Elio Gaspari > Lula reativa um pesadelo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Lula não reativa um pesadelo - ele é o pesadelo!
Petezada sendo petezada.
Vc deveria acampar em frente a Papuda.
Brasil, paraÃso dos subsÃdios, temos empresas que são velhas senhoras nessa arte(tudo com lobby porkono Congresso...Bom tema para o colunista
Cimo é bom ler o genuflexo da ditadura militar esperneando contra o governo que está no caminho correto.Só reforça que o governo está trabalhando em favor da maioria dos habitantes do Brasil.
No Brasil as empresas pagam tributos, inclusive 35% sobre o lucro. Porque ao distribuir o lucro o acionista deveria pagar mais 20% de tributos? Quem fez comparação com EUA e UK deveria analisar o peso da carga tributária nas empresas de tais paÃses e como é estratificado o tributo sobre o lucro dessas empresas. Sobre pessoas fÃsicas vale lembrar que nos EUA praticamente todas as despesas importantes podem ser abatidas do Imposto de Renda.
A empresa na qual trabalho paga muitos impostos, inclusive sobre o lucro. Porque eu assalariado devo pagar imposto de renda e os rentistas não? Ah, já sei, deve ser porque sou vira-latas.
Gaspari é um eterno aliado de golpistas.
Eu diria que ele eh um eterno inimigo dos corruptos.
Como brasileiro e acionista da Petrobrás duas vezes, uma pelo meu CPF, outra porque a União é a principal sócia, entendo que devemos SIM lutar para que a Petrobrás faça investimentos corretos e sem pagamento de propina que foi confessada por Barusco, Duque, Paulinho amigo do Lula e os vários dirigentes de várias das "empreiteiras". O mercado não tem controle quanto ao humor: os investidores estrangeiros estão saindo da bolsa brasileira, e Vale e Petrobrás, estão sob ameaça "Venezuelana".
Não vi o Gaspari abordando, com tanto estardalhaço, o golpe dado pelo Lemann nas Lojas Americanas. E agora vem à tona mais dúvidas sobre jogadas também na Ambev. Para ele, corrupção só existe no setor público, e só nos governos petistas.
Nao só existe nos governos petistas como se repete insistentemente.
Nossa, volta tudo de novo: o Gaspari de sempre, a Lava Jato... Daqui a pouco estão pedindo o impeachment de Lula. Essa elite brasileira não deixa o paÃs ir para sempre. O que importa a ela são os lucros. Nada mais.
A Lava Jato obstruiu, com seus métodos ilegais e sem critérios econômico-sociais, a construção de 4 refinarias no Brasil. Hoje o Brasil importa derivados. A Petrobrás tem que retomar fortemente os seus investimentos para a autonomia energética e o desenvolvimento nacional. Não pode distribuir dividendos em excesso e comprometer o seu futuro como empresa. E nem querer agradar o "mercado" o tempo todo.
Se não tivessem roubado tanto na Abreu e Lima, e se o amigão Chaves - que não era bobo nem nada - tivesse cumprido o trato, a refinaria ja estaria pronta ha muito tempo.
O sr artuculista tá com saudade do temer do bozo isso é papo de quem representa especuladores meu caro o governo e o acionista majoritário da Petrobras tem que colocar alguém de confiança né não nos façam d idiotas pelo menos eu não sou
Mas vocês o apoiam e apoiaram e sabiam que isso iria acontecer. E mais, estamos às portas de uma ditadura onde direitos de quem está contra o desgoverno são causados. A esquerda pode fazer o que quiser. O cara apoia Maduro e outros regimes e a claque segue batendo palmas.
Vc deveria pastar, ops! digo, acampar em frente a Papuda.
cassados
Ditadura ? Acabamos de escapar de um golpe que ia retomar a ditadura...
Cloroquina vencida! L, L e L!
Brasil é um paÃs (anarco)capitalista, não tributa dividendos(quintal dos especuladores e empresários(investidores) corruptos), quem deve ser socialista deve ser E.U.A e Reino Unido, lá tributam dividendos...
