner está coberto de razão.

    Responda
  9. AUGUSTO CESAR QUARTAROLI

    Grande Elio. Humildade em reconhecer um erro e se reposicionar é sinal de grandeza, coisa que você sempre teve. Coincidência ou não, parece que após a repercussão negativa de seu artigo anterior, que "passava um paninho" para a malfadada orquestração que original a investigação em tela, você corrige o rumo e, mesmo que de forma lateral, acerta o passo.

    Responda
  10. Flavio Leal Rodrigues

    Julgando recurso desse caso de 2019, onde os réus foram condenados por 3 votos a 2, a Justiça Militar discute se uma das vítimas morreu na primeira vez que atiraram contra o veículo, ou na segunda quando os militares mataram a outra vítima que prestava socorro. Se foi na primeira, então seria menos grave. Não foram julgados na Justiça Comum devido a uma lei sancionada por Temer em 2017.

    Responda
  11. LUTHERO MAYNARD

    A Justiça Militar é uma excrescência jurídica e civilizatória. Deveria ser simplesmente eliminada.

    Responda
  12. Orlando Santos

    Eu, um civil, tambem tenho estado contrariado com a empáfia de quem, acostumado com o tempo quando fazia o q queria, continua achando q os civis governam o país por uma concessão sua Isso me contraria muito, e meu voto expressa isso Nunca estivemos tão perto de deixar clara a ordem correta das coisas Não percamos essa oportunidade Militares são importantes na defesa da pátria contra inimigos externos A gestão interna, q fique nas mãos de quem usa mais o poder do diálogo q o poder das armas

    Responda
  13. José Cardoso

    Assim como fazemos um plano de saúde para nos prevenir de um acidente ou doença além de nossas capacidades financeiras, os países mantém forças armadas para se prevenir de uma possível e súbita agressão externa. Mas uma vez que temos o plano, o usamos para consultas e exames (em geral muito mais baratos que as mensalidades). Os militares (já que estão aí) são usados para um monte de atividades que não necessitariam dessa estrutura caríssima.

    Responda
  14. Julio Shiogi Honjo

    Está mais para espírito de porco que de corpo.

    Responda
  15. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Tenho parentes militares. Eles "se acham"! Pensam que podem fazer de tudo e não podem ser criticados. Para eles, nós, civis, somos um bando de corruptos e sem amor à pátria. Sei de várias contravenções feitas por militares. As mesmas que eles criticam em nós, civis. É muito triste isso tudo. Claro que não são todos.

    Responda
  16. Alexandre Dias

    Alguém aí sabe dizer para que servem as forças armadas em tempos de paz, que no Brasil já duram cento e cinquenta e quatro anos ininterruptos, desde o fim da Guerra do Paraguai? Só não vale dizer que servem para dar golpes, pois estou falando de utilidade, não de crimes.

    Responda
    1. osmar pavani peres

      Comer leite condensado.

    2. Alexandre Dias

      Colegas comentaristas, grato pelo esforço. Também procurei, procurei, mas a busca foi em vão.

    3. Marcos Benassi

      Otilio, prezado, "sempre alerta" é o lema de escoteiro, né não? Hahahahaha!

    4. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Servem para estarem sempre de alerta,alerta do que ?,fica por conta da sua imaginação.

    5. Julio Shiogi Honjo

      Daí não resta quase nada, talvez pintar meio-fios ou guias. Pintores mais bem remunerados do planeta.

  17. Dario Lima

    Milico bom é milico calado e milico excelente é o aquele que não existe, o homem que passa a vida estudando como fazer guerra é um homem....

    Responda
  18. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Um dado importante: cnf o Sist.Interam.Dtos.Hum. ela somente pode ter atribuições para crimes militares em tempos de guerra, jamais podendo ter jurisdição sobre civis. No Brasil, ela é um braço especializado da J. Federal, com atribuições para julgar crimes militares em tempos de paz e, em total inconvencionalidade, a jurisprudência do STF autoriza jurisdição sobre civis. O mal-estar deveria ser nosso, não deles, mas quem não faz justiça de transição de vera se submete ao azedume dos coturnos...

