Opinião > Ingerência em empresas é prejudicial ao país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Bem, essa tal intervenção revela alguma ilicitude, corrupção, contraria o estatuto da empresa ou a Lei das S/As? Ou revela preocupação com mais investimentos e estratégia de expansão? Sempre pensei que o acionista majoritário é quem determina a polÃtica industrial e agora me parece que os diretores querem assumir a condução da Petrobrás. Em casa não temos empregada domestica; se tivéssemos ela não iria mandar na patroa, mas poderia palpitar, sugerir, etc.
Meias verdades, a enorme dÃvida da Petrobras foi para liberar as reservas do pré sal, num momento que houve dump do preço pela Arábia. As receitas despencaram . Hj o custo do pré sal da esta esta margem insana com a paridade internacional. A outra, também extrativa e cheia de isenções, comete uma falha grave de engenharia, mata seus funcionários e no final do ano distribui bônus e participações como se nada tivesse acontecido. Isto não pode e não deve ser assim.
O governo Lula obteve enormes avanços na economia e programas sociais. Mas agora, e talvez devido a isso, a mÃdia e um tal senhor Mercado querem que o governo lhes entregue a condução do paÃs.
Editorial com cheiro de golpismo, como tem sido há tempos.
CrÃtica e oposição fazem parte da democracia. O "golpismo" é só uma desculpa esfarrapada para deslegitimar a crÃtica ao governo.
O Consórcio Nacional de Imprensa junto com o Tribunal da Inquisição instalado no STF fizeram a estupidez em colocarem esse governo medÃocre no poder, agora consertem, isso sim foi um golpe.
Minha nossa! Acho que o leitor pensa que ainda é o governo anterior!
Brasil a fora a manchete foi: "Petrobras perde 55bi em valor de mercado!" Como se a bolsa não fosse de ciclos. Ao longo do tempo é natural os acionistas realizarem seus lucros ainda mais numa zona de resistência enorme que são os 130 mil pontos da bovespa. Vender no topo é a meta e essa galera conseguiu. Muita falta de visao. Queria ver se o diesel estivesse a 8 reais e a gasolina a 10 se não iam estar todos implorando por uma intervencaozinha.
Por sinal, a Petrobras, mesmo depois da queda, vale mais do que quando Lula assumiu.
Excelente editorial. No PaÃs chamado Brasil, onde a corrupção é cultural - infelizmente ! O domÃnio das estatais significa: apadrinhamento polÃtico, negociações não republicanas, controle das verbas. Não podemos nos esquecer de um tal de petrolão (aspas) onde nunca antes na história deste PaÃs se roubou tanto!!!
Sr. Marco, se eu puder contribuir, digo que a má-fé, o crime, o desvio de conduta, não se presumem em sociedades de alto nÃvel. Tudo deve ser provado. Conjecturas fazem mal para o debate, ao invés de elevar seu nÃvel. Perdoe se fui muito direto.
Desastre recente foi o papel da mÃdia q derrubou a Dilma e elegeu Bolsonaro,vcs deveriam se retratar FSP
Se não fosse o intervencionismo estarÃamos com gasolina acima dos 10 reais. E terÃamos uma empresa que extraà riquezas do nosso solo exportando petroleo cru para as outras petroleiras estatais no exterior fazerem o refino e nos cobrarem 3x mais. Fico triste de ver uma mÃdia tão anti-nacionalista.
Perdeu- se a sutileza, como assim, a nossa maior empresa estatal saiu da lista de maior pagador de dividendos, o governo eleito quer desenvolver o mercado e gerar bons empregos locais, não pode e o risco de corrupção, é prejudicial diz a manchete mas faltou explicar a que paÃs. Mais estarrecedor é o silêncio das indústrias locais, renunciamos à s esperanças, capitulamos como paÃs.
Ademir e Samuel, da turma dos que nem estudam, nem trabalham, nem pesquisam. É só pesquisar. Numa boa, seus pais jamais votariam neste ser.
Estudam, trabalham, pesquisam, depois vestem uma camisa amarela e vão para a Paulista ver nosso MitoJoia bhroxar?
E vc deve ser daqueles que cantou hino pra pneu na porta do quartel. Um verdadeiro bozolóide verde amarelo. Ser irrecuperável!!
É só dizer que é pela "segurança nacional", como fez o EUA ontem em relação ao Tik Tok, que a mÃdia vai concordar. Se ameaçar de banir uma empresa privada do paÃs, como fez o EUA, é tranquilo, então o governo brasileiro pode determinar como se deve gerenciar uma estatal, a Petrobras, sem problemas. Ou só lá fora que pode?