As pessoas não têm ideia de quem sejam os tais acionistas ou investidores, reais ou imaginários, de qualquer empresa, pública ou privada. Ou mista. E a entidade "o mercado" é tão concreta quanto a lenda da loira do banheiro. Por isso, o governo Lula III deveria produzir mais esclarecimento e menos ruÃdo, que só joga contra o próprio governo. Lula é muito experiente, assim como seus "companheiros", mas parece que, mesmo após décadas, ninguém aprendeu nada.
Lula sabe que esta em seu ultimo mandato, seja pela idade ou pelo fracasso do atual. Sua desenvoltura em reabilitar os esquemas corruptos do passado que o levaram para a cadeia está na certeza de que conta com o apoio de um STF moldado à sua imagem e semelhança como ficou claro na anulação das penalidades aplicadas pela "Justiça" aos criminosos condenados na Operação Lava-Jato. Para espanto geral - não dele e de seus amigos - foi "descondenado" e "reconduzido" ao Poder de forma duvidosa.
Te aconselho a acampar em frente a Papuda e aguardar a prisão de Bolsonaro. E permaneça por lá, no mÃnimo por vinte anos.
DuvidosissÃma mesmo. Foi eleito pelo povo brasileiro, principalmente aquele que ganha 1 ou 2 salários mÃnimos. Mais que dúvidas é um horror isso ai.
Assim começou o Petr olao. Parece que os pet ebas não aprendem a lição.
Essa farra dos dividendos tem que ser tributada. Em matéria de dividendos Brasil é paraÃso fiscal. Não tributa dividendos, isso se chama enriquecimento ilÃcito....omissão do Legislativo. Cadê a regulamentação???
Dio santo José, precisa estudar o tema antes de falar. Dividendos é a parte do lucros da empresa que é distribuido entre os sócios, até o governo Fhc era taxado, fhc, aquele que tinha filho casado com filha do falecido banco nacional. Eládio, não é bitributação, não se confunde jurÃdica com fÃsica em nenhum lugar do mundo.
Marcelo Pires se a reforma tributária for bem sucedida como se espera a maior parte dos impostos será paga pelas pessoas fisicas e não juridicas. Os rendimentos das pessoas fisicas , acima de um certo limite, deveriam ser tributadas, incluindo-se o recebimento de dividendos. Quanto mais se tributa as pessoas juridicas mais se reduz os seus lucros e, por consequência, a distribuição de dividendos. Todos perdem . A "justiça social" só pode ser feita se antes se fizer a "justiça fiscal".
Amigo....os dividendos são apurados e/ou não distribuÃdos depois de calculados e pagos os devidos impostos, que são muitos. Se dividendos fossem taxados, seria bitributação.
Gilberto Rosa voce esta fazendo uma tremenda confusão entre "impostos" e "dividendos". Nenhuma empresa cobra dividendos (ela os distribui) e nem impostos (ela os paga). . Dividendos são a parte do lucro, quando houver, distribuidos pela empresa proporcionalmente à participação acionária de cada socio ou investidor. A melhor forma de fazer uma empresa crescer e o paÃs se desenvolver é cobrando menos impostos sobre a atividade produtiva e mais impostos sobre o patrimônio "improdutivo".
Não se trata de "enriquecimento ilicito" dos acionistas porque o pagamento de dividendos está dentro da Lei. Se existe uma forma de estimular o reinvestimento dos lucros na própria empresa ela precisa ser discutida com os acionistas e aprovada pelo parlamento. Se a Petrobras for privatizada como foi a Vale quem ganha é a sociedade atraves do recolhimento de mais impostos e criação de empregos. Tributar dividendos "não reinvestidos" pode ser uma boa ideia, desde que siga as regras internacionais.
