Vinícius Torres Freire > O preço da comida e a reação de Lula à queda da popularidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Benassi

    Oh, Grão-Resumidor Vêtêfê, singela crônica do desafio anunciado. Parece-me de grande bom-senso. Como apregoado, não sei se resolverá, porque o cerne da insastifa pode não estar por aí - é até provável que não esteja. E, como nada mais antípoda a mim do que as redes insociaveis, não tenho sugestão alguma. Mas que há ali zica, há. Enfim, pra não ficar sem pitaco, seria educativo atentar pro proveito que a Bozoléia tirará do "nada" das ronião estadunidenses: cabe estudar como ocorre tal milagre.

    Responda
  2. EMANOEL TAVARES COSTA

    Ué, PERY PEDRO pôde comentar o meu comentário, desfilando seu anacronismo neoliberal, e a minha resposta a ela é censurada pelo algoritmo da Folha? Estarão certos os que a denominam de Falha? Esses critérios de avaliação seriam os mesmos da ditadura militar? Ô Folha, mas que coisa, não!?

    Responda
  3. roberta melissa oliveira sales

    As indicações par a STF podem ter pesado nessa avaliação.

    Responda
  4. Joaquim Branco

    Conheço muitos bolsonaristas e evangélicos, penso que o colunista está certo. Para essa gente a realidade não importa muito. Ontem mesmo, presenciei um grupo atribuindo ao Lula a liberação das drogas, pauta que nem foi discutida, mas sim o porte para consumo de maconha que o STF está discutindo. Ou seja, vivem e promovem via redes uma realidade paralela, cujo governo tem muita dificuldade de combater. Ou seja, dito cristãos acreditando e propagando mentiras.

    Responda
  5. alberto carvalho

    Tabela do imposto de renda da pessoa física congelada, fator previdenciário em 2010, 2015, 2019 e falsas promessas fazem o governo perceber que o voto do insatisfeito é necessário. Afinal de que adianta ser lula se tudo continua igual?!

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Ele que chame o Sarney, convoca as mulheres do Brasil e monta uma Tropa de Choque do Lula nos Supermercados, acho que vai lotar uma Kombi.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Bernabé, recebes para escrever essas besteiras? Ganhas bem?

    2. José Fernando Marques

      Bernabé, recebes para escrever essas besteiras? Ganhas bem?

  7. José Augusto Bernabé

    Ah! Café com pinga no copo americano com pão com manteiga também é alimento e isso basta para os petistas.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      Para de escrever tolices. Faça comentários que sejam pertinentes.

  8. José Augusto Bernabé

    Ora ora, a defumada da ceratti também é alimento e o sanduba do Mercadão de sp é imbatível, custa só uns quarenta contos.

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Ora ora, mortadela também é alimento e o sanduba do Mercadão de sp é imbatível, custa só uns quarenta contos.

    Responda
  10. Helmut Neubauer

    Que tal corrigir a tabela do Imposto de Renda conforme promessas não cumpridas?

    Responda
  11. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Ex-detento, ex-popular e logo logo se Zeus quiser, ex-presidente.

    Responda
  12. EMANOEL TAVARES COSTA

    É a taxa básica de juros excessivamente alta que provoca efeitos deletérios em toda a economia. Enquanto privilegiarmos o capital financeiro e rentista, amargaremos voos de galinha. As medidas em gestação até podem surtir algum efeito, mas o nó górdio da questão permanecerá incólume.

    Responda
    1. EMANOEL TAVARES COSTA

      A doença, Pery Pedro, é o tal mercado financeiro, a financeirização da economia, a substituição da produção de bens e serviços pelo valor de mercado ditado por apostas de venda e compra, de geração de títulos e derivativos, essa balbúrdia criada nos últimos anos e agravada de 2008 para cá. Essa é a doença. A taxa básica de juros não é sintoma, é remédio, e quando excessivo o remédio, a doença se agrava. E a doença chama-se rentismo.

    2. Pery Pedro

      A taxa básica de juros é o sintoma, não a doença. A doença que a gera, normalmente, é a irresponsabilidade fiscal que, em algum momento deixou de ser matemática e virou uma pauta ideológica, como identidade de gênero e direito ao aborto. Você pode ter número recorde de ministérios, trocar o avião, gastar um bilhao em viagens seguno a UOL, aquela neoliberal, fazer o PAC e pagar os precatórios sem que a justiça o obrigue - conforme denunciado pelo Ciro. Mas não dá pra gastar e querer juros baixos.

  13. Hipolito Lima do Carmo

    O dia que algum se humano estiver contente plenamente não é mas ser humano reclamam de tudo emprego tem muito o problema e salario baixo demas perdemos até pra o Paraguai

    Responda
  14. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada pagando comida com preço inflacionado... Que pena, petezada! Já tentaram fazer o L?

