Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Amorim

    Levou um século pra alguém perceber que ter um grande timoneiro mandando em tudo, tá muito mais pra uma monarquia, do que para uma sociedade "socialista".

    Responda
  2. Robson J Oliveira

    Estou certo que este economista esta avaliando os estados unidos e não a china.

    Responda
  3. José Cardoso

    '...sistema político da China não deve ser visto como soviético, mas como uma forma modernizada do estado imperial tradicional chinês.' Certamente não é soviético no sentido de tentar superar o capitalismo com um regime de planejamento central. Mas sim em seguir o modelo político do partido único, o que talvez se ajuste a esse tradicional estado imperial.

    Responda
  4. Aderval Rossetto

    A força de tudo é a economia, que regrediu mundialmente com a pandemia até os dias atuais. Depois veio o norte-ocidental se fechando à China, para não acelerar suas quebradeiras com as energias renováveis eliminado o petrodólar. Tudo tem um limite, mas os chineses continuarão expandindo mais que todos do primeiro mundo.

    Responda
  5. Yun Young Park

    Por favor Folha, atentem na tradução.

    Responda
  6. Mauricio Soares

    "China’s World View" (Visão mundial sobre a China, em tradução livre). Tradução livre e errada. Em inglês estava dito: "A visão chinesa do mundo", ou "a visão do mundo pela China". Já é hora da folha usar alguma inteligência -- artificial ou natural, à escolha -- em suas matérias traduzidas.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Mauricio, está invertido mesmo, corrompe a lógica do título. Você deve ter lido a coluna do Sérgio Rodrigues falando de outra matéria, aquela traduzida por IA. Cheia de absurdos.