Único paÃs no mundo que não cobra dividendos. Imagina que os bilhões que os bancos ganham no paÃs, com os mais altos juros do mundo, ainda por cima não pagam dividendos. É essa grana que manda na grande imprensa, colunistas como Gaspari e parte podre do congresso. São 3 trilhões em juros, sem dividendos. Vale ler A farsa do déficit do professor Dowbor, no le monde diplomatic. Só no Brasil.
CertÃssimo, tributa o dividendo e reduz a tributação da empresa. Assim força o reinvestimento da empresa e reduz o apetite do acionista.
Em qual empresa privada o acionista majoritário não manda mesmo?
Hercilio Silva nem sempre os investidores, grandes ou pequenos, tem apenas interesses de longo prazo. Muitos não esperam pela distribuição de dividendos, que não afeta de forma alguma a "sustentabilidade" da empresa, por se tratar de uma distribuição de parte dos lucros apurados naquele exercicio. Preferem ganhar dinheiro comprando e vendendo suas ações na Bolsa. Quando o governo é o acionista majoritário sua parte no lucro, representada pelos dividendos, pode ir para o Tesouro ou reinvestido
José de Freitas. O acionista majoritário é também o minoritário tem interesse em longo prazo, na sustentabilidade da empresa. Não preciso repetir a fábula da galinha dos ovos de ouro. A Petrobras estava distribuindo 55% do caixa disponÃvel no toverno anterior. O minoritário não viu problema nisso?
Seria interessante conhecer melhor a Lei das S/A. O acionista majoritario, por uma questão de logica, tem interesse em valorizar o preço de suas ações no mercado. O que faz uma ação de valorizar no mercado? A competência de seus administradores para gerar lucros - isso a Petrobras tem - e a confiança dos demais acionistas no comportamento do acionista majoritário para reinvestir seus lucros na empresa - isso a Petrobras não tem.
Lula está certÃssimo. A Petrobrás foi criada para gerar a energia que o Brasil precisa. A empresa cresceu, aprendeu a explorar o petróleo em águas profundas e está pronta para cumprir o papel para o qual foi criada. Mas a ganância de muitos acabou por jogar a empresa dentro da Bolha Capitalista, jogaram a empresa na Bolsa de Valores. Ora, o povo brasileiro não especula com ações na Bolsa, o povo trabalha de dia para comer de noite. O povo quer combustÃveis baratos. Só isso.
Isso já foi feito pelo general Geisel, endividou a república em dólares e subsidiou os derivados do petróleo. Quebrou o Brasil em dólares. Depois o PT fez o mesmo e quase quebrou a Petrobrás. Bolsonaro retirou os impostos dos derivados para ganhar as eleições, e agora repete-se o mesmo equÃvoco que já levou o Brasil e a Petrobras ao sofrimento. Porque é que os brasileiros não aprendem que isso acaba mal?
Acho que muitos fundos internacionais se apropriam do patrimônio da petrobras, haja lobby no Congresso com polÃticos venais, e empreiteiras(empresários corruptos) com contratos feitos. Vale e Petrobras tem Conselho de Administração, o colunista sabe disso, mas não revela os bastidores...
Jamais votaria em tipos asquerosos como o inelegÃvel ou qualquer de seus apoiadores, mas o apetite de seu antagonista, o lulopetismo, é voraz! AutocrÃtica? Aprender com os erros de um passado recente? Não é com eles e não querem nem saber. Que o Legislativo e o Judiciário cortem seus tentáculos e suas patinhas corruptas enquanto é tempo.
Realmente não é prudente o governo atual revitalizar a Petrobrás, produzir petróleo é bom para US e Sauditas, sem falar que traz intranquilidade aos investidores privados, além do que os milhares de empregos locais gerados na indústria de petróleo são em média 02 a 03 vezes maiores qua o pago na média da indústria o que pode ser inflacionário para o paÃs . Temos uma vocação empreendedora bem sucedida nos Uber e Ifood, não se mexe no que tá dando certo.
Pois é Bruno, as 3 tias da Paulista e muito bolsonarista, certamente vai curtir a ironia como verdade.
É ironia, né? Hoje em dia, nunca se sabe...
