Poder > Veto de Lula sobre golpe de 64 provoca mal-estar entre Múcio e ex-presidente do PT Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os militares, de maneira indevida, provocativa, numa demonstração de força e poder, sempre comemoraram o golpe de 64 como um grande feito, como vencedores de uma revolução. Como proibir agora uma manifestação que reavivará a memória do ocorreu naqueles tempos sombrios e sangrentos, após nos livrarmos de um governo militarizado e de, por um triz, termos nos livrado de mais um regime ditatorial?
É absurdo comemorar 31 de março de 64, sob o viés da dita "revolução", como fez o governo antecessor, mas vetar eventos de caráter crÃtico aos militares, ai já passa dos limites. O Brasil foi mergulhado numa ditadura sim e isso precisa ser lembrado sempre, para que não mais aconteça. Por pouco, o 8 de janeiro de 2022 não repetiu março de 64. Lembrando Marx, não seria uma farsa e sim uma tragédia. O ministro Múcio e demais generais, fiquem com a parte que lhes cabe: cuidem da soberania do paÃs.
O Rui falou sabedorias: O Ministro representa os militares no governo, mas o teor constitucional pede que ele represente o governo perante os militares.
Acho que o ministro é o chefe das forças armadas. Esse negocio de representar não entendi.
Devemos debater o posicionamento de Lula frente à história do autoritarismo no Brasil. Se Lula esta ápto a defender a Democracia deve defender que a história seja contada por quem foi atingido pela ditadura militar. Ocultar não é pacificar.
Eu quero crer que precisamos refletir sobre honestidade intelectual para todos e para isto todos nós merecemos uma educação plena e libertadora que tem o direito de defender o debate histórico de forma convicta e equilibrada.
Waldir. Impor silêncio ao Ministro dos Direitos Humanos. O argumento de evitar rusgas reflete uma governança vulnerável ao significado do militarismo e por se perceber frágil foge do debate. O que me assusta é este poder das instituições das forças armadas sobre a governança federal.
Waldir. Impor silêncio ao Ministro dos Direitos Humanos. O argumento de evitar rusgas reflete uma governança vulnerável ao significado do militarismo e por se perceber foge do debate. O que me assusta é este poder das instituições das forças armadas sobre a governança federal.
Mas o Lula não está ocultando. Está simplesmente segurando para evitar mais rusgas entre os que querem aparecer. Ele não proibiu ninguém de contar e muito menos mandou apagar isso dos livros de história. Agora o pessoal que não sai na mÃdia por não fazer nada, quer aproveitar o momento para ter os holofotes em cima de si. O Brasil tem que seguir em frente.
Para manter a paz é preciso flexibilizar o ódio. Lembranças dos agressores x Lembranças dos agredidos só mantém o ódio de um pelo outro. O Rui está certo, mas é uma prática vista na Alemanha, por exemplo, onde é proibido falar sobre o OLokausto nas escolas.
Comissão da narrativa, não da verdade.
Rui Falcão nunca quis admitir que Lula sempre usou a esquerda do PT feito "camisinha". Razão pela qual, o PT é de fato uma "direita social-liberal". Brizola, que vinha de longe. conheceu o "novo sindicalista" que surgira das greves no ABC. Após conversar muito, Brizola resumiu Lula em duas frases antológicas: "O PT é a UDN de macacão" e "O PT é como uma galinha, que cacareja para a esquerda, mas põem os ovos para a direita". Com os militares Lula sempre bebeu cerveja e comeu picanha. Mais nada!
O Brizola soube perceber o que sempre achei, ou seja, parece ser de esquerda mas não é. Um democrata cristão verdadeiro, defensor de nossa soberania, admitindo quase tudo do liberalismo e cuidando da segurança do sistema ao aplacar o sofrimento dos pobres e miseráveis. Sendo ou não sendo, o cara tem nos provado ser o maior estadista que tivemos até hoje.
A folha não tem a minima moral pra falar do golpe de 1964, porque apoiou , deu logistica e depois negou, dizendo tratar-se de uma ditabranda. Este jornal deveria fazer uma auto critica antes de cobra-la de Lula e do PT, afinal esteve vergonhosa e descaradamente do lado errado da história .
Péssima decisão do Lula de proibir eventos crÃticos ao golpe militar e péssima escolha para ministro da Defesa. Chega de lamber as botas dos milicos!
"Lula nunca foi de esquerda; Lula é um 'bon vivant'". (General Golbery do Couto e Silva, apelidado de "Bruxo" e "Feiticeiro")
Rui Falcão foi direto e claro. Só disse a verdade diante do focinho do ministro Zé Múcio.
T h i e f.
