Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. César A C Sanchez

    Excelente perspectiva histórica. Elio nos brinda com uma visão clara, profunda e principalmente bem humorada!

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Gasparai é o velho representante dos pesadelos da nossa elite do atraso, desde 64. A petrobras não perdeu um centavo, e o valor das ações dos acionistas está acima de quando Lula tomou posse, e com a gasolina mais barata. Que decadência, Gaspari é do tempo que se não saísse nos 4 grandes jornais, ninguém sabia, hoje ser só serve pra fonte de fake news.

    Responda
  3. Gisele Escorel

    Os objetivos de uma empresa estratégica nacional devm ser maiores do que a banalidade perversa de gerar lucros vultuosos para uma meia dúzia de indivíduos como se isso fosse o interesse nacional. Que façam dinheiro no mercado com suas próprias empresas.

    Responda
  4. Paulo Augusto

    "Oh !!! O preço de mercado caiu..." E daí ? A empresa continua dando lucros com preço de ações subindo ou não.

    Responda
  5. Aderbal Júnior

    Esse comentarista a serviço do mercado, vem com essa conversa mole de interferência na Petrobras, um absurdo ! A União é o acionista majoritário da empresa e o Presidente da República como chefe da União não só pode, mas deve dar as diretrizes de toda e qualquer estatal, afinal é o acionista majoritário quem manda e ponto final. Por esse raciocínio, o acionista majoritário de uma empresa privada não poderia intervir na sua empresa. Palhaçada não é comentarista lacaio do mercado.

    Responda
  6. Diego Rodrigues

    Não, a união não é mera parte interessada como acionista, é a acionista majoritária, É DONA da empresa. Não interfere porque é dona, manda, decide, e goste-se ou não da política da empresa, eh absurdo, isso mesmo, absurdo fazer a crítica pela 'interferência' em si, como se a empresa fosse uma autarquia, uma entidade autônoma ou privada coagida pelos podres da união. 'Derrubou o valor de mercado'. E daí? Que importa ao cidadão o valor de mercado da empresa?

    Responda
  7. José Cardoso

    A Petrobras é controlada pelo governo federal. Nada mais natural que siga as diretrizes deste. Só que como qualquer companhia, o controlador não pode prejudicar os demais acionistas para benefício próprio. Acima de tudo não pode tabelar os preços dos combustíveis para segurar a inflação e se reeleger como fez a Dilma.

    Responda
  8. Jorge Rodrigues

    Os governos petistas se declaram amantes das empresas estatais mas são ao mesmo tempo os seus grandes algozes. Quando uma estatal é administrada pelo PT ela tem os lucros reduzidos ou são vitimadas por algo muito pior como, por exemplo, ser tomada por práticas de corrupção; casos da Petrobras no Petrolão e VisaNet (Banco do Brasil) no Mensalão. A Vale, apesar de não ser estatal, está sendo assediada pelo governo Lula e pode ser a próxima vítima.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      O valor de uma estatal não reside em sua capacidade de gerar lucros cada vez maiores. Para a empresa, para seus acionistas caso seja mista, pode até ser o caso - lucro, lucro, lucro, como uma empresa qualquer. Já para os cidadãos e para os clientes dessas empresas, a qualidade e custo-benefício dos serviços da empresa são inversamente proporcionais, os paulistas vão ver em breve quanto custa ser servido por uma Sabesp com lucros galopantes. Estatais são instrumentos importantes sim,protejam-nas.

  9. Gregorio Amarante

    O caminho está livre para o ladrão continuar a sua saga. Agora ninguém segura mais.

    Responda
    1. jarbas cabral

      Quer dizer que para se evitar a corrupção não pode fazer mais investimentos e obras? A sua rua é asfaltada, tem hospital e escola na sua cidade? Aeroporto, estrada... nada?

  10. Ednilson Valia

    Impressionante como o colunista é ressentido viúvo da Lava Jato

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      E você, com saudades da roubalheira?

  11. Igor Cornelsen

    O Brasil repete sempre os mesmos erros, o general Geisel subsidiou o Petróleo endividando e quebrando o Brasil em dólares, Dilma endividou a Petrobrás e quase a levou à insolvência subsidiando os derivados de petróleo para a classe média e alta, Bolsonaro quis ganhar as eleições subsidiando a gasolina e o diesel, retirando os impostos. Agora esse bobalhão quer repetir o mesmo erro! Bismarck dizia, "nações idiotas repetem sempre os mesmos erros" !