Haja Petrobrás, Vale e outras grandes empresas para encher os bolsos deles! Tanto faz direita ou esquerda todos eles adoram!
Almas penadas não existem. O projeto polÃtico é esse mesmo: o estado como indutor fo crescimento. Se há empresariado desonesto - como há - que os órgãos públicos, a mÃdia, etc, visualizem. Deixar o Brasil, ou melhor, uma parte do Breasil deitada eternamente em berço esplêndido é ficar esperando a morte chegar. Os "subsidiados" barões do café da liberal república de Tau ba té/SP, sabiam muito bem a importância de ter comprador certo para o excedente: o estado.
Para quem quer ler algo descente, sugiro ler o artigo do empresário e escritor, fundador do PSDB, Ricardo Semler: Nunca se roubou tão pouco, escrito na Folha. Corajoso, escreveu em pleno lavajatismo golpista de colunistas tipo Gaspari 64.
Eládio, antes de Aécio e Dória, houve época em que ainda tinha gente descente no PSDB, lááá no começo.
Ler algo decente de fundador do PSDB?
Não exagera Sr. Elio. Ainda não chegou ao ponto de trocar refinaria por jóias dentro de malas.
As passadas de pano abixo se dividem em duas. Sempre houve corrupção na Petrobras e no Brasil, então tá tudo bem. O Bolso roubou um relogio, entao ta tudo bem. E A Lava Jato foi inventada, e os seis bilhões recuperados foram doados pelos neofascistas neoliberais Faria Lima só para constranger o presidente. O Lule sabe o q faz. Colocar o Mantega, responsável pela maior crise da historia depois da de vinte e nove, na presidencia da Vale é sim bom para o paÃs. E essa é a elite do paÃs. Pobre paÃs.
A mesma Malu Gaspar explica em seu livro que foi o Lule quem chamou o Presidente da Petrobrás da época e pediu que colocasse Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobrás, a pedido do Janene, procurado pelo Marcelo Oderbrecht a pedido do Dirceu. Quando ouviu do presidente que este cargo tinha que ser aprovado pelo conselho pelas regras de compliance, ouviu que ou ele ganhava o emprego, ou o presidente perdia o seu. O resto já sabemos. Mas, segundo o Elio, a culpa é da alma penada.
Acho , ou melhor, tenho certeza que o senhor tem idade e experiência suficiente para saber que isso iria acontecer. E certamente, ele lhe dará ainda muitas surpresas.
Por certo que sim, Eládio, com as mesmas consequências.
Se há alguém que não surpreende é Lula. Quem votou nele sabe disso. Vai começar tudo de novo, meu deus...
Elio, o Brasil precisa de vozes como a sua, que não se curva ao poder, independentemente de quem esteja no comando. Não se curve diante desses comentários negando a realidade evidente e, por favor, siga sendo uma das poucas vozes da imprensa honestas e comprometidas com o verdadeiro bem estar da coletividade.
Eu também recebo aposentadoria (dá para o gasto), mas decidi continuar trabalhando, porque gosto de trabalho e acho que ainda posso contribuir para a sociedade com meu conhecimento e meu esforço. Não critico sua decisão de parar, é uma escolha pessoal, mas seus argumentos contra o jornalista continuam muito fraquinhos. No primeiro parágrafo, ele cita o exemplo da Vale, que só corrobora o resto do texto.
Acorda, Jr. Em seu primeiro parágrafo dessa coluna de hoje, já mostra o seu elio curvando-se servil ao deus mercado. PS. Meu único patrão hoje em dia é o INSS, aposentado que sou. JK
Jayme, esse é o melhor argumento que você conseguiu para tentar desqualificar o jornalista. Seus contratantes precisam melhorar teu treinamento, e melhorar muito.
