Lygia Maria > Lula, o lambe-botas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Gosto do que essa senhor escreve, e não sei o motivo dela ter me bloqueado no X. Será que com meu xizinho a ofendi? ImpossÃvel, porque , modéstia à s favas, sei fundamentar. Quanto a essa Coluna, perfeita. Acrescento: o Estadista mede as palavras, porque sabe que fala em nome do PaÃs . O Oportunista não mede as palavras, porque se acha mais importante do que o PaÃs.
É uma articulista sem nenhuma substância, me parece que comparar o que ocorre em Gaza, dezenas de milhares de civis palestinos mortos, sob intenso bombardeio e de e milhares de israelenses mortos pelo ataque do Hamas com os desmandos de Maduro é de uma profunda má fé . Caso não tenha compreendido o que se tem é um apelo ao humanismo diante de uma tragédia.
Ñ SOU PETISTA, SOU DE ESQUERDA com adesão ao revolucionário/histórico LULA, mas discordo das manifestações como pres da República do meu Brasil, qdo faz declarações insensatas a respeito de outros paÃses, declarando em suas "falas improvisadas" defesas injustificadas de DITADORES como o MADURO, o ORTEGA e o PUTIN. Podem fazê-lo como expressões pessoais do cidadão Lula, nunca como presidente da República!!! Nota: Todos comentários que posto aqui são desviados p moderação...
Parabéns pela sinceridade Tadeu. Também votei no Presidente mas ele anda dando declarações, a meu ver, incompatÃveis com o bom senso.
Não me lembro da autora se sensibilizar com o campo de torturas de Guantanamo. Ou com os instrutores de "interrogatórios especiais" que os EUA distribuem pelo Mundo. Tenha um mÃnimo de decência
Excepcional artigo. Provavelmente será massacrada pelos fiéis seguidores do Guru - similares em tudo aos mÃnions nas justificativas e teorias conspiratórias! O presidente errou e erra ao defender ditadores. Fiel amigo dos governos de exceção na América Latina e Ãfrica.
E o que vc espera, fedelha? Que o presidente se intrometa em assuntos domésticos de paÃses amigos? Tá achando que compete ao Brasil, que está longe de ser uma potência, enfiar a "democracia" goela abaixo de outros nacionais? A Constituição da República determina que o Brasil evite o intervencionismo na polÃtica externa.
Reli o texto a procura de onde ela disse que o Brasil deve intervir em paÃs estrangeiro e não achei.
Lula tenta amenizar as relações latino-americanas. Não deveria dar respaldo a ditadores, sejam de direita ou de esquerda. Os EUA contribuem para piorar com suas pressões econômicas.
e os direitos humanos aqui? olhem as vitimas, as estatÃsticas, ah! as malditas estatÃsticas nacionais, dos direitos humanos, da saúde, da educação, das balas perdidas, da criminalidade, do saneamento básico. e também da corrupção que todos conhecem, inclusive ele. claro, se compararmos com o outro, genotrix, está melhor, mas no geral o pais está uma bosta. não seria melhor borra-bostas?
Respeite o nosso presidente. Quem é você garota? Deve entender muito de lambe botas de patrão, mas nada de um grande polÃtico brasileiro, estadista e pacificador. Qualquer insignificante se acha no direito de tratar Lula como um igual.
Para Mário, o ignorante: Lula convive pacificamente com os vizinhos. Com todos e promove a paz, quando necessário (vÃde o caso da Guiana. ).Temos relações comerciais e interesses econômicos. É diferente de apoiar ou de se meter em questões internas de nossos parceiros. Precisa desenhar?
O Grande Pacificador que apoia ditaduras sanguinárias! Que sabujice meu Deus! E depois a gente chama de gado aos seguidores de Bolsonaro. Triste paÃs.
Numa república somos todos iguais. Lula por acaso é algum aristocrata? Numa democracia, se você sabe o que é isso, todos têm direito de criticar os representantes do povo.
Onde a Ligya mentiu no brilhante artigo dela? O ex presidiário tem ou não tem amiguinhos ditadores? Na Venezuela não acontecem as coisas ditas pela Ligya? Se fosse um artigo criticando o Bolsonaro, aà voçês bateriam palmas, nâo é mesmo? Mas aqui nesse espaço é proibido falar verdades a respeito desse ex presidiário descondenado. Só é permitido lamber as botas dele, como muitos fazem aqui. Aà pode, nâo é mesmo?
São precisas as observações da colunista Lygia Maria sobre o apreço e a sabujice que Luis Inácio Lula da Silva (PT) demonstra ter por ditaduras. Oxalá a nação brasileira se conscientize cada vez mais acerca desse lamentável modo de pensar e agir caracterÃstico do seu mandatário máximo.