    Responda
  15. marco martins

    O grande problema é que o Lula como sempre prometeu mais do que podia cumprir na campanha. Agora a conta tá chegando na sua popularidade. Ele não tem mais a mesma energia do início dos anos 2.000 , não tem mais a mesma influência no congresso e o País mudou muito. As dificuldades tendem a aumentar daqui pra frente.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Dilma três vai mal.

  16. marco martins

    Tá na hora de começar governar e esquecer o governo anterior. Só isso.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Discordo. Temos que manter a rejeição do Bolso viva. Como disse a Manuela, a que nunca mais foi à missa, ganhamos do Genocida que matou centenas me milhares por uma margem mínima. Se não tivermos um outro concorrente

  17. Paulo Jr

    Ontem assisti um programa na CNN que gastou mais de meia hora com esse tema. A análise foi parecida com a do artigo. As pessoas estão preocupadas (com toda razão) com sua segurança pessoal, e com sua saúde. Felizmente estamos bem no emprego e a economia tem se mostrado resiliente aos arroubos dogmáticos das lideranças políticas, de modo que o nível de emprego siga forte. Tomara que deixem o Haddad e o Campos neto fazerem seu trabalho para que ao menos na economia não tenhamos problemas maiores.

    Responda
  18. Laudgilson Fernandes

    O problema maior não está no arroz e feijão, estes rendem bastante no prato. O maior é comprar um quilo de coxa com sobre-coxa por seis reais e um quilo de xuxu por oito. nenhum lugar do mundo um quilo de proteina animal ficaria mais em conta que um quilo de xuxu ou batata. Xuxu, batata, cenoura rende pouco e faz falta á mesa. Couve, cebolina, cheiro verde, alface a tres reais, doi. E como resolver? Vamos conversar com a natureza? Aquecimento global? chuva e sol sem hora marcada é fogo.

    Responda
  19. Charles Moreira Cunha

    Não se faz política eficiente com marketing! Marketing disfarça a política, sobretudo qdo não se faz bia política! Como dizia a Conceição Tavares " ninguém come PIB!"...e preço alto sobretudo se origina de aumento de lucro praticado por empresários! E ainda, para os pobres o alto custo dd vids não se resolve com ínfimos aumentos do salário mínimo, distribuição de renda mínima, etc...continua a maqueagem barata! É o limite que essas mentes conseguem fazer! Difícil são os primeiros 1000 anos.

    Responda
  20. Pery Pedro

    O VTF insiste nessa bobagem de que foi o aumento dos preços dos alimentos que pioraram os índices do governo. Por que será que ele perdeu popularidade? Foram as Fake News? A seca que aumentou os alimentos? As explosões solares? Talvez, só talvez, seja pelo mesmo motivo que a Dilma foi embora com piores avaliações da histório: este governo é ruim. Passou o ano passado executando a prioridade, que é mudar a biografia de corrupto preso com amplas provas para perseguido político. Com meu dinheiro.

    Responda
  21. Marcos Benassi

    [ô sençura, hora e meia não é suficiente para liberar um comentário? A dona Rebeca jurava que não faltava pessoal, hein? Vê-se.]

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Demoram horas! É um serviço ineficaz, meio aleatório e bastante preguiçoso. O padrão Folha da atualidade.

  22. Marcelo Fernandes

    Lula ainda vive na década de 80. Se a esquerda não sintonizar a realidade do século XXI, feita de bolhas informacionais, zaps e tiktoks, nada vai salvar Lula III do fiasco.

    Responda
  23. Joabe Souza

    Que falta faz o Jânio de Freitas…

    Responda
  24. José Cardoso

    É só uma fase ruim. Mas pode piorar.

    Responda
  25. Graça Almeida

    É isso o preço dos alimentos estabilizaram num patamar alto nao adianta falar em queda. Ficará pior. Os salários de aposentados e pensionistas não são corrigidos nem pela inflação, enquanto categorias do setor público recebem reajustes como se na ativa estivessem. Agora vem o IR sem correção da tabela e rico pagando menos que classe média, média baixa e pobre. País das injustiças e num governo de 'esquerda' fica mais injusto ainda.

    Responda
  26. Gregorio Amarante

    Talvez agora ele se recolha à sua insignificância e trate de assuntos domésticos, que não são poucos, ao invés de fazer o povo brasileiro passar vergonha com sua enferrujada opinião geopolítica. Querer o que de um homem desconectado do seu tempo? Tirando as viúvas de Fidel, a nova esquerda mundial não pensa como Lula, o atrito com Boric é um exemplo.