FSP que tal deixar um pouco, um pouco, essa polarização de lado e investigar in loco, com dois ou tres jornalistas os crimes da Ilha de Marajo ? Quem fala verdade, os fatos, etc. Descondenado conseguiu andar e dar beijinho, no Xuxu e Tebet (ambos chamaram ele de lider de facção criminosa) e nesse momento não quer jogar gasolina na fogueira. Simples assim.
Ainda bem que no PT tem gente como o Rui Falcão.
Temos de lembrar é de nunca mais deixar que se repita.
Isso tudo é culpa da "tal " anistia . Os golpistas e torturadores de 64 , nunca foram punidos com devido rigor .
Sou idosinha, e portanto, me recordo dos tempos tenebrosos. Foi a oposição quem pediu: Anistia ampla, geral e irrestrita. Nas manifestações, sempre pedindo anistia.E a anistia abrangeu a todos: quem merecia, quem não merecia. Infelizmente!
O que mais me arrependo na vida é ter participado de tudo isso que não deu em nada. Hoje, todos na festa de José Dirceu. E os tolos perderam suas vidas por nada.
Correto. Não a o que comemorar.
Se é pra falar de 64, também temos que falar de 30, 37 no Governo Getúlio, e porque não de 1889, cuja República foi realizada através de um golpe militar. Tem mais, é só procurar.
Este assunto não cabe discussão, depor um presidente, fechar o congresso, censura, sequestro e tortura, isso é ditadura em qqr lugar, seja ela de esquerda ou direita, agora querer chamar de revolução é demais, os militares deveriam, por conveniência, dar uma sumida, Pazuello e outros tantos que participaram do desgoverno Bolsonaro queimaram não foi o filme não, queimaram a máquina com fotógrafo e tudo.
Sabem com que parece a grande mÃdia jornalistÃca nacional: Estadão à frente e a Folha a reboque? Muito simples, parece com o "abanador de tição" na churrasqueira, força, força mas, o que consegue são apenas algumas labaredas e fagulhas que se lançam ao espaço, sem consequências. Fala a um grupo de "lobos envelhecidos" da polÃtica, aos velhos sócios do Clube Militar e, ao empresariado pré-falido do tubaronato nacional e a tantos outros milhões de cidadãos usados como massa de manobra.
Tubaronato? Vc por acaso é o Ciro Gomes?
Podcast Medo e DelÃrio em BrasÃlia. Episódio dias 432 a 436. Resume de maneira tragicômica esta questão. Sou leitor e ouvinte, e não ganho nenhum centavo com este comentário.
Os militares que impediram o golpe estão cansados desta turma do Bolsonaro, gente da mais baixa classe, que se aliou a membro que fora expulso do exército por indisciplina, um bando que deverá ser preso por tentativa de golpe.
Mal estar? Chá de bordo. A Folha, como sempre, criando flatulências.
Nem há o que discutir. Cada um pense o que quiser, eh livre. Mas nesses anos todos de pacificação democrática não se conseguiu reverter a anistia. Não seria agora o momento, tão recente ainda o golpe liberal e a tentativa de golpe militar. Voltaremos ao assunto posteriormente. Agora eh obedecer nosso comandante estadista. Ponto.
Atos alusivos ao golpe militar de 64 que matou, torturou, corrompeu, ... Será que em uma democracia que tenta preservar igualdade de direitos, não discriminação em todos os sentidos incluindo pessoas e considerando o seu conteúdo e não suas preferências ideológicas, Priorizar o progresso social, econômico e tecnológico, não dar anistia a criminosos que desrespeitam a constituição, ... E AINDA TEM PESSOAS QUE QUEREM COMEMORAR O GOLPE DE 64
Direito alusivos de c
T h i e f Falcão.
As atividades no ar condicionado servem apenas para cutucar com cara curta, e discurso inconsequente , e por isso e assim a República vem de golpe em golpe desde a fundação, atacada vilipendiada por interesses o inconfessos . Se de fato querem reparar o que aconteceu no golpe civil militar, e os outros tantos e mais os que virão , é educar o povo e fazer bandeira e discurso de campanha polÃtica para excomungar os responsáveis por rasgaram constituição de tempos em tempos..
O Nosso Grande Presidente Lula sabe tratar com essa gentinha, ele sabe o que faz. Se proibiu ou se vetou é coisa dele e é para o bem de todos. Essa gente só é valente com o porrete na mão. Tira o porrete falam fininho como o Pazuzu na frente da pasta da saúde. Vergonha. Viva o Lula o maior estadista dessa república. Anistia nunca.
Viva lula!