Lula defende Maduro. O ex-presidente, que morou na Flórida, o prÃncipe-esquartejador da Arábia Saudita e Netaniaho, o delicado. E ambos abraçam Putin.
Ainda bem que o Bozo inelegÃvel só apoiava democracias...
Sou um dos milhões que re/elegerão o l/ambe-botas presidente em 2026.
Sou eleitor de Lula Histórico e incorrigÃvel: voto nele desde 1989.
Lambe botas é pouco para definir esse sujeito ex presidiário!
O Bozo inelegÃvel será em futuro próximo presidiário.
Colunista lambe botas dos patrões e das elites, triste pelo bozo e pelo paulo guedes sairem do poder, destila seu ranço e inconformismo em textos cheios de clichês e dignos de uma bozoasnoarista raiz. Lamentável!
Votei nele depois de 20 anos pra dar uma chance à democracia; coitados de nós se tivéssemos mais 4 anos de Bozonaro. O presidente Lula poderia se encarregar de cuidar de nossos assuntos internos - segurança inclusa, viu? Há regiões inteiras na Região Metropolitana do Rio dominadas por milÃcias e tráfico, mas Lula III parece estar mais preocupado com Gaza, a milhares de quilômetros do Morro do Salgueiro em São Gonçalo-RJ, por exemplo.
Fustigando Netanyahu e passando pano pra Maduro, Lula III conversa com a militância e dá as costas para milhões de eleitores que votaram nele sem serem lulistas ou mesmo esquerdistas; apenas não suportavam um dia a mais sequer de Bolsonaro.
Nada melhor que a seção de comentários da Folha para constatar que estamos cercados de bolsonaristas por todos os lados: os de verde e amarelo e os de vermelho. A autora faz uma crÃtica certeira ao Lula, que passa a mão e faz festa para ditadores, e o ga do de vermelho espuma de raiva, atacando a pessoa, e não suas opiniões. Claro, não conseguem contra-argumentar o que ela escreveu.
Concordo, meu caro! São tão limitados que, a qualquer crÃtica à Mulher Sapiens, cujas realizações dispensam comentários, reagem feito o cão de Pavlov e vociferam: "misoginia, misoginia!" Óbvio, misoginia só vale quando a mulher atacada é da cambada deles...
Foi a Carla Zambelli que escreveu essa coluna? Ou pode ser a Bia Kicis também.
Provavelmente sim, dada a estupidez mostrada e com ajuda da nicole e do bananinha...
Nao creio que nenhuma das duas teria o estilo, a clareza e a objetividade de Lygia Maria ao descrever a atitude indefensável do Grande LÃder em seu apoio a autocracias.
Não se trata do artigo apenas, mas de constatar os fatos que são descritos. E nem Zambelli e nem Bia Kicis fazem parte do Tribunal Penal Internacional, principal órgão acusador da ditadura de Maduro.
Escreva num futuro não muito distante será candidata a algum cargo politico, num partido de direita e apoiando um bolsonarista
Lygia, a lambe-botas da extrema direita. Texto medÃocre para atiçar o gado.
Concordo com vc, Gabriel. Atiçou o gado da esquerda.
Seu comentário confirma que ela atiçou o gado.
Parabéns! Se pudesse daria um beijo na Lyginha, como a chamamos aqui em casa! Única coisa boa é que o Lula está com setenta e sete anos e quando ele se aposentar o PT estará acabado, sem ninguém para o substituir, para nossa sorte!
Prezado, não subestime a capacidade da esquerda em arrumar um corrupto bom de lábia...
Lygia Maria, a lambe-botas
Li o texto e os comentários, que beleza! Lembrei-me do Chico Anysio: "Assim que nem que eu, só eu." O estilo, na literatura, revela quem são os escritores. Se não tem nada para contribuir, melhor ficar calado. Não se revele a si mesmo. Também pudera! Um paÃs que indica NF para presidir a Comissão de Educação, na Câmara.
Acho engraçado o embate entre ga dos amarelo e vermelho nesse caso especÃfico. A posição do atual mandatário em relação a ditaduras é tão inaceitável quanto à do anterior em relação à outras ditaduras, mas ninguém deixa de mostrar os defeitos dos oponentes, porque defender seus pontos de vista é impossÃvel. Quanto ao tÃtulo da matéria, foi deselegante, mas pode ser entendido pela indignação extrema (e justa) da articulista. Ditaduras são cruéis e inaceitáveis.
Que moça baixo nÃvel! Não apresenta conceitos nem argumentos. Para uma doutora, isso envergonha. Não deveria contribuir para o debate o público, elevando-o? Comparar o genocÃdio de palestinos em Gaza ao autoritarismo polÃtico de Maduro é completamente desproporcional. Pior, repete a propaganda estadunidense sobre a Venezuela e se isenta sobre o que acontece em Gaza. Mas ela não escreveu para tratar desses assuntos, e sim apenas para gerar manchetes contra Lula. Lastimável! Moça, melhora...
