Coment√°rios para:

Lulopedia

VER COMENT√ĀRIOS EM H√©lio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    O pt, por ser odiado por quase metade do eleitorado brasileiro, conseguiu parir Bolsonaro. E o pessoal do partido insiste em não reconhecer seus erros e se esquecem que só elegeram Lula porque do outro lado tinha um idiota golpista na disputa, que se não fosse tão idiota teria sido eleito.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Já que a folha censurou minha participação quero lhe parabenizar pelo texto Nilton!

    2. neli faria

      O pessoal n√£o percebe que se n√£o fossem os eleitores de Ciro, Marina, Tebet, e por quem ama o Meio Ambiente, meu caso:nos dois turnos , o lula n√£o teria sido eleito. Foi eleito com menos de dois por cento dos votos.Quem elegeu bolsonaro em dezoito foi lula, eu anulei! E lula elegeu o seguidor de bolsonaro em S√£o Paulo, com o mesmo candidato.

  2. Antonio Catigero Oliveira

    O texto nos faz lembrar sobre os erros de nossa elite gananciosa, arrogante e pedante.

    Responda
  3. Gilberto Alvarez Giusepone

    2014/2015 os causadores foram Eduardo Cunha e A√©cio Neves, o primeiro barrou o governo na c√Ęmara, e o segundo n√£o aceitou a derrota.

    Responda
  4. Gilberto Alvarez Giusepone

    2014/2015 os causadores foram Eduardo Cunha e A√©cio Neves, o primeiro barrou o governo na c√Ęmara, e o segundo n√£o aceitou a derrota.

    Responda
  5. José Cardoso

    Há um preconceito visceral do Lula e do PT contra a liberdade. Assim, qualquer falha no sistema de livre mercado, como crises financeiras internacionais ou rombos em empresas, passa a ser interpretada como justificativa conveniente para ingerência de políticos nas diretorias de empresas. Já fracassos colossais do estatismo como em Cuba ou Venezuela são atribuídos à represálias externas.

    Responda
  6. Ednilson Valia

    Impressionante que quem não aprendeu nada é o jornalista e o veículo. Fizeram isso em 2005, repetiram em 16, levou o país ao Bolsonarismo e agora a mesma ladainha. Deveria ter cota para cara de pau

    Responda
  7. José Bernardo

    O artigo seria a própria comprovação da tese torta que evoca ao final, tivesse ela algum sentido que não o retórico. Que perda de tempo!

    Responda
  8. antonio brito

    Ser√° que esses comentaristas n√£o perceberam que quanto mais batem no Bozo mais aumenta o antipetismo? Que quanto mais insistem no estado paternalista mais aumenta o patrimonialismo e a corrup√ß√£o. Nunca aprender√£o com os erros pois imaginam que sabem de tudo em percebem que erram, para eles o acerto √© consequ√™ncia de um ac√ļmulo de erros. No dicion√°rio: toda iniciativa privada √© um roubo.

    Responda
  9. eusebio luis pinto neto

    O ideal √© entregar todos os lucros, dividendos e patrim√īnio da Petrobras aos especuladores de plant√£o? Em um Pa√≠s, cuja seu povo amarga uma das maiores distribui√ß√£o da renda vendo as, concentradas nas m√£os desses, ou investir parte desse ¬ď lucros¬Ē em investimentos , para diminuir o fo√ßo social e o ex√©rcito de reserva?

    Responda
  10. humberto cavalcanti

    toda a humanidade tem voca√ß√£o ao messianismo ,a erros,num grau,ou noutro.Opinioes t√£o convictas,tanto conhecimento,tantas verdades,acusando-se de desinforma√ß√Ķes(talvez ambos sejam desinformados) lembro de um dos po√©ticos e filos√≥ficos divulga√ß√Ķes n.letters de meu ex antivirus espanhol,n√£o consegui encontrar o original brit√Ęnico:"Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento, sino la certidumbre"-B. R u s s e l ("certidumbre"=aqui,no sentido de convic√ß√£o,certeza inabal√°vel,f√©)/

    Responda
  11. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O Presidente Lula est√° errado em n√£o defender os interesses dos 0,01% da popula√ß√£o . Ele deveria remunerar os ¬ď investidores¬Ē da Petrobras com bilh√Ķes de d√≥lares , aumentando o pre√ßo dos combust√≠veis . ( cont√©m ironia )

    Responda
  12. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O autor do texto é representante é porta voz do Deus Mercado . Logo , o Presidente Lula , o PT , a esquerda , os não neoliberais , etc , estão todos errados por não defenderem o interesse de 0,01 % da população

    Responda
  14. Samuel Fagundes

    Devolvo a pergunta, e a imprensa, é capaz de aprender com seus erros, ou nos entregarão outro moro, outro boso??

