Coment√°rios para:

Lula, o lambe-botas

VER COMENT√ĀRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Gosto do que essa senhor escreve, e não sei o motivo dela ter me bloqueado no X. Será que com meu xizinho a ofendi? Impossível, porque , modéstia às favas, sei fundamentar. Quanto a essa Coluna, perfeita. Acrescento: o Estadista mede as palavras, porque sabe que fala em nome do País . O Oportunista não mede as palavras, porque se acha mais importante do que o País.

    Responda
  2. Frederico de Souza Cruz

    √Č uma articulista sem nenhuma subst√Ęncia, me parece que comparar o que ocorre em Gaza, dezenas de milhares de civis palestinos mortos, sob intenso bombardeio e de e milhares de israelenses mortos pelo ataque do Hamas com os desmandos de Maduro √© de uma profunda m√° f√© . Caso n√£o tenha compreendido o que se tem √© um apelo ao humanismo diante de uma trag√©dia.

    Responda
  3. Tadêu Santos

    √Ď SOU PETISTA, SOU DE ESQUERDA com ades√£o ao revolucion√°rio/hist√≥rico LULA, mas discordo das manifesta√ß√Ķes como pres da Rep√ļblica do meu Brasil, qdo faz declara√ß√Ķes insensatas a respeito de outros pa√≠ses, declarando em suas "falas improvisadas" defesas injustificadas de DITADORES como o MADURO, o ORTEGA e o PUTIN. Podem faz√™-lo como express√Ķes pessoais do cidad√£o Lula, nunca como presidente da Rep√ļblica!!! Nota: Todos coment√°rios que posto aqui s√£o desviados p modera√ß√£o...

    Responda
    1. Esechias Ara√ļjo Lima

      Parab√©ns pela sinceridade Tadeu. Tamb√©m votei no Presidente mas ele anda dando declara√ß√Ķes, a meu ver, incompat√≠veis com o bom senso.

  4. Berenice Gaspar de Gouveia

    Não me lembro da autora se sensibilizar com o campo de torturas de Guantanamo. Ou com os instrutores de "interrogatórios especiais" que os EUA distribuem pelo Mundo. Tenha um mínimo de decência

    Responda
  5. Marco A Moreira

    Excepcional artigo. Provavelmente ser√° massacrada pelos fi√©is seguidores do Guru - similares em tudo aos m√≠nions nas justificativas e teorias conspirat√≥rias! O presidente errou e erra ao defender ditadores. Fiel amigo dos governos de exce√ß√£o na Am√©rica Latina e √Āfrica.

    Responda
  6. Juliana Correa

    E o que vc espera, fedelha? Que o presidente se intrometa em assuntos dom√©sticos de pa√≠ses amigos? T√° achando que compete ao Brasil, que est√° longe de ser uma pot√™ncia, enfiar a "democracia" goela abaixo de outros nacionais? A Constitui√ß√£o da Rep√ļblica determina que o Brasil evite o intervencionismo na pol√≠tica externa.

    Responda
    1. Gabriel Arantes

      Reli o texto a procura de onde ela disse que o Brasil deve intervir em país estrangeiro e não achei.

  7. Petr√īnio Alves Corr√™a Filho

    Lula tenta amenizar as rela√ß√Ķes latino-americanas. N√£o deveria dar respaldo a ditadores, sejam de direita ou de esquerda. Os EUA contribuem para piorar com suas press√Ķes econ√īmicas.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    e os direitos humanos aqui? olhem as vitimas, as estat√≠sticas, ah! as malditas estat√≠sticas nacionais, dos direitos humanos, da sa√ļde, da educa√ß√£o, das balas perdidas, da criminalidade, do saneamento b√°sico. e tamb√©m da corrup√ß√£o que todos conhecem, inclusive ele. claro, se compararmos com o outro, genotrix, est√° melhor, mas no geral o pais est√° uma bosta. n√£o seria melhor borra-bostas?

    Responda
  9. Rachel Matos

    Respeite o nosso presidente. Quem é você garota? Deve entender muito de lambe botas de patrão, mas nada de um grande político brasileiro, estadista e pacificador. Qualquer insignificante se acha no direito de tratar Lula como um igual.

