Vinícius Torres Freire > O rolo bananeiro na Petrobras e o que governo e empresa precisam explicar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Interessante como a militância não consegue ver painho em pleno século XX.
Lula e seu jeito anacrônico de governa.
É impressionante como tem tantas pessoas que preferem defender os interesses de milionários americanos do que defender um pobre trabalhador rural lá do interior do Maranhão que pode ser beneficiado direta o indiretamente com os investimentos da Petrobrás. Depois ainda se autoproclamam de patriotas.
VinÃcius Torres, o advogado das elites! Aliás esse tÃtulo nem é muito vergonhoso, pois ao longo da história a maioria dos economistas agiu assim. É apenas mais um.
A maioria dos economistas condena quando uma empresa estatal promete algo para os investidores e depois fica sabendo pela imprensa que o presidente, que é o dono do paÃs e da estatal, está desautorizando o conselho e dizendo como deve ser a polÃtica de reinvestimento e distribuição de lucros desta empresa. O Putin e o Maduro fazem sempre, não vejo problemas. São os mesmos facÃnoras fascistas golpistas taxistas que inventaram e Lava Jato e pararam o Brasil. Vamos supera-los, Kamarada.
O governo brasileiro tem 40 e tantos % de ações na Eletrobrás e, se der algum xabu, é o acionista de referência. Tá certo esse mesmo governo ter apenas 1 voto no conselho? Olhemos a Enel e perguntemos de novo. É certo? Já sobre a BR, estamos falando de dividendos EXTRAORDINÃRIOS. Se são extras, tem a opção de pagar o não. Quem fez a apresentação em NY, o fez com o consentimento do conselho?
Os colunistas da Folha agem agora como grupapento de guerrilha estruturado, juntos atacando o governo, com idêntica ladainha de artilharia dos bilionários, veja Vicius e Gaspari64. Fizeram a favor do genocÃdio de Gaza e agora contra o povo e a favor de bilionários acionistas. Conseguem enganar algumas mentes simples, como as 3 senhoras da paulista, seguidoras do Malafaia, o cristão pró genocidas.
Parece piada, Vicius nem esconde mais que representa gente graúda, bilionários, como o patrão banqueiro. Ontem subiu 3, e a acão esta mais alta do que quando Lula assumiu, pagando muito mais do que o mercado. Especuladores bilionários vendem antes, pagam colunistas pra assustar mentes simples e aproveitam pra comprar na baixa, por sinal, tática baixa essa do Vicius.
Pois é VinÃcius, a direita atenta contra a Democracia em nome do povo e da pátria e a esquerda se apropria do patrimônio publico em nome do povo e dos excluidos. O que faremos?
A direita nunca atentou contra democracia nenhuma. O Bolso fez uma reunião tresloucada mas, ao contrário deste outro louco, escutava quem era mais inteligente e engavetou tudo. A esquerda não se apropria de nada. É tudo dela.
Na petrobrás, o sudeste leva, o acionistas levam, mas os estados e municÃpios fora do sudeste vivem a mingua de receitas, logo em áreas prioritárias como educação, saúde e infraestrutura, pois se o paÃs não cresce, ao menos distribuir as riquezas de forma justa poderia acontecer já e não em cinquenta anos como a reforma tributária prevê mudar a cobrança do icms da origem para o consumo. Triste paÃs injusto.
Ao TCU cabe fiscalizar e produzir relatórios de auditoria nas contas do governo federal e de recursos transferidos por convênios para estados e municÃpios. Deu uma derrapada dizendo q a presidente dilma cometeu infração fiscal, crime de responsabilidade, quando o executivo sem recursos, mandou a caixa pagar despesas de programas sociais, o que não possÃvel pois configura empréstimo sem autorização legislativa, depois de anos, modificaram o relatório da auditoria, mas a presidente foi deposta
Mas o quê produzem mesmo?