    Responda
  15. F√°bio Salvador

    Só tem bolsolulista no Brasil?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      N√£o!

  16. Fl√°vio Taylor

    Jamais v√£o aprender algo, porque a soberba ali foi, √© e ser√° sempre dominante. No fim das contas m 2026 v√£o sair mais por baixo do que sa√≠ram em 2018. Lula enfrenta rejei√ß√£o recorde, e com essas decis√Ķes econ√īmicas pra l√° de equivocadas...Bom, aguentar mais tr√™s anos vai ser trabalho de H√©rcules.

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    E como. V√£o resolver as falhas que resultaram na lava-jato, para garantir que n√£o ser√£o perturbados dessa vez, e acelerar a coopta√ß√£o das institui√ß√Ķes, para refor√ßar a blindagem.

    Responda
  18. Bruno Sebasti√£o Neto

    J√° aprenderam ,vo√ß√™ tem d√ļvida ainda ? Tudo bem que existe algumas coisas nebulosas ,que √© o apoio ao Maduro , tirando isso, o PT e Lula est√£o conscientes do seu protagonismo na atual conjuntura do Brasil !

    Responda
  19. Pedro Piedade

    Nunca.

    Responda
  20. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O que para o jornalista ê considerado como um erro , para outros pode ser um acerto . Tudo ê relativo e depende do ponto de vista e mais especificamente de que lado vc está ou pensa estar na sociedade . Se vc é porta voz das aves de rapina do Deus Mercado , intervencionismo do Estado é um sacrilégio . Se vc faz parte dos 99,99 % da população , é assalariado e seu parco salário mal chega no final do mês , obviamente que um governo que não representa os 0,01% da população sempre será bem vindo

    Responda
  21. André Silva de Oliveira

    No livro A sociedade aberta e seus inimigos, Popper j√° tinha apontado a voca√ß√£o messi√Ęnica da esquerda. Lula e o PT seguem o padr√£o sugerido por Popper, acreditam que andam ao lado ou √† frente da hist√≥ria, coitados.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Corrigindo: da direita?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E a voca√ß√£o messi√Ęnica da esquerda?

    3. humberto cavalcanti

      toda a humanidade tem vocação ao messianismo, num grau ou noutro.

  22. Adalto Fonseca J√ļnior

    ......surge espaço para as abordagens self-service.....Na política brasileira a abordagem self-service é a norma. A explicação é simples. O eleitor não tem um processo crítico desenvolvido então está sujeito ao convencimento exercido pelos poderosos que usam a estrutura pra manipular a massa.

    Responda
  23. Ricardo Lobo

    Será que o jornalista, autor da matéria, aprendeu com seu erro quando apoiou o inelegível e arruinou o Brasil durante quatro anos? Contra você tem os macabros fatos meu caro. Fatos, fotos e sepulturas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ele ajudou a criar o caminho para Guedes e Bolsonaro.

    2. Pedro Piedade

      Sempre essa turma é a outra pensam assim: se você não é Lula, é Bolsonaro. E se você não é Bolsonaro é Lula…

    3. Mario Garcia

      Vc lembra daquela coluna Por que torço para que Bolsonaro morra?

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      N√£o lembro de ele apoiar o bozo. Lembro, sim, de √°cidas cr√≠ticas, as quais lhes renderam graves amea√ßas. Mas, voltando-se ao conte√ļdo da mat√©ria, aponte algum erro.

    5. NELSON RICARDO COSTA SILVA

      N√£o √© uma mat√©ria. √Č uma coluna de opini√£o. Sou cr√≠tico ao liberalismo do colunista, mas ele jamais apoiou o ineleg√≠vel.

