André Roncaglia > A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Marcelo pires

    45% do fluxo de caixa livre, quem votou pela alteração desse estatuto? AGE, Conselho de admistracão ou sovinas

    Responda
  2. Peter Janos Wechsler

    Explicações há. A torto e a direito. De todos os tipos e matizes. Resta o fato que as ações da PB caíram vertiginosamente. E. os economistas estão perdidos, mas continuam palpitando. Em retrospecto explicam tudo.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      José Carlos, Você tem toda razão. Mas você poderia citar também os fracassos retumbantes que custaram várias vezes os orçamentos e nunca ou raramente foram concluídos. Abreu e Lima, Pasadena, Sete Brasil, Belo Monte, ferrovias, etc., etc., etc.

    2. jose carlos toledo junior

      Colega, investimentos tem que ser bem feitos, com informações, com estratégias, etc. Mas, qualquer investimento carrega riscos, principalmente em pesquisa e desenvolvimento. Mas, se der certo o benefício é enorme. Lembra do pré sal? Então, o lucro da empresa explodiu. Parte desse era para revolucionar a qualidade da educação brasileira, mas governos de golpistas seguidos como o vampiro e bozó distribuíram para acionistas bilionários.

    3. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Concordo. Esta é uma das muita explicações. As explicações dependem do viés político de quem as emite. Não podemos esquecer que a PB esteve perto de quebrar o que com estatais não acontece. Todos pagam. Porém, concordo que dividendos sejam investidos. Não como em Abreu e Lima.

    4. Nelson de Paula

      Momento para comprar rápido, o mercado tem razões que a razão desconhece.

    5. Ricardo Knudsen

      A queda no preço das ações representa apenas o ajuste de expectativas dos investidores sobre os dividendos, não afeta a capacidade operacional nem a geração de lucros da empresa. Reduzir a distribuição de dividendos aumenta sua capacidade de investimento e pesquisa, portanto o crescimento da empresa e dos lucros no longo prazo.

  3. Marcos Benassi

    André, meu caro, desconfio que essa "távola redonda" americana é comunista, e tá tentando chegar à ditadura do proletariado: onde já se viu decretar que o povo, esse ser genérico, tem que ser beneficiado pelas empresas? Jesus da Goiabeira, desse jeito acaba o lúmpen! Cumé que nós vamos manter essa vida boa, de olhar pra beiço e ver que há gente mais miserável que nós? Sem esse elevado sentimento de superioridade, é o caos! Chama o Maxwell smart e a99, porque a Kaos vem aí! Hahahahah!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Beiço, onde já se viu, descorretor de Herda? Olhar pra *baixo*, iço cim, pra pobretalha. Ora, veja...

  4. Afonso Galvão

    Excelente

    Responda
  5. Hélio Camargo de Souza

    Esse jornalista precisa ter uma aula com o Paulo Guedes.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Ual! Conta outra piada. Olha o nível desse!

  6. Paulo Araujo

    Liberais de ocasião, mas se precisar intervencionista. Como vamos levar a sério um suposto economista assim?

    Responda
  7. Roberto Pimenta

    Perfeito!

    Responda
  8. Paulo Araujo

    Lula deve ter doce. Está fácil demais achar alguém para bater carimbo nas suas loucuras, seja Gaza, seja agora Petrobrás, seja Lava Jato. Turma da baba.

    Responda
    1. alonso barros

      Não leu o artigo né . As viúvas de Moro e Bozo não aguentam . O pior que você não deve ter uma ação da Petrobras .

  9. Marcelo pires

    Vergonha mesmo é uma empresa como esta colocar em seus estatutos, uma regra de distribuição de dividendos desta forma ( 45% do fluxo de caixa livre), Conselho de Sovinas, para eles dane-se o resto..

    Responda
  10. Andre Moraes

    Perfeito artigo. Está sendo desgostosos viver no Brasil. Me sinto cercado de viga-ristas, alguns na própria imprensa; a turma da direita e o seu extremo cada vez mais indissociáveis; os liberais e herdeiros rentistas não adeptos do trabalho; os cegos ideológicos que oram para o pneu para que nada funcione; e por fim os incautos. Juntos conseguem perverter a realidade com desinformação, agindo em proveito próprio, e contra o país. O único erro do governo nesse caso, foi a comunicação falha.

