Ilustrada > Manifesto internacional pede combate à censura direta e indireta de livros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sérgio Luís da Silva

    Há muita falácia do espantalho nesta discussão. Quem lê o manifesto fica com a impressão de que autores, editores e livreiros não estão podendo publicar e vender determinadas obras por uma proibição do Estado, o que não é verdade. O que ocorre é uma seleção de obras a serem usadas para fins didáticos em escolas públicas. Esta seleção é perfeitamente legítima. Pode-se discordar dos critérios desta seleção, mas não se pode confundi-la com censura.

    Responda
  2. Regina Heineck

    A importância deste movimento é indiscutível, até porque a literatura está passando por censuras inadequadas e pré conceituosas.

    Responda
  3. Ricardo Knudsen

    O Ratinho Nhonho mentiu qdo disse q queria proteger crianças de doze anos, pois O Avesso da Pele foi indicado para o ensino médio. A censura dos governadores bozistas é por racismo, não por sexo. Clássicos exigidos em vestibulares, como o Cortiço, são plenos de trechos sobre sexo.

    Responda
  4. Matheus Battistoni

    O movimento gay não tem moral para criticar a censura, vive censurando os outros, quer prender humoristas, banir a obra do Freud e outras barbaridades.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc mente bastante, não é mesmo?

  5. Florentino Fernandes Junior

    O pai qua achar adequado, compra e da para o filho ler.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De fato, os racistas q quiserem q seus filhos tbém sejam assim, dêem aos filhos o q julgarem melhor. Precisam tbém coloca-los em escolas privadas q tolerem o racismo. Sò não podem impor seu fascismo às escolas públicas, censurando e confiscando livros escolhidos por professores e especialistas em educação.

  6. Florentino Fernandes Junior

    O esperneio é porque vai perder uma bela boquita.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Difamação sem vergonha.

  7. Florentino Fernandes Junior

    O q vi é a avaliaçao q o livro é inadequado pra determinadas faixas etarias.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Viu foi mentirosos dizendo q confiscaram o livro pq eram inadequados para crianças de doze anos, qdo os professores pediram os livros para o ensino médio, logo para adolescentes maiores de quinze.

  8. Florentino Fernandes Junior

    Nao vi em momento nenhum a tentativa de censurar a publicaçao e venda do livro

    Responda
  9. Joel Domingos

    Como realçado no último parágrafo da Declaração reproduzida no artigo, "ajudar a proteger, defender e promover as três liberdades acima –de expressão, de publicação e de leitura– por lei e na prática.", este é o ponto nodal da questão. A liberdade de leitura. DIREITO de leitura, frise-se bem. Não DEVER de leitura.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Ricardo, a abordagem do racismo e outras posturas éticas do adolescente educando será objeto da educação doméstica. Isso é o que faculta o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) ainda em vigor: "Art. 22. [...] Parág. único.  A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais e deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança, devendo ser *resguardado o direito de transmissão familiar de suas crenças e culturas*, [...]."

    2. Ricardo Knudsen

      Estudantes tem o direito de estudar., escolas públicas o dever de ensinar e avaliat. Literatura faz parte do currículo das escolas públicas, alunos serão avaliados pelo seu conhecimento. Quem não concorda q ponha seu filho em uma escola privada chinfrim e compre seu diploma.

  10. Joel Domingos

    Ninguém é obrigado a consumir o que não gosta. As leis e os direitos devem ser interpretados quando aplicados ao caso concreto. E o caso em comento trata de direitos de adolescentes. Estes são exercitados em primeira mão pelos pais, secundados pelas escolas. As leis vão na mesma direção, no sentido de garantir aos pais o direito de educar seus filhos de acordo com as suas crenças. Eis o texto do  Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) ainda em vigor:

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De fato, os racistas q quiserem q seus filhos tbém sejam assim,q eduquem seus filhos como julgarem melhor. Precisam tbém coloca-los em escolas privadas q tolerem o racismo. Sò não podem impor seu fascismo às escolas públicas, censurando e confiscando livros escolhidos por professores e especialistas em educação.

  11. Joel Domingos

    "Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. "Parág. único.  A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais e deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança, devendo ser *resguardado o direito de transmissão familiar de suas crenças e culturas*, assegurados os direitos da criança estabelecidos nesta Lei."

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.