  24. Valdir Teixeira da Silva

    Quando leio esse tipo de artigo, vejo que os colunistas e jornalistas são parciais, sempre vão defender os interesses dos donos da bufunfa, afinal são eles que pagam seus salários. Esse é aprendizado que vem no DNA, a sobrevivência.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Gente: cobrar imparcialidade da Imprensa é ingenuidade. Assis Chateaubriand, talvez o sujeito mais antiético do Brasil, já explicou: "quem quer ter opinião que tenha um jornal." A Folha é voz dos Faria-limers e estamos conversados.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Isso pra maioria da imprensa, que eh m√°quina de propaganda do liberalismo no mundo. Mas existe algumas boas excess√Ķes progressistas e independentes, aqui carta capital por ex. Mas leio todas para adquirir capacidade de distin√ß√£o.

    3. Fl√°vio Taylor

      E o que vem no DNA de Lula pra ser t√£o equivocado?

    4. Alexandre Pereira

      Boa Vinícius!

    5. Vinicius Branco

      Ent√£o passe a ler a Carta Capital e pare de se torturar.

  25. jose luiz de castro

    Lula, errar? Tá doido. Ele é o ser mais perfeito do planeta Terra. O PT errar? Tá doido. Alí só tem o suprassumo da inteligência deste país...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O ex-presidente, que morou na Florida errar, t√° doido. Ele √© guiado diretamente pela divindade hebraica adotada por bilh√Ķes de seres no Planeta, que originou as tr√™s grandes religi√Ķes monote√≠stas. Como um ser destes pode cometer erros? O deus habr√°mico n√£o permitiria tal catastrofe.

    2. Fl√°vio Taylor

      Inclusive "nunca antes neste país..."Lula é deprimente.

    3. Gilberto Rosa

      Jose Luiz errar em votar no Aécio, apoiar golpe Cunha Temer e votar no Guedes Bolsonaro, nem pensar ele é muito inteligente, pensa como os bilionários querem.

  26. Gilberto Rosa

    Os calunistas da Folha est√£o agindo em bando, recebem a instru√ß√£o e saem todos para fazer o mesmo. Se repetem no apoio ao genoc√≠dio em Gaza, se repetem no apoio da entregada Petrobras aos interesses de rentistas, contra o povo, se repetem na defesa dos acionistas privados da Vale, se repetem na pesquisa e por fim se repetem em n√£o falar nada das evidentes melhoras nos dados econ√īmicos do Brasil. A Folha √© golpista, representa os interesses da bilion√°ria elite do atraso, contra o povo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      O Gilberto insiste em tentar transformar a utopia em realidade. Parece acreditar que comentários estridentes e criticas ideológicas farão a FSP mudar a linha editorial. Perda de tempo, mas sonhar eh bom, não?

    2. José Geraldo Morello

      O Gilberto Rosa √© rob√ī do PT. N√£o percam tempo com ele, pois se voc√™ n√£o √© 100% lulopetista, √© um ser de extrema direita bosolnarista de carteirinha.

    3. Alexandre Pereira

      Tente ler mais, Gilberto, muito mais.

    4. Gilberto Rosa

      Vinicius, obrigado pela dica, mas se eu ler só a Carta Capital, vou ficar como você, muito limitado em minhas análises. Se eu posso te recomendar algo, primeiro seria parar de ler fake news, depois ler a folha sabendo que o dono é um bilionário banqueiro, parasita de juros, processado até mesmo pela irmã por fraudes.

    5. Vinicius Branco

      Gilberto, passe a ler a Carta Capital. Ali so vai ler o que te agrada.

    6. Valdir Teixeira da Silva

      Eles defendem os interesses do pessoal da bufunfa porque são eles que pagam os salários dos jornalistas. Esse é um aprendizado que vem no DNA, sobrevivência Rsrs.

  27. Joabe Souza

    "Um bom n√ļmero de urbanitas que nunca viram uma cobra ao vivo morre de medo desses animais". Outro contingente nunca foi acionista de estatal, mas grita a plenos pulm√Ķes contra qualquer altera√ß√£o na distribui√ß√£o de dividendos.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Tenho um conhecido muito pr√≥ximo que diz: n√£o sou bolsonarista, mas Lula √© a mais perfeita encarna√ß√£o do mal. Mas este ao menos √© netinho coroa de general, mam√£e herdou a√ß√Ķes da petrobr√°s e ele vive delas desde aquele dia. A√≠ est√° certo em queixar-se da queda dos divendos. √Č um liberal latino-americano, fan√°tico por uma graninha do Estado.

