Marcelo Viana > O estranho fenômeno do emaranhamento Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Se Beto decide medir o spin do pósitron em uma direção diferente daquela usada por Alice para o elétron, os teoremas de Bell nos dizem que as medidas ainda estarão correlacionadas, mas de uma maneira que depende dos ângulos de direção. A correlação diminui à medida que a diferença angular entre as duas direções de medição aumenta, mas o importante é que, para certas configurações angulares, as correlações observadas violam as desigualdades de Bell. Entrelaçamento quântico é não local.

    Responda
  2. julio alves

    Reforço a sugestão de Caron e Garcia, assinantes que pedem, indiretamente, maior relevância nos artigos da Folha. Menos Bozolândia, menos Pondés, menos Kramers e muito mais espaço para gente séria de verdade, como o articulista que assina essa bela matéria

    Responda
    1. filipe moura lima

      subscrevo

  3. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Alô, alô FSP: tripliquem o espaço para Viana e tirem da quantia destinada ao bos tan aro.

    Responda
    1. PAULO MUZY

      Muito bem. Triplique à custa do espaço perdido com Lulla e Bolsonaro. Use-os apenas como exemplo de entanglement.

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Isso mesmo A.I. B.G., vamos vincular manifestações para que o autor tenha mais espaço.

  4. Paulo Abreu

    Mundo estranho esse da mecânica quântica! Quarks, gatos, Deus e Seus dados. Para onde vamos?

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    ... Viana e Sukys eles ficam emaranhados quando um escreveve o outro comentário!!!... Eles bailam e cantam juntos, né, pessoal???...

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    Usamos teorias para explicar a realidade. Uma delas implica uma comunicação rápida demais entre os fótons, foi descartada pois fere nosso conhecimento do espaço-tempo. Uma outra determina que a cor já estivesse determinada no momento da separação. Einstein esperava isso. Bell com um pensamento requintado, apurado e muito técnico exclui essa possibilidade. O emaranhamento é uma dança a três não é uma dança a dois. As desigualdades de Bell que Marcelo nos relatará no próximo episódio. Aguardem.

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    Segundo Koyré, uma visão de mundo domina certo período. Cada narrativa tem seus pressupostos. O emaranhamento é o fenômeno mais estranho e sutil que nos afasta do nosso velho mundo. Schrödinger dizia que é o verdadeiro traço característico da mecânica quântica. Recentemente cientistas chineses conseguiram manter dois fótons num estado de emaranhamento separados por milhares de kilômetros. Se um é vermelho o outro fará o mesmo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.