Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Fatores físicos também podem afetar o desejo sexual, como desequilíbrio hormonal, medicamentos, gravidez, doença, lesão, dor? O sexo é apenas físico ou também depende da mente? A experiência subjetiva de prazer e satisfação orgástica não depende apenas de fatores físicos, mas também é influenciada por fatores psicológicos? O cérebro é um dos órgãos sexuais mais importantes?

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      As respostas são apenas sugestões que estimulam a reflexão...

    2. Mirian Goldenberg

      Suas perguntas já incluem as respostas

    3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      O desejo sexual pode ser afetado por fatores psicológicos como relacionamentos, estresse, trauma, ansiedade, depressão, imagem corporal, sexualidade ou identidade? Manter relações sexuais saudáveis para pessoas entre 50 e 89 anos pode estar associado a uma melhor função cognitiva, protegendo as pessoas da perda de memória e outras deficiências cognitivas?

  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Existiria um desejo sexual “normal” ou isso é um mito? Logo, não existiria um apetite sexual definido que se possa rotular como objetivamente grande ou pequeno? Nem seria simplesmente que a mulher queira menos sexo do que seu parceiro ou parceiros? Baixo desejo sexual ocorre quando o desejo de uma mulher por sexo é menor do que ela gostaria ou menor do que era no passado e esse declínio no desejo é incômodo para ela? Teria que ser incômodo para ela para que seja um problema?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Boas perguntas

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      É natural que alguém experimente mudanças no desejo sexual ao longo do tempo, mesmo no dia a dia? O desejo sexual pode atingir picos sexuais ou diminuir com a idade devido a fatores como níveis hormonais e mudanças na vida? Em geral, uma diferença dramática na libido não é notada ao entrar em diferentes décadas de vida? Fatores que afetam a libido tendem a acontecer à medida que a pessoa passa dos 20 para os 40 anos e além?

  3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    ..."amor é prosa, sexo é poesia"... E aqui a gente também vê o teorema da escritora Mirian. Verdade Mirian. Os corpos voltaram a pavonear desde tempos atrás onde a colocação do sexo no discurso se encerrara na moralidade "& coisa e tal e tal e coisa" Litinha Ree é eterna!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei

  4. adenor Dias

    Talvez eu esteja enganado, mas no passado, fazer sexo era quase uma obrigação! Em virtude disso, homens mentem suas performance para os amigos até hoje. Mulheres no passado, era quase obrigatório dar netos aos seus pais. Me parece que o fim da escravidão, obrigava as pessoas a se casarem e procriarem, coisa que tradicionalmente, se faz com sexo! A velhice nos liberta desta obrigação. Faz sexo quem quer e, com pessoas interessante.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Exatamente

  5. Carlos Telles

    Acredito que os homens também estão insatisfeitos, apesar do viagra, sexo não é só ereção. A discussão tem que evoluir como um tema que abrange ambos os sexos. A responsabilidade é de todos, a vida e o prazer são para ser curtidos por todos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade Carlos

  6. Clovis Castello Miguel

    Para e Miriam por manter a chama acesa. Sexo é vitalidade e amor . Quantas mulheres ainda precisam saber disso . Continue a sua cruzada - as mulheres não vieram ao mundo para sofrer

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  7. filipe moura lima

    Obrigado, professora Mirian. Continue assim... libérrima. Para viver e para escrever!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Sempre, Filipe

  8. Alberto A Neto

    "É o desamor que explica todos os males, da brotoeja à úlcera, da urticária ao câncer". (Nelson Rodrigues)

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      E o amor cura

  9. Tersio Gorrasi

    Qual o valor que tem uma pesquisa baseada apenas em opiniões pessoais dos entrevistados? Não custa nada estarem ou mentindo ou omitindo o que se deseja saber

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Puts. Não dá nem pra criticar.

    2. Carlos Telles

      Certamente você tem um modelo de pesquisa genial para ensinar os pesquisadores acadêmicos e que vai revolucionar a estatística.

    3. maria helena pinto oliveira santos

      Tou aqui morrendo de rir e pensando que você deve ser divertido demais numa festa numa roda de papo descontraido

    4. Hernandez Piras

      O preconceito acha cada desculpa!

