Mercado > Processo de sucessão na Vale foi manipulado, diz ex-conselheiro em carta de renúncia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valter Luiz Peluque

    Precisava esclarecer o que ele entende por nefasta influência politica. Talvez o fato de obrigar a empresa ao atendimento social e ambiental. Se o entendimento dele é o de explorar e exportar minérios in natura apena para gerar dividendos a acionistas, mesmo que implique em tragédias ambientais, na minha opinião isto é nefasto.

    Responda
  2. Henry Galbiatti

    O Sr. Penido é o único conhecedor de mineração neste CA ne fas to conduzido pelo PR, Lula, através da Previ. Sem ele ficará vários p... mandados e desconhecedores do assunto. O PR não consegue administrar o país que tá caindo aos pedaços com problemas em todas as áreas e está preocupado em interferir em empresa privada. Nunca vi nada tão ne fas to para a país. E pensar que muita gente votou neste cara para sair fora do outro. Arrependimento.

    Responda
  3. Vinicius Branco

    Não chega a Petrobras querem acabar com a Vale também. Não vai sobrar nada.

    Responda
  4. Rony Baptista

    Nefasto foi o que a direção da Vale fez com o acidente ambiental em Brumadinho. Deveria sim ter intervenção do Governo.

    Responda
    1. Rony Baptista

      O governo deveria interferir em toda empresa que comete crime, como o desastre de Brumadinho.

    2. Henry Galbiatti

      O fato que a Vale assumiu a responsabilidade do acidente, diferente deste desgoverno que usa isto para intervir em uma empresa particular. O PR deveria estar preocupado com os rios amazônicos que recebem rejeitos de garimpos que representam, no mínimo, um Brumadinho por dia. Mas isto não traz dinheiro, que é pano de fundo desta intervenção branca.

  5. Rives Passos

    E o Zema é conivente com os desmandos das mineradoras em MG.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Há gente que comenta coisas que não entende , não sabe e pensa que é uma sumidade de conhecimento.

  6. Rives Passos

    E o Zema é conivente com os desmandos das mineradoras em MG.

    Responda
  7. Rives Passos

    E os procedimentos de segurança para evitar novas brumadinhos? Foram executados, conselheiro? E as vítimas foram indenizadas justamente? É a Folha Pan e Faria Lima "punindo" injustamente o povo brasileiro! Seu melhor gesto, renunciar!

    Responda
  8. andre s cardoso

    É uma choradeira retórica, que não tem correspondência com os fatos. A VALE tem sido uma das principais empresa causadoras de desastres ambientais no Brasil. Sendo responsável direta por muitas mortes. Portanto, a atuação desse conselho nas últimas décadas tem sido inépta e movida apenas por interesses pessoais e de grupos de investidores. A empresa e o povo brasileiro nunca foram prioridades.

    Responda
  9. Paulo Roberto Taveira

    Trágico! E eis q começa tudo de novo! Mas agora com supremo com tudo.

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    A matéria é muito interessante. Ao lado do conselheiro indignado, votando junto com ele, quem aparece? Paulo Hartung, ex governador do Espírito Santo que também se manifestou contra a ingerência política na empresa. Como Paulo Hartung foi parar no conselho da Vale? Por mérito? É notável como se explora a fofoca em detrimentos de fatos objetivos. Não houve indignação dos conselheiros, quando a Vale assassinou quase trezentas pessoas e até hoje ninguém foi preso por isso.

    Responda
  11. Newton Broetto

    Não deveriam ter publicado isso. Tem viés.

    Responda
  12. Jose Ferreira

    A erva daninha já começou a se espalhar pela Vale , Petrobras, e já sabemos aonde vai chegar . I know what you did last summer !

    Responda
    1. Lisandro Signori

      Petrobrás em forte alta hoje.... só para avisar aos desinformados.

  13. Marcelo Carneiro da Rocha

    O dano ambiental precisa ser quantificado o resto é mimimi … ou mumumu.