    Responda
    1. Rachel Matos

      Para M√°rio, o ignorante: Lula convive pacificamente com os vizinhos. Com todos e promove a paz, quando necess√°rio (v√≠de o caso da Guiana. ).Temos rela√ß√Ķes comerciais e interesses econ√īmicos. √Č diferente de apoiar ou de se meter em quest√Ķes internas de nossos parceiros. Precisa desenhar?

    2. M√°rio Mau√° Chaves Ferreira

      O Grande Pacificador que apoia ditaduras sanguinárias! Que sabujice meu Deus! E depois a gente chama de gado aos seguidores de Bolsonaro. Triste país.

    3. Hernandez Piras

      Numa rep√ļblica somos todos iguais. Lula por acaso √© algum aristocrata? Numa democracia, se voc√™ sabe o que √© isso, todos t√™m direito de criticar os representantes do povo.

  10. Antonio Ivair Arrais

    Onde a Ligya mentiu no brilhante artigo dela? O ex presidi√°rio tem ou n√£o tem amiguinhos ditadores? Na Venezuela n√£o acontecem as coisas ditas pela Ligya? Se fosse um artigo criticando o Bolsonaro, a√≠ vo√ß√™s bateriam palmas, n√Ęo √© mesmo? Mas aqui nesse espa√ßo √© proibido falar verdades a respeito desse ex presidi√°rio descondenado. S√≥ √© permitido lamber as botas dele, como muitos fazem aqui. A√≠ pode, n√Ęo √© mesmo?

    Responda
  11. Jo√£o Paulo Zizas

    S√£o precisas as observa√ß√Ķes da colunista Lygia Maria sobre o apre√ßo e a sabujice que Luis In√°cio Lula da Silva (PT) demonstra ter por ditaduras. Oxal√° a na√ß√£o brasileira se conscientize cada vez mais acerca desse lament√°vel modo de pensar e agir caracter√≠stico do seu mandat√°rio m√°ximo.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Lula defende Maduro. O ex-presidente, que morou na Flórida, o príncipe-esquartejador da Arábia Saudita e Netaniaho, o delicado. E ambos abraçam Putin.

    2. Cristiano Penteado

      Ainda bem que o Bozo inelegível só apoiava democracias...

  12. Cristiano Penteado

    Sou um dos milh√Ķes que re/eleger√£o o l/ambe-botas presidente em 2026.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sou eleitor de Lula Histórico e incorrigível: voto nele desde 1989.

  13. Antonio Ivair Arrais

    Lambe botas é pouco para definir esse sujeito ex presidiário!

    Responda
    1. Cristiano Penteado

      O Bozo inelegível será em futuro próximo presidiário.

  14. carlos campos

    Colunista lambe botas dos patr√Ķes e das elites, triste pelo bozo e pelo paulo guedes sairem do poder, destila seu ran√ßo e inconformismo em textos cheios de clich√™s e dignos de uma bozoasnoarista raiz. Lament√°vel!

    Responda
  15. Clayton Luiz da Silva Moreira

    Votei nele depois de 20 anos pra dar uma chance √† democracia; coitados de n√≥s se tiv√©ssemos mais 4 anos de Bozonaro. O presidente Lula poderia se encarregar de cuidar de nossos assuntos internos - seguran√ßa inclusa, viu? H√° regi√Ķes inteiras na Regi√£o Metropolitana do Rio dominadas por mil√≠cias e tr√°fico, mas Lula III parece estar mais preocupado com Gaza, a milhares de quil√īmetros do Morro do Salgueiro em S√£o Gon√ßalo-RJ, por exemplo.

    Responda
    1. Clayton Luiz da Silva Moreira

      Fustigando Netanyahu e passando pano pra Maduro, Lula III conversa com a milit√Ęncia e d√° as costas para milh√Ķes de eleitores que votaram nele sem serem lulistas ou mesmo esquerdistas; apenas n√£o suportavam um dia a mais sequer de Bolsonaro.