Disse tudo, Gabriel. Dou um pelo outro e não quero troco
“Propaganda estadunidense sobre a venezuela”. O ga do de vermelho é tão ga do quanto o ga do de verde e amarelo.
Ele apresentou, sim, argumentos. Quanto a sua "propaganda estadunidense sobre a Venezuela", é a desculpa de sempre.
Vou ter que completar meu post anterior. Lula jamais deveria ser chamado de lambe botas. Palavreado chulo para um grande presidente de uma grande nação. O que dirá do outro anterior? Tem palavras para defini-lo ? o meu vocabulário é pobre de palavras chulas pra ele.
Lambe botas é o outro né?
Concordo com você! É um grande lÃder democrático que tenta diminuir as desigualdades no paÃs, apesar de eu não concordar com alguns apoios a certos governantes que ele dá.
Se parece com o Trump nesse sentido. Uma estranha admiração por homens fortes.
Sou eleitora de Lula e o considero melhor presidente que o Brasil já teve. É um grande estadista, mas seu apoio às ditaduras Venezuela, Nicaraguense e outras são incompátiveis com o presidente que ele é.
mas não é apoio pq se fosse ele estaria fechando o congresso aqui como o Bozo queria, vc entende o que é apoio agora?
Parabéns. Concordo.
Painho em pleno século XX, mas a militância nega .
Um democrata não enaltece ditadores, sejam de esquerda ou de direita.
"Painho" por que? Porque ele tenta diminuir as desigualdades do paÃs e defende as minorias? Você acha que num paÃs desigual como o nosso a meritocracia é justa?
Touché! De novo a dobradinha infalÃvel Lula-Venezuela. Aposto em Cuba na próxima rodada. Sejam menos surrealistas e considerem a possibilidade dessas ditaduras serem ditabrandas.
Já o ditador das Arábias é jóia né? O Putin, que o bozo lambia as botas, um baita democrata né?
Lula representa um atraso ao paÃs , e está comprometendo o futuro da democracia brasileira.
Kkkkkkkk atraso no paÃs? O paÃs está muito melhor sem aquele tosco ignorante que o governou por 4 anos!!! Faça-me rir!
Vocabulário chulo, próprio de que não tem conteúdo.
O vocabulário tem que ser de acordo com o cidadão abordado .,
José Padilha, eu já divergi de você em outras ocasiões, mas agora você tem o meu respeito. Pensamos diferente e estamos em lados opostos, você no centro esquerda e eu no centro direita (não extrema direita), mas no seu comentário você foi intelectualmente honesto e merece todo o meu respeito. É possÃvel ser petista e gostar do presidente mas apontando erros de conduta só poucos fazem. Parabéns pela sua atitude.
Como é bom viver democrático e livre! Cada um fala o quer e a gente precisa ter um ótimo senso crÃtico para não cair em cilada de enrolação.
TÃtulo do artigo é perfeito.
Lule, o hipócrita. Esse discurso fajuto pró democracia só serve pra militância petista. Na real, esse povo gosta de uma ditadura, obviamente, se eles tiverem no poder.
Na verdade, quem tentou dar golpe e não aceitou o resultado das urnas não foram os petist@as...
O artigo tem a profundidade de um pires. Sem anistia, cadeia para os golpistas.
Não vi o mesmo nÃvel de crÃtica quando a época do inelegÃvel que dizia combater o comunismo foi a Rússia apertar a mão do opressor Putin e bater continência para o sÃmbolo maior do comunismo daquele paÃs? CrÃtica seletiva talvez?
Talvez não, é
Não viu? Então você andava distraÃdo. Infelizmente, Putin é a paixão que Lula e Bolsonaro têm em comum.
De lambida essa sujeita entende.
Não é de hoje que nosso paÃs forma vergonhosamente doutores que fazem análises razas e ingênuas a cerca das mais variadas questões, sem se importar com sua responsabilidade como elite intelectual. Poderia atacar o argumento, mas preferi atacar o argumentador, igual você doutora, é mais fácil, exige menos intelecto e agrada ao mainstream.
Hesitei em ler o texto, para não ser fisgado pela isca plantada pelo jornal; afinal li, para constatar o óbvio: bem ao nÃvel do que a autora costumeiramente escreve aqui. Baseando-se em assimetria descabida, intelectualmente pretensioso e indigente, mas com a indefectÃvel citação literária para se dar ares de culto, o artigo consegue ser pior que o tÃtulo. Em página onde já esteve tanta gente ilustre, expressa o que este jornal quer se tornar.