    Responda
  11. Gilberto Rosa

    Isto se chama especulação com notícia plantada. Os grandes venderam antes, assustaram os outros com seus colunistas jagunços, e compraram na baixa, fazendo horrores de dinheiro. O valor da ação continua mais alto do que quando Lula assumiu, esse escandalo da folha é manobra político financeira. Vai subir mas isto é pra parasita bilionário e gente inteligente. Quando subir, mentes simples nem vão lembrar, já vão estar envolvidos com a próxima enganação de nossa bilionária elite do atraso.

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    A Folha é assim, coloca quinhentas colunas dos jagunços vendidos pro mercado, quando as mentes simples já sofreram a lavagem cerebral completa e não aguentam mais ler sobre o tema, colocam uma pessoa descente e que entende do tema pra comentar. É sempre o mesmo, com Lula denunciando o genocídio de Gaza foi o mesmo, só no fim colocaram o Pulitzer Glenn, antes foram todos os já bem conhecidos da imprensa marrom.

    Responda
  13. Anete Araujo Guedes

    Troca-se a ganância dos acionistas, que visam apenas os seus lucros, pelo controle e gerência do acionista majoritário, o Estado, que investirá na empresa e industrialização. Fins dos tempos Temer e Bolsonaro, do entreguismo, do liberou geral.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      E volta aos tempos de Cervero e Barusco. Eh isso?

  14. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Perfeito. Obrigado pela explicação.

    Responda
  15. Dalton Matzenbacher Chicon

    Em geral, não consigo concordar com o articulista. Mas a temática e o ponto desta coluna, especificamente, impõe-me concordar sem ressalvas.

    Responda
  16. Paulo Jr

    Argumentar sobre a função desta empresa envolve dose elevada de idiossincrasia, portanto, não cabe julgar esse tema. O frustrante no artigo, foi a falta absoluta de informação sobre o que, ao menos na opinião do autor, deve ser feito com o lucro não distribuído. O histórico da administração da Petrobrás no período anterior ao do Temer, não pode ser esquecido, e exige que explicações detalhadas sejam dadas cada vez que uma proposta de guardar o dinheiro dela seja posta em prática.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Paulo, tu precisa explicação sobre o que foi a lava jato do Moro, duas dicas, Moro está no mais corrupto dos partidos e continua apoiando o monstro das joias e do covid. Se não entender isto, não entende o resto.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acho que não prestou atenção no texto, ele falou sobre isso. Releia.

  17. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Querem raspar o tacho com aquele instrumento de cozinha chamado de "pão duro", que não deixa nada para ser lambido. Vai indo, não dá para fazer mais doce. Parabéns ao articulista.

    Responda
  18. Dagmar Zibas

    Perfeito, Roncaglia. Didático e informativo.

    Responda
  19. Antonio Silva

    Correta a análise, é descabida a pressão dos acionistas minoritários via grande mídia.

    Responda
  20. Vilarino Escobar da Costa

    Corretíssimo! É o que tenho dito , acionista descontente sempre tem a opção de vender suas ações...No capitalismo , o acionista majoritário detém maior poder de gestão e decisão! Quando ocorreu a abertura de capital da Petrobrás, o suposto "mercado" sabia das regras do jogo ! Bom , insatisfeitos podem disponibilizar suas ações para negociação na bolsa...Será que vão?!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      As acoes caem quando o controlador fala besteira. Os especuladores então entram comprando na bacia das almas, e o preço sobe depois que o controlador desmente as besteiras que falou. . So um ingênuo nao percebe isso.

    2. Gilberto Rosa

      Claudio, já ouviste falar de especulação com notícia plantada? Os grandes venderam antes, assustaram os outros e compraram na baixa, fazendo horrores de dinheiro. Dica, o valor continua mais alto do que quando Lula assumiu, vai subir mais, mas isto não é pra nós, é pra malandro bilionário.