Pequenas cidades, pobres, vai cobrar iptu de quem vive de aposentadoria do inss, dá não, até cobra, cem contos de uma casa de cem metros quadrados ou um lote de dez por trinta, é justo q se divida correto o icms que está embutido no preço de tudo que compramos. Até que acho que os auditores do tcu produzem bons relatórios, só que não tem alcance, só fiscalizam recursos federais de convênios, devia ampliar seus quadros pra fiscalizar tudo, legislativo e judiciário também
Os relatórios do TCU são preparados por auditores de carreira, Pimentel, e eles demonstram má gestão generalizada das finanças municipais. A arrecadação de IPTU em boa parte dos municÃpios é irrisória devido a má administração, à corrupção e à pletora de isenções que são concedidos pelos Prefeitos. É vÃcio de exigir autonomia local, mas de querer sempre ser financiado pela União. O dinheiro sempre tem de vir de fora, uma forma de justificar o clientelismo local, já que este só onera os outros.
Concordo cm vc hernandez, tem boa visão de tudo, mas o tribunais são polÃticos, orientativos, são dominados pelas elites, não vão acusar ninguém, nesse quesito quem faz um bom trabalho é a cgu e a pf, mas quando passa pro mpf e jf o gestor já saiu e o prejuÃzo ao erário é grande, só discordo das receitas percapta, no sudeste é mt maior, é uma pena q o q chega é gasto, se não tiver fim arranjam, isso precisa ser corrigido. Se for um gráfico pirâmide o sudeste tá no topo e o nordeste na base
Os estados e municÃpios não vivem a mÃngua de receitas. Estão sempre quebrados e são sempre socorridos pela União. São mal administrados e dominados pela corrupção. Até nas secretarias municipais das finanças reina o nepotismo e o empreguismo em detrimento do mérito. Mesmo no Sudeste há Estados cronicamente quebrados, como o RJ, pelo mesmo motivo. Veja os relatórios dos Tribunais de Contas sobre a gestão financeira dos municÃpios: reina o amadorismo.
Bom que se informe que no caso dos royalties do petróleo por duas vezes o congresso nacional aprovou uma nova partilha distribuindo de forma igualitária por todas as regiões do paÃs, afinal petróleo no mar é de toda nação e não só do sudeste, mas lula e depois dilma vetaram, à dez anos o congresso derrubou o veto, mas a ministra carmém lúcia concedeu liminar a rj, sp e es para cessar os efeitos da lei e nunca o plenário do stf se pronunciou, imagina o prejuÃzo das outras regiões?mt injusto
Paulo, sou assinante do jornal à anos, mas não sou um âncora quem dera, só comento assunto que posso abordar, nesse caso da distribuição de receitas arrecadadas no brasil sou estudioso e confesso que essa distorção é a principal causa do nosso sub desenvolvimento, aposentadoria pra mim é quando puder ir pescar, tá na roça essa hora pra tocar os animais pro curral sem se preocupar cm nada. Rs
Vc tb é aposentado? Não sai daqui!
E "vamos ser claros",: esde os anos sessenta que foram se multiplicando os benefÃcios fiscais em favor das regiões mais pobres, ao lado da SUDAM, SUDENE, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Codevasf. Em 1988, foi criado o Fundo Constitucional, que destina 3% dos impostos federais ao desenvolvimento regional . E o arraso persiste! Quando a região avança, como no caso da educação no Ceará, não é por mais ajuda e, sim, por melhor gestão.
E não se esqueça Pimentel que a própria representação da Câmara dos Deputados foi distorcida em favor das regiões mais pobres e isto nunca gerou benefÃcios em favor destas, já que as oligarquias locais desnaturam todos os estÃmulos criados em proveito própprio.
"Royalties", como eu disse são direitos sobre a riqueza no próprio território. Se você quer que os lucros da Petrobrás sejam distribuÃdos entre todos os municÃpios, deve exigir não "royalties", mas a distribuição dos dividendos pagos pela Petrobrás ao Tesouro Nacional. É uma questão conceitual, não polÃtica. Por esta razão a decisão do STF é correta.
Pimentel, o Sudeste já estava em processo de industrialização quando Vargas chegou ao poder. São Paulo já era um grande centro industrial, assim como o RJ e Minas. Vargas promoveu o crescimento da indústria de base, mas atribuir toda industrialização do Sudeste à União é puro estatismo. Francisco Matarazzo não foi o dirigente de uma empresa estatal.
