Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A ignorância do nosso povo, aliada à religiosidade e aos misticismos propagados por Bolsonaro e cia, são os grandes males para nossa saúde pública. Tudo isso, além do abandono por parte dos governos ao longo das décadas.

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      Será? Não é bem assim

    2. joao pinto

      E as política públicas de saúde? E os investimentos em educação? Ora, o atual partido no poder está em seu quinto mandato em 20 anos. Deve e tem de ser responsabilizado

  2. Marcelo Magalhães

    É incrível como a folha se esmera em fazer propaganda contra o governo em todos os flancos. Na área da saúde, a todo momento aparece progressos tecnológicos que salvam vidas e que as empresas hospitalares bilionárias, como Einstein, D’Or etc são os únicos que possuem os recursos. Da mesma forma, apresentam casos anedóticos de pessoas que tiveram maus resultados no SUS. Omitem que os pacientes do SUS são absurdamente mais complexos e o número de pacientes que tiveram boas evoluções. Lobby!

    Responda
    1. Cláudio S Silveira

      Concordo plenamente. Além disso a criança de Ribeirão Preto, nasceu prematuro, logo não morreu covid. Essa jornalista Cláudia é produtora de conteúdo ( quem paga?) Diversos textos defendendo seus patrões. Não merece credibilidade nenhuma. Estes números da fiocruz, que produz a própria vacina? Isso também duvidoso. Quer mais verba, Infla números. Sarampo acharam vírus no esgoto, saiu todos dizendo que a doença voltou.

  3. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    A vacina da covid tem prazo de validade para um ano, por isso o governo já incluiu no calendário de vacinação à partir de novembro, quando os casos começam a aumentar. E durante o carnaval, até o período de seis meses, quando a eficácia começam a diminuir. Fora esse público que não estiverem imunizados, não há garantias de proteção, ainda mais pessoas que deveriam ser vacinadas e acham que a covid é gripezinho.

    Responda
  4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    O efeito deletério das fakes News associadas ao ex pseudo presidente bolsonaro se sentem até hoje. Quando um governo anterior que era abertamente contra a ciência e as vacinas por motivação politica, a cobertura vacinal que antes era um exemplo para o mundo se tornou uma tragédia, que os extremistas corruptos como a família bolsonaro nunca mais coloque os pés em Brasília e vá para o lugar que merecem.

    Responda
    1. MARCIA GONCALVES REIS

      O governador de Minas é outro que incentiva a não vacinação

    2. DIRCE BUZATO

      Pare com isso.... Affff....A questão não é essa!

  5. José Geraldo Cordeiro

    O bozonero desmoralizou a vacina e a classe mais baixa e evangélica obedeceu, resultando uma redução da cobertura

    Responda
  6. joao pinto

    Na eleição anterior tapei o nariz e votei no menos pior dos dois. Pra surpresa de ninguém, a medida que nos afastamos do trágico ex-mandatário, mais percebemos os já conhecidos| defeitos do atual. É urgente o surgimento de uma opção, um nome, que não a destes dois autoritários|

    Responda
  7. Luiz Ferretti

    Situação dos ianomanis piorou muito, só serviu para o teatro petralha no começo de 2023, mais essa notícias tristes, crianças, da covid e dengue. O genocida só era o outro, né? Como disse o Descondenado, vamos criar a narrativa. Nojo.

    Responda
  8. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O genocida da vez somos nós que deixamos de procurar o posto de saúde para tomar a vacina disponível.

    Responda
    1. Mara Passos

      Excelente colocação pois quem não cumpre seu dever não pode reclamar do SUS ou do governo.

  9. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O genocida da vez somos nós que deixamos de procurar o posto de saúde para tomar a vacina disponível.

    Responda
  10. joao pinto

    Covid ! Dengue! E nosso atual mandatário preocupado em se tornar um "astro da paz internacional" enquanto afaga ditadores...

    Responda
    1. joao pinto

      O sujeito cita uma frase solta de um contratualista da qual nada conhece. Termine uma faculdade primeiro, ou faça uma, depois debata...

    2. joao pinto

      Joao Orlando, vem me calar

    3. João Orlando Santos

      Porque não te calas e raciocina. O Grande responsável pela morte de crianças e adolescentes por covid é o povo brasileiro,ignorante,radical,intolerante que é incapaz de sequer ir no posto de saúde e se vacinar. O Homem é o lobo do homem(Thomas Hobbes).

  11. Daniel Vitorazzi

    Bolsonarismo mata!