PT está certo. Errado foi quem quiz privatizar e nos roubar através do aumento no preço do combustÃvel. Petrobrás pertence ao povo e não aos acionistas sanguessugas.
Ingerência do mercado e da mÃdia na Petrobras e na Vale é prejudicial ao paÃs.
Pierre, qual o sentido de seu comentário?
Palavras que não fazem o menor sentido..
A Folha insiste em quebrar a soberania nacional, para atuarem em benefÃcios do capital rentista; por quê não se transforma em um boletim meramente empresarial? Parem de enganar a população com essas crenças nefastas.
Os rentistas sempre se auto-intitulam "o pais".
Sem rentistas, não tem Petrobras..
O que é bom para o paÃs: 1) pagar os maiores dividendos do mundo, tirando dinheiro de 200 milhões de pessoas, mantendo o preço da gasolina a dez reais; 2) criar uma PEC para interferir nos impostos estaduais e reduzir os preços dos combustÃveis artificialmente, com validade até 31/12/2022. Apenas dois exemplos do que se viu recentemente no paÃs. Mais uma vez,Lula acerta e mais uma vez a velha e carcomida Folha mostra quais interesses defende. E não são os dos reais donos da Petrobrà s.
Lula não tem competência. Talvez seja substituÃdo em breve pelo seu desgoverno, mas a culpa, além das urnas do TSE, é de vocês que crucificaram Bolsonaro que em seu governo técnico as estatais, todas, só tiveram lucros.
Perdeu Mané. A gestão do bozolóide foi um desastre completo para o povo brasileiro. Por isso foi chutado do poder.
Em que mundo você vive??
Jornalzinho de bo Sta. Porque não ajuda o Brasil? Qualquer pessoa com um mÃnimo de intelecto sabe que uma empresa como a Petrobrás tem que trabalhar com o objetivo de ajudar o paÃs e o povo no seu desenvolvimento. Fácil pegar todo o lucro, dividir com meia dúzia de sanguessugas, difÃcil é saber usar a empresa estrategicamente, isso não está ao alcance do saber dos articulistas desse jornaleco. Reparem na foto, remete à época da lava-jato, cheia de mensagens subliminares. Mundo cão
Prejudicial ao paÃs é meus ovo. Editorial sabujo ou de "acionista/sanguessuga". Cassação da concessão do meio de comunicação e cadeia pra essa gente!
Prejudicial a qual paÃs? São muitos Brasis, se a Petrobras investir no Brasil dos pobres com mais empregos, no Brasil verde pesquisando fontes de energia renovável vai ser um sucesso.
Petrobrás deu prejuÃzo ou foi o 2o maior lucro da história? Petrobrás quase dobrou o valor de sua ação em 2023. Vá ver se eu tô na esquina, FSP. Pare de ser sensacionalista.
Aviso ao metcado: a Petrobrás é ima empresa estatal! Nao é uma simples empresa comercial. Todos que investem em ações dessa empresa sabem que ela não é uma simples empresa com ações na Bolsa. Ou deveriam saber! Ela é um instrumento da ação governsmental na área de energia. O governo interfere, e deve interferir, quando necessário aos interesses da nação e não dos farialimers!
Juarez, o Governo Federal detém 50,26% das ações ordinárias (com direito a voto).
É uma empresa de economia mista, com 37% das ações sob controle do Governo e 63% nas mãos de pessoas privadas, que aliás foram incentivadas pelo próprio Lula a se tornarem acionistas. Agora está demonizando-as.
Se vendesse refinaria por 50 por cento do valor tava bom , se aumentar a gasolina e o diesel ,tta bom ,a foia tem seu lado ,o lado do entreguista
Resumindo: FSP pensa que a principal e mais estratégica empresa do paÃs deve ter como principal missão pagar dividendos para enriquecer o 1%. A FSP pensa que alinhar as práticas da empresa com sua verdadeira missão, de investir no paÃs, em infraestrutura e tecnologia seria intervenção ideológica. A ideologia tacanha do lucro e a visão curta do desenvolvimento do paÃs é o que parece guiar este editorial.
Me da depressão ler os comentários aqui a favor do destrambelhado presidente e sua visão embassada e com glaucoma do que é o melhor pro paÃs. Vergonha desse pensamento economico quinto mundista e de Republiqueta das bananas. Eles vão voltar atrás e vão pagar os dividendos, porque Lula, que tem rejeição recorde até nas populações de baixa renda(que coisa maravilhosa a população abrindo oa olhos), não ques despencar aà da maia nas pesquisas. E ornar que faltam dois anos e meio ainda...