    Responda
  14. João Larizzatti

    Nefasta foi a atuação da VALE em Mariana e Brumadinho. Centenas de pessoas mortas, desastre ambiental e bônus para executivos.

    Responda
  15. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Esse Desgoverno acabando com o patrimônio do Brasil.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Bosonaristas nao tem a menor ideia do que dizem. Vale eh que esta acabando com o patrimonio do Brasil, quando destroi tudo para extracao de minerios, deixando no lugar devastacao, miseria e acidentes. Nao acredito que pessoas podem ser assim tao faceis de serem manipuladas como bosominions sao.

    2. Manoel Coutinho

      O desgoverno quer se meter para arrumar mais um financiador para suas campanhas, assim como fez com a Petrobras. Coloca um fantoche, como Mantega, que já mostrou como se quebra um país.

    3. joão josé do carmo neto

      Lamento informar q a Vale não é patrimônio brasileiro desde 1997, qnd foi vendida com subsídios estatais pelo valor irrisório de 3,3 Bilhões, pelo governo FHC. O lucro Líquido em 2021, só para referência, de 121 bilhões... Fora q a Vale, desde lá coleciona denúncias e condenações de sonegação fiscal, e duas grandes tragédias em Mariana e Brumadinho. Essa é a gestão privada e profissional da Vale. Vale acrescentar q o referido conselheiro não mostrou a mesma indignação quando das tragédias

    4. joão josé do carmo neto

      Lamento informar mas a Vale deixou de ser patrimônio brasileiro a muito tempo (gov FHC, inclusive com subsidios para a aquisição). Hj é uma companhia Privada, cujo melhor exemplo de gestão foi em Brumadinho/MG...

  16. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Parabéns pela atitude Dr Penido!

    Responda
    1. joão josé do carmo neto

      Curioso... parabéns pela defesa dos interesses q ele defende, mas não houve nenhuma indignação pelas tragédias de Mariana e Brumadinho, que foram responsabilidade (ou irresponsabilidade) da Vale

  17. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Só vale os interesses corporativos, né?

    Responda
  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quando ele foi nomeado não houve manipulação né ?

    Responda
  19. Antonio Melo

    Privatizada por 2,3 bilhões, quando valia bem mais, a Vale se envolveu em inúmeros escândalos de negação de impostos com prejuízo de dezenas de bilhões ao País. Estatal, a Vale, por onde passava nos rincões do Brasil, ajudava municípios em saneamento básico (água, asfalto, energia elétrica) e até educação, depois só locupletou a elite de acionistas (conglomerados empresariais e financeiros). Privatizada causou dezenas de bilhões em prejuízos com desastre ambientais (Mariana, Brumadinho, etc..

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Onde L toca vira M

  20. Eduardo Elói

    Como é que é, as obrigações dessa empresa privada com os graves desastres ambientais já foram todos resolvidos? E a 'nefasta Interferência' da tragédia ambiental sobre a vida de milhares de pessoas como ficou?

    Responda
  21. anderson santos

    Lula promove a luta de classes proletariado vs burguesia, ai os desavisados acham que estatal é força motriz para crescimento, investimentos precisam de politicas publicas para atrair investidores "acionista", após a privatização a vale aumentou seus lucros e investimentos, estatais esta moldada por interesses políticos e não técnicos, por fim uma empresa que vende mais e lucra mais paga maior imposto e esse é o dinheiro que o governo deve usar para investir.

