Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Valério Rocha

    Pela primeira vez, gostei do texto.

    Responda
  2. Leandro Piva

    Pessoalmente sou favorável à liberdade de expressão irrestrita, desde que o que se expressa e o que replica possa ser facilmente identificado. Em geral quem se esconde para disseminar uma informação não está bem intencionado.

    Responda
    1. Paulo Sales

      "Pessoalmente sou favorável à liberdade de expressão irrestrita, desde que o que se expressa e o que replica possa ser facilmente identificado". Com a devida vênia. Se é irrestrita, com o "desde que", já deixou de ser. Eu penso assim. "Desde que, dentro dos limites democráticos, éticos e legais, a liberdade de expressão deve ser irrestrita".

  3. Fernando Lopes

    Um minuto de silêncio pela alma do(a) trabalhador(a) que tem que traduzir esse negócio toda semana.

    Responda
    1. Rosane Aubin

      Rsrs, tô quieta aqui fazendo o minuto de silêncio.

  4. Orasil coelho pina

    Parabéns DeNaKey, como a chamamos aqui em casa, continue nos presenteando com suas ilustres colunas!

    Responda
  5. Ivan Carlos Albarello

    Nossos comentários passarem por moderação prévia (censura) antes de ser publicados, já demonstram que não somos mais livres. Ah, mas poderá algum radical se exaltar e escrever palavras ofensivas. Ok!!! Identifique o ofensor e use dos meios legais para puni-lo no rigor que a lei prevê. Devido à polarização que dividiu nosso amado país ao meio, um dos poderes está se sentindo no direito de ser o moderador. Esta ação, em país livre, não é legal. Divididos entre golpista X l@dr@o não vamos longe.

    Responda
  6. Eduardo Nogueira

    Cancelei minha assinatura por causa da coluna dessa senhora, é difícil suportar tantos disparates e inconsistências.

    Responda
  7. Jonatan Soux

    Os comentários revelam uma unanimidade: as colunas da Deirdre são péssimas e a coluna de hora é a cereja do bolo. A colunista é intelectualmente limitada e subestima os brasileiros. Ela deve pensar que vivemos na selva usando sungas feita de palha em musgo, tipo o Tarzan.

    Responda
  8. MILTON DOLL

    Provoca náusea.

    Responda
  9. João Perles

    Ao contrário do que foi dito pela autora, Estado não é sinônimo de coerção. O Estado moderno, a partir dos pressupostos de Montesquieu, e complementado por uma série de tratados contratualistas, é o garantidor, ou pelo menos deveria ser, de que as "liberdades" não são virtudes a serem desfrutadas apenas pelas elites. Claro que há teses liberais virtuosas, mas temos visto o referido conceito sendo utilizado contra a democracia e a República, mormente no Brasil e nos EUA.

    Responda
  10. Bruno Macho

    Ela misturou tudo como numa salada de frutas e o resultado foi um texto confuso. Não sabe organizar as ideias. Ela pode até ter lido certos livros mas infelizmente quando não consegue passar a mensagem.

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    Devo ser muito burro, pois eu aprendi com a crônica sobre liberdade, ao contrário dos inteligentes e cultos dos comentáristas. Faltou extender o termo p liberal, liberalismo,d Partido Liberal, PL, q mulher vota contra igualdade salarial entre homens e mulheres. O autocrata Orban e Putin são liberais? Lembro-me das vociferações bolsofrênicas p liberdade de expressão e exigência d ditadura, incoerência é pouco. Cinismo, sim.

    Responda
  12. Marcelo Fernandes

    Falando em confundir, parece que a sra. McCloskey confundiu coluna de jornal com tese de pós-doutorado. Ainda assim, vale lembrar que o Brasil é uma ex-colônia europeia que viveu de economia escravocrata por quase 4 séculos. Empreender com a escravidão dos outros, que delícia! Não por acaso, Bolsonaro, um autoritário convicto, zombou justamente de quilombolas - os verdadeiros heróis da liberdade no Brasil.

    Responda
  13. Eládio Gomes

    E eu espero que você, estadunidense, lembre disso quando votar para presidente esse ano. Apesar de que a gente já sabe, antecipadamente, o escolhido...

    Responda
  14. Aristides Silva

    Ler os textos dessa articulista funciona para mim como uma espécie de masoquismo intelectual. Hoje, mais uma vez fui derrotado. Tentei concatenar a ideia central do texto com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, não funcionou, muito menos com A Luta de Classe do velho barbudo. Xeque-mate.

    Responda
  15. jose carlos toledo junior

    Irrelevante e ultrapassada, ela deve escrever só para a folha. O texto dela é direcionado ao Brasil sempre, ao contrário de outros colunistas americanos cujos textos são traduções de colunas de jornais de lá. E os textos dela claramente nos menospreza e nos despreza; são pretensas aulas elementares sobre liberdade e economia. Para que manter uma colunista dessas?

    Responda
    1. ChicoJ Neto

      Acho que a Folha poderia empregar em outro setor o dinheiro gasto com o trabalho de traduzir essas bobagens.