    2. Alexandre Pereira

      Sei, e você grita a favor por achar achar que sobra mais dinheiro pro povão de carga, né?

  28. Robson J Oliveira

    ...E quando vc vai aprender?

    Responda
  29. Elisabete S

    Tantas coisas para escrever e tentar mostrar um caminho para evolução...cadê?

    Responda
  30. wilson mazza junior

    Quem mandou vender as joias n√≥s eua?! Por que os miltares milicianos vendem joias? Por que o Queiroz depositou $ na conta da Micheque? De quem era a coca√≠na no avi√£o do bolsonaro? Por que os familicianos compararam 150 im√≥veis em esp√©cie?! E a mans√£o do bananinha $6 milh√Ķes em Bras√≠lia? E etc..

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Kkkkk √© essa abase da sua argumenta√ß√£o? O outro era mauzinho o atual tamb√©m pode ser? S√©rio? O roto justifica o esfarrapado? E ainda comparando milh√Ķes com bilh√Ķes?

    2. Vinicius Branco

      Ta esquecendo da Gamecorp. Lembra?

  31. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Outro texto padr√£o IBAD, deverias ler o texto da CartaCapital desta semana pra balizar o ponto de vista. N√£o diz a com a.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Os lulistas recomendam a Carta Capital, os bolsonaristas a Jovem Pan e eu prefiro mesmo a Folha. Quero ser informado, não ter os meus pontos de vista reforçados. Não sou inseguro a ponto de precisar de jornalismo a soldo.

    2. Vinicius Branco

      Carta Capotal? Vulga chapa branca?

  32. paulo werner

    As outras grandes petroleiras do mindinhos capazes de aprender com Hélio?

    Responda
  33. MARIA F LUPORINI

    Aprendem tanto que, contra tudo e contra todos, Lula est√° no terceiro mandato como presidente.

    Responda
    1. neli faria

      O lula está no quinto mandato: ele foi Dilma e Dilma foi ele. E ele foi eleito com menos de dois por cento dos votos... o meu, no segundo turno, foi um deles. No primeiro também! Ele foi eleito pelos eleitores de Marina, Tebet, Geraldo, Ciro e por aqueles que amam o Meio Ambiente: meu caso!

    2. Hernandez Piras

      Com a ajuda inestim√°vel do Sr Bolsonaro.

  34. Marcelo Fogaça

    Vc acha que distribuir dividendos da ordem de 120% dos lucros é palatavel, vc acha que Mariana e brumadinho também é palatavel? Lava-jato e seus procuradores e o que eles pensavam para o Brasil ( vide reportagem da rev ista p iaui). Vcs tem lado, não apreendem e continuando a levantar a bola para a extrema direita...

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Nossa, quanta choradeira! Cuide de sua saude, passe a ler so o que te agrada.

  35. jose carlos toledo junior

    No dia em todas as declara√ß√Ķes, delacoes, depoimentos dobre a tentativa frustrada de golpe ee estado e ruptura da democracia s√£o liberadas, helinho escreve planas platitudes para atacar o governo por decis√Ķes question√°veis, mas acertadas para muitos ,sobre a petrobras. Tenha d√≥.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Piras √© daqueles que toda hora fala para n√£o atacar a pessoas, mas as ideias, mas quando for do seu interesse, faz o contr√°rio. Sempre usam aquela meia d√ļzia de tiradas mais que batidas, achando que est√£o arrebentando.

    2. Hernandez Piras

      Para quem fala em "planas platitudes", você deveria escrever bem melhor.

  36. Mario Garcia

    Est√° mais que na hora de se instituir colunas com torcida √ļnica. √Č muita viol√™ncia!

    Responda
  37. Bruno Dias

    Hélio, você vai pedir desculpas por apoiar um genocídio? Seria o mínimo, não?