    Responda
  19. jose prado

    Hélio e uma enciclopédia! Os velhinhos fardados ó odeiam!

    Responda
  20. José Augusto Bernabé

    O Xandão proibiu o ex presidente de ir a eventos militares, ok, gostaria de ver se ele tem peito de proibir os Militares de irem a eventos com o ex presidente. Avante Xandão!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Os milicos acusados de gorpismo*já estão proibidos* de contatar outros gorpistas - incluindo o Bozo. Fica tranqs que nada mais virá.

    2. Dario Lima

      Barnabé, vc é uma enciclopédia, um GPT de besteiras.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Os milicos, porque militares o Brasil não tem, sem farda podem ir ao xi kei ro que quiserem. Serão benvindos e estarão em família.

    4. Francisco Filho

      Bernabé não fala coisa com coisa. O ex-presidente está sob investigação; os militares, não.

  21. Maria Lúcia Bergami

    Nós é que estamos contrariados, não o contrário. Pagamos para ser traídos. A história do Brasil prova que a moral que apregoam não está diretamente proporcional a seus feitos. Apoiar um representante golpista é exatamente a cara do exército, loucos por poder, glória, dinheiro e honra duvidosa.

    Responda
  22. Alexandre Pereira

    A única coisa que preocupa (mas não aterroriza) qualquer autoridade de qualquer poder são os esqueletos no armário. Gostaria muito que abrissem todos e expusessem suas majestades ao sol.

    Responda
  23. Gilberto Rosa

    Se eu fosse Braga ou Heleno estaria borrado e não contrariado. Quem não deve, não teme.

    Responda
  24. Armando Coelho

    Concordo com o Marcos.....tá na hora dessa Agulhas Negras(ponha negras nisso....)ter uma função social,democrática, e exemplar.....A milicada entra novinha e é recebida com uma lavagem cerebral de velhos gorilas ávidos por um golpe.....jesuis!!!!!@

    Responda
  25. Nilton Silva

    Bons exemplos os militares têm pra seguir. Só seguem os maus exemplos, como daquele general do X, se quiser, mas assumam as consequências sem mimimi.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      A demora do STF em tomar decisões com respeito ao ato de 8/1, justifica a narrativa do jornalista.

  26. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Os militares brasileiros deveriam estudar mais e "de verdade". Ficam velhos, generais e plenamente imaturos, sem noção da responsabilidade MILITAR. As forças são armadas até os dentes, mas isso não deveria entrar no cérebro e interferir com o amadurecimento político. Ou jamais deixarão de ser adolescentes golpistas, cheios de pólvora nos cerebelos.

    Responda
  27. Alberto Melis Bianconi

    A história se escreve para Elio Gaspari pela atuação de personalidades, claramente pelo bem umas (podem eventualmente, por engano, escolher errado) e pelo mal as outras. Elas atuam como que no vazio. O título é uma pérola de candura: bons militares concordarão com ele que a contrariedade não se justifica! As FFAA são hoje instituições disfuncionais, que custam caro financeira e politicamente à democracia brasileira. Operam numa lógica aloprada que só gera problemas.

    Responda
  28. Carla C Oliveira

    Incomodados ou não, os militares não estão acima da lei, apesar de acreditarem nisso com seu tribunal particular.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A meu ver não cumprem papel nenhum, e atrapalham horrores.

  29. Carla C Oliveira

    Incomodados ou não, os militares não estão acima da lei, apesar de acreditarem nisso com seu tribunal particular.