  16. Gabriel Arantes

    Nada melhor que a se√ß√£o de coment√°rios da Folha para constatar que estamos cercados de bolsonaristas por todos os lados: os de verde e amarelo e os de vermelho. A autora faz uma cr√≠tica certeira ao Lula, que passa a m√£o e faz festa para ditadores, e o ga do de vermelho espuma de raiva, atacando a pessoa, e n√£o suas opini√Ķes. Claro, n√£o conseguem contra-argumentar o que ela escreveu.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Concordo, meu caro! S√£o t√£o limitados que, a qualquer cr√≠tica √† Mulher Sapiens, cujas realiza√ß√Ķes dispensam coment√°rios, reagem feito o c√£o de Pavlov e vociferam: "misoginia, misoginia!" √ďbvio, misoginia s√≥ vale quando a mulher atacada √© da cambada deles...

  17. CELSO RIBAS

    Foi a Carla Zambelli que escreveu essa coluna? Ou pode ser a Bia Kicis também.

    Responda
    1. carlos campos

      Provavelmente sim, dada a estupidez mostrada e com ajuda da nicole e do bananinha...

    2. M√°rio Mau√° Chaves Ferreira

      Nao creio que nenhuma das duas teria o estilo, a clareza e a objetividade de Lygia Maria ao descrever a atitude indefensável do Grande Líder em seu apoio a autocracias.

    3. Samuel Gueiros Jr

      Não se trata do artigo apenas, mas de constatar os fatos que são descritos. E nem Zambelli e nem Bia Kicis fazem parte do Tribunal Penal Internacional, principal órgão acusador da ditadura de Maduro.

  18. Marcos Barbosa

    Escreva num futuro n√£o muito distante ser√° candidata a algum cargo politico, num partido de direita e apoiando um bolsonarista

    Responda
  19. Roberto Pimenta

    Lygia, a lambe-botas da extrema direita. Texto medíocre para atiçar o gado.

    Responda
    1. Esechias Ara√ļjo Lima

      Concordo com vc, Gabriel. Atiçou o gado da esquerda.

    2. Gabriel Arantes

      Seu comentário confirma que ela atiçou o gado.

  20. Orasil coelho pina

    Parabéns! Se pudesse daria um beijo na Lyginha, como a chamamos aqui em casa! Única coisa boa é que o Lula está com setenta e sete anos e quando ele se aposentar o PT estará acabado, sem ninguém para o substituir, para nossa sorte!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Prezado, n√£o subestime a capacidade da esquerda em arrumar um corrupto bom de l√°bia...

  21. Maria Luiza Pires

    Lygia Maria, a lambe-botas

    Responda
  22. João Batista Tibiriçá

    Li o texto e os coment√°rios, que beleza! Lembrei-me do Chico Anysio: "Assim que nem que eu, s√≥ eu." O estilo, na literatura, revela quem s√£o os escritores. Se n√£o tem nada para contribuir, melhor ficar calado. N√£o se revele a si mesmo. Tamb√©m pudera! Um pa√≠s que indica NF para presidir a Comiss√£o de Educa√ß√£o, na C√Ęmara.

    Responda
  23. João Batista Tibiriçá

    Li o texto e os coment√°rios, que beleza! Lembrei-me do Chico Anysio: "Assim que nem que eu, s√≥ eu." O estilo, na literatura, revela quem s√£o os escritores. Se n√£o tem nada para contribuir, melhor ficar calado. N√£o se revele a si mesmo. Tamb√©m pudera! Um pa√≠s que indica NF para presidir a Comiss√£o de Educa√ß√£o, na C√Ęmara.

    Responda
  24. Paulo Jr

    Acho engraçado o embate entre ga dos amarelo e vermelho nesse caso específico. A posição do atual mandatário em relação a ditaduras é tão inaceitável quanto à do anterior em relação à outras ditaduras, mas ninguém deixa de mostrar os defeitos dos oponentes, porque defender seus pontos de vista é impossível. Quanto ao título da matéria, foi deselegante, mas pode ser entendido pela indignação extrema (e justa) da articulista. Ditaduras são cruéis e inaceitáveis.