    Responda
  38. Marcelo Fogaça

    Vc acha que distribuir dividendos da ordem de 120% dos lucros é palatavel, vc acha que Mariana e brumadinho também é palatavel? Lava-jato e seus procuradores e o que eles pensavam para o Brasil ( vide reportagem da rev ista p iaui). Vcs tem lado, não apreendem e continuando a levantar a bola para a extrema direita...

    Responda
  39. Wilson Rossi

    √Č pau no Lula dia sim e no outro tamb√©m. Foi falar a verdade sobre o que acontece em Gaza. O pessoal da Folha t√° se revesando.

    Responda
    1. neli faria

      O lula está no Poder há mais dezesseis anos e nada plantou para o futuro do Brasil. Político é para ser cobrado e não idolatrado. O lula , repiso-me, está no poder há maus de dezesseis anos e a pobreza continua...

    2. Gilberto Rosa

      Piras, voc√™ √© a favor de 10 mil crian√ßas eliminadas e mil mutiladas? A esta altura n√£o h√° mais quem desconhe√ßa o que ocorre em Is ra el, h√° quem apoia, e se esconde em vergonhosas falsas acusa√ß√Ķes, e quem n√£o apoia.

    3. Gilberto Rosa

      Maduro e mensalão são as balas de prata da mente simples, é até onde conseguem chegar na argumentação. Não sabem a história da Venezuela, maior reserva de petróleo do mundo, tão desejada pelos EUA, muito menos o que foi o tal mensalão da grande mídia golpista. Só repetem os mantras da grande mídia, como bilionários ensinam, achando que arrasam na argumentação.

    4. Hernandez Piras

      De fato, Sr Wilson, antes de Lula falar de Gaza, não havia nenhuma oposição no Brasil. Aliás, ele nunca foi preso: tropeçou e caiu na cadeia, tamanha era a falta de adversários. Tudo se resume a isto! Ao menos para quem quer fazer dos judeus os bodes expiatórios do mundo. Sua insistência na paranoia antissemita é repulsiva.

    5. MARIA F LUPORINI

      Rodrigo, assim que vocês aceitarem que Bolsonaro queria ser um novo Putin ou Maduro e se perpetuar no poder, pode ser?

    6. Rodrigo Castro

      Porque o Lula não fala a verdade sobre Maduro? A indignação é seletiva?

  40. Sergio Siqueira

    Será que Netanyahu está fazendo o certo em Gaza , aproveitando de sua superioridade c o/ v,a#de nós G*n@c$di** , Sr. Elio.? Nunca vi nada de críticas por aquelas bandas.

    Responda
  41. Pipo Falda

    Olá Hélio, tudo joia com você e sua família? Espero que sim. Só por curiosidade: você leu a manchete da Folha de S. Paulo hoje?

    Responda
  42. ADONAY ANTHONY EVANS

    Enquanto a manchete do site da Folha atesta a gravidade do Golpe de Estado, só não tendo ocorrido pela atuação do Comandante do Exército, ameaçando prender Bolsonaro se insistisse, Hélio e Dora; Dora e Hélio, não tiram Lula da cabeça.

    Responda
  43. Igor Cornelsen

    Subsidiar a venda de derivados de petr√≥leo j√° foi tentado por Geisel, o PT depois de se livrar do FMI ainda no primeiro governo Lula, no governo Dilma e no governo Bolsonaro para tentar ganhar as elei√ß√Ķes. Usar a Petrobras para pol√≠ticas industriais j√° foi tentada pelo Geisel, Lula e Dilma. Para desenvolver o setor naval construindo os navios mais caros do mundo j√° foi feito nos governos Lula e Dilma. √Č uma incompet√™ncia nacional que jamais dar√° certo. A culpa √© de quem elege incompetentes.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Maria, tem certeza? E o petrolao? Quanto os funcionários da Petrobrás estão pagando a mais para sua aposentadoria por causa da roubalheira que houve? O que o nosso colunista está dizendo, e espero que esteja errado, é que o PT não aprendeu com esses erros.

    2. MARIA F LUPORINI

      As a√ß√Ķes da Petrobr√°s valem muito mais hoje do que valiam no desgoverno passado, assim como a empresa. Os incompetentes sa√≠ram do poder.