    Responda
  30. Jorge Severo

    Elio, o STM NÃO acreditou nos suicídios de Herzog nem do Manoel Fialho nem na fuga do Rubens Paiva. Eles coonestaram os assassinos, logo assassinos são. Milícias escondidas atrás de uma farda que, hoje, tem o nosso opróbio. Ka na-lhas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Acreditar é sempre uma ação subjetiva, se os membros STM acreditaram ou não é irrelevante, e o colunista sempre poderá dizer que usa o termo metaforicamente, o STM agiu como se acreditasse. Penso que juridicamente essa questão foi encerrada pela lei da anistia. Pouco importa se subjetivamente nos ou eles concordamos ou não. Acho que deveríamos focar a questão objetiva colocada hoje, para que servem as FFAA?

  31. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Desde a guerra do Paraguai,, quando os militares brasucas tiveram alguma utilidade? Estamos entre os países com a maior quantidade de cartéis, trafico de Drogas, milicias, crimes urbanos, e em nem um desses casos eles podem atuar ? Ah me poupem essa conversa de nao serem treinados para tal . É só prepará-los a partir de agora oras bolas. Nosso território não será invadido e não iremos invadir ninguém, então bora trabalhar

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Trabalhar? Os milicos? eh eh eh

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Trabalhar? Os milicos? eheheh;

    3. Alberto Melis Bianconi

      Concordo quase inteiramente. Acho que seria muito mais proveitoso se começássemos do zero, em vez de aproveitar as instituições que estão ai. Não se deve tentar reaproveitar o leite derramado.

  32. Igor Cornelsen

    Que história bonita esta da vida do general Peri Bevilacqua! Obrigado Elio por nos apresentar.

    Responda
  33. Marcos Benassi

    Eita, sêo Elio, há dois Mano que, ao par dos milicos que merecem as condecorações e calças, mantém a espinha dorsal ereta, e sempre criticam duramente esse mal-estar milical: Conrado Hübner e Reinaldo Azevedo. Ao lado destes, hoje mesmo, o Ombudsman deste jorná deu uma dedada no'zóio do veículo. Eu, um Jostinha Leitor, creio piamente que o incômodo se devia transubstanciar em vergonha: além da "anistia" aos matadores de músico, a liberada do Fujuello foi rebatismo: Sssaafado Tribunal Miliciano.

    Responda
  34. Antonio Jose Lima

    O Conrado tem lhe inspirado, não é mesmo sêo Elio? Até o analista interno reconhece o excelente trabalho do professor Conrado! Torna-se cada dia mais evidente que a escola de formação de militares tem que ser totalmente reformada. Temos ótimas Universidades e tanto eles quanto os que pretendem ingressar na política deveriam, obrigatoriamente estudar filosofia, antropologia e etc e etc. Sem um novo iluminismo, não há solução para o futuro deste País.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Antonio, Prezado, nem que não cheguemos à maravilha de um "novo iluminismo" - bagúio ambicioso, hein? - sua sugestão de formação regular de alto nível é muito boa: precedendo a Agulhas Pretas, uma graduação em universidade pública de nível. Era capaz de ser excelente movimento de Limpeza Pública. Gostei mêmo dessa idéia.

  35. Manoel Cardoso

    Os militares de alta patente, responsáveis pela formação da tropa devem aproveitar a oportunidade para incentivar o respeito a constituição e eliminar definitivamente no ambiente da caserna, qualquer movimento de natureza golpista.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Manoel, glória aos homens de boa-vontade, hein? Otimismo é uma virtude. Zeus te ôva!

  36. Orlando Santos

    Eu estou muito incomodado por voces estarem investigando meus (provaveis?) mal-feitos! Nao gosto disso! Parem, pois estão me incomodando! (contém ironia)

    Responda
  37. Javert Lacerda

    Espírito de porcos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, gostei muito da formação da frase, Javert. Eles não são "espíritos de porco", diversos espíritos individuais corrompidos por Um de porco, não: são um só espírito (o de corpo, talvez?) completamente enviesados por *inúmeros* porcos espirituais. Haja porco! Hahahahah!