    2. Jonatan Soux

      Eu fiz a mesma pergunta para a Redação e para o Ombudsman. A colunista é muito limitada e pensa que somos retardados.

  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Mulher que sabia javanês. Imagino o que sofreu o tradutor para dar alguma coerência ao texto. Direito de ir e vir, direito de expressão, direito de empreender, direito de vida digna, estão na nossa Constituição. Direito de invadir o Capitólio e fraudar as eleições, e se candidatar de novo, não está. Direito a exigir que a negra Rosa Parks se levante para dar lugar ao branco, direito de fraudar o Mundo com um dólar sem lastro, não estão. De fato, não temos toda sua magnífica liberdade.

    Responda
  17. Diego Rodrigues

    Sempre a mesma coisa, o mesmo texto em loop infinito. Acho que uma IA pode substituir a colunista com perfeição.

    Responda
  18. Fernando Dolci

    Espero que vocês nos EUa não confundam a idéia de tirania, fasc ismo, auto cracia e assim não devolvam o poder ao bo zo laranja.

    Responda
    1. ELSIE MACHADO DE ALMEIDA

      Seja por intermédio do "bozo-laranja" deles ou seja pela realidade desfalcada do nosso "trumpiniquin" , o fato é que os conceitos de liberdade foram inapelavelmente corrompidos pela balbúrdia. As datas de 06/01/21 e 08/01/23 passaram ao calendário de desastres de governantes que perderam uma eleição e não quiseram entregar o poder. Mas a liberdade individual - expressão - ao provocar tais desastres não se confunde jamais com a liberdade coletiva de milhões aceitarem a vil balbúrdia provocada.

  19. José Cardoso

    É uma diferença muito importante, até porque a escravidão é uma instituição milenar. Mesmo revolta de escravos no passado, como a de Spartacus ou Zumbi, não questionavam essa instituição em si. Só a partir do iluminismo, a revolução francesa e seu grande efeito colateral: a revolução haitiana, ela começou a desaparecer. O liberalismo está emaranhado com o abolicionismo.

    Responda
  20. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Porquê a FSP insiste em dar espaço a essa senhora? Até hoje não li um artigo dele que tenha coerência. Ela só sabe defender o capital. Ahhhh tá agora entendi.

    Responda
  21. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    A única liberdade que senhora conhece é a econômica. Adepta da. Seita Money Talks! Sorry we don’t need you advice! Stay at Money paradise and leave us alone!

    Responda
  22. Joaquim Rosa

    É libertador, para mim, entender que não vim a esse mundo a passeio. Ainda não consegui, mas um dia vou, se Zeus quiser.

    Responda
  23. Fatima Marinho

    enquanto censuram livros tem gente que não sabe usar bem a liberdade de expressão. Quanta asneira.

    Responda
  24. Aderval Rossetto

    Leiga kkk ou egoísta economista? Esconde no seu umbigo que tal "Liberdade" econômica dos EUA só se atingiu ao escravizar monetariamente o resto do planeta, em especial o sul que não conivente como os do Euro, com seu forçado petrodólar sustentado pelas emissões de moedas em dívidas sem lastro!

    Responda
  25. Aderval Rossetto

    Leiga kkk ou egoísta economista? Esconde no seu umbigo que tal "Liberdade" econômica dos EUA só se atingiu ao escravizar monetariamente o resto do planeta, em especial o sul que não conivente como os do Euro, com seu forçado petrodólar sustentado pelas emissões de moedas em dívidas sem lastro!

    Responda
  26. Ivan Bastos

    As pessoas que falam inglês são confusas sobre a ideia de "liberdade". Vejo que nós, no Brasil, também o somos, mas por outros motivos.

    Responda
  27. Bento Brito Teixeira

    O portal dos EUA nas primeiras décadas do século XX era a estátua da liberdade. Só que os "well comes" eram os europeus. O conceito de liberdade tem que envolver o respeito aos direitos humanos e solidariedade para com os carentes. Não às crueldades das guerras onde, atualmente, nem se sabe quem está matando.

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Sensacional lembrança!

  28. Gilberto Rosa

    Cucarachos brasileiros, aprendam conosco, aqui rico tem liberdade irestrita para financiar e comprar políticos, também acreditamos na liberdade de despejar bombas em Gaza ou qualquer lugar, eliminando e aleijar crianças, não podemos reprimir esta liberty and freedon. Nos, os velhos americanos, também deixamos de herança ao mundo um monte de guerras com um capitalismo devastando o planeta, uma maravilha.

    Responda
  29. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Liberdade. Freedom. Liberty. Essa senhora teve todas para escrever seu artigo. Deu nisso.

    Responda
  30. MATEUS VAZ DE S Sá

    O rico no capitalismo tem o direito de espoliar o pobre. Entretanto, o inverso não é verdadeiro, pois o pobre não tem o direito de se insurgir contra o rico. Portanto, a liberdade não é igual para todos e na grande maioria das vezes privilegia a minoria poderosa.

    Responda