Jr, que não se curva ao poder? Kkkk. Coloque um general na presidência e constatará de que material elio é feito. Jr ingênuo
Visão seletiva da realidade. A corrupção sempre existiu na Petrobras; depois dos massacres de Mariana e Brumadinho, a Vale sequer deveria existir. Muito papinho pra defender empresário.
e a solução para a Vale seria então aparelhá-la com um dinossauro do lulopetismo feito Mantega? me ajuda aÃ...
Qual é a inverdade ?
Lula à procura de um novo Paulo Roberto Costa que ele indicou à época.
Já que houve corrupção no passado, então devemos parar todos os investimentos públicos como estradas, metrôs, escolas, hospitais... não entendo esta lógica.
Jarbas, se todos os corruptos do passado, incluindo o descondenado, estivessem cumprindo as penas à que foram condenados, a corrupção do presente seria fortemente desestimulada A Petrobras não é uma empresa publica e sim de economia mista, com ações na Bolsa, onde o acionista majoritario - o governo - não pode fazer o que quiser. Deveria vender suas ações e aplicar o dinheiro em empresas nascentes, de alta tecnologia, para desenvolver nossa economia, e, no futuro, tambem vender suas ações.
No caso, a Petrobrás não é uma empresa privada e o principal acionista é a União, que tem o direito de voto.
Não. DeverÃamos é não nomear c or ru p to s para cargos-chave ou deixar de tentar interferir em empresa privada.
A corrupção na Petrobrás não começou com o governo Lula e tem um histórico tão longÃnquo quanto distribuÃdo a partidos polÃticos diversos. Élio tem mergulhado na história o que é bom, mas pode ser mal se misturar alhos com bugalhos como tem feito, por compartilhar de uma antipatia natural a Lula e ao Partido dos Trabalhadores, tÃpica de certa elite.
Verdade! Não começou no governo Lula, mas exponenciou sob sua gestão.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Olá Sr Nelson. Senti falta do seu abraço em agnósticos e ateus. Embora não seja nem um nem outro, muita gente é e ficou magoada. Por favor, reconsidere.
Nossa! Profundo conhecedor da história ! Até impressiona!
Todo esse bla bla bla pra depender interesses de acionistaas internacionais... que tiveram 28% de devolucao de lucros extraordinarios enquanto outras petroleiras pagam 4%...
Seu Élio, como diz o Marcão Benassi, com esse grau de investimento, se não houver esbórnia, as ações da Petrobrás vão à Lua. Especuladores sabem disso e forçam a baixa para comprar barato. A Imprensa e comentaristas, inocentes úteis, fazem o jogo dos especuladores. Prá variar.
Tá de brincadeira, Adonay!? imprensa e comentaristas, inocentes úteis kkkkkkkkk
Seu Adonay! O grau não será de investimento, mas de dispêndio. E no caminho, de saÃda do dispêndio ao ingresso em investimento, engordará a ratazana. A ratazana, por sua vez, será combativa, generosa e unÃssona na campanha presidencial 2026. Simples como e cristalino como uma gota de chuva.
A Petrobrás tem que servir não apenas aos acionistas, mas ao desenvolvimento do Brasil. É com isso que Lula está preocupado.
Impressionante a profundidade milimétrica do conhecimento histórico do Sr Samuel!
Lula está preocupado com a grana da Petrobras que ele possa distribuir como propina e as maracutaias do Centrão. Com quatro ciclos de governos do PT o que sempre predominou foram negociatas na Petrobrás. Eles sempre dobram a meta da corrupção.
O Lula e demais petistas de volta ao local do crime. O maior escandalo de desvios de dinheiro público montado no famigerado governo petista .O Brasil voltou. Estamos ferrados de novo.
Depois de matar 30 mil js na Letônia, das formas mais bárbaras, O Açougueiro de Riga se escondeu no Rio, onde montou empresa de pedalinhos na Lagoa Rodrigo de Freitas. H pode não estar em G, mas com igual número de vÃtimas, O Açougueiro de Tel Aviv está lá.