  44. Mauricio Borborema de Medeiros

    Interferência?! Que baboseira cansativa, meu deus. A Petrobrás é uma empresa estatal, e Lula é o presidente democraticamente eleito. Vocês não aprendem nunca?

    Responda
    1. Pedro Vasco

      √Č pra n√£o ocorrer o petrolao - parte 2.

  45. Mario Kurtz Filho

    Brasileiro n√£o aprende com o erro, basta ver que elegeu esse ex-presidi√°rio.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      No voto. Aceita. O golpe n√£o deu certo.

  46. Alberto A Neto

    PETROLEIRA ESTATAL NORUEGUESA corta dividendo extraordin√°rio h√° d√©cada! ESTADO tem 70% das a√ß√Ķes da Equi-NOR! Recebe elogios por investir no mercado renov√°vel de energia limpa e baixo carbono. PETROLEIRA N√ÉO-ESTATAL BRASILEIRA √© criticada em direcionar-se √† transi√ß√£o energ√©tica, mas elogiada em manter o "para√≠so fiscal" da "isen√ß√£o de dividendos". Dividendos ordin√°rios e extraordin√°rios da n√£o-estatal brasileira devem ser tributados sim! Igualmente aos distribu√≠dos pela estatal norueguesa!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      A diferença eh que la os dividendos sao aplicados no social, e aqui no Petrolao 2.

    2. Pedro Vasco

      Isso é na Noruega. Não há comparação. Lembro que o governo, como principal acionista, também recebe dividendos.

  47. Cristiano Kock Vitta

    H√©lio Schwartsman tem a coluna bastante flex√≠vel. Escreve para um jornal ora liberal ora ultraliberal. Naturalmente, fez de sua experi√™ncia intelectual um amontoado de pregui√ßosas reflex√Ķes. Vendido.

    Responda
    1. Cristiano Kock Vitta

      √Č inteligente, sim. Mas √†s vezes mais rumina do que esclarece. Essa coluna, ent√£o, √© pura enrola√ß√£o mental com laivos da arrog√Ęncia que costuma acometer intelectuais que nunca s√£o contestados. Pelo contr√°rio: eles t√™m um s√©quito de baba-ovos pronto para gastar o vern√°culo com clich√™s como "extremamente", "colocar-se no lugar do outro" e por a√≠ vai.

    2. Paulo César de Oliveira

      Vc está sendo injusto. O Hélio é um sujeito extremamente inteligente e equilibrado, intelectualmente muito honesto e que costuma ponderar os vários lados de uma questão, colocando-se no lugar de quem pensa diferente dele.

  48. Ivan Carlos Albarello

    Eles até podem aprender com seus erros. Mas o povo, que é quem os coloca lá, não. Caso contrário o l@dr@o não voltaria à cena do crime.

    Responda
  49. neli faria

    O red snowflaque vai investir contra o colunista.Votei para lula, mas, ao digitar treze não deletei meu senso crítico, inteligência e memória.O lula fez voz e pose de estadista no Debate para conseguir os votos dos ingênuos. Depois?Voltou ao que sempre foi: oportunista,só pensa em si e em seu projeto pessoal de poder. Mais de16anos no Poder e o subdesenvolvimento do Brasil continua o mesmo. Investe em propagandas autopromocionais e aumento de tributos.Votei pelo Meio ambiente e pelo Vice.

    Responda
    1. neli faria

      Bruno: √© o bov√≠deo em ingl√™s. No Brasil tem dois tipos de bov√≠deos: o amarelo e o vermelho. Ambos s√£o formados por gente que segue o boiadeiro sem Saber Pensar. Desconhecem que pol√≠tico √© para ser cobrado e n√£o idolatrado. At√© perdoo o amarelo: descobriu pol√≠tica em dezoito e acha que deve apoiar o boiadeiro o resto dos dias; j√° o outro grupo? √Č iludido pelas propagandas do Boiadeiro atual. Gratid√£o, Rodrigo:o pessoal n√£o sabe fundamentar.A paix√£o por pol√≠tico encobre a intelig√™ncia...

