Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Dias

    Ao invés de acabar com a possibilidade de uma única reeleição nos cargos do executivo, deveriam acabar com a possibilidade de reeleição sem limites para os cargos do legislativo.

    Responda
  2. José Ricardo Braga

    +

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      No Longo Prazo...

    2. José Ricardo Braga

      A constância das regras favorece um personagem eficiente na política, o que planeja a longo prazo. Dificilmente é populista um que age assim, não segue modas. Não é necessariamente para o bem essa eficiência. Planos há os bons e ruins, mas é uma característica positiva esta previsibilidade, filtra aventureiros.

    3. José Ricardo Braga

      Outra característica interessante para se analisar da constância é que a repetição permite fazer séries de desempenho e daí tirar conclusões - o 2°ano é sempre ruim, por exemplo, mesmo para os reeleitos.

  3. Alberto A Neto

    Até mesmo FHC reconheceu, em suas memórias, que seu maior erro, sem sombra de dúvida, foi a reeleição. A reeleição é um desastre continuado e parturiente de crises intermitentes. A violação da tradição republicana, em 1998, com a emenda patrocinada pela base alugada de FHC, nasceu malsinada, com o signo da corrupção original, noticiada pela própria FOLHA, com a compra de votos de parlamentares para garantir 2/3 dos votos favoráveis. O contorcionismo da Folha é um salto triplo mortal para trás!

    Responda
  4. Nilton Silva

    O exemplo dos EUA deveria ser seguido.

    Responda
  5. Antonio Pimentel Pereira

    Vivi ditadura, mandato de quatro anos sem reeleição e com reeleição, mas o certo é que nossas instituições não funcionam cm qualquer sistema, pois o que vemos é o dinheiro público mal utilizado, são trilhões em um governo federal inchado, vinte sete estados, cinco mil quinhentos municípios, multiplique tudo por tres cm judiciário e legislativo pra uma cgu só fiscalizar e uma pf só pra conduzir inquéritos por desvios na conduta pública e o restante num faz de conta, tcms, tces, tcu, mps e justiça

    Responda
  6. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Interessante que ninguém cogitou em estabelecer uma desincompatibilização no caso de reeleição.

    Responda
  7. Orasil coelho pina

    Apesar de considerar que FHC foi um dos melhores presidentes do País, acho que foi por casuísmo que ele criou a reeleição! Pelo fim das reeleições no executivo e também pelo injustificável mandato de oito anos para Senador!

    Responda
  8. noel neves

    Isso é coisa de quem perdeu e queria ficar eterno com a minuta do golpe. O caipira metido a playboy perdeu porque foi incompetente! A reeleição deve continuar para aquele que for competente em trabalhar para a nação! E nunca no interesse da curriola.

    Responda
  9. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Retirar a reeleição para o primeiro eleito passar seu mandato construindo a reeleição é filme conhecido. Se não for algo mais criativo ou pelo menos imitando algo que funcione em algum lugar no mundo, não vale a pena mudar. Nosso problema mais sério é o congresso ter papel de executivo sem a responsabilidade de ser executivo. Será que está na hora de um novo plebiscito para parlamentarismo? E se der presidencialismo, devolver os papéis de executivo e legislativo ao presidente e ao congresso?

    Responda
  10. Paulo Silva Barbosa

    Nossa democracia vive de sobressaltos, onde conforme o momentos por interesses pessoais e outros inconfessáveis , mudam as regras do jogo eleitoral, para beneficiar determinados grupos poderosos , não querem perderem seus privilégios e benesses . A releição no momento , pricipalmente se for candidato da esquerda , não deve ser votado, na visão desta gente, e esquecem o mérito caso o governante tenha feito um bom governo, Estes debates ideológicos que tem feito atrasar o crescimento do País.

    Responda
  11. José Cardoso

    Concordo em gênero, número e grau. Como dizia aquele personagem: tirou daqui.

    Responda
  12. Wilson Junior

    O mais importante é não reeleger deputados, senadores e até vereadores, todos se acham donos dos cargos, obrigue estes parasitas a procurar trabalho.

    Responda
  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não importa o assunto, não importa a posição ideológica, os editoriais da Folha são sempre medíocres. Que texto ruim.

    Responda
  14. Daniel Vitorazzi

    A reeleição é um mal no Brasil. Criou coronéis nos municípios e nos tornou reféns de populistas. O horizonte destes políticos é o da reeleição, não o de uma gestão profissional, o que muitas vezes requer ser circunstancialmente impopular.

    Responda
  15. J SAUER

    A ideia de limitar a reeleição no Executivo a dois mandatos realmente seria o ponto de equilíbrio. Contudo, é no Legislativo que a reeleição demanda mais urgente limitação, pois a possibilidade de infinitas reconduções perpetua políticos profissionais e impede maior participação do cidadão na vida pública.

    Responda
  16. José Eduardo de Oliveira

    compraram a reeleição. agora irão vender a deseleição... e o pior é que há décadas estamos elegendo e reelegendo cor-ruptos, ba-ndidos e qu-adrilhas...

    Responda
    1. Albert Niches

      E a Esbórnia continua a mesma. Só mudam as moscas.

  17. Adriana Santos

    Faltou dizer que era assim, até a instituição da reeleição pelo ‘príncipe da Sorbonne’ FHC.

    Responda
    1. Adriana Santos

      * mandato de 5 anos sem reeleição. Responsabilizar é botar em cana.

  18. R M

    Fim reeleição também para prefeitos deputados vereadores e senadores. Um mandato apenas, depois, proibido de se candidatar a qualquer outro cargo eletivo. Fim do político profissional. Administração deve criar cargo de Assessor Parlamentar, a ser preenchido por concurso público. Fim da nomeação de parentes, rachadinhas etc.

    Responda
    1. Albert Niches

      E mandá-los todos à previdência, sem aposentadoria especial. República de Castas.

  19. R M

    Fim da reeleição também para todos demais cargos legislativos (deputados, senadores, prefeitos e vereadores). Criar na administração cargo de Assessor parlamentar , a ser preenchido por concurso publico ( com isso, fim da nomeação de parentes, fim das rachadinhas etc) . Ser político não é profissão. O sujeito é eleito , da sua contribuicao à sociedade e tchau e benção. Fim dos políticos profissionais.

    Responda