Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jaqueline Orda

    Pelo direito de comprar maconha legalizada, sabendo a procedência e pagando os devidos impostos ao Estado, e não ao narcotráfico

    Responda
  2. FRANCISCO FARIAS

    A quem interessa a criminalização fracassada no mundo inteiro? Aos traficantes, aos evangélicos e políticos ligados ao narcotráfico! Elementar...

    Responda
  3. Josue Oliveira

    Esses senadores e deputados querem é "causar". A maioria tem filhos e amigos que usam. Ou seja, hipocrisia, "nós somos santos, gente de bem, conservadores do ruim"...

    Responda
  4. José Fernando Marques

    Viva o uso responsável, informado e adulto da maconha.

    Responda
  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    É difícil porém dessa vez, concordo integralmente com o exposto no editorial !

    Responda
  6. Jorge PAULISTANO

    Todo usuário tem sangue de inocente nas mãos, milhares morrem para que a droguinha chegue na mão no playboy, milhares são escravizados para cultivar a droguinha do Exmo. Não joguem a responsabilidade de suas decisões pessoais para toda Sociedade, a absoluta maioria detesta drogas e quem as utiliza

    Responda
    1. José Fernando Marques

      É justamente para que o usuário não tenha "sangue nas mãos" que é preciso liberar gradualmente o uso de drogas, a começar pelo da maconha.

  7. Rafael Theodoro Silva

    Só vai piorar a situação.

    Responda
  8. Marcelo Ribeiro

    Essa tal PEC antidrogas é estarrecedora, uma descarada patranha feita sob medida para perpetuar a corrupção, e justificar a matança de jovens, especialmente negros que moram nas periferias.

    Responda
  9. Telma Saraiva

    Quando esse pessoal retrógrado vai aprender que usuário de drogas precisa de tratamento, não de prisão???

    Responda
  10. PAULO ROBERTO HASSE

    Ministros do STF sem voto popular não tem que decidir nada sobre este assunto , isto é matéria para o a legislativo , único lugar onde as Leis são discutidas e aprovadas , pelo menos segundo a Constituição em vigor e sem reinterpretação criativa e oportuna .

    Responda
  11. PAULO ROBERTO HASSE

    Por que os viciados não largam o vício ? Por que começam com drogas que sabem ser devastadoras para a saúde ? A maioria da população não é viciada , a minoria viciada é aliciada por traficantes . Tem que aumentar o controle e não render-se a esta minoria viciada e seus fornecedores . E que a justiça não solte rapidamente aqueles que são presos pela Polícia .

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Aumentar o controle é aumentar a repressão, e essa prática já se revelou um fracasso.

    2. Daniel Liaz

      A maioria não é viciada? De onde tira esse dado amigo? Há pesquisas que mostram que a maioria da população tem algum tipo de dependência de alguma droga (incluindo aí álcool e outras legais como Rivotril).

    3. CAROLINA Peletier

      Consumo de drogas sempre existiu e sempre irá existir. A proibição favorece a muitos e não é o povo. Regulamentar é o melhor caminho. Não será isso q fará aumentar o consumo, pelo contrário pode realmente reduzir os danos q as diversas drogas podem provocar.

  12. CAROLINA Peletier

    Enquanto hipocrisia imperar não sairemos do lugar só estamos fortalecendo, ainda mais, toda bandidagem q precisa dessas proibições. Prova da hipocrisia é o j0rnal c3nsurar a opinião q devemos regularizar desde j0 g0s, dr0 gas e put e1r0s.

    Responda
  13. mauricio silva

    Cirurgico esse editorial! Que os senadores e deputados o leiam! Só fico imaginando se esses congressistaa atuais fossem Constituintes! Estariamos de volta a idade media!

    Responda
  14. Anderson Aparecido Candido

    O que esperar de um país atrasado cujo povo ignorante vota em políticos conservadores. Melhor é sonhar que um dia as pessoas aprendam em quem votar para termos um Legislativo mais progressista e não esse que está aí dominado por fariseus, corruptos e falsos moralistas.

    Responda
  15. Anderson Aparecido Candido

    O que esperar de um país atrasado cujo povo ignorante vota em políticos conservadores. Melhor é sonhar que um dia as pessoas aprendam em quem votar para termos um Legislativo mais progressista e não esse que está aí dominado por fariseus, corruptos e falsos moralistas.

    Responda
  16. José Augusto Bernabé

    O que a Folha pensa não é o que a grande maioria do Brasil pensa, legalização das Drogas só interessa ao Crime Organizado, como a legalização do Jogo, da Prostituição e outras prostituiçøes que existem por aí, tudo gerando bilhões de reais ao Crime e aos políticos que ele sustenta.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      O Brasil todo pensa como o Barna. O detalhe é que se trata apenas do Brasil da cabeça do Barna.

