Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Macedo

    É apenas a "cloroquina" da vez. Toda hora a extrema direita precisa desse tipo de polêmica pra esconder seus despreparo e falta de projetos para o país

    Responda
  2. Carlos Telles

    Já li muitas besteiras de quem não leu e do marketing dos grupos de direita. O livro é muito bom, sou de Porto Alegre, as coisas que foram colocadas no livro são um retrato do que acontece aqui. A diretora bosohipocrita fez o serviço da direita ruminante

    Responda
  3. Fátima Souza

    Eu li o livro. Relata um racismo que não é ficcional. É arrasador. É dolorido. Produz violência que mata! Também traz recortes sobre a situação da educação, do ser professor, da relação dos jovens com a escola. Do ser negro em nossa sociedade e de como as forças de seguranca poderiam agir diferente. Parece-me que são essas as questões que estão causando tanto furor e não cenas de sexo ou obscenidades. .

    Responda
  4. Werner Guelber

    É a tal liberdade de expressão dos bozolóides….

    Responda
  5. Márcia Meireles

    É censura, autoritarismo, ignorância, atraso.

    Responda
  6. Bruno Macho

    A pergunta está errada, não é recolhimento, é censura, e a minha resposta é Não, não se deve censurar objetos culturais muito menos um livro de ficção que foi premiado. Contudo, nem li nem vou ler o livro porque não preciso de ler um romance para me informar sobre o racismo no Brasil. Isso fica para os que nasceram ontem.

    Responda
  7. Alexandre Pereira

    Há um longo histórico de censura na terra dos oligarcas. De ativistas ofendidos com tudo o que enxergam a doutores reclamões, encontramos de tudo, seja pela graça de micro-autoridades locais ou pelo amigo do amigo nos altos tribunais. Os agora tão ofendidos já tiveram sua libra de carne, alinhada à ideologia temperada com hipocrisia, essa que nunca sai de moda. Recolher de forma generalizada, não, limitar o acesso conforme a faixa etária, sim.

    Responda
  8. Paulo Henrique

    Parabéns por trazer o tema ao debate!!! Minha opinião é a seguinte, Nabuco já nos legou o caminho e a compreensão para a atitude dos, por enquanto, três estados: "...enquanto a nação não tiver consciência de que lhe é indispensável adaptar à liberdade cada um dos aparelhos do seu organismo de que a escravidão se apropriou, a obra desta irá por diante mesmo que não haja mais escravos...". Simples assim...rapeize...

    Responda
  9. CARLOS EVANDRO BRITO SILVA

    Não se justifica combater o racismo com contos eróticos sobretudo em ambiente escolar. Se a imprensa defende o contrário é porque os valores estão sendo deturpados realmente. E antes que falem algo, esta extrema direita imbecil não tem moral alguma para falar contra uma coisa e nem contra outra.

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Não leu o livro. Não dá nem para ser caracterizado como erótico. A cena de ele descrevendo a sua reação ao ver que a namorada teve câncer de mama nem de longe pode ser algo descrito como erótico. E os poucos palavrões são o que andam na boca dos jovens dessa faixa etária.

    2. Carlos Telles

      Não leu o livro e vem aqui encher o saco com a cantilena Eva N geli ca dos ruminantes

    3. Fátima Souza

      Com certeza, não é erótico! É realidade. É a vida de violência das populações vulneráveis!

    4. Edilson Adão Candido da Silva Silva

      Contos eróticos? Que livro você leu?

    5. Juliana Souza

      Hum! Tem contos eróticos no livro? Partiu Amazon.

  10. Paulo Sales

    A Folha devia repensar a quantidade e variedade de sua matérias. Muitas coisas de relevância acontecem todos os dias no Brasil e na politica, mas não chegam aqui, ou alguma, quando é notícia velha. Se tornou um grande Jornal de discussão de gênero, racismo e comportamento.

    Responda
    1. Samuel Santos

      Tem que discutir racismo e escravatura sim! Como também a famigerada ditadura militar e seus torturadores. Com punição devida aos mesmos, ainda que in memorian. Enquanto isso não for devidamente equacionado na nossa história. Não iremos a lugar algum. Pega a visão!

    2. haroldo guimaraes

      E estes temas não devem ser discutidos?