-
João Rosa de Castro
Olá, Pondé. Estas reflexões me trouxeram três lembranças. A de que Adam Smith, fazendo jus ao nome de Adão, acreditava mesmo em vontade livre, daí ter partilhado do fruto proibido com Eva, para deixarem o jardim do éden e irem às compras. A do livro de Freud: O Futuro de uma ilusão, no qual ele expõe a história do assassinato do pai da ordem primordial, e dessa tragédia teríamos iniciado a sociedade tal como é. E O Nascimento da Tragédia (Nietzsche). Só vejo "vontade livre" no tolo do Adam!
-
Celso Augusto Coccaro Filho
A concepção do contrato social como sendo decisão consciente de humanos livres me parece indevida. E mais provável que a comunidade humana se desenvolveu e evoluiu organicamente, como defende Burke. Um bando de macacos aperfeiçoado. Mas a grande estrutura social moderna impede que percebamos isso, o que, paradoxalmente, leva à ilusão de autonomia e autossuficiência da vontade individual, presente nas democracias. Que atoleiro, não?
-
José Cardoso
Pelo menos uma parte desse debate diz respeito ao princípio de uma pessoa um voto. E a maioria eventual leva. Uma alternativa era a de Pascal: o ideal seria o governo dos melhores, mas como isso pode levar à guerra civil pois não haverá acordo sobre quem são eles, o governante deve ser o filho mais velho da rainha. Até hoje, exceto em alguns lugares como Arábia, Síria e Coreia do Norte, o primeiro princípio, ligado à ideia liberal, tem prevalecido.
-
Gilberto Rosa
Pois é Ponde, desandou de vez, quem ainda pensava que tu era um filósofo, perdeu a fé depois das vergonhosas declarações de apoio ao genocidio. Agora só resta o público do Malafaia, Bolsonaro e Conib, que nem querem falar sobre o texto, só defender o mito Pundê.
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
Eu ainda penso que ele é um filósofo, apesar de não ter fé em nada, sobre tudo no homem. A proposito a onde Ponde apoiou o genocídio??? Acho que você não lê tudo que ele escreve, só partes tiradas de contexto!!! Lamentável.
-
-
José Fernando Marques
Na "Origem da desigualdade entre os homens", Rousseau diz acreditar que os seres humanos, quando viviam sós (ou, deduz-se, em grupos reduzidos), eram livres. A sujeição de uns a outros, os cativeiros teriam começado quando as comunidades se ampliaram e se tornaram mais complexas. Um leitor aqui definiu bem: a liberdade é humana, portanto finita, restrita. Hoje teríamos de conciliar a liberdade dos indivíduos com as necessidades da coletividade.
-
Alberto Melis Bianconi
Preciso mesmo saber até que ponto sei exatamente o que quero quando digo que quero? para fazer uma escolha? Os pequenos grupos imersos em hábitos imemoriais seriam menos míticos que o contrato social? Precisamos ser fundadores livres da ordem social e política para podermos mudá-la, melhorá-la, na medida de nossas decisões individuais ou coletivas? Pondé da voltas numa falsa questão para fazer o que sugere que não poderíamos, dizer qual seria o melhor caminho para nossa organização coletiva.
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
Falsa questão?! Falsa para quem??? E nós sabemos qual é o melhor caminho para nossa organização coletiva??? Me parece que não!!!
-
-
ROLAND VERAS JUNIOR
A liberdade que existe está na escolha dos jogos que queremos jogar, é liberdade de escolha entre conjuntos de restrições. Leio o Pondé porque quero e quando quero, mas não poderei lê-lo se o Pondé não escrever, escolha dele. Liberdade de escolha não se mede pela potência, a liberdade humana é humana, finita nas possibilidades e infinita nos anseios. Feel free or chained, só saiba que esta escolha é sua.
-
Alberto Melis Bianconi
Costumo também me arrepender dessa decisão.
-
-
adenor Dias
Na insignificante opinião, a sociedade foi construída através do interesse! Os expertos, impôs as regras para tal sociedade a base da força, e isso permanece até hoje e, até que a natureza nos provem de alimento. Se um dia a natureza deixar de prover nos de alimento, a sociedade se esfarela! Não há consenso com a barriga vazia, e neste caso até os autores das regras poderá morrer de fome. Viva o Deus natureza...
