Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Jr

    No século XIX, o mais avançado sistema de comunicação a distância, eram as mensagens de tambor de diversas tribos africanas (dezenas de vezes mais rápidos que os cavalos carregando textos escritos), mas o pensamento imperialista olhava para isso como uma manifestação exótica da falta de um sistema similar ao seu. De um modo geral, depois da descoberta da ciência moderna por filósofos europeus (Galileu, Francis Bacon, Descartes, etc.) a Europa deslanchou com uma tecnologia (continua na resposta)

    Responda
    1. Paulo Jr

      tecnologia superior no que concerne aos meios de navegação, armamentos e produção de maquinas capazes de usar energia fóssil, entre outras coisas. A dominação gerava riqueza, e isso foi um forte incentivo para que a visão colonialista crescesse entre europeus capazes de propagar suas ideias. Acho que não tem exatamente vilão e herói nessa história, mas bonito não foi não.

  2. Albert Niches

    Hegel (1770-1831).

    Responda
  3. Albert Niches

    Hegel escrevendo em 1937 (?), sendo que faleceu em 1831.

    Responda
  4. Paulo César de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe Costa Lima

      Tal comentário absolutamente ignorante e racista já foi denunciado

    2. Albert Niches

      Hegel faleceu em 1831.

    3. Andy Souza

      Paulo César, de onde você tirou essa informação de que os povos da África subsaariana não tinham cultura? Por gentileza defina o que é cultura... A língua escrita era conhecida por parte dos povos que compõem a África subsaariana, existe em várias pesquisas culturais dos povos africanos, uma verdadeira riqueza de sistemas gráficos de signos e símbolos de diversas naturezas.

    4. ROBSON MENDON A PEREIRA

      Alta cultura e baixa cultura?!? Termos superados pela antropologia cultural a tempos. Já ouviu falar em diversidade? É com esses argumentos que se justificou os horrores e brutalidades cometidos pelos europeus na África e na Ásia.

    5. Paulo César de Oliveira

      Nem registro de acontecimentos históricos.