Vamos ser claros, o parque industrial do sudeste foi todo ele desde getúlio vargas construindo as custas de todos os contribuintes da nação, investimento federal, mas o icms fica quase sessenta por cento lá, por isso tem que mudar e já
O investimento é federal, a custa dos contribuintes de todo o brasil e as receitas ficam no rj, sp es, no sudeste só mg minas gerais não leva nada, bem errado isso. Tem que mudar urgente
Não concordo hernadez, não há dano ou ônus algum, pelo contrário, os estados e municÃpios ampliam os empregos, icms, iss, a cadeia produtiva, cm pode ficar cm tudo e um municÃpio vizinho à campos no rj por exemplo ou são sebastião em sp, não receberem quase nada, injusto, essas discrepâncias só servem pra enriquecer a elite, gastos sem finalidade, olha q são sebastião até teria, mas na chuva, milhares de habitantes nas encostas sofreram, integração nacional, ao paço q o investimento é federal
"royalties" são a retribuição de direitos de exploração no próprio território. O STF tem toda razão: distribuÃ-los mesmo a Estados MunicÃpios onde não ha petróleo desnatura tal instituto. É esquecer que a exploração impõe ônus e danos aos estados e municÃpios onde ela ocorre. Injusto seria esquecer disto.
Quero complementar meu comentário abaixo, pois se o icms sobra no sudeste, visto q incide vinte e cinco por cento pra educação e quinze pra saúde, dá um gasto per capta mt maior para os estados e municÃpios sudestinos, imagina nos royalties do petróleo q só gasta com infraestrutura, que diferença faria nas outras regiões carentes do paÃs, sem falar que o povo que migrou à cem anos pro sudeste, poderia sair das periferias do rj e sp e voltar pra suas regiões de origem, é inteligente rever isso
O que está em jogo e o governo precisa perceber e resolver em tempo, é q os estados estão usando a petrobrás pra arrecadar, cada litro de combustÃvel vendido um real é icms, o problema é q no total dá quinhentos bi por ano e o sudeste leva sessenta por cento, já com os royalties leva mais, noventa por cento dos cem bi arrecadados por ano, um absurdo. Na vdd não haverá crescimento econômico pois a carga tributária de um terço do pib está insuportável pra o contribuinte, só resta distribuir melhor
Ao contrário, de toda arrecadação do icms em cada estado, vinte e cinco por cento são dos municÃpios, aqui na bahia são quatrocentos e dezessete. A lei diz q retorna setenta e cinco por cento desse um quarto para o municÃpio produtor, daà são francisco do conde tem uma refinaria e camaçari um pólo industrial levam quase trinta por cento de todo icms, ficando aqueles pequenos dos certos a mercê de emendas parlamentares. Por isso tem q mudar, inclusive tirando do sudeste e distribuindo melhor
Já existem vários fundos em favor do desenvolvimento das regiões pobres. E a distribuição do icms privilegia os pequenos municipios. Se ainda assim falta dinheiro, aà vai um conselho: administrem melhor seus recursos. Aliás, boa parte dos municÃpios brasileiros sequer cobra os impostos de sua competência para não "desgastar" os prefeitos.
Muitos sem noçao - aquà atacando o governo, mas se esqueceram de ter pago 8 reais no litro de gasolina...
Vc é inves tidor da petro bras ou escritor de ficção de agricola ????? Pois a completa maioria dos Brazucas paga a gasolina mais barata e nao recebe dividendos.
Muita gente aquà atacando o governo, mas se esqueceram de ter pago 8 reais no litro de gasolina...
Sim, MaurÃcio. Graças ao PT o preço do petróleo caiu no mercado internacional. E tudo isso enquanto o Lule anda sobre as águas.
Lendo os comentários e, sabendo que muitos são feitos por pessoas a soldo deste ou daquele lado, e que a culpa é sempre da imprensa. Seja aquela chapa branca ou a que publica os fatos. Temos uma empresa que quer o plantonista da cadeira aceite ou não, é uma empresa com ações na bolsa não só no Brasil mas também no exterior, então está sujeita as regras do mercado que regem as bolsas de valores. No mais já foi roubada em diversos governos e, serve apenas para cabide de empregos para polÃticos.