Hahahaa, que paciência, José... Nem "quer se tornar", tornou-se, já: ultraliberal. Do pior tipo, digamos.
Parabéns, Lygia, em apontar o que está à vista de todos: Lula é um lambe-botas do que existe de pior na polÃtica internacional! Reproduz no exterior sua atuação na polÃtica local: une-se, elogia e defende Sarney, Renan Calheiros, Collor, etc. a elite do atraso e do coronelismo, muitos dos quais foram quadros da ditadura. É só questão de tempo e oportunidade para aliar-se ao Bozo; afinal de contas, se beijou a mão do mentor dele, Paulo Maluf, por que rejeitaria o pupilo estimado?
Em não acontecendo, a percepção sobre o Lula melhorará? Porque é um pessimismo e tanto.
Sua análise é perfeita, Hermes, como o é a da articulista. À luz da análise do presidente, torturas e mortes têm colorações distintas de acordo com quem as comete. Ainda bem que há pessoas de coragem para falar a verdade.
Editor chefe, como deixou publicar texto de tão baixa qualidade?
O Estado de origem da jornalista já diz para que ela veio. Comparar o genocÃdio que esta acontecendo em Gaza, onde o primeiro ministro de um paÃs massacra um outro povo, matando dezenas de milhares de mulheres, crianças e inocentes, com os desmandos de um governante, lhe tira qualquer credibilidade que ela poderia ter. Um texto hipócrita e tendencioso de alguém que, certamente, apoia aquele que foi o pior presidente de nosso paÃs.
Comparar o que supostamente ocorre na Venezuela com a limpeza étnica em Gaza é, no mÃnimo, hipocrisia. Parece-me que a colunista era a favor de um 'golpe democrático' do Bozo e seus milicos. Aà ela poderia lamber coturno e chão ensanguentado pelos torturadores que, desde 64, continuam impunes.
Em suma, por falta de argumento, você trata de estigmatizar a colunista atribuindo-lhe posições que ela nunca defendeu.
NÃvel do texto incompatÃvel com um dos maiores jornais do paÃs. Texto panfletário, parece feito de encomenda. Será Conib ?
Ele não apoia ditadura mas o que ele não pode é criticar outro governo, ele é o Presidente de um PaÃs tem suas prerrogativas da função, vc acha que é bu rro ao ponto de ser processado, a sei é isso que vc quer
Texto excelente que pegou o cerne da questão. Lula elogia as eleições da Venezuela, na qual Maria Corina foi impedida de concorrer. Para Lula isso eh algo menor e bastaria indicar outro candidato. Não eh a primeira vez que a ditadura venezuelana faz isso.Ja existe um padrão: quando um oposicionista se destaca, ele eh preso ou impedido de concorrer. Essa eh a democracia venezuelana que Lula apoia.
Esse é o lado de Lula que abomino, passar pano para ditador. Se não quisemos isso para nós, pq queremos para a Venezula? Com pecha de frente única pró democracia, foi galgado ao terceiro mandato através do voto limpo, bem ao contrário do que faz Maduro. Temos essa experiência aqui qdo o outro quis eternizar tiranicamente no poder., tentando golpe e tirando o vencedor da parada. Diante do que vimos no Brasil, Lula perde meu apoio.
Gilmar, não é aceitávrel esse argumento. O mesmo ocorre com Putin qdo fala em não fazer julgamentos. Com Maduro já falou em resgatar sua imagem, fez honras ao receber no Brasil. Não é diplomacia, é adesão ao projeto. Tratar bem, ser diplomata não é elogiar, passar pano, estender tapete vermelho e receber com honra. É apenas tratar com certo distanciamento já entenderÃamos q é interesse comercial.
Maria ele não pode fazer o contrário é prerrogativa da função, se ele chamar o Maduro de ditador se criticar o governo da Venezuela ele pode ser processado em Haia, ele criticou o massacre de Gaza não a forma de governo é diferente
Perfeito, Maria!
Em 2009, na Cúpula das Nações Africanas, Lula dirigiu-se assim a Muamar Kadhafi: "Meu amigo, meu irmão, meu lÃder!". Nem Bolsonaro desceu tão baixo em sua lambeção de botas a Trump, de resto, um presidente eleito, não um ditador abjeto. Lula podia alegar que, na época, o mundo desconhecia as práticas pedófilas do seu amigo, irmão e lÃder mas não podia ignorar que esse crápula patrocinou o terrorismo internacional por décadas, financiando grupos terroristas e atentados.
A lambeção de botas bozolina foi maior sabe porque, pq foi comercial e não polÃtico
Vc é ainda defende o crime de destruição da LÃbia pelo complexo industrial-militar norte-americano? Veja o que era o paÃs durante o regime nacionalista revolucionário e o que ele se tornou!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Lula, o lambe-botas Voltar
Comente este texto