    3. Claudio Gomes

      Pq vc acha que as ações caíram? Essa eh boa. As ações caem pois as pessoas começam a vender. Todo o livre comércio eh assim.

  21. Manoel Marcilio Sanches

    Me parece que o problema foi somente a frustração de expectativa dos acionistas que esperavam por algum motivo um gordo dividendo. Não vejo nada de errado além da comunicação mal feita. Penso que distribuir 25% dois lucros é mais que suficiente. Compre ação quem quiser comprar.

    Responda
  22. João A Silva

    A análise do Roncaglia está tecnicamente correta. O grande problema é a mácula que a intervenção estatal deixou na companhia dez anos atrás. A Lava Jato foi uma indecência, mas a corrupção que ela combateu só de um lado também foi. Portanto, fica um pouco difícil acreditar que agora o plano é sério.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      A corrupção é inerente ao sistema. Até em.empresas privadas. obl setor de compras esta sujeito à corrupção. Veja artigo do empresário Ricardo Semler neste jornal de 2014. Em nenhum.governo , desde os miltares. ele conseguiu vender para a Petrobras pq sempre exigiram propinas .

  23. Dionisio DeBarros

    Govs Lula-Dilma investiram R$ Bilhoes para desenvolver o pre-sal, que tem gerado lucro astronomico desde entao. Contudo, a montanha essa dinheiro, foi toda distribuida a especuladores durante desgoverno bosonaro. Uma verdadeira pilhagem O pre-sal so foi desenvolvido pq governos Lula-Dilma nao ouviram a midia que queria Petrobras privatizada e neutralizada. Hoje a mao visivel do governo Lula eh bem vinda para restaurar uma empresa que eh locomotiva do crescimento economico do pais.

    Responda
  24. IVE BRAGIATO

    Estava aguardando ansiosamente uma resposta dessa face ao viralatismo dos demais. É realmente constrangedor o malabarismo retórico para defender interesses de acionista estrangeiro. Só aqui mesmo!

    Responda
  25. Marcos Medeiros

    Uma análise lúcida, no meio a ataques que o presidente Lula, mesmo certo, tem sofrido. Ainda existe sabedoria na FSP.

    Responda
  26. Edemar Afonso Gonçalves

    Brilhante!

    Responda
  27. Alexandre Pereira

    Qual é sua formação mesmo, camarada? Economia? A serviço de uma narrativa, serve para absolutamente nada. Leve seu político favorito para passear, mas sem dourar a pílula.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Rsrsrss. Está latindo para a árvore errada, Ricardo, não tenho politicos de estimação. Não se esqueça de dois saquinhos quando for levar o seu para passear.

    2. Ricardo Knudsen

      O fã do Bozo, tua arrogância impera.

    3. Alexandre Pereira

      Ô meu fã, a modéstia me impede, e não quero inibir a livre manifestação sob a égide da autoridade, vai que você se acanha? No mais, deixo essa opção para suas majestades trespoderistas et caterva, pois adoram isso. Por outro lado, se espera mais de alguém da área econômica que o discurso hiperalinhado com ares de matéria paga. Mas, ainda é um país livre, inclusive para isso.

    4. Ricardo Knudsen

      Fugiu de dizer sua formação, né? Formou-se no curso de fisolofia do Olavo de Carvalho?

    5. Alexandre Pereira

      Senhores, para passar pano no boquirroto atual basta gostar de mortadela e levá-lo para passear, não precisa de formação especial. A “mão pesada do estado” denota uma subserviência ideológica avessa aos ensinamentos mais básicos da academia e é uma vergonha que encontra refúgio somente em mentalidades desvairadas e claques alopradas, como pode ser percebido pelos seus comentários. Bons meninos, sentem e rolem.

    6. Ricardo Knudsen

      Qual o político q vc mais leva para passear? É o Bozo ou o Bananinha? Será o Carlos? Zambeli? Diga aqui, todos estamos curiosos! A propósito, qual de vcs vai na coleira?

    7. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      Aguardando a resposta aos comentários e o LinkedIn do Dr. Alexandre...