Perfeito Gilberto! Celso, a Lava Jato nunca existiu. Foi uma invenção do Moro ladr40 para condenar sozinho, em todas as instâncias, dezenove petistas. Se houve corrupção, é daquela que sempre existiu desde Cabral, portanto tudo bem. Prova de que tudo bem terem desviados bilhões é que o Bolso roubou um relógio, então são todos iguais. Os seis bilhões recuperados foram todos doados pela direita só para contranger nosso messias. E lembre-se que esta é a elite financeira e intelectual do paÃs.
Celso, precisas estudar para que serve a Petrobras, estás muito contaminado pela lava jato, do Moro, aquele que está no mais corrpto dos partidos e aiiinda é aliado do montro das joias, que também distribuiu o roubo de 300bi. Por sinal o dono da Folha é bilionário banqueiro, nâo imagine que a Folha dele é pueril e isenta de interesses, senão vais continuar a pensar como bilionário quer, e contra ti.
Cheios de çábios esses comentários. Todos com a solução sserta para a PB. Ninguém vê que o çábio prezidenti está buscando outra estatal para reviver os bons tempos de triplex e sÃtios.
Ô 2 neurônios, pq petista acha que quem critica o Lula é bolsonarista? Já passou pela sua cabeça (se é que tem) que existe vida alem de petistas e o ga do?
Paulo, tu estava em coma e acordaste esta semana? Não soube nada do Moro, no partido mais corrupto, dos pedaços da petrobras por joias, dos 300bi de dividendo roubados?... Dá uma atualizada.
O dilmismo desse governo medÃocre atual não precisa explicar coisa alguma, é uma Ditadura do Proletariado amparada por um Tribunal da Inquisição instalado no STF. Ficamos sem alternativas, ou é Trump ou Bolsonaro, e ponto final.
Olha o nÃvel da galera que concorda com o Vicius! Obrigado José!
Eita.
Esse governo é um lixo. Em termos de economia já desceu ao nivel Dilma ou mais baixo. Indo contra Vale e petro, ameaçando a viabilidade de Mercado Livre, Uber, ifood, Rappi e etc., Volta de imposto sindical, tentativas de reversão de Eletrobras, marco do saneamento, reforma trabalhista, autonomia do BC e etc. (salvos pelo congresso), deterioração fiscal, politica industrial as custas do BNDES, em breve virão os ataques sobre CEF e BB. Só a reforma tributária se salva. O resto são só retrocessos
A explicação já foi dada e comprovada pela Lava Jato. O governo e o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e seus asseclas, amam mais à Petrobrás que ao Brasil. Simples assim! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus!Namastê!
Amam as propin4s que a Petrobrás gera, isso sim. Leiam A Organização, de Malu Gaspar. Bilhoes, com B.
Será que só a Petrobras lucrou? Somente os bancos privados, exceto BB lucraram R$70 bilhões, e isto vem ano após ano...e ninguém faz gritaria. Aà pegam um fato secundário, se a empresa vai encher ou nao ainda mais o bolso do capitalista vvaddio.. é muita má vontade dessa imprensa elitista contra o governo. Isso passa longe de fiscalizar, apontar erros, cobrar, investigar. E má vontade escancarada mesmo.
Gleison, não é má vontade, é grana pura o que movimenta os bilionários donos da grande imprensa e seus jagunços.
Concordo com a resposta que foi dada mas, caro Gleison, não se engane: o BB é o próximo. Não podendo estatizar por cima da mesa, irão aparelhar tanto quanto possÃvel, para expropriar em nome da democracia, como fizeram com a Petrobrás. Parabéns aos envolvidos.
Seu comentário, colocando o lucro dos bancos no meio de uma discussão sobre a completa falta de informação sobre o destino do dinheiro separado, esperando por 'ninguém sabe o que para ser usado' não faz o menor sentido. Se o prezado Gleisson não tem como rebater o que o jornalista escreveu, por favor, não diga nada.