    Responda
    1. jose uilson joaquim dos santos

      E o petismo rouba ! Além de dinheiro a vergonha na cara de eleitores e de alguns que comenta aqui !

  12. José Augusto Bernabé

    Ué galera o COVID ainda mata? Não era o ex presidente que matava? Quem é o homicida da vez pra vcs, o estrondo da Paulista?

    Responda
    1. iverson magalhaes

      Quem mata é quem dissemin fake News incentivando as pessoas a não se vacinarem. Deixa de ser mal caráter e admite o descerviço que o ex-presidente fez a saúde pública.

  13. José Augusto Bernabé

    Ué? Quem é o homicida da vez?

    Responda
  14. José Augusto Bernabé

    Ué? Quem é o homicida da vez?

    Responda
  15. José Augusto Bernabé

    Ué galera o COVID ainda mata? Não era o ex presidente que matava? Quem é o homicida da vez pra vcs, o estrondo da Paulista?

    Responda
  16. Dartagnan Santos

    Pais as sas sinos bolsonoristas não vacinam seus filhos. Taí as consequências.

    Responda
  17. Washington Santos

    Ainda vamos pagar por pelo menos uma década da assimilação do discurso anti-vacina do governo federal anterior e seus aliados. Não vai mudar tão cedo. Pode colocar uma parte dessess óbitos que poderia realmente ter sido evitados. Esse é o legado....

    Responda
    1. jose uilson joaquim dos santos

      Se passaram mais quase 1 ano e meio e a culpa é do governo anterior ?

  18. LENIVALDO DE ALVES

    A vacina salva vidas!!!

    Responda
  19. Silvio Mendonca

    Interessante a reportagem da Folha. Desde que o atual governo assumiu, para a imprensa a Covid acabou no Brasil.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Você é analf;abe;to e pediu pra alguém escrever pra você?

    2. Alberto Henrique

      Você é analf;abe;to e pediu pra alguém escrever pra você?

  20. WILSON FILHO

    O que o genocida luladasilva irá fazer? Acho que mandar matar mais.

    Responda
  21. Matheus Battistoni

    Morreram menos crianças de Covid no primeiro bimestre de 2021 do que no de 2022. Ou seja, quando ainda nao havia vacinação de crianças morria menos do que depois do início da vacinação. E qual seria a causa da SRAG que mata 67,6% das crianças? O exemplo de um bebê prematuro com Covid da mãe vacinada não comprova a ineficácia da vacina?

    Responda
  22. Luiz Reichmann

    ... significa que ainda "somos os mesmos e vivemos como nossos pais!" Com base nessa informação, o que significa do ponto de vista jurídico? "Tricidio" a cada 4 dias ou genocidio continuado?

    Responda
    1. Alberto Henrique

      O genocídio não continua, o atual presidente não é contra w vacina e não posta fake News contra a vacina.

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Menos riscos com as vacinas ,só os terraplanistas pensam diferente. Que Deus conforte as famílias.

    3. Luiz Reichmann

      muitos adultos, idosos em sua maioria, agora crianças e nessa quantidade! Aqui pelo menos "não" estamos em guerra, ou é problema Mundial?

    4. Maria José de Araujo Costa

      Acho que se fosse possível investigar todos os casos, os pais poderiam ser indiciados por homicídio culposo (negligência). Que história é essa de não saber de a idade para vacinar é de 6 m ou de 12 m? Pra mim isso foi a dúvida gerada na cabeça dos pais é que os deixou relaxados.

  23. Márcio Castro

    A moderação da FSP impede comentar sobre dados epidemiológicos do possuir. A censura continua estupio.

    Responda
  24. Márcio Castro

    Covid ainda causa mais mor. Tes do que dengue no Brasil, principalmente ente crianças e idosos não vacinados. Apenas no início de 2024, já haviam sido confirmadas 122 mor tes por dengue x 1326 por covid. A mortalidade por covid é 10,8 vezes maior do que por dengue. E Covid tem vacina disponível gratuitamente no sus. Mas a onda antivacina pregada pela necropolitica recente traz esse resultado nefasto.

    Responda
  25. Márcio Castro

    Covid ainda mata muito mais do que dengue no Brasil. Em 2024 Covid tem matado dez vezes mais do que dengue. Até fevereiro, haviam 122 mortes confirmadas por dengue x 1326 mortes confirmadas por Covid.

    Responda
  26. Carla C Oliveira

    Vacina salva!

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Vacina salva.

    2. felipe teixeira

      Então toma.