    Responda
  27. antonio brito

    Um ministério medíocre enorme que não entrega nada. Desde que assumiu sabia que os alimentos tinham subido o50%. O que fizeram ? Nada. Viagem para todos os lados. Na segurança? Tráfico solto. Educação? Só confusão e um anexo do ITa no torrão Natal do ministro. Um projeto de creche para todos ou de vigilância das fronteiras. Coisas práticas e menos conversa.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      Os maiores saldos comerciais da história são o resultado do trabalho e das viagens do Lula. Quanto aos preços, o que vem impactando são os hortifrutis que dispararam por causa do clima.

  28. Gregorio Amarante

    Petistas estão bem tristes, achavam que depois do desgoverno do Bolsonaro estariam nestas alturas do mandato de Lula nadando de braçadas, esfregando na cara de quem duvidou, um presidente nos braços do povo com a popularidade nas alturas. Me lembra os memes de expectativa x realidade. Difícil não rir.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Bolsonaristas e malafistas estão tristes porque o Brasil está melhorando, torcem contra si, pelos bilionários. Olha o que sobrou pra lacompanhar o Vinícius.

  29. Mauricio Dias

    A Falha de São Paulo tá mais reacionária a cada banana que engole.

    Responda
  30. Mauricio Dias

    Como alguém ainda pode esperar se livrar da sujeira, bem maior do que a casca de uma banana, espalhada pelo governo anterior? Ainda tem muito trabalho de limpeza a ser feito.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Logo estamos em 25 e voce ainda atolado na lama do governo anterior. O que o Lule e os 37 ladr. ministérios estão fazendo para reduzir a carga tributaria, o peso do estado e melhorar a infraestrutura logística? Isso também influencia nos preços nos alimentos.

  31. FRANCISCO CAVALCANTE FIHO

    Com relação à Lula, o comentarista sempre foi agourento. Torce sempre pelo pior. Mas, e daí? Se errar nas previsões tudo bem. Não deve explicações, muito menos pede desculpas pelo erro a ninguém. Sinto vergonha alheia!

    Responda
  32. Mauricio Dias

    O analista parece ter perdido a memória recente.

    Responda
  33. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Sempre cabe um imposto ou uma taxaçãozinha pra piorar …

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Esse sim pensa como bilionário quer, defende não taxaçâo dos bilionários, como o banqueiro dono da Folha ensina. Bom é aumentar nossa gasolina pra encher o bolso de rentistas.

  34. Vilson Buss

    O turista esqueceu da economia real , maltrata o agro que põe comida na mesa do brasileiro, quer colher o que?!!

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Excelente comentário Angela! É nos países atrasados onde o "agro" puxa a economia. Qual a participação do Agribusiness no PIB dos EUA? 2%.

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Poe comida porque a cidade cria tecnologia na Embrapa e Universidades para eles não terem mais que puxar o arado. E a cidade da o imposto pro subsídio sem o qual não trocam a Ranger todo ano e estariam numa Pampa 91 até hoje.

    3. Nelson de Paula

      Esta é para se sentir refém do agro, que em contrapartida põe o dinheiro do brasileiro no bolso.

  35. mauricio silva

    Como é difícil ver o obvio, essa queda na popularidade se dá pelo simples motivo de milhares de pastores Brasil afora, comandados por alguns "bispos" das igrejas evangélicos, usarem a religiao politicamente, casa um com seu interesse próprio, que se juntou a extrema direita! Essa lavagem é feita o tempo todo... Lula tem que ser astuto e saber lidar com essa gente! Passou de 46 pra 61%" a rejeicao entre evangélicos...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Certo, mas não esqueça os pastores jagunços colunistas da bilionária grande imprensa, sempre pregando paras as mentes simples, que estão a espera de um novo Aécio, Temer ou Guedes pra chamar de mito.

  36. José Roberto Pereira

    Continuo lendo artigos na esperança de alguém correlacionar o desmatamento recorde dos últimos anos do Maníaco da Motosserra e seus OgroBoys com a fúria do El Niño, mas não, bora culpar o Lula dengoso pelo apocalipse. Ele é feito pra apanhar. Ele é bom de cuspir.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Claro, a culpa jamais é do seu ídolo. Autocrítica não existe para vocês.

  37. Gilberto Rosa

    Como o colunista de bilionário errou vergonhosamente todas as previsões pessimistas do ano passado, todas vergonhosamente, largou essa vida, agora só escreve sobre a pesquisa, já é a terceira coluna sobre o mesmo tema. Coitado, chega a dar pena, como a economia tá indo muito bem, obrigado, só sobra isto pra falar.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tem gente que se preocupa mais com a popularidad do Lula do que com a economia que lhe afeta, pensa como bilionários querem.

    2. Gregorio Amarante

      E a popularidade vai bem tambem?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.