Quam tem que se explicar são vocês, com suas manchetes criminosas. A Petrobrás não fazia investimentos apenas para dar dinheiro grosso para um bando de sanguessugas. Mais uns 10 a 15 anos naquela balada e não sobraria nada. Bando de oportunistas, só sabem destruir e se apropriar das empresas do estado brasileiro, merecem cadeia, isso sim
O governo não precisa explicar coisa alguma. Lula sabe o que está fazendo. A grana de dividendos retida não desvaloriza a empresa. A paulada de Wall Street, em dois mil e dezoito, de R$7,2 bilhões, ensinou que a Petrobrás não deve jogar fora das quatro linhas. Com base no fluxo de caixa projetado a empresa não perdeu sequer um centavo. Na condição de pequeno acionista estou satisfeito.
A paulada é porque temos um sócio que toma decisões baseado no que sua esposa fala, na pizza que comeu, no ciclo atual de notÃcias. E, se possÃvel, arrumando emprego para kamaradas. Entendo que para vocês nunca houve corrupção, ou sempre houve e está tudo bem. Mas, para os adultos, este governo é diretamente responsável pelo maior escândalo e esquema de corrupção da história, que culminou na indenização bilionária dos acionistas estrangeiros. Ah, mas nos reelegeram sabendo que iamos roubar. Nao
A empresa não precisa explicar explicar como vai usar esses bilhões, porque o Lula sabe o que faz? Não dá para acreditar nesse comentário.
Para mim está claro que o ministro Siqueira armou a maior confusão do mundo para obter a saÃda do Prates da presidência. Não é de hoje que o centrão ambiciona domar a estatal. O Arthur Lira certamente está por trás desse imbróglio. A ver.
Emanoel me lembra o outro gado, para o quel todos estavam contra o presidente: o congresso, o stf, o power rangers. Este gado é mais chato que o outro.
Claro, claro. Ninguém da imprensa livre mencionou alguma coisa parecida com essa ideia, mas o Sr. certamente tem fontes seguras, vozes que escuta na madrugada, antes de tomar o remedinho.
Eu acho que um bom destino desse dinheiro retido seria antecipar a quitação de dÃvidas. O retorno desse investimento é a redução futura das despesas financeiras.
Boa idéia José. Tira uma carteirinha do PT que você pode virar conselheiro. Falando sério, o problema não são as dÃvidas. É prometer para os acionistas na terça que vai pagar os dividendos e o acionista majoritário avisar, na quinta, que quem manda é ele, e que é normal ganhar triplex e reformas no sÃtio que frequenta das empreiteiras, e que mesmo que seja preso vai ser solto sem nunca ter sido julgado inocente. Eu sou daqui e não gosto deste sócio. Imaginem eles.
O preço esta em acomodação com as novas perspectivas de distribuição ( as maiores do planeta). Não terá sua dÃvida aumentada para aumentar seu fluxo de investimento e continuará a retirar um petróleo de melhor qualidade e custo( perdendo só para da arábia saudita). Esses que saÃram eram dos dividendos super extraordinários que culminaram com a queda futura dos lucros ( abutres)
Me parece que a reunião entre Diretores e acionistas no final de janeiro, gerou uma expectativa que não se cumpriu. Lá, informaram que o Governo e acionistas minoritários estão de acordo quanto ao pagamento máximo de dividendo e que os resultados do último trimestre estão saudáveis e projeções positivas. Tal conversa gerou expectativa. Quando trabalhei num empresa com ações negociadas na Bolsa de NY, tando diretores qnt CEO eram advertidos sobre responsabilidade ao comunicar promessas
Concordo Pery, essas falas radicais mostram visão parcial perante iniciativa polêmica do Conselho e desconhecimento sobre empresas que operam em diferentes bolsas.
Oi Pery. A matéria é sobre comunicação e seu efeito ante confiança do acionista, vide o tÃtulo. O que a empresa e o Presidente deveriam informar, esclarecer. Infelizmente, obcecados respondem com agressões e textos desconexos.
Oi Gilberto. Acho que você não leu meu texto todo, ou está alterado com algo ou alguém, certamente não é comigo.
Quer dizer que se fez certo ou não, se agiu em nome dos interesses do Brasil, é de menos, o importante é defender rendimentos absurdos de bilionários rentistas, sob a justificativa de uma tal comunicação? Sério? O que não inventam pra atacar o governo. Lembrei deste malabarismo todo para justificar o genocÃdio em Gaza, sempre os mesmos.