  27. Douglas Garcia

    Meu filho cumprir 18 anos em fevereiro. Eu fui a um posto de saúde em São Caetano e ele se recusaram a dar a quarta dose de reforço. Alegaram que era somente para pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. Semana passada ele pegou COVID e ainda está com muita dor e tontura. Que história é essa de baixa taxa vacinal ? Quando s gente procura um posto se recusam a vacinar.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Normal,o prefeito de São Caetano é bosta;nar;ista fanático .

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Acredita quem quer na sua historinha

    3. Marli Moras Garcia

      Sim, sobram vacinas e os postos se recusam a vacinar quem quer ser vacinado. Acho que o Ministério da Saúde deveria rever essa orientação.

    4. Maria José de Araujo Costa

      Com certeza ele não está na estatística de não vacinaçãocomplet. Pois esses números consideram a falta de vacina de acordo com o calendário do programa nacional, é considerado 100% vacinado. Essa é a história.

  28. Silvio Leite

    Isso é o que sobrou da politica anti vacina do nefasto e im be cil do bozo, esses que estão morrendo são os filhos dos negacionistas. A vacina da dengue está aí e com um percentual critico. As doenças que sumiram do país estão ai de graça e o percentual das doses aplicadas é vergonhoso.

    Responda
    1. Dartagnan Santos

      Bolso naro é o maior as sas sino da história brasileira.

    2. Leonardo Trindade

      Corretíssimo, Silvio. No auge da pandemia, temos imagens só ex-presidente oferecendo cloroquina até para as emas do Alvorada. Quando as pessoas mais precisavam da vacina, ele adiou sua compra e pregou contra sua eficácia. Não adianta vir comentaristas fora da realidade aqui pedir anistia, podem chorar à vontade.

    3. Maria José de Araujo Costa

      Tem muitos médicos que ainda contra indicam a vacina contra covid. As mães confiam, pois não iriam confiar no pediatra do filho? Mas muitas ficam confiando no boato da amiga. O medo de sequela da vacina, isso eu vejo muito.

    4. felipe teixeira

      Ah claro que foi o Bolsonaro, afinal, o que está aí ganhou com quase 52% dos votos e mesmo assim apenas 25% tem a vacinação completa. Ou seja, também tem muito eleitor do PT anti vacina. Ou vc acha que as urnas foram fraudadas?

    5. Douglas Garcia

      Tentei dar a dose de reforço no meu filho e não deixaram. Ele pegou COVID semana passada e está com muita dor e tontura. Depois poem a culpa no povo.

    6. marco martins

      Isso é balela, não adianta ficar arrumando um governante pra jogar a culpa que nem todo mundo faz. As vacinas estão aí faz tempo, eu trabalho na área da Saúde. Todos os dias vão milhares de vacinas vencidas pro lixo. Pqe? Será que alguns Pais falam... não vou dar pqe o Bozo falou??? Nada disso o povo é culpado.!!! Olha a Vacina da dengue que o atual governo só disponibilizou uma quantidade ridícula, e ainda assim tá sobrando !!!!

    7. jose silva

      ta morrendo por que nao tem hospital publico decente nesse pais....PT ficou anos no poder, voltou de novo e nada faz! se liga!

    8. jose silva

      narrativa,...morre gente de varias doencas todos os dias..

  29. RAUL MASCARENHAS

    Minhas filhas estão com esquema vacinal completo a mais de 1 ano e não tem direito a tomar um novo reforço nesse ano enquanto vacinas sobram e irão para o lixo.

    Responda
  30. Alexandre Bau

    Quem mata mais ? Covid ou dengue ?

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      O questa mais é a ignorância do povo que não quer se vacinar.

    2. Márcio Castro

      Covid ainda mata mais do que dengue.

    3. felipe teixeira

      Depende do governo que está no poder.

    4. Claudio Luiz da Cunha

      Estude mais....a covid é um vírus.

    5. Maira Martins da Silva

      A covid ainda mata mais.

    6. marco martins

      Ignorância

  31. Claudio Luiz da Cunha

    Herança do Inelegível.

    Responda
  32. Emilio Bazzani

    Covid ? Não é só fatal para velhinhos?

    Responda
    1. ricardo de castro resende

      Chegou agora ba terra plana?

    2. Maria José de Araujo Costa

      Pois é. Afirmações erradas levam a conclusões como essa. Ela é mais fatal para velhinhas, mas isso não quer dizer que SÓ mata velhinhos. Pode complicar em qualquer idade.