    Responda
  25. Joao Emiliano F de Aquino

    Que mo√ßa baixo n√≠vel! N√£o apresenta conceitos nem argumentos. Para uma doutora, isso envergonha. N√£o deveria contribuir para o debate o p√ļblico, elevando-o? Comparar o genoc√≠dio de palestinos em Gaza ao autoritarismo pol√≠tico de Maduro √© completamente desproporcional. Pior, repete a propaganda estadunidense sobre a Venezuela e se isenta sobre o que acontece em Gaza. Mas ela n√£o escreveu para tratar desses assuntos, e sim apenas para gerar manchetes contra Lula. Lastim√°vel! Mo√ßa, melhora...

    Responda
    1. Esechias Ara√ļjo Lima

      Disse tudo, Gabriel. Dou um pelo outro e n√£o quero troco

    2. Gabriel Arantes

      ¬ďPropaganda estadunidense sobre a venezuela¬Ē. O ga do de vermelho √© t√£o ga do quanto o ga do de verde e amarelo.

    3. Hernandez Piras

      Ele apresentou, sim, argumentos. Quanto a sua "propaganda estadunidense sobre a Venezuela", é a desculpa de sempre.

  26. Maria Auxiliadora Alencar

    Vou ter que completar meu post anterior. Lula jamais deveria ser chamado de lambe botas. Palavreado chulo para um grande presidente de uma grande nação. O que dirá do outro anterior? Tem palavras para defini-lo ? o meu vocabulário é pobre de palavras chulas pra ele.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Lambe botas é o outro né?

    2. Vanice R

      Concordo com voc√™! √Č um grande l√≠der democr√°tico que tenta diminuir as desigualdades no pa√≠s, apesar de eu n√£o concordar com alguns apoios a certos governantes que ele d√°.

  27. José Cardoso

    Se parece com o Trump nesse sentido. Uma estranha admiração por homens fortes.

    Responda
  28. Maria Auxiliadora Alencar

    Sou eleitora de Lula e o considero melhor presidente que o Brasil j√° teve. √Č um grande estadista, mas seu apoio √†s ditaduras Venezuela, Nicaraguense e outras s√£o incomp√°tiveis com o presidente que ele √©.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      mas não é apoio pq se fosse ele estaria fechando o congresso aqui como o Bozo queria, vc entende o que é apoio agora?

  29. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Parabéns. Concordo.

    Responda
  30. lenise de souza ferreira

    Painho em pleno s√©culo XX, mas a milit√Ęncia nega .

    Responda
    1. Esechias Ara√ļjo Lima

      Um democrata n√£o enaltece ditadores, sejam de esquerda ou de direita.

    2. Vanice R

      "Painho" por que? Porque ele tenta diminuir as desigualdades do país e defende as minorias? Você acha que num país desigual como o nosso a meritocracia é justa?

  31. Aristides Silva

    Touché! De novo a dobradinha infalível Lula-Venezuela. Aposto em Cuba na próxima rodada. Sejam menos surrealistas e considerem a possibilidade dessas ditaduras serem ditabrandas.

    Responda
    1. flavio augusto orsi de camargo

      Já o ditador das Arábias é jóia né? O Putin, que o bozo lambia as botas, um baita democrata né?

  32. JOSE LOPES

    Lula representa um atraso ao país , e está comprometendo o futuro da democracia brasileira.

    Responda
    1. Vanice R

      Kkkkkkkk atraso no país? O país está muito melhor sem aquele tosco ignorante que o governou por 4 anos!!! Faça-me rir!

  33. Laércio Pugas

    Vocabul√°rio chulo, pr√≥prio de que n√£o tem conte√ļdo.

    Responda
    1. lenise de souza ferreira

      O vocabul√°rio tem que ser de acordo com o cidad√£o abordado .,

  34. Max Morel

    Jos√© Padilha, eu j√° divergi de voc√™ em outras ocasi√Ķes, mas agora voc√™ tem o meu respeito. Pensamos diferente e estamos em lados opostos, voc√™ no centro esquerda e eu no centro direita (n√£o extrema direita), mas no seu coment√°rio voc√™ foi intelectualmente honesto e merece todo o meu respeito. √Č poss√≠vel ser petista e gostar do presidente mas apontando erros de conduta s√≥ poucos fazem. Parab√©ns pela sua atitude.