    Responda
    1. anderson santos

      Antonio, na verdade não foi sonegação foi renuncia fiscal porque a Vale investiu nas regiões de Sudan "Amazônia" e Sudene "Nordeste" com isso a legislação prevê desconto de 75 por cento no imposto ou seja o estado deixou de arrecadar com a vale 20 bi. Em contrapartida esse incentivo fiscal vem justamente para as empresas investir em estados com menor interesse, trazendo benefícios a essas regiões.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Luiz Idoso está perdido

    3. Antonio Melo

      Após a privatização a vale bateu recordes de sonegação de impostos e passou a renegociar suas dívidas com a Receita Federal após se flagrada na sonegação. Quando estatal a Vale, por onde passava nos rincões do Brasil, ajudava municípios em saneamento básico (água, asfalto, energia elétrica) e até educação, depois só locupletou a elite de acionistas (conglomerados empresariais e financeiros). Privatizada causou dezenas de bilhões em prejuízos com desastre ambientais (Mariana, Brumadinho, etc..

  22. Daniel Marques

    Desgoverno e a sua mão de dasmi "midas ao contrario, tudo que toca vira werda", fazendo a Vale derreter 48Bi em valor de mercado, desde a tentativa fracassada de colocar o inepto Mantega na presidencia. Depois reclamam quando uma Rio Tinto da vida comprar a Vale por preço de banana.

    Responda
  23. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    E vai o gado vomitar palpites descabidos.

    Responda
    1. marcius carvalho

      Sua conversa fiada de gado não assusta ninguém. Vc é um bobalhão. Gado... afff me poupe. Que preguiça. Vai tomar seu leite

    2. marcius carvalho

      Sua conversa fiada de gado não assusta ninguém. Vc é um bobalhão. Gado... afff me poupe. Que preguiça. Vai tomar seu leite

  24. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Quando lula dá palpite os acionistas reclamam. Agora que acionistas dão o rumo, a culpa também eh do Lula?! Essa eh a democracia da direita, só vale se for do jeito que eles querem.

    Responda
  25. César A C Sanchez

    Nunca é demais lembrar: Lule quis emplacar o cumpanheiro Mantega como CEO da Vale. Achou que era fácil como colocar a "banqueira" Dilma lá no NBD. (banco dos BRICs)

    Responda
  26. lenise de souza ferreira

    Todo mundo de rabo preso

    Responda
  27. Horácio Tostes

    O Governo Brasileiro é sócio da empresa, tem a obrigação de fazer valer os interesses do povo brasileiro, contribuinte e legítimo sócio da empresa. Não pode uma parcela dos sócios privatizar os interesses públicos. Faz parte do jogo na composição do capital com dinheiro público a luta para a prevalência do interesse público.

    Responda
    1. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Como sócio da empresa o governo recebe sua cota dos lucros. Paga bilhões em impostos para os dignos parlamentares meterem a mão

    2. Carlos Telles

      Se 91% tem poder para resolver não entendo qual é a treta?

    3. marcius carvalho

      Quanta bobagem escrita em apenas um comentário

    4. Daniel Marques

      91% do capital da Vale é privado. A Previ, fundo de previdencia dos funcionarios do BB, tem 9% do capital. O Governo não tem que apitar em empresa privada visando arrumar puxadinho pra cumpanheiro.

  28. Roberto Freire

    Lula vai se afundando no mesmo lamaçal das estatais que causaram o impeachment de Dilma.

    Responda
    1. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Sócio existe para ganhar retorno sobre seu investimento, o resto é o resto

    2. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Airton, a Vale é uma empresa privada,o governo é sócio minoritario

    3. Airton Sérgio de Assis

      Se você não sabe a Vale é a segunda empresa que mais recebe incentivos e renúncia fiscal do governo, transferência direta de recursos da população para o bolso de poucos acionostas/especuladores. Nada mais justo do que o governo tente colocar alguém na direção para que tais incentivos sejam destinados a investimentos que gerem empregos e desenvolvimento do pais. Qualquer opinião diferente disso é o viralatismo brasileiro que quer que o Brasil volte a ser uma colônia.

    4. SILVIA KLEIN DE BARROS

      O que você chama de "lamaçal" são os interesses de acionistas interessados apenas em lucro e contrários ao desenvolvimento do país.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.