    2. Marcelo Ribeiro

      Barnabé o que a Folha pensa pode não ser o que o Brasil, mas não pense que o Brasil pensa como vc pensa, já pensou nisso? O seu raciocínio é exatamente o oposto da realidade, é a tal guerra às drogas que favorece a corrupção e a carnificina nas periferias. Você tem o mesmo pensamento em relação ao álcool e ao tabaco?

  17. Marcos Gandelsman

    Na minha opinião a questão principal quanto à descriminalização da maconha é quem ganha muito dinheiro com o tráfico e certamente não são os jovens pobres e negros que são presos.

    Responda
  18. EDUARDO DE CARVALHO

    A folha deveria ler seus próprios colunista. Conrado Hübner já esclareceu que a ideia do STF ser só legislador negativo já passou. A separação de poderes idealizada pela imprensa continua a mesma de 200 anos atrás. Ela mudou pós segunda guerra. Toda e qualquer lei pode ser interpretada frente à Constituição e adequada à ela. Quem tem tal competência é o STF. .

    Responda
  19. José Freitas

    A desnecessaria complexidade da "Lei das Drogas" parece ter sido proposital para dificultar sua aplicação ou gerar oportunidades de "negociação" entre os infratores e as "autoridades públicas". Definir um "quantum" de porte que não seria considerado crime como quer o STF é de uma imbecilidade constrangedora por incidir no mesmo erro da Lei. A Lei tem quer igual para todos, ricos e pobres, brancos ou negros, hetero ou homossexuais. O que poderia variar seria a penalidade aplicavel a cada caso.

    Responda
    1. José Freitas

      As penalidades da Lei aplicaveis aos traficantes, independente da quantidade e de serem eles próprios tambem consumidores, deveriam ser suficientemente graves para desestimular o CRIME. Cadeia para os traficantes - aqueles que fazem da atividade um "meio de vida" - e tratamento obrigatório pelo Estado (para os pobres) e pela familia(para os ricos) considerados apenas como "consumidores" deveriam fazer parte de uma nova Lei, mais simples e facilmente aplicável.

  20. Daniel Barbosa

    Ufa! Um pouco de raciocínio lógico nesse debate! Editorial coerente com o liberalismo da folha. Vcs podiam fazer um workshop com os retrógrados do PL para lhes ensinar o que é liberalismo.

    Responda
  21. PEDRO Rezende

    Seria a Cracolândia uma nova Amisterdan! Questão complicada de resolver.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Já viu algo parecido em Amsterdã?

    2. Daniel Barbosa

      Nada a ver. Visão deturpada.

  22. Adelmor Gheler

    Muito difícil, senão impossível, avançar nessa seara, diante de uma mentalidade messiânica, velha e bolorenta que domina o CN, especialmente o Senado. Quanta tristeza!

    Responda
  23. Jefferson Soffer

    Todo desvio de conduta pode se encaixar facilmente em questão de saúde pública. Liberar o tráfico, uso, etc. vai esvaziar as penitenciárias e estressar ainda mais o já estressado SUS. Se a questão for somente porque se prendem, em sua maioria, homens, jovens, negros e pobres, então libera-se também o porte/posse de armas que também tem em sua maioria enclausurados homens, jovens, negros e pobres por tal motivo.

    Responda
    1. José Freitas

      O tráfico de drogas, para ser combatido, precisa ser consIderado crime, independente do "quantum" encontrado em posse ou sob responsabilidade do infrator. Tráfico é uma atividade comercial ilegal (meio de vida) que precisa ser reprimida com rigor por uma questão de segurança e de saúde pública. O consumo de drogas, independente da classe social do viciado, precisa ser tratado com a internação compulsoria pelo Estado (para os pobres) ou pela familia (para os ricos),

    2. Jefferson Soffer

      Quando uma pessoa ataca o seu argumento, já não é argumento. Quando se perde a razão só lhe resta o ataque. Mostre os seus dados, caro Daniel.

    3. Daniel Barbosa

      Argumentos falsos: mistura dois casos completamente diferentes. Melhorar e investir mais no SUS não interessa, não é, cidadão?