    8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A formação do articulista é sabida. Gostaríamos de saber a formação do comentarista Alexandre Pereira.

    9. Dionisio DeBarros

      Roncaglia eh PHD em economia e professor da USP. Se acha que sabes mais, entao se apresente na USP e dispute o cargo com ele. E mais, poderia explicar por que vc acredita que a Petrobras deveria distribuir IOO% de seus lucros com acionistas, e investir zero em projetos de novas jazidas e fontes alternativas de energia?

    10. Edemar Afonso Gonçalves

      Comentário arrogante de um serviçal da plutocracia.

  28. Ronaldo Fernandes

    Artigo perfeito.

    Responda
  29. Sergio Iatchuk

    Até que enfim uma voz sensata e com argumentos sólidos sobre a distribuição de dividendos da Petrobras. Parabéns André.

    Responda
  30. Claudio Gomes

    Quanta bobagem. A empresa tem projetos? O colunista sabe de algum? O colunista, conhecedor de um mínimo de finanças, sabe que caso a empresa não tenha projetos que rendam mais do que seu custo de capital, deve distribuir o excesso de caixa aos acionistas. Estes poderão dispor do dinheiro como quiserem. Faltou dinheiro? Nenhum problema, eh só fazer uma chamada de capital e os dividendos serão reinvestidos. Eh o básico de finanças. Quem não conhece nada, melhor não opinar.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Qta bobajada por cm corrido de letras nas suas repetitivas mensagens. A Petrobrás, ao contrário de todas empresas privadas brasileiras, investe muito em pesquisa e desenvolvimento. Como vc acha que a petrobras descobriu e aprendeu extrair óleo do pré sal? A BR precisa refinar e processar óleo. Precisa investir em energia verde. Precisa investir em tecnologia. Tudo isso requer dinheiro e ficar distribuindo dividendos extraordinários não ajuda! Tenha dó.

    2. Andre Moraes

      E quem disse que os dividendos não foram distribuídos? Entende o significado de extraordinário?; não existe um compromisso de ser distribuído. Dentro de sua lógica, se dependesse de capitalização para investir em exploração de alto risco e sem tecnologia de extração, o pré-sal estaria no fundo mar; a capitalização só veio quando o projeto virou realidade. A Petrobras tem compromisso em investimento em P&D e transição energética de forma responsável e de olho no futuro. Simples.

    3. Claudio Gomes

      Se tem projetos, que os apresente. Que o conselho possa tomar uma decisão quanto ao uso de recursos. Mas não foi isso que aconteceu. Simplesmente o lucro não foi distribuído. Projeto nenhum foi apresentado. Sério que vc acha que o presidente atual entende mais de petróleo do que os outros? O presidente da empresa ficou até constrangido, pois sabe. Dinheiro que sobra deve ser distribuído. Os acionistas, inclusive governo, que apliquem onde acharem melhor. Finanças básicas.

    4. Dionisio DeBarros

      Dizer que uma rempresa como a Petrobras nao tem projetos eh uma falacia. Petrobras tem milhares de projetos, todos colocados em ranking de prioridade. O problema eh quando cai um presidente de paraquedas, que nao entende nada de petroleo, como os que temer-bosonaro colocaram na empresa. Ja chegam com a agenda de extrair o maximo de lucro empresa (atraves da cobranca de precos abusivos dos combustiveis) e engavetar todos os projetos de exploracao e melhoria de eficiencia.

    5. Claudio Gomes

      Nao eh não. Eh professor de economia do desenvolvimento. Nao finanças. Não administração. Nunca trabalhou em uma empresa, muito menos de capital aberto. Se vcs não entenderam o que eu disse acima, não precisam terceirizar a falta de conhecimento para um colunista que pelo visto entende tanto quanto vcs.

    6. Audrey Constant Bruno

      Credo, o Roncaglia é professor e autoridade no assunto, não passe vergonha.

    7. João Gaspar Farias

      Quem não conhece nada, melhor não opinar....

  31. celso silva

    perfeito o artigo!