A petezada explode em ódio contra articulistas que critica seu lÃder supremo. E o PT sem Lula, o quê sera? E os bolsonaristas sem seu falso mito, o quê serão? Enquanto há vácuo no surgimento de uma liderança competente e sem ódio, vivemos a polarização acirrada de ambos os lado. Perde o PaÃs!
A balbúrdia das direitas lá foi em 06/01/21 e aqui em 08/01/23. Já a balbúrdia das esquerdas parece que só grassa do lado de baixo do equador.
E seu lÃder supremo é o vácuo.
Herbert Curkus, na segunda feira do Carnaval de 46, chegou ao Rio. Conhecido como O Açougueiro de Riga, na Letônia, havia matado trinta mil jews. Homens mulheres e crianças das formas mais bárbaras, inclusive queimando os fiéis presos em templo. Criou empresa de pedalinhos na Lagoa Rodrigo de Freitas. Acusado, se defendeu aos repórteres Joel Silveira e Austragesilo de Athayde: Tenho cara de Carrasco? Hitler pode não ter se escondido em G, mas com igual número, O Açougueiro de Tel Aviv age lá.
Lula sabe o que está fazendo. A grana de dividendos retida não desvaloriza a empresa. A paulada de Wall Street, em dois mil e dezoito, de R$7,2 bilhões, ensinou que a Petrobrás não deve jogar fora das quatro linhas. Com base no fluxo de caixa projetado a empresa não perdeu sequer um centavo. Na condição de pequeno acionista estou satisfeito.
Certo. E mais. Os investidores que jogaram o preço das ações para baixo, pretebdebdo chantagear o paÃs, sabem muito bem usar a mão nada invisÃvel do mercado financeiro.
Essa é a realidade. E te cumprimento pelo honesto testemunho.
Lula semeia, aduba e planta. O povo brasileiro colhe. Na primeira colheita deu Bozo. Nem quero imaginar o que vai dar na segunda. Micheque? Malafaia?
Que vergonha Gaspari, ontem a Petrobras subiu 3 porcento. Até parece que Gaspari não sabe que estas oscilações enchem o bolso de especuladores. Por que não falou que com Bolsonaro, em dois anos, a Petrobras entregou escandalosos 300bi em dividendos a bilionários, roubo com a gasolina paga pelo povo. Também pedaços foram vendidos por bananas e joias? Vergonhosa de coluna.
Élio, você gosta de cavucar o Passado, e o faz bem. Mas bom arqueólogo não pode desenterrar o ruim, e esconder o bom. A poderosa Petrobrás que hoje está, decorre da aposta, apedrejada pelos çabios, entre os quais o senhor, do primeiro Governo Lula no Pré Sal. Em 22 a Petrobrás pagou o segundo maior dividendo do Mundo. LÃder de Fundo de Investimentos inglês, se declarou envergonhado por dividendos tão elevados. Em contrapartida distribuiu tudo e não investiu nada. Especuladores agradecem o artigo
E você acha que ele defende quem? Fo lha defende os espe culadores. O co lunista, meio decrépito, é pau manda do,
Elio Elio onde estais que não acordas ?
Chego a conclusão que o bolsonarismo não precisa fazer muita coisa para propagar desinformação ao seu séquito. Basta ser um press release de comentários de jornalões e globo news. 1 celeuma foi gaza e o geno cÃdio dos palestinos, depois a folga dos 2 presos da prisão de segurança máxima e agora a celeuma é a Petrobras e sua "perda de 50B". E como uma dança entre os idiotas e a música. Depois não chorem quando eles voltarem viúvas do lava-jatismo...
As vezes eu acho que o Gaspari já se aposentou, só aluga o nome para gostar writers, virou ventrÃloquo de bilionários interesses.
O governo erra na péssima comunicação e Lula parece Bolsonaro com sinal trocado; entretanto neste episódio da Petrobras os tubarões de sempre com a ajuda da imprensa, agitaram as aguas para espantar e devorar as sardinhas comprado-lhes barato as acoes. Filme antigo, mas sempre eficiente. Após o banq
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Lula reativa um pesadelo Voltar
Comente este texto