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Ele escreve bem, não sei se tão brilhante como o Messi, o Snoop. Pondé, amo ver você com a Thaís.
-
Gabo Franca
O texto é bem informado. O problema é que o formato é muito curto, as ideias são apenas esboçadas porque não dá pra desenvolver nada nesses artigos tuíte da FSP. O formato compromete a qualidade do texto, que mereceria mais desenvolvimento. Dito isso, confesso que sinto saudades do caderno Mais!
-
Bruno Sebastião Neto
A síntese de tudo estar em uma sociedade que não tem livre arbítrio, ou princípio de vontade livre ,o grande exemplo é nosso Brasil de hoje, onde há extrema direita dita ás vontades de uma parcela !
-
Franco Oliveira
E daí Pondé? Onde você quiz chegar? Que não somos livres? Claro que não meu caro e nem precisava dar essa volta toda!
-
Alberto Melis Bianconi
Mas como iria posar de inteligentinho?
-
-
Alexandre Oliveira
Concordo, os comentários é a melhor parte. É que não dá para levar a sério o que essa figura escreve, uma mistura de Wikipedia com Ana Maria Braga...eu me divirto!!!
-
Gabo Franca
Certos comentários é (sic) a pior parte...
-
-
Gilberto Rosa
Já são 10 mil crianças sem vida e 1 mil mutiladas em Gaza segundo a Cruz Vermelha, com todo apoio do Pundê e do pessoal da Conib.
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
você não precisa apoiar morte de crianças seja do lado que for, o Ponde não faz isso!!!
-
Gilberto Rosa
Sim Pina, mas não lembro de Pondé sendo favorável a morte dos Ucranianos.
-
Orasil coelho pina
E as da Ucrânia, Gilberto não te comove?
-
Orasil coelho pina
Gilberto,e as vitimas da crueldade russa do Putin, não lhe comove! Você é a favor do terrorismo,,,,,? Dá milicia carioca? Por favor!
-
-
Cleomar Ribeiro
... valeu e obrigado pela conversa!
-
Pedro Luis S C Rodrigues
A melhro parte da coluna do Pondé são os comentários. Um bando de gente que mal junta lé com cré etem dificuldades com interpretação de texto basica, a maioria absoluta dos cometaristas, vociferando basicamente a mesma coisa toda semana, independente do tema da coluna. Atestado com firma reconhecida em cartório que não entendem o que leem
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
Nossa sanha por poder e sobrevivência, sempre nos levara a nos "matarmos" seja retoricamente ou fisicamente, os comentários da coluna só provam este inevitável ciclo que vivemos hoje e sempre.
-
Alberto Melis Bianconi
Essa era a lição de casa Pedro? Mostrar-se capaz de falar muito sem dizer nada, como o colunista? E fazer um comentário crítico nada tem a ver com tirar quem quer que seja do debate público Felipe, ainda que, ou principalmente se, a motivação for política. Quem quer excluir os que discordam são os seguidores de um autoproclamado mito.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Exatamente, Pedro. Latem e babam, mas não leem a placa do ônibus.
-
adenor Dias
Resume aí o que o Pondé quis dizer professor? Na minha opinião, o Pondé mostra está do lado mais forte com sutileza.
-
Emerson César de Campos
Assim falou Zara tustra. Já que sabes bem juntar lé com cré, talvez possas nos explicar como o naci onalismo sio nista de Yoram Hazony, admirado por Luizinho e seus seguidores, vai salvar o mundo? Todas os escritos do Rolando Lero, ao menos nos últimos seis meses, são em favor da causa sio nista. Enquanto isso na Pales tina
-
Gilberto Rosa
Já são 10 mil crianças sem vida e 1 mil mutiladas em Gaza segundo a Cruz Vermelha, com todo apoio do Pundê e do pessoal da Conib.
-
Felipe Vasconcelos
A hostilidade desses leitores revela o desejo deles de tirar pessoas como o Pondé do debate público, e de desestimular outros semelhantes. Não é um debate racional. É um ataque de cunho político.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.