Bom dia Cintia. Sua fala é embasada na sua experiência. É técnica e bem embasada. São fatos inegáveis. O foro aqui não é este. Aqui falamos que a PB é do Brasil, portanto o Presidente dono do Brasil faz o que ele quer para que ela sirva melhor ao Brasil. Eu sei que é uma visão messiânica e ignorante, pra não dizer narcisista e infantil, mas é assim que a elite intelectual e financeira do paÃs que vivemos entende. É só ler aqui. São os que assinam jornal. Lamento por nós. Perdemos todos, manés.
3 de 3: o que os conselheiros estão cientes, que o os diretores não foram inteirados ? A dissonância da comunicação feita pelos diretores versus decisão dos conselheiros impactam na confiança dos acionistas sobre o futuro. Não é bom para o Brasil ter uma sólida empresa perdendo reputação, investimento e valor de mercado. Nossa economia tem parte de sua estrutura na Petrobras e cadeias de fornecimento.
2 de 3.. e perspectivas de futuro. Tanto a empresa quanto o lÃder poderiam ser responsabilizados legalmente pelas cortes americanas mediante perspectiva que não se cumpre. Nesse caso da Petrobras, diretores apresentaram um cenário e logo após conselheiros decidiram pela abstenção de distribuição de dividendos extraordinário.
Quando a Petrobrás distribuiu quase o dobro do que lucrou para os acionistas e tomou prejuÃzo de cinquenta bilhões em um trimestre para tal (coisa que nenhuma empresa privada faria) ninguém exigiu nenhum tipo de explicação. Quando ela guardou parte do lucro para reinvestir (coisa que quase todas empresas privadas fazer), virou um "escândalo".
Você sabe que nos anos Bolso, que não chegava em perto e, quando chegava, era avisado pelo Guedes a voltar pro cercadinho, a PB não só estancou os escândalos de corrupção como também entergou resultados positivos, ano a ano. O problema não é a decisão de reinvestir ou distribuir. O problema é comunicar aos acionistas na terça que vai fazer A, e ficar sabendo pela imprensa que o maior acionista avisou que vai fazer B, porque a Janja, o Felipe Neto, o Rui Costa, ou algum outro presidiário mandou.
Em que governo a PETrobras tomou prejuÃzo de 50 bi, e distribuiu lucro?
VTF se tornou (se permitiu) ser o porta-voz da Faria Lima e da especulação financeira dentro da Folha. Pratica jornalismo com caracterÃsticas de pistolagem, disfarçado de requinte. Alguns jornalistas fingem ter liberdade, mas são apenas atiradores dos mandantes bilionários.
O Brasil é mesmo bananeiro por dar poder para gerir sua maior empresa a um bando de idiotas. A ação caiu pouco. Comprar navios mais caros da indústria nacional, investir em refinarias em pleno 2024, subsidiar a venda de gasolina e diesel para a classe média e alta só comprova que a empresa está na mão de incompetentes. A Petrobrás caiu muito pouco na bolsa ainda. Cairá muito mais nos próximos 3 anos!
Muita preocupação com o valor das ações, quem vender agora estará perdendo dinheiro, pois logo voltará á subir. Mundo especulativo é assim, alguns perdem para outros ganharem. A lógica é essa.
O irônico, no caso, foi o fato da militância ter corrido a defender uma decisão que tinha como propósito debilitar o petista Jean-Paul Prates na presidência da Petrobrás e, muito provavelmente, sabotar também a polÃtica fiscal do Ministro Haddad. Não por acaso, além do Ministro Silveira, havia também na medida a mão do ministro Rui Costa, uma das figuras mais deletérias do atual governo. Haddad e Prates que se cuidem!
Pois é, o que motivou o surto especulativo da sexta-feira foi, não a decisão em si mesma, mas o fato dela contradizer o que a direção da empresa dissera em Nova Iorque. Em suma, a decisão de não pagar os dividendos foi tomada em cima da hora e mal preparada. E parece ter decorrido de um golpe sujo do MME contra o Presidente da Petrobrás.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > O rolo bananeiro na Petrobras e o que governo e empresa precisam explicar Voltar
Comente este texto