Bom editorial, correto. Não é objetivo da Petrobrás aliviar a fome, é uma tarefa de governo que nada faz, vejam os preços dos alimentos. A PeTezada quer são cargos bem remunerados sem fazer nada. Se deixar transformam a Petrobrás numa PDvsa Venezuela
O editorialista está sertÃssimo!!! Que a empresa brasileira, fundada com uma missão histórica, de enriquecer ainda mais os bilionários, encha a carteira dos ricos e deixe a população brasileira cozinhando com lenha e pagando 7 Reais pelo litro da gasolina. Editorial entreguista. Jornal a serviço de uma elite do atraso. Que triste fim, Folha!
Flávio, o certo é certo. A Folha, com seus editorias é que não está serta.
Gol pis tas
CertÃssimo é com "C".
A Petrobrás foi criada para ser motor do desenvolvimento do paÃs. Optar por não distribuir dividendos extraordinários e investir em tecnologia verde é atitude de defesa dos interesses da população brasileira. O “mercadinho” desejaria fazer da Petrobrás apenas empresa de extração e exportação de petróleo, contra os interesses maiores do paÃs. Acerta Lula em não distribuir esses dividendos extraordinários!
O Descondenado não sabe o que é o mercado, deve ter inveja do Maduro, que coloca preço até nos poucos alimentos que existem na Venezuela. No YouTube mais uma fala do Enganacionista Falastrão dizendo "abaixamos o preço da carne, ainda da para abaixar mais", puro oportunismo, apenas um momento da produção e oferta. Um verdadeiro surfista.
É melhor deixar o presidente em paz. Ele está ficando velho, não entende nada de investimentos e de investidores e se continuar seus discursos intervencionistas e contra o mercado vai acabar atingindo o oposto do que ele deseja, gerar empregos e desenvolvimento. O motivo é bem simples, vai incentivar investimentos de brasileiros no exterior em vez de no Brasil.
Igor, desde de quando a burguesia brasileira investe no paÃs?! Nunca asfaltaram um metro de estrada ou construÃram um aeroporto, com exceção do Aécio, que construiu um aeroporto só pra ele. O único investimento que nossa elite faz, como você bem disse, é em paraÃsos fiscais. Acorda!
O que a folha chama de melhora da governança foi o butim, ao qual a empresa foi submetida após o golpe na presidente Dilma. A Petrobrás foi fatiada e venderam a distribuidora, oleodutos e refinarias por valores irrisórios. O preço da gasolina explodiu, causando alta da inflação, das taxas de juros e consequentemente insegurança alimentar de 60% da população e fome de 33 milhões. A folha atua como lobista do mercado e desinforma a população.
Ainda tem gente que repete a retórica do golpe, como VinÃcius, sempre defendendo interesses dos bilionários e contra si, contanto seja contra Lula. Até aumentar sua gasolina pra pagar dividendos o VinÃcius aceita, sem nem perceber, dá pena.
Fatiada após o "golpe?" Senhor, ondes estavas quando o desgoverno petista comprou uma sucata em Pasadena por 800 milhoes de dolares (pra levar dinheiro(, e ver deu anos depois por 45 milhões? Quem.fatiou a Empresa em esquemas bilionários de fraude e propina pras grandes construtoras? Por favor, não ofenda a inteligência das pessoas.
VinÃcius Branco com saudades do tempo em que pagava 8 Reais pelo litro da gasolina. O grande acionista da Petrobrás! Que preguiça!!!
Para vc, bons eram os tempos em que a Petro, sob o comando de Dilma, comprava a peso de ouro cacarecos no exterior como Passadena.
É muito importante que detentores de ações e portanto beneficiários de dividendos se revelem antes de opinar. Obviamente que podem defender seus interesses, mas precisamos saber se há conflito de interesses nas suas opiniões. E cá entre nós, se o governo é membro do conselho, tem por obrigação votar no que julga melhor para o paÃs.
O problema é que o que esse governo pensa ser o melhor para o paÃs economicamente, na verdade é o pior.
E isso vale para os donos desse jornaleco que defendem apenas o lado do capital financeiro improdutivo e espoliativo.
Chamem o Guedes, aquele que era um entreguista de verdade.
Por que não o Cervero ou o Barusco? Que discriminação injustificada! !
melhor ministro que tivemos...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ingerência em empresas é prejudicial ao país Voltar
Comente este texto