  24. Samuel Fagundes

    Para acabar com a corrupção nas policias e no judiciário, e diminuir a violência que a sociedade sofre relacionada ao tráfico a única solução é a descriminalização das drogas, e quanto mais rápido, melhor.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Ah, esqueci de falar tambem da corrupção das drogas no nosso sistema político. Muitos dos que não querem descriminalizar provavelmente servem a interesses de traficantes

    2. Samuel Fagundes

      Ah, esqueci de falar tambem da corrupção das drogas no nosso sistema político. Muitos dos que não querem descriminalizar provavelmente servem a interesses de traficantes

  25. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    É muita hipocrisia. Isso sim. A toda hora temos notícias de políticos , e seus próximos, envolvido em alguma confusão de entorpecentes. Seja transportando, seja guarda, seja uso. E tem casos que nem viram notícia. Só que eles nunca são punidos. Este é preço que pagamos por eleger um congresso BBB.

    Responda
  26. Dario Lima

    Razoável é uma palavra desconhecida pela grande parte dos "parlamentares" desse congresso. Muitas vezes são coniventes, tio da virgem da goiabeira, e lucram com a proibição total do tráfico e consumo, quanto mais escasso o produto, mais caro, regra simples e eterna.

    Responda
  27. Dario Lima

    Congresso composto por bolsonaristas milicos crentes não produz nada digno de ser denominado civilizado.

    Responda
  28. José Bernardo

    Seria um editorial perfeito, não fosse a crítica, indefectível aqui, ao "ativismo" do STF; este é claramente instado a agir no vácuo da omissão do legislativo, que se mostra duplamente reacionário: só reage, e com retrocesso.

    Responda
  29. Marcelo Magalhães

    Acho que virão alguns jabutis do tipo, se for mais do que 400 Kg não é tráfico, para livrar o helicóptero do ex senador Perrella, do partido Solidariedade, com a carga atribuída ao aspirante deputado Aécio Neves, do PSDB. .

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Deveras picarescos os comentários: ...aspirante deputado...tio da tia virgem da goiabeira.... Congratulações!

    2. Dario Lima

      Exatamente, não é tráfico, isso é coisa de pobre, o tio da tia virgem da goiabeira, é atacadista de drogas, protegido pelo bolsonarismo e o deus deles

  30. Ana Maria Gonçalves

    Foi um avanço em de tratando de Folha esse editorial. O fato é que quem deve assessorar esses parlamentares, que são os juristas da área ( veja o dr Luiz Carlos valois) não são consultados. Ou seja, parlamentares não levam a sério o problema e acham que traduzem o que pensa e vive a sociedade.

    Responda
  31. Luiz Antonio Sypriano

    Pelo fim imediato do Senado, que presta um desserviço à Nação brasileira; é um custo desnecessário,, que poderia reverter na saúde e educação pública.

    Responda
  32. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Estamos no caminho do evangelistao agrário, mistura de ignorância, grosseria e picaretagem pastoral. Nos EUA são os conservadores que querem a liberação e aqui o pessoal do bbb (biblia, bala, boi) quer fazer 5g tráfico.

    Responda
    1. Dario Lima

      Proíbem para ganhar mais dinheiro, o dízimo não é o suficiente.

  33. tulio viana

    Esses senadores medievais, que só pensam no patrimônio eleitoreiro, querem jogar de vez o país no obscurantismo e na contramão da história. É triste ver tudo isso, essa escuridão. Uma tristeza ver essas igrejas evangélicas crescendo e fomentando atraso, a massa caminha como os ratos da flauta de Os, rumo ao abismo.

    Responda
  34. Misael Bolzon de Bitencourt

    A desculpa sempre vai ser proteger o jovem negro que é preso injustamente, acho um erro liberar as drogas como se isso resolvesse o problema

    Responda
  35. Marcos Serra

    Quanta ignorância e ideologia barata nesse fraquíssimo editorial. A legalização só faz, a exemplo do já ocorrido em outros países, aumentar o consumo, as terríveis consequências nas famílias e a violência entre os traficantes dado o aumento no tráfico. Tanto é assim que grande parte dos países/estados que adotaram essa aberração voltaram atrás nessa decisão. Em inúmeros outros o tema está sendo discutido e, provavelmente, acabará com a legalização. Para que termos que sofrer o mesmo processo?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      De tempos em tempos Serrote sai das catacumbas e reaparece para caluniar o jornal que assina. Rs

  36. Marcos Araujo

    A ignorância histórica somada a oportunismo político gera essas distorções. Repetem o mesmo erro indefinidamente achando que desta vez vai dar certo

    Responda
  37. MARIO RAMIRO

    Mas não são facções, chamadas agora de bancadas, que estão à frente do retrocesso?

    Responda
  38. valdir de macedo

    Querem contribuir com o crime organizado endurecendo a penas do crime de porte de drogas e acabando com as saidinhas. Cadeia cheia e opressão é o q o crime precisa.

    Responda
  39. Almir Alves

    Parabéns aos eleitores, conseguiram eleger reacionários para legisladores., todos pessoas de bens!!!

    Responda