    Responda
  35. João Batista Tibiriçá

    Como é bom viver democrático e livre! Cada um fala o quer e a gente precisa ter um ótimo senso crítico para não cair em cilada de enrolação.

    Responda
  36. Max Morel

    Título do artigo é perfeito.

    Responda
  37. luiz alfredo Rezende

    Lule, o hip√≥crita. Esse discurso fajuto pr√≥ democracia s√≥ serve pra milit√Ęncia petista. Na real, esse povo gosta de uma ditadura, obviamente, se eles tiverem no poder.

    Responda
    1. Celia Moura

      Na verdade, quem tentou dar golpe e n√£o aceitou o resultado das urnas n√£o foram os petist@as...

  38. Almir Alves

    O artigo tem a profundidade de um pires. Sem anistia, cadeia para os golpistas.

    Responda
  39. Sam Duart

    N√£o vi o mesmo n√≠vel de cr√≠tica quando a √©poca do ineleg√≠vel que dizia combater o comunismo foi a R√ļssia apertar a m√£o do opressor Putin e bater contin√™ncia para o s√≠mbolo maior do comunismo daquele pa√≠s? Cr√≠tica seletiva talvez?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Talvez não, é

    2. Hernandez Piras

      Não viu? Então você andava distraído. Infelizmente, Putin é a paixão que Lula e Bolsonaro têm em comum.

  40. Raimundo Carvalho

    De lambida essa sujeita entende.

    Responda
  41. Jo√£o Eduardo

    N√£o √© de hoje que nosso pa√≠s forma vergonhosamente doutores que fazem an√°lises razas e ing√™nuas a cerca das mais variadas quest√Ķes, sem se importar com sua responsabilidade como elite intelectual. Poderia atacar o argumento, mas preferi atacar o argumentador, igual voc√™ doutora, √© mais f√°cil, exige menos intelecto e agrada ao mainstream.

    Responda
  42. José Bernardo

    Hesitei em ler o texto, para não ser fisgado pela isca plantada pelo jornal; afinal li, para constatar o óbvio: bem ao nível do que a autora costumeiramente escreve aqui. Baseando-se em assimetria descabida, intelectualmente pretensioso e indigente, mas com a indefectível citação literária para se dar ares de culto, o artigo consegue ser pior que o título. Em página onde já esteve tanta gente ilustre, expressa o que este jornal quer se tornar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahaa, que paciência, José... Nem "quer se tornar", tornou-se, já: ultraliberal. Do pior tipo, digamos.

  43. Hermes Yaly

    Parab√©ns, Lygia, em apontar o que est√° √† vista de todos: Lula √© um lambe-botas do que existe de pior na pol√≠tica internacional! Reproduz no exterior sua atua√ß√£o na pol√≠tica local: une-se, elogia e defende Sarney, Renan Calheiros, Collor, etc. a elite do atraso e do coronelismo, muitos dos quais foram quadros da ditadura. √Č s√≥ quest√£o de tempo e oportunidade para aliar-se ao Bozo; afinal de contas, se beijou a m√£o do mentor dele, Paulo Maluf, por que rejeitaria o pupilo estimado?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Em não acontecendo, a percepção sobre o Lula melhorará? Porque é um pessimismo e tanto.

    2. Esechias Ara√ļjo Lima

      Sua an√°lise √© perfeita, Hermes, como o √© a da articulista. √Ä luz da an√°lise do presidente, torturas e mortes t√™m colora√ß√Ķes distintas de acordo com quem as comete. Ainda bem que h√° pessoas de coragem para falar a verdade.

  44. Wilson Rossi

    Editor chefe, como deixou publicar texto de t√£o baixa qualidade?

    Responda
  45. Carlos Eduardo Salles

    O Estado de origem da jornalista já diz para que ela veio. Comparar o genocídio que esta acontecendo em Gaza, onde o primeiro ministro de um país massacra um outro povo, matando dezenas de milhares de mulheres, crianças e inocentes, com os desmandos de um governante, lhe tira qualquer credibilidade que ela poderia ter. Um texto hipócrita e tendencioso de alguém que, certamente, apoia aquele que foi o pior presidente de nosso país.