    2. neli faria

      Sr Cristiano: embora eu respeite, tenho admiração, não nasci  para ser Professora. Minha irmã, Clemeci, foi uma grande professora de geografia.O Covid, com a ajuda do bolsonaro , a levou,e certo Oportunista comemorou o surgimento. O bolsonaro conheço, por notícias, desde a época que quis fazer greve no Exército e por conhecer Oportunista de longe,votei em vinte e dois, pela primeira vez na vida, para lula. Pesquise a Folha de vinte e um de outubro de dezoito:anulei!Tem minha foto lá.

    3. neli faria

      Luiz! Os snowflaque do lula, à míngua de saber fundamentar objetivamente , apela para o subjetivo: você tem inveja... cara, inveja só teria, se a tivesse conhecido, de Marie Curie. Dois prêmios Nobel. O senhor nem deve saber quem é! Mario Sergio: repiso-me, a esquerda por não saber fundamentar objetivamente apela. O Santos na segunda?E, daí? O importante é que não sou bovídea de lula ou bolsonaro. Gente inculta é que adora político: crê nas propagandas autopromocionais.

    4. neli faria

      Repiso-me, sr. Hernandez: o lula est√° no Poder h√° mais de dezesseis anos e o que fez para melhorar o Brasil? Nada! Torrou, e torra, dinheiro p√ļblico em propagandas para iludir seus adoradores.

    5. neli faria

      sr. Hernandez: a pobreza continua, o analfabetismo funcional ou n√£o continua.Nada plantou para o Futuro: torrou dinheiro p√ļblico em copa do mundo,olimp√≠adas,tropas no Haiti e o Haiti era, √© , e dependendo do Boiadeiro atual, ser√° sempre aqui. E torra dinheiro p√ļblico em propagandas autopromocionais para iludir o snowflaque.

    6. neli faria

      Sra. Maria nunca havia votado, at√© dois mil e vinte e dois. Ali foram os meus dois √ļnicos , e errados , votos para esse Oportunista. Porque o Boiadeiro anterior foi terrivelmente mau presidente. Dona Maria, aprendi com minha defunta m√£e, que tamb√©m se chamava Maria, que pol√≠tico √© para ser cobrado, nunca idolatrado. Dizia ela: idolatre um cientista, nunca um pol√≠tico que √© nosso empregado e ela tinha apenas o terceiro ano de grupo!Tamb√©m dizia: o que vale estudo para quem n√£o pensa.

    7. Hernandez Piras

      Mais de 16 anos no Poder (com mai√ļsculo!) e o subdesenvolvimento do Brasil continua o mesmo!!! Mas que governo ou regime logrou vencer o subdesenvolvimento em apenas 16 anos? Veja o exemplo de Singapura: muito bem governada e precisou de d√©cadas para tornar-se um pa√≠s desenvolvido. Os absurdos que se l√™ aqui!

    8. MARIA F LUPORINI

      Ou seja, você nunca votou em Lula.

    9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Verdade Cristiano. A Neli tem uma imensa e infindável inveja do Lula e seus comentários são sempre para desqualificá-lo. Fora a sapiência dela que desfila em todos os comentários.

    10. Bruno Dias

      "Snowflake," sério? Fedor de 2018 nesse comentário, vai por a mão na relva.

    11. RODRIGO NAFTAL

      Prezados Cristiano. O seu ataque ao comentário da Neli não faz o menor sentido. Se vc prefere a imprensa capacho, que bate palma para o Lula dia sim, outro também, há outros veículos que eu recomendo. Leia brasil247, dcm, e outros que seguem essa linha.

    12. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Votou nada segunda divis√£o

    13. Cristiano Kock Vitta

      Seu senso cr√≠tico se resume a coment√°rios contra Lula. "Votei em Lula", blablabl√°. Desde quando isso lhe outorga ser o suprassumo da an√°lise pol√≠tica? Quanta arrog√Ęncia! Voc√™, professora de nula pedagogia, demonstra ser bolsonarista de carteirinha.

  50. Dario Lima

    O comentário procede, porém esquece de um detalhe, não existe um governo do PT = centro direita, o que existe é um governo amplo da direita civilizada no Brasil, que sofre chantagem do Centrão, porção fisiológica da direita, com refluxo dos saudosistas da ditadura militar religiosa.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O coment√°rio sempre "bem articulado" do Monsores.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.