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      É pra pessoas simples como Igor, sem a menor noção do valor de uma empresa, dívida, investimento futuros que o Gaspari escreve. A Petrobras só tem este valor, por que investiram no passado, e não porque distribuíram dividendos bilionários e venderam pedaços por joias. Pessoas simples acabam torcendo por bilionários pagando gasolina mais cara.

    2. Paulo Augusto

      Dilma não endividou a Petrobras e muito menos a levou à falência. A dívida da Petrobras deve-se às encomendas das plataformas do pré-sal, que hoje correspondem a quase 80% da produção.

  12. Almir Alves

    Qual o medo do colunista? Normal as empresas investirem o lucro auferido para se manterem competitivas. Não se pode matar a galinha dos ovos de ouro.

    Responda
  13. Alexandre Pereira

    Lava-jato mal curada. Daqui a pouco voltam aos fundos de pensão das estatais, com as bençãos do STF.

    Responda
  14. José Eduardo de Oliveira

    Vale...tudo é o nome da novela nacional desde Cabral. Nada de novo. Antes da Lava-Jato, a empresa era tão boa e dava tanto lucro, que até quem não era acionista levava o seu, e aliás, muito mais que os próprios acionistas. Aliás, de novo, o escriba-mor, Caminha, já tinha vaticinado, em se plantando tudo dá. Aliás dar o que não é seu sempre foi o slogan secreto de nossos e nossas governantas....mas tirem o seu da reta...

    Responda
  15. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Eliot gaspari mente ao citar "pedaladas": o TFR-1 arquivou o processo.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Não Igor. Se foi arquivado não é que o processo não existiu. É que a justiça não encontrou as tais pedaladas. Aliás, nem o TRF nem o TCU. Pode até ter havido. Mas não há provas. Daí, sendo assim, afirmar que houve sem provas se aproxima mais de acreditar em Coelho da páscoa

    2. Igor Cornelsen

      Só porque o TFR-1 arquivou o processo ele não existiu. Ah seu Avelino, deves acreditar também no Papai Noel e no coelhinho da Páscoa!

  16. antonio brito

    Plantando vento, colherá tempestade

    Responda
  17. Sergio Moraes

    No mundo encantado do lavajatismo da Gaspari e Malu Gaspar, Moro e Dallagnol não agiam politicamente. Edward Snowden foi um moleque bobo. E Eduardo Cunha um democrata. Tudo que ocorreu foi culpa do PT. Nada de novo. Desde 2003

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Má tu é um baita de um cara de pau pau, homi. Que mundo que você vive que consegue ignorar os fatos? Padece de ezquizofrenia ou tem algum grau de autismo?

    2. Wilson Junior

      E ninguém roubou nada, tudo o que foi devolvido saiu dos próprios bolsos dos acusados inocentes.

  18. HENRIQUE FERREIRA PACINI

    O vivente meter o pau na politica do governo usando a lava-jato é de cair o k da bundha. Aqueles pilantras da republica das araucarias estavam atras de butim e nao de justiça.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Sim! Butim, é essa a palavra! Resta saber o que ele andou financiando ultimamente.

  19. carlos jardim

    Boa síntese!

    Responda
  20. EDMUNDO NASCIMENTO

    mais do mesmo, um inutil que fez dois desgovernos ruins e com muitos malfeitos e a derrubada da Petebras! continua na mesma ladainha, tentando derrubar a Petebras de novo e, de quebra, derrubar a Vale, que ia muito bem obrigado!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  21. JO ALMEIDA

    Bom tá melhor que o ex pr varrido e abjeto que além de não semear coisa boa, todo dia ficava berrando contra as instituições democráticas, sim o Brasil melhorou e muito e vai ficar melhor mais ainda.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      É, berrar é errado. Deveria $eguir nosso líder e aliciá-la$.

    2. jose silva

      vai voltar pra estaca zero isso sim ..Com ex condenado no comando e sua trupe, nao tem como dar certo...

    3. Valdir Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.