    Responda
  32. RODRIGO NAFTAL

    O texto merece uma reflexão. O problema são os escândalos de corrupção recentes. O discurso do PT é como se nunca existisse. Os bilhões de Reais roubados fossem ficção da Lava Jato. Não vejo problemas na mudanças de política. Mas foi feito de forma muito abrupta e sem transparência. Parece que o investimento serve mais para acomodar padrinhos políticos e o centrão

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Dionísio, siga o conselho do Rodrigo. Ideologia não compõe um bom argumento. Se tem dúvidas, veja as últimas premiações da empresa que você conhece tão profundamente.

    2. Dionisio DeBarros

      Bilhoes roubados foram os quase R$ 4OO bilhoes distribuidos em forma de dividendos durante os quatro anos de bosonaro. Durante aquele periodo a empresa sucateou suas installacoes e ficou para tras em termos de tecnologia. Comparado com essa montanha de dinheiro, qualquer outra some eh troco de caixa.

    3. Leão Machado Neto

      Concordo e acrescento que esse negócio de mão pesada do Estado quebrou a PDVSA da Venezuela. Devagar com o andor.

  33. João Vergílio

    Grande André! Excelente texto.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Grande André, volte aos estudos. Até o Prates disse que foi um equivoco. Você é o primeiro a defender esta bobagem. Tudo para poupar o seu ídolo Lula

  34. Hernandez Piras

    Em suma, o verdadeiro nó da questão nunca foi a decisão em si, mas o modo amadorístico como a mesma foi adotada. Problema que o colunista chapa branca omitiu, é claro! Se amanhã, a Petrobrás voltar atrás em sua decisão, o colunista estará pronto para defendê-la novamente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mais uma vez difamando o colunista, atribuindo-lhe intenções q revelam mais sobre vc do q sobre ele.

  35. DERLAN TROMBETTA

    É tão cristalino é obvio o que ele está dizendo. Mas os comentaristas de plantão acham que o Deus mercado deve estar só a serviço da voracidade dos ricos!

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      O sr, já vendeu suas ações da Petrobrás?

  36. Hernandez Piras

    O colunista chapa branca (ao extremo!) só não tocou na questão mais importante: que a decisão de não distribuir dividendos foi mal preparada e contradisse a posição da própria Diretoria, que a expusera meses antes, em evento realizado em Nova Iorque. Portanto, a distribuição de dividendos fora já precificada pelo mercado e sua revogação desastrada só poderia gerar o que gerou.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Falta-lhe interpretação de texto, o termo "Caso" não indica conclusão, mas condicionalidade. Vc se ofende pq quer, então me resta ignorar

    2. Ricardo Knudsen

      Código penal Art. Cento e trinta e nove - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. De artigo no Obsevatório de imprensa: " a imprensa chapa-branca, aquela que vive do dinheiro do governo, transferido via publicidade ou benefícios fiscais. O jornalismo que sai daí obviamente não é livre". Quando vc se cansar das acusações ad hominem, tente entender o significado daquilo q escreve.

    3. Hernandez Piras

      Aliás a referência infantil a investimentos que não existem e que eu nunca sequer insinuei demonstram, mais uma vez, sua incapacidade de discutir qualquer questão sem agredir os outros. E faz constantes referências a "difamações" sem sequer compreender do que fala. Pelo visto, para você, salvo no caso de si próprio, "difamar" é sinônimo de "discordar" ou "criticar".

    4. Hernandez Piras

      Knudsen, chamo o colunista de chapa branca porque ele sempre defende o governo por inteiro, sem ressalva nenhuma, como um porta-voz informal. Recomendo que você verifique o Código Penal antes de falar em difamação. Não aplico em ações e você não tinha nenhum motivo para deduzir o contrário. Nem sempre pessoas honestas aplaudem ou criticam o governo por motivos pessoais, como qualquer democrata de verdade deveria saber.

    5. Ricardo Knudsen

      Ele criticou o conteúdo, vc a forma. E criticou de forma difamatória, chamando-o de chapa-branca, sem entrar no mérito dos seus argumentos. Caso vc tenha perdido dinheiro com suas ações da Petro, lamento, mas faz parte do jogo. Quem não tem estofo para risco, deixe seu dinheiro na Poupança.