    5. Hernandez Piras

      Engraçadíssimo este comentário! Que importância tem a opinião pessoal das pessoas, sobretudo em questões "impessoais" como o sexo? Meu Deus!

    6. EVA STAL

      E qual metodologia de pesquisa você sugere???

  10. Araguaci Faustino da Silva

    Com o quê as mulheres estão satisfeitas? Cita um item, por favor.

    Responda
    1. filipe moura lima

      As mulheres estão satisfeitas com a sua elegância. Ficou saciado?

  11. Alexandre Marcos Pereira

    Infelizmente, o sexo na terceira idade ainda é frequentemente considerado um tabu, o que pode ser atribuído a várias razões, incluindo visões culturalmente arraigadas sobre a sexualidade e a idade, assim como estereótipos sobre o envelhecimento. As pessoas tendem a associar sexualidade e desejos sexual aos jovens, ignorando ou minimizando a importância da sexualidade para pessoas mais velhas. Isso pode levar a uma falta de discussão aberta sobre o tema. Parabéns, Mirian, por pautar a matéria.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Cintia, fico muito feliz de saber que você, como eu, acha o tema muito relevante, especialmente para as mulheres

    2. Mirian Goldenberg

      Adorei o comentário Alexandre, você tem toda razão

    3. Cintia Klein

      Concordo Alexandre! A nossa cara Mirian tocou num assunto que carrega estigmas e preconceitos. Maravilhosa, corajosa e se permitindo voltar para as próprias ansias e desejos. Parabéns Miriam pelo seu trabalho sério, humano e profundo.

  12. Sergio Albuquerque

    Mirian, você é uma “must read”. Pergunto: depois de Leila e Rita, há (ou haverá) outras mulheres capazes de evoluir no tema da liberdade feminina ou estacionamos nas duas?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Sergio, sempre me coloco a mesma pergunta e não sei como responder

  13. Fatima Marinho

    Parabéns Mirian, texto muito sensível e sensacional.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Amei querida

  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Falos muito sobre e fazemos de menos tb.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  15. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Sexo, é um assunto extremamente particular. Por isso, não entendo a insistência de pessoas que se auto julgam entendidas no assunto querer receitar formas de se praticá-lo. Na realidade, esses gurus com certeza, se quer experimentam os momentos de êxtases que receitam em suas orientações. Essas pessoas, normalmente são desacompanhadas.

    Responda
  16. André Jalles Monteiro

    O bom sexo é aquele que satisfaz. Dependendo da idade as satisfações mudam. Dificilmente estaremos satisfeitos com a mesma forma de fazer sexo. Estamos em uma eterna evolução sexual. Precisamos apenas excluir o preconceito.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Sem tabus e preconceitos

  17. raul pereira

    Que pena Toda essa inteligencia a serviço de si mesma. Por que as mulheres continuam votando em Bolsonaro e caterva ? Educação sexual par quê ? Educação politica e social nada. Quants Marieles precisam ser mortas para voces mulheres se darem conta da responsabilidade social. Eduquem-se, estudem, e a atividade sexual seguirá o seu curso natural.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Pensei que aquilo que você bebeu era era água.

    2. Antonio Costa

      Curuzes !!

  18. Nelson Oliveira

    A "satisfação" com o sexo é sempre provisória na faixa etária em que há sobra de desejo. Queremos mais e mais e quase nunca queremos ficar sem. Com exceções, isso arrefece ao envelhecermos. Os mecanismos naturais que impulsionam o corpo para a procriação vão cessando. Mas o sexo pode continuar como uma fantasia. Manter-se ativo exige uma adequação à realidade de recursos mais escassos. É preciso mudar o pensamento, os hábitos, ter uma vida saudável, encontrar parceir(a)os compatíveis.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O que é bem complicado nessa fase da vida

  19. Cida Sepulveda

    Desmitificar o sexo é sempre construtivo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      E mostrar a diversidade dos nossos desejos

  20. Galdino Formiga

    Dizem que o melhor amor é sempre o último. Para mim é o primeiro.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Concordo; diferentemente de um certo pseudo cristão imbroxável não coveiro , que teve filhos com diversas mulheres diferentes , M + M estamos juntos há quase quarenta anos e temos dois filhos em comum , que, já casados, amamos muito .

  21. Wil Leon

    Por isso cresce o numero de relações 'omoafetivas'

    Responda