    Responda
  46. Ernesto Jesus

    Comparar o que supostamente ocorre na Venezuela com a limpeza étnica em Gaza é, no mínimo, hipocrisia. Parece-me que a colunista era a favor de um 'golpe democrático' do Bozo e seus milicos. Aí ela poderia lamber coturno e chão ensanguentado pelos torturadores que, desde 64, continuam impunes.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Em suma, por falta de argumento, voc√™ trata de estigmatizar a colunista atribuindo-lhe posi√ß√Ķes que ela nunca defendeu.

  47. Wilson Rossi

    Nível do texto incompatível com um dos maiores jornais do país. Texto panfletário, parece feito de encomenda. Será Conib ?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ele não apoia ditadura mas o que ele não pode é criticar outro governo, ele é o Presidente de um País tem suas prerrogativas da função, vc acha que é bu rro ao ponto de ser processado, a sei é isso que vc quer

    2. Paulo César de Oliveira

      Texto excelente que pegou o cerne da quest√£o. Lula elogia as elei√ß√Ķes da Venezuela, na qual Maria Corina foi impedida de concorrer. Para Lula isso eh algo menor e bastaria indicar outro candidato. N√£o eh a primeira vez que a ditadura venezuelana faz isso.Ja existe um padr√£o: quando um oposicionista se destaca, ele eh preso ou impedido de concorrer. Essa eh a democracia venezuelana que Lula apoia.

  48. Ernesto Jesus

    Comparar o que supostamente ocorre na Venezuela com a limpeza étnica em Gaza é, no mínimo, hipocrisia. Parece-me que a colunista era a favor de um 'golpe democrático' do Bozo e seus milicos. Aí ela poderia lamber coturno e chão ensanguentado pelos torturadores que, desde 64, continuam impunes.

    Responda
  49. Maria L√ļcia Bergami

    Esse √© o lado de Lula que abomino, passar pano para ditador. Se n√£o quisemos isso para n√≥s, pq queremos para a Venezula? Com pecha de frente √ļnica pr√≥ democracia, foi galgado ao terceiro mandato atrav√©s do voto limpo, bem ao contr√°rio do que faz Maduro. Temos essa experi√™ncia aqui qdo o outro quis eternizar tiranicamente no poder., tentando golpe e tirando o vencedor da parada. Diante do que vimos no Brasil, Lula perde meu apoio.

    Responda
    1. Maria L√ļcia Bergami

      Gilmar, n√£o √© aceit√°vrel esse argumento. O mesmo ocorre com Putin qdo fala em n√£o fazer julgamentos. Com Maduro j√° falou em resgatar sua imagem, fez honras ao receber no Brasil. N√£o √© diplomacia, √© ades√£o ao projeto. Tratar bem, ser diplomata n√£o √© elogiar, passar pano, estender tapete vermelho e receber com honra. √Č apenas tratar com certo distanciamento j√° entender√≠amos q √© interesse comercial.

    2. Gilmar Maghenzani

      Maria ele não pode fazer o contrário é prerrogativa da função, se ele chamar o Maduro de ditador se criticar o governo da Venezuela ele pode ser processado em Haia, ele criticou o massacre de Gaza não a forma de governo é diferente

    3. Esechias Ara√ļjo Lima

      Perfeito, Maria!

  50. Hermes Yaly

    Em 2009, na C√ļpula das Na√ß√Ķes Africanas, Lula dirigiu-se assim a Muamar Kadhafi: "Meu amigo, meu irm√£o, meu l√≠der!". Nem Bolsonaro desceu t√£o baixo em sua lambe√ß√£o de botas a Trump, de resto, um presidente eleito, n√£o um ditador abjeto. Lula podia alegar que, na √©poca, o mundo desconhecia as pr√°ticas ped√≥filas do seu amigo, irm√£o e l√≠der mas n√£o podia ignorar que esse cr√°pula patrocinou o terrorismo internacional por d√©cadas, financiando grupos terroristas e atentados.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A lambeção de botas bozolina foi maior sabe porque, pq foi comercial e não político

    2. Joao Emiliano F de Aquino

      Vc é ainda defende o crime de destruição da Líbia pelo complexo industrial-militar norte-americano? Veja o que era o país durante o regime nacionalista revolucionário e o que ele se tornou!