Múcio instrumentalizou o que o covarde do Lula sempre foi. Sobre o primeiro não nada a comentar, porque é de longa data uma esponja verde e amarela, exemplo de seus familiares e amigos, que estavam nos acampamentos dos quartéis, como ele próprio afirmou. Rui Falcão faz apenas uma encenação para dizer que existe uma insatisfação. É mais um bajulador do Lula, que detém todo o poder do PT. Lula sempre foi um defensor da manutenção do sigilo das impunidades cometidas pelo golpe de 64.
E colaborador dos instrumentos de repressão.
Se vc votou nele, ponto pra vc. O resto de sua análise, sem comentários .
Continuo: Nunca recebeu os familiares dos desaparecidos daquele perÃodo sombrio de nossa História. O dono do PT é o Lula covarde. Quando Lula recebeu os familiares dos desaparecidos. Nunca. Votei nele porque era o único que podia derrotar Bolsonaro, mas nunca esperei nada dele. A escolha era entre o ruim e o pior.
A Ditadura militar acabou com o Brasil!A Ditadura Militar acabou com a Educação e Segurança Pública ( Leis 5692/ 71 e 5941/73 ),acabou com as Ferrovias e deixou de brinde a Hiperinflação Brasileiro vota para militar, porque não conhece a História do Brasil.
Albert: falácia dos milicos . Jango nunca foi comunista, tanto que depois se exilou em sua fazenda no Uruguai.
Nos salvou de nos tornarmos a fazenda do Dirceu.
AlvÃssaras, concordo , aqui, com vc.
Militar é Servidor Público! E o Servidor Público deve saber que polÃtico é transitório, ele é permanente, e a permanência decorre da Constituição Nacional, para a Defesa da Administração Pública. Mal-estar ? Quem sente não deve ser um bom profissional, porque não respeita a Constituição Nacional e as Normas derivadas.
Concordo, Luiz. Muita gente não percebe a relevância da função que exerce.
O STF também é. Nessa gestão não sairam da mÃdia e do palanque. Tudo vira um drama por conta da polarização, que não terá fim tão cedo, infelizmente.
Importante ter todo ano a denúncia do golpe militar.
Artigo ao qual falta isenção. Como foi escrito, despreza os avanços do paÃs como Estado durante os anos difÃceis que foram esses do regime militar. Quem lê imagina uma nação paralisada assistindo à tortura de milhares de pessoas em fila. Quem viveu a minha época perdeu amigos presos pelo regime mas também testemunhou mortes em atentados e explosões. Calma com o andor, Lula está certo.
Se vc , como eu, acha que lula está certo, ótimo. Quanto a avanços do Estado durante a ditadura, lembro um ministro deles : não atrapalhando, o BR anda sozinho . Sim, eh verdade mas eh pouco. Os milicos apesar de terem promovido avanços, administraram muito mal. Naqueles anos , o paÃs da bandeira branca com estrela, Paquistão e Ãndia avançaram muitÃssimo mais, e china se arrumava pra um dia ultrapassar os EUA. Temos tamanho, riquezas e povo pra isso.
Sou favorável à Comemoração, desde que seja em Primeiro de Abril. Em 1964, morava na rua A, 85, Vila Moreira, em Cornélio Procópio, e ao acordar, ouvi no rádio que o Jango havia sido derrubado. Perguntei para a defunta mãe,então viva, com 44 anos, se era Mintira que o Jango havia caÃdo.
Eles, respondeu ela, não brincam com isso.
Militares não gostaram? E da�
Esse Múcio só na fleuma. O Luiz Inácio contemporizando e com medo dos militares. Acho que encheu as bombachas!
Absolutamente NADA a comemorar!
Isto tudo para comemorar o aniversário de um bandido condenado... Estamos bem....
Os militares, sobretudo o exército precisa ser colocado no seu lugar. Esta atitude foi péssima. Quem sabe com eles em seu lugar o paÃs retomaria seu curso, a partir de 1889. República! 134 anos e ainda batendo cabeça.
Que continuem brigando entre si e deixem de lado as necessidades e prioridades da população. Depois reclamam das pesquisas de aprovação e da força da extrema direita. PTista nao aprende mesmo.
Vc está k h do de razão. Eh por isso que ganhamos a presidência cinco vezes.
Quais as necessidades da população?
Rui Falcão está corretÃssimo. No dia que Lula indicou Múuucio, foi assinada a Anistia 2.0
Não há razão para se comemorar golpe de estado. Há pouco tentaram outro e sempre continuarão tentando, a não ser que forem para a cadeia e ficarem lá por muitos anos.
Rapaz... não se trata de uma comemoração. Trata-se de um ato de memória.
Com a volta do Dirceu , podemos começar o remake I know what you did last summer. Palloci deve fazer uma pontinha .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Veto de Lula sobre golpe de 64 provoca mal-estar entre Múcio e ex-presidente do PT Voltar
Comente este texto