  37. Samuel Fagundes

    Ainda há luz e pessoas bem informadas e decentes no Brasil. Temos que dar um basta aos mesmos sanguessugas que sempre levam na mão grande as riquezas do Brasil. Essa corja merece é cadeia mesmo....

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Tem razão! Lava-jato neles!

  38. VITOR SANTOS

    Que a boa governança garanta que o montante dos dividendos não distribuídos seja aplicado de maneira honesta, inteligente e voltada para o bem estar da nação. E que a também mão pesada da corrupção fique longe desses recursos.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Bem estar da nação não. Isso eh função do governo. A empresa distribui dividendos, o governo aplica para o bem estar da nação. A função da empresa eh investir em bons projetos. Não tem? Distribui. Mas tem que ser projetos rentáveis para a empresa. Básico.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Boa governança com a esquerda é dificil

    3. GINO AZZOLINI NETO

      Lá vem outro Petrolão.

  39. ADONAY ANTHONY EVANS

    André Roncáglia não dá aqui uma lição ao leitor. Dá uma lição à Imprensa leiga que ousa discutir o que desconhece. Jamais vi a Imprensa tão despreparada, inclusivem em seus monstros sagrados, Como Celso Ming. Tudo o que André falou é o que eu acho, mas não conseguia colocar em palavrás tão cirúrgicas de bisturi. Obrigado André. Seu artigo é um alívio.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Inacreditável. O desconhecimento de finanças básicas eh estarrecedor. A empresa que tem lucro e caixa pode fazer 2 coisas - reinvestir em projetos cujo retorno seja acima do custo de capital, ou distribuir. Se não há projetos - nenhum que o colunista tenha mencionado- então deve distribuir para que o acionistas - o governo - possa investir em outros projetos. Eh simples. Isso está no estatuto da Petrobras inclusive, para evitar brincar com o dinheiro dos outros.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Seu artigo e a intervenção estatal são mais retrógados do que as teorias marxistas. Não é à toa que o Haddad ganhou mais um cargo num conselho de uma estatal. Afinal elas existem para isto, empregar os parias.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Talvez não má fé Galvão, mas inferesse. Vamos pegar Celso Ming a quem respeito muito.. Será que ele não tem uma carteira de ações onde Petrobrás, pelo fabuloso retorno, em grande medida resultado do Pré Sal do Lula 1, gostaria de um resultado maior? Se for o caso, como um dos maiores comentaristas econômicos do País, aonde vai parar sua isenção?

    4. ANTONIO FLAVIO M GALVAO

      Tenho dúvidas que a imprensa seja leiga no assunto. Tendo a interpretar como má fé. Não há isenção nem permitem o contraditório. Lamentável

  40. Cristina Murta

    Perfeito. Como acionista da Petrobras, concordo integralmente com o André. Aliás, foi também para isso que eu votei no Lula. Aqueles dividendos absurdos que pagaram no passado, com o povo pagando a gasolina a 7 reais, não estavam certos. É enriquecer ricos. Vamos dar prioridade ao povo. Parabéns à Petrobras pela decisão e também ao governo.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Ah, ficou 10 pc mais pobre. Deve ter achado ótimo. Dinheiro que pode faltar la na frente para a sua família. Ou vc eh apenas um especulador?

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Se o senhor é tão ético, devolva seus dividendos

  41. Rodrigo Castro

    Tudo muito lindo! Eu só substituiria a "mão pesada" por "mão grande" no caso Brasil, sabemos muito bem o que o PT fez com a empresa num passado muito recente, e que isso beneficiou zero a sociedade (à exceção de alguns empreiteiros e políticos que enriqueceram muito no período).

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Petrolão não morreu.A decência sim.

  42. Lucas -

    Finalmente uma análise sensata vindo da chamada 'grande mídia'. A hegemonia das opiniões expressadas pelos comentaristas e manchetes dos grandes canais sobre esse caso da Petrobras foi muito esclarecedora sobre como a mídia e a elite financeira do país estão alinhadas, com